bia-barbosa

[Com informações do FNDC] Entidades que defendem a democratização do acesso à internet e a proteção dos direitos dos usuários denunciaram as ameaças ao setor no Brasil, no 11º Fórum de Governança da Internet (IGF), realizado pela ONU, em  de dezembro, no México. Participaram representantes de 83 países.

A ação resultou na produção do “Manifesto de Guadalajara pelos Direitos e Governança da Internet no Brasil”. O documento, assinado por mais de 40 entidades internacionais, critica propostas do governo brasileiro que alteram o Marco Civil da Internet (MCI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para Bia Barbosa, secretária-geral do FNDC e integrante do Intervozes, “a limitação do acesso à internet e os projetos de lei para promover vigilância em massa violam a privacidade dos usuários e a liberdade de expressão”. A jornalista acredita que modificações no Marco Civil da Internet e no Comitê Gestor da Internet preocupam a comunidade internacional porque o Brasil se tornou referência internacional na agenda de governança da internet.

Bia afirma que as ameaças não estão acontecendo só no Brasil. “Propostas que restringem a liberdade de expressão e a construção de mecanismos que violam a liberdade nas redes são desafios que outros países enfrentam também.”