A partir da segunda metade do século XX, os conflitos de terra se intensificaram no norte do Paraná, com os latifundiários da região encontrando a firme resistência dos posseiros levando o conflito se generalizar na Revolta de Porecatu. Centenas de camponeses começaram chegar nessa época nas terras à margem do rio Paranapanema que divide o Estado de São Paulo e Paraná, com as promessas de que haveria distribuição de terras. Depois de estarem lá surgiram vários fazendeiros se dizendo donos. E aí os posseiros se revoltaram, com mais de 1500 famílias lideradas por JOSÉ BILLAR e JACINTO.
    Os posseiros se armaram e durante dois meses aconteceu a famosa guerrilha de Porecatu, isso já em 1950. Essa guerrilha era organizada sob influência do Partido Comunista Brasileiro que na época, recém tinha sido tornado ilegal (1947 por Dutra) e, por tanto, achavam que só restava a luta armada. Depois de iniciada a guerrilha, o Partido achou que não levaria a nada e pediu pros posseiros terminarem a luta.
    Em 15 de março de 1951 o governador desapropriou todas as terras, e distribuiu aos posseiros, mas mesmo assim havia mais de 350 camponeses emboscados na mata, armados. E, devagarinho, a Polícia foi desarmando todo mundo.
http://www3.sul.com.br/mstpr/lutas.htm

(Enviado por André Bender)