2

Interessante que no momento em que o Senado acaba de aprovar a reforma trabalhista, conforme o Projeto de Lei da Câmara 38/2017, a Casa lance um vídeo comemorativo pelos 100 anos da greve de 1917, completados em 3 de julho último. Alguns internautas, inclusive, pediram para que os parlamentares se inspirarem no documentário para votar contra a matéria; todavia, a “mão” do mercado falou mais alto.

 

Mas vale, assim mesmo, ver o vídeo realizado pela comunicação do Senado, no YouTube, que tem a seguinte descrição:
“Cem anos atrás, trabalhadores de São Paulo cruzaram os braços para protestar contra os baixos salários, os atrasos no pagamento e as más condições nas fábricas. Eles, em sua maioria imigrantes, reivindicaram também o direito de associação e a não punição aos grevistas. A reação enérgica do governo e das forças policiais ao movimento levou à morte o operário espanhol José Ineguez Martinez que foi baleado e faleceu no dia 9 de julho.

 

A greve de 1917, que foi um dos movimentos mais expressivos em busca por direitos sociais no Brasil, é o tema central do décimo primeiro episódio da série Senado na História, que estreia na TV Senado no dia 15 de julho, às 20h. O documentário conta com os depoimentos de Cristiano Paixão, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), e de Renato Bastos, pesquisador do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho.”