Por Rosângela Ribeiro Gil

Os povos da América Latina estão sendo “bombardeados” pela desinformação vinda dos veículos comerciais de comunicação, que têm lado político e fazem parte da engrenagem do sistema econômico, o capitalismo, aquele que gera a exploração de homens e mulheres e cria a violência, a segregação, a exclusão, a pobreza e a miséria. Esbaldam-se em falar que o presidente da República da Venezuela, democraticamente eleito pelo voto direto, Nicolás Maduro, tem nas ruas uma multidão contra o seu governo. Mentira! Tentam acusá-lo de crimes não cometidos por ele e seu governo, mas escondem que os seus opositores usam a violência e estão sendo bancados por forças estadunidenses para derrubar aquele governo.

 

Por que? Porque tem a Venezuela o petróleo cobiçado pelos Estados Unidos. Porque tem a Venezuela, desde o governo de Hugo Chávez, feito um governo popular para a maioria e não para a minoria de ricos exploradores. Porque tem a Venezuela, junto com outros governos populares da América Latina, ajudado a mudar o perfil latino-americano, deixando de ser um mero “quintal” (ou lixão) dos EUA. Para que não sejamos manipulados pelos que nos exploram e não querem a informação livre, importante recorrermos a outros meios de informação. Precisamos, sim, ler e apoiar os meios de informação populares! A seguir transcrevemos trechos de uma matéria importante sobre o tema publicada na TeleSUR.

 

“O governo bolivariano denunciou, na última semana, que a Venezuela é vítima de uma estratégia conhecida como “golpe de Estado suave”, por meio de ações desestabilizadoras orquestradas por governos estrangeiros e focada em aspectos como boicote econômico, manipulação de informação, mobilização e infiltração de pessoas violentas em manifestações, entre outras ações.

 

“O chamado “golpe brando ou suave” é uma estratégia de ação focada na violência idealizada pelo estadunidense Gene Sharp, do final do século passado, e amplamente utilizada no mundo durante as últimas décadas.

 

“Numa ocasião, Sharp disse que a natureza da guerra no século XXI combinava armas psicológicas, sociais, econômicas e políticas.

 

“Nesse sentido, Sharp expõe que essas são as armas que se usam, atualmente, para derrubar governos sem ter que recorrer às armas convencionais.”

 

* Para ler a matéria naíntegra clique aqui.

* Outros textos sobre o que acontece na Venezuela podem ser lidosaqui.

* Entrevista do professor Igor Fuser no programa Entre Aspas sobre a situação na Venezuela. Acompanhe o programaneste link.

*Sobre a Venezuela: a guerra da informação

mulheres_palestinas