Por Gustavo Barreto e Vito Giannotti, 25 de fevereiro, 2005

Estava mais uma vez presente no Jornal Nacional desta segunda, dia 21, o desprezo da Rede Globo pelos pobres. Um enorme incêndio numa favela da zona leste de São Paulo, que deixou 180 famílias desabrigadas, mereceu apenas dez segundos da edição de 21 de fevereiro e nem sequer é lembrado na página do JN na internet.

A Rede Globo não se preocupou em pesquisar a fundo a causa do incêndio ou em tentar achar responsáveis e levantar soluções. Necessária seria uma contextualização, mesmo que rápida, sobre a questão da moradia nas favelas de São Paulo. Muitos incêndios em favelas paulistanas, especialmente na região da Vila Prudente, em plena zona leste, sempre foram suspeitos de incêndios provocados para desalojar e assim afastar os moradores destes aglomerados miseráveis, localizados em áreas nobres da capital.

Mas o Jornal Nacional não se lembra de nada disso. Rapidinho dá a sua explicação onde culpa os próprios moradores. Isso é ter uma posição de classe bem definida. Os ricos são inocentes e os pobres, favelados, operários, sem terra, são automaticamente culpados. E quem disse que alguém foi no local do incêndio? Passaram de helicóptero, de longe, até porque pobreza é contagioso.

Então a Globo, sem ir ao local do incêndio, só passando de helicóptero, de longe, dá seu veredicto que culpa os próprios moradores pelo “fato”.  Não se sabe qual foi a causa. É isso, “deu no Jornal Nacional”, o problema foi na rede elétrica, que é supostamente clandestina. Pronto: culpa dos moradores, quem mandou não ter dinheiro para ficar dentro da lei?

No mesmo telejornal a Globo nos fala de dez leões apreendidos pela IBAMA no interior de Minas Gerais e doados a um zoológico na África do Sul durante generosos dois minutos. Bem de acordo, na verdade, com as prioridades da elite brasileira e internacional.

_____________________________
Vito Giannotti é coordenador do NPC, escritor e autor de “Muralhas da Linguagem”, entre outros. Gustavo Barreto é editor da revista Consciência.Net (www.consciencia.net) e colaborador do NPC.