site-imigracao-capa

O Jornalista Gustavo Barreto criou o site – http://midiacidada.org – que contém parte do conteúdo analisado sobre 200 anos de imigração no Brasil por meio da imprensa.  No site já constam mais de 100 matérias, com fotocópias das matérias originais e comentários do autor da tese. Após a defesa, todo o conteúdo será disponibilizado, aos poucos, neste mesmo endereço.

O trabalho analisa a imprensa no período de 1808 a 2015 a partir da consulta de 11 mil edições de periódicos jornalísticos impressos presentes no país ou em português e sobre o Brasil em que o tema da imigração foi citado direta ou indiretamente. Foram selecionadas cerca de 200 matérias jornalísticas, que compõe a tese.

Durante todo o período analisado neste trabalho – de 1808 a 2015 –, a imprensa se ocupou do assunto a partir de referências conceituais como assimilação, nacionalismo, embranquecimento, eugenia, racismo, xenofobia, tolerância e hospitalidade.

O objetivo, tomando como base referencial os estudos migratórios, é abordar as seguintes questões: o que significa ser imigrante ou estrangeiro para a imprensa brasileira ao longo da nossa História? Qual foi o papel atribuído a estes indivíduos e grupos, no Brasil, pelos meios de comunicação impressos?