[Equipe NPC] A afinidade da humanidade com a terra, com o solo é tão profunda que está na origem de seu próprio nome: as palavras latina homo, hemo e humanus se originam de humus (terra fértil).

Na mitologia yoruba (povo que vive na Nigéria, Benin e Togo) que inspirou nosso Candomblé, Obatalá, o primeiro orixá criado por Olodumaré, em quatro dias construiu Ayê, o mundo em que vivemos tal qual ele é hoje. Antes, na Terra só existiam água e pântanos e era um lugar inabitado. Para povoar o lugar, Obatalá, contando para tanto com a ajuda de Nanã — avó de todos os deuses, que rege a lama —, modelou os humanos no barro, dando-lhes vida com seu sopro.

Da cosmogonia guarani, também tiramos a mesma lição de que a humanidade é filha da Terra: Nhanderuvuçu, o que tudo criou, contando com a ajuda de Araci (Lua), desceu à Terra onde hoje é o Paraguai e, a partir dali, concebeu o mundo que hoje conhecemos e também os guarani. Esculpindo estátuas de argila, misturando a ela várias outras substâncias, Nhanderuvuçu fez Rupave, o pai de todos os povos, e Sypave, a mãe de todos.

Confirmamos ainda esta relação vital no Antigo Testamento. Adão provém de Adamah, terra em hebreu. Em Gênesis 3:19 lemos “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.

No entanto, hoje, os laços que unem os homens e mulheres à sua casa, a Terra, são outros que o de filiação.

Usurpada e recortada pelo latifúndio e suas infindáveis cercas, espoliada e violada pelo agronegócio, com sua monocultura e pesticidas, agredida e sangrada pelos megaprojetos de barragens e mineração, a mãe terra vai ficando cada vez mais escassa para os que a têm como sua morada: os povos indígenas, as comunidades quilombolas e tradicionais, assim como aqueles que vivem da água, como os pescadores artesanais.

A nossa casa, nua, envenenada e ardendo em chamas pede socorro! Mais do que nunca, temos que ouvir seu apelo: é ela, e somente ela, que nos faz viver, que nos acolhe, que nos alimenta, que mata a nossa sede e que nos oferece tudo de que necessitamos para nossa existência. Nossa morada, este mundo em que vivemos, a biosfera, é um ser vivo e como tal deve ser tratado.

EquipeNPC