foto_final

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o auditório da Caixa Cultural do Rio foi palco de intensos debates sobre o papel da mídia de esquerda no combate ao conservadorismo do país. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no 21º Curso Anual do NPC, do qual participaram dirigentes sindicais, jornalistas e militantes de diversos estados do país e de categorias distintas. Bancários, comunicadores, comerciários, policiais, professores e tantos outros trabalhadores estiveram reunidos nesses cinco dias em que houve palestras, oficinas e uma visita ao morro Santa Marta, guiada por nosso amigo Repper Fiell.

Durante o curso, Vito Giannotti recebeu, in memoriam, as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto, as condecorações mais importantes do Estado e da cidade do Rio de Janeiro, respectivamente. Elas foram concedidas pelos mandatos do vereador Flávio Serafini e Renato Cinco, ambos do PSOL. Na ocasião, foi anunciada a proposta de se transformar o 24 de julho, quando houve a partida física de Vito Giannotti, em Dia Municipal da Comunicação Popular. O curso mostrou que Vito se foi, mas deixou um imenso legado de lutas e vontade de transformação pelo Brasil inteiro.

No dia de encerramento do curso, foi anunciado o Prêmio Vito Giannotti de Comunicação Sindical, promovido pelo NPC. Ao longo dos meses vamos anunciar as condições de participação. A premiação ocorrerá no 22º Curso Anual do NPC, em novembro de 2016.