O despejo arbitrário de moradores do morro do Estado, no município de Niterói (RJ), é o ponto de partida para a realização deste vídeo produzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em janeiro de 1985, a Prefeitura de Niterói desalojou 18 famílias daquela comunidade. As casas, construídas na encosta, corriam risco de desabamento em razão das fortes chuvas que caíam sobre a cidade. Sem abrigo, homens, mulheres, crianças e idosos ficaram precariamente alojados em uma escola municipal durante meses, aguardando uma solução por parte do poder público.

Organizados com apoio de alguns setores da sociedade civil, como a OAB e a Escola de Serviço Social da UFF, os desabrigados passam a se reunir periodicamente com autoridades municipais e estaduais, que lhes prometem construir novas casas, em outra parte do morro. Dois anos e meio depois, em julho de 1987, data da realização do vídeo, as 18 famílias ainda permaneciam sem abrigo.

Assista: https://youtu.be/ECXGsshkoD8

Indicação de uso: Núcleos de sem-teto, associações comunitárias, grupos e instituições interessadas na discussão sobre a reforma urbana, universidades, escolas, assistentes sociais. 

 

Ficha técnica:

Direção: Mauro Ferreira e Luiz Edmundo de Castro; 1987; 20 minutos 

 

Produção: Hélia Roly, Luz Maria Matos, Maria Eugênia Barbosa, Marilene Kraus, Vera Lúcia Barbosa e estagiárias da Escola de Serviço Social da UFF. 

 

Realização: UFF – Núcleo de Comunicação Social   

 

Contato:(21) 2629-5244 // nucs@vm.uff.br //http://www.uff.br/uffon/