Nervosismo, depressão, câncer, problemas de visão, infertilidade, alergias respiratórias e dermatites. Estes são alguns dos males crônicos provocados pelo uso abusivo dos agrotóxicos, pesticidas utilizados na lavoura para garantir uma produção livre de pragas. O preço é muito alto. Muitas das doenças acima descritas podem levar à morte. No Brasil, estima-se que, por ano, ocorram 300 mil casos de intoxicação aguda, mas apenas 7 mil são oficialmente registrados.

Estas são algumas das informações contidas neste vídeo institucional, gravado na região de Nova Friburgo e Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro. O documentário apresenta dados estatísticos e informações importantes sobre os efeitos dos agrotóxicos nos seres humanos e no meio ambiente e traz também depoimentos de trabalhadores rurais, comerciantes, consumidores, médicos, pesquisadores, técnicos e engenheiros agrônomos e florestais. Além de denunciar os aspectos nocivos do uso de produtos tóxicos, o vídeo mostra também as pesquisas e ações que vêm sendo desenvolvidas em favor de uma agricultura limpa, orgânica, livre de pesticidas.

Sugestão de uso: Grupos ambientalistas, hospitais, postos de saúde, clínicas e outras entidades da área de saúde, sindicalistas, entidades de trabalhadores rurais, médicos, enfermeiros, agrônomos, engenheiros florestais, técnicos da área rural, estudantes, professores e pesquisadores de agronomia, engenharia agrônoma e florestal, entre outros profissionais.

Produção: DCS/CICT e CESTEH – ENSP/FIOCRUZ

Direção: Sérgio Brito; 2000; 35 min.

Realização: Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia / Escola Nacional de Saúde Pública/Departamento de Comunicação e Saúde

Contato: (21) 2290- 4745 // 3882-9147 // videosaude@cict.fiocruz.br Fiocruz

www.ensp.fiocruz.br/comunicacao_videosaude.cfm