AMEAÇA DE GOLPE DA DIREITA NA VENEZUELA

[Por Vito Giannotti] Toda a mídia empresarial, daqui do Brasil e do resto do mundo, está em campanha para preparar a derrubada do governo da Venezuela. Isso não é de hoje. Sempre essa mídia que representa os interesses das grandes corporações mundiais quis se livrar do sonho bolivariano. Sonho de construir um país mais justo, mais solidário e cada vez mais livre do domínio econômico e político dos Estados Unidos. Quem orquestra esta campanha de mídia é a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). A ela estão filiados rádios, jornais e TVs do Brasil e dos países controlados pelos EUA de toda a América Latina. As notícias que a Globo destila todas as noites nas nossas cabeças são despachadas via SIP.

É o mesmo que é noticiado na Folha de S.Paulo, Estadão e nem se fale na Veja. Todos estes meios de comunicação repetem que na Venezuela não há democracia, que lá a mídia é controlada, e o povo quer mudar de governo. Sabemos que ao contrário, na Venezuela há democracia, prova é que os dois maiores canais de televisão e os dois maiores jornais estão nas mãos da oposição. Mesmo assim a direita prepara o golpe e espalha que é o povo que quer derrubar o governo legítimo.

Preparação do Golpe: Um repeteco da direita

A vida do povo da Venezuela teve várias melhoras nestes anos de governos bolivarianos. Há muitas dificuldades ainda a superar, mas o povo não quer golpe. Mas a tática da direita é de arrebentar toda resistência. Foi feito assim no Chile contra Salvador Allende, em 1973. Os que preparavam o golpe, patrocinados e financiados pelos EUA, armaram o caos no país para criar uma forte instabilidade e insatisfação popular. Qual o meio mais forte que usaram? O desabastecimento. Ou seja, fazer desaparecer os produtos básicos das prateleiras de lojas, mercados e supermercados e jogar a culpa no governo. Na Venezuela acontece a mesma coisa.

A estratégia do golpe da direita é a de sempre:
1º – PROVOCAR DESABASTECIMENTO;
2º – RETIRAR CAMINHÕES das estradas para criar o caos;
3º – FAZER ATENTADOS TERRORISTAS e jogar a culpa na esquerda; e
4º – ARMAR MANIFESTAÇÕES onde haja mortes. Só falta a QUARTA FROTA AMERICANA aparecer na costa da Venezuela, como aconteceu em 1964, no Golpe Militar aqui no Brasil. Por enquanto o povo está resistindo. Mas é difícil, muito difícil segurar.