Assuntos

21.05 – A batalha da mídia, do professor Dênis de Moraes, será lançado em junho


[21.05.09]



O lançamento de A batalha da mídia, novo livro do professor Dênis de Moraes, será no dia 18 de junho, quinta-feira, a partir das 19h, na Livraria do Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro.  A obra
reúne ensaios que discutem o papel da comunicação na luta pela hegemonia política e cultural na sociedade contemporânea.

Além de analisar a influência da mídia na propagação dos valores do mercado e do consumismo, o autor analisa experiências que se propõem a democratizar os processos comunicacionais, seja através de políticas públicas inovadoras ou de formas colaborativas e participativas de difusão na Internet.

Dênis de Moraes revela como a ação do Estado, em vários países da América Latina, tem sido reorientada para tentar reverter uma das piores heranças do neoliberalismo: a concentração dos setores de informação e entretenimento nas mãos de um reduzido número de corporações nacionais e transnacionais. Conforme aponta o autor, as novas políticas de comunicação de governos progressistas da região buscam viabilizar legislações antimonopólicas, apoiar meios alternativos e
comunitários e estimular a produção audiovisual independente.

O livro é composto por quatro ensaios: “Imaginário social, hegemonia cultural e comunicação”; “Cultura tecnológica, inovação e mercantilização”; “Governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina”; “Ativismo em rede: comunicação virtual e contra-hegemonia”. Entre os países analisados estão Brasil, Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Nicarágua.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *