[Por Sheila Jacob] O anúncio da vinda de médicos cubanos para o Brasil causou indignação no Conselho Federal de Medicina. Mas a realidade de nosso país é cruel em relação ao atendimento à saúde. Como mostrou o jornal O Globo (25/5) em coluna assinada por Zeca Dirceu, temos hoje um déficit de 168.424 médicos. Aqui são 1,8 médicos para cada grupo de mil habitantes, número bastante inferior ao de países como Espanha e Portugal.


O Brasil está seguindo exemplos de outros países, como Inglaterra, EUA e Canadá, que optaram pelo intercâmbio de profissionais estrangeiros como uma alternativa à precária condição da saúde no país. E o preconceito com a vinda de médicos cubanos não se justifica: é importante lembrar que Cuba é reconhecida por grandes êxitos na medicina, e tem 6,7 médicos por mil habitantes.

 

Defender a vinda dos médicos cubanos, não significa que desconhecemos a luta dos médicos brasileiros por melhores condições de trabalho. Só com a valorização do trabalhador da saúde teremos o atendimento público de qualidade que tanto defendemos!