1.1.1804-haiti

1/1/1804 – HAITI – Após dez anos de lutas e insurreições, é proclamada a independência do Haiti. O exército popular vence o poderoso exército da França. É o primeiro país a se tornar livre na América Latina após corajosas rebeliões de escravos.

 

revcuabana

1/1/1959 – CUBA – Sob o comando de Raul e Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e outros, os trabalhadores tomam o poder em Cuba. Derrubam a ditadura de Batista e derrotam o projeto de dominação dos EUA sobre as Américas. O exemplo da Revolução Cubana se espalhará pelo mundo e dará novas forças à luta popular no continente.

ezln

1/1/1994 – MÉXICO – O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) ocupa prefeituras da região de Chiapas. Inspirado nos exemplos do herói nacional Zapata, o movimento defende a reforma agrária e os direitos dos indígenas. Também se opõe às políticas neoliberais e ao Nafta, acordo econômico que submete o país aos interesses estrangeiros. Um de seus principais símbolos é o subcomandante Marcos, exemplo de luta no continente.


Fonte: Agenda NPC 2014 – Lutas e Revoluções Populares na América Latina