Este é o título de duas páginas sobre o jornalismo brasileiro que apareceram no Caderno Idéias e Livros do Jornal do Brasil, de sábado 4/10. O subtítulo explica o conteúdo das matérias: “Da história dos primeiros periódicos a analises teóricas, o jornalismo brasileiro vira alvo de reflexão”. O artigo fala de 12 livros atuais sobre os mais variados temas da comunicação. São títulos instigantes que mostram a centralidade do tema neste ano de 2003. É sintomático o florescer de livros sobre jornalismo e comunicação, neste momento.  O investimento que o Governo Federal está fazendo em comunicação e propaganda é uma demonstração desta centralidade neste polêmico começo de novo governo. O livro “Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século 19” é de autoria de Marco Morel. Morel fará uma exposição, no 9º Curso Anual do NPC, agora em novembro, sobre o tema: “Mídia e favela”. Quem quiser, traga seu exemplar para Marco autografar, após sua palestra.

(Por Vito Giannotti)

Veja os 12 títulos que o JB analisou:

1 – O legado de Guterberg e a imprensa brasileira no século XIX. De Abigraf/EP e  Associados

2 – O mundo em comunicação. De Silvana Gontijo.

3 – Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século 19. De Marco Morel e Mariana de Barros

4 – O nascimento da imprensa brasileira. De Isabel Lustosa

5 – O jornalismo dos anos 90. De Luís Nassif

6 – A milésima segunda noite da avenida paulista. De Joel Silveira

7 – Capas de jornal. A primeira imagem e o espaço gráfico visual

8 – Jornalismo e literatura. Org. de Gustavo de Castro e Alex Galeno

9 – Jornal literário Agora – De Pedro Pires Bessa

10 – O habitus na Comunicação – De Clóvis de Barros Filho e Luís Mauro Sá Martino

11 – Liberdade de Expressã

o – De Carlos Heitor Cony, Heródoto Barbeiro e Artur Xexéo