Abolicao_banner_portal_an-1

O Arquivo Nacional vai realizar entre os dias 08 e 12 de maio um grande evento para marcar os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Na ocasião serão expostos os documentos originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre livre. Será uma semana repleta de atrações que acontecerão na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Estão previstos uma série de shows de grupos afrobrasileiros, uma exposição com 40 itens do acervo do período da escravidão, uma mostra de cinema em homenagem a Nelson Pereira dos Santos, cujos originais dos filmes estão guardados no Arquivo Nacional e um Seminário sobre Pós-Abolição com curadoria da pós-doutora Helena Theodoro.

Durante toda a semana, a partir das 18h30, serão realizados shows de grupos como o Cordão da Bola Preta, roda de choro com Silvério Pontes e Choro na Rua, Afoxé Filhos de Ghandi, Rio Maracatu, Bloco Afro Lemi Ayó, Duelo do Passinho, Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda.

A programação culmina no sábado (12) com o evento da TV Globo, “Programão Carioca”, que prevê vários shows, dentre eles uma roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tia Surica da Portela e Pretinho da Serrinha, oficinas sobre o tema e a realização de uma versão da Feira das Yabás de Madureira e da Feira Crespa.

No seminário estão previstas palestras como a do ex-ministro da cultura e músico de Cabo Verde, Mário Lúcio, com temas que discutirão as perspectivas políticas, econômicas e sociais das comunidades negras na contemporaneidade.

O evento faz parte do calendário de comemoração dos 180 anos do Arquivo Nacional.

Endereço: Praça da República, nº 173 – em frente ao Campo de Santana, Centro – Rio de Janeiro.

Configura a programação completa em http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/1008-semana-da-abolicao-da-escravatura-130-anos-da-lei-aurea.html