china

Imersos em um ambiente cultural dominado pela indústria do entretenimento “made in USA”, nós e o mundo inteiro nos acostumamos a ver os outros povos com os olhos dos… estadunidenses. Uma rara chance de ter acesso a um ponto de vista alternativo é o que o Ciclo de Cinema da UFABC oferece nesta quinta-feira, dia 2 de julho, com a exibição de um filme chinês sobre um episódio decisivo da história recente da China e da humanidade – a revolução de 1949.

“A Fundação da uma República” é uma superprodução cinematográfica que nada fica a dever aos grandes épicos de Hollywood. O filme, dirigido por Huang Jianxin e Han Sanping, foi realizado em 2009, por ocasião do aniversário de 60 anos do nascimento da República Popular da China, e expressa uma interpretação própria daqueles acontecimentos.

A trama reproduz episódios decisivos da Revolução Chinesa, com atores no papel de personagens históricos. Ao final da II Guerra Mundial, com a expulsão dos invasores japoneses, os dois maiores líderes da China moderna, o comunista Mao Tse-tung e o direitista Chiang Kai-chek, fazem um acordo para unificar o país. Mas as negociações fracassam e Mao deflagra a grande insurreição que culmina em 1949 com a tomada do poder pelos comunistas e a fuga de Chiang para Taiwan, sob a proteção das forças militares dos EUA.

Para saber mais sobre a obra que será exibida e debatida nesta quinta-feira, você pode assistir ao traileir no youtube.