Biblioteca comunitária 1

 

[Por Redação NPC – 20.04.2017]     ‘A vida cotidiana na América Latina nos demonstra que a realidade está cheia de coisas extraordinárias’. A frase do consagrado escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927 – 2014) define bem a trajetória de um projeto na zona rural do município de São José do Vale do Rio Preto, no estado do Rio de Janeiro, que completa 6 anos neste mês de abril.

A Biblioteca Comunitária Novos Horizontes foi idealizada pelo atual diretor do projeto, Michel Cabral, a partir de uma disciplina de Psicologia Comunitária na Universidade. Com o apoio de amigos e muito empenho, o psicólogo conseguiu tirar do papel e colocar em prática o sonho de construir uma biblioteca na comunidade de Morro Grande, onde passou a maior parte da sua infância e juventude.

O projeto cresceu e incorporou outras atividades além da prática de leitura. Sessão de cinema, oficinas musicais, reforço escolar e apresentações teatrais começaram a fazer parte também da iniciativa. Em 2015, nasce o Centro Cultural Novos Horizontes (CCNH) com a intenção de expandir a atuação da Biblioteca Comunitária para além do tradicional espaço de leitura.

Após seis anos e com a colaboração de muitos simpatizantes, a Biblioteca Comunitária Novos Horizontes conquistou um acervo de 6.197 obras, que vão desde livros, revistas, CDs, DVDs e audiolivros.  Atualmente, a Biblioteca é o principal espaço de lazer para os moradores de Morro Grande.  Dados do último levantamento realizado pelo projeto apontam que no mês de março/2017 a Biblioteca possuía 210 usuários cadastrados. Crianças e jovens estão entre os principais leitores.

Biblioteca comunitária 2

O aniversário

Diante de uma situação econômica e política que tem causado tantas perdas para a população brasileira, o projeto Novos Horizontes é um símbolo de resistência comunitária em meio aos retrocessos sociais. Para celebrar as conquistas obtidas ao longo destes seis anos, ocorrerá no sábado (22) o evento de aniversário da Biblioteca. A mostra cultural reunirá as principais atividades realizadas pelo projeto atualmente.

O evento começará às 15h com o oitavo cortejo do projeto ‘Cultivando Saberes e Plantando Poesias’. A iniciativa promove a distribuição gratuita de livros pela cidade a partir de atores que utilizam a cultura popular para interagir com o público. O projeto é promovido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e realizado pelo Centro Cultural Novos Horizontes.

Após o cortejo, ocorrerá o concurso de fantasias que pretende explorar a criatividade das crianças e jovens da comunidade; seguido por uma apresentação de teatro baseada na obra de Monteiro Lobato realizada pelas crianças.

A noite será destinada para as apresentações musicais. A partir das 20h os alunos da oficina musical da Biblioteca mostrarão o resultado do seu trabalho com a Camerata Novos Horizontes. O encerramento da festa ficará por conta dos músicos da comunidade que prometem não deixar ninguém parado com o forró pé de serra.

O evento é gratuito e será realizado na sede da Biblioteca, localizado na Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, sem número, em Morro Grande. Para saber mais sobre o projeto Novos Horizontes, acesse o site http://www.ccnhnovoshorizontes.org e descubra ‘as realidades extraordinárias’ escondidas pelas nossas terras latino-americanas.

Serviço:

Evento:  Aniversário de 6 anos da Biblioteca Comunitárias Novos Horizontes

Data: 22 de abril

Horário: A partir das 15h

Local: Biblioteca Comunitária Novos Horizontes – Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, sem número – Morro Grande – São José do Vale do Rio Preto – RJ

Custo: Gratuito