Se estiver com problemas para visualizar o boletim, acesse este link

Boletim do NPC

Cursos do NPC

Estão acabando as datas disponíveis para 2013:Comunicação Sindical e Disputa de Hegemonia; Redação Sindical e Popular; Novas Mídias; e Gramsci: Supremacia e Hegemonia. Confira o folder com todas as informações

15 a 31 de maio de 2013

Publicação denuncia violações ao direito à comunicação no Brasil

Democratização da Comunicação

[Por Marina Schneider / NPC – 27.03.2017] O Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes lançou, no dia 23 de março, na Casa Pública, no Rio de Janeiro, o relatório “Direito à Comunicação no Brasil 2016”. A publicação reúne seis grandes reportagens que abordam os retrocessos vividos no campo da comunicação no Brasil no ano passado. No evento, a coordenadora do Intervozes, Bia Barbosa, ressaltou que vivemos um momento de escalada do cerceamento à liberdade de expressão e, por isso, foi preciso dar um passo atrás na campanha por um novo marco regulatório das comunicações, da qual o Intervozes faz parte, e priorizar a denúncia desses casos e o apoio aos que vêm sofrendo ameaças. Isso pode ser feito por meio da campanha Calar Jamais!, criada no ano passado. I Continue lendo.

Boletim NPC tem nova colunista

Notícias do NPC

A partir desta edição, a seção De olho no mundo será assinada por Rosângela Ribeiro Gil. Jornalista da área sindical, trabalha no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e é do NPC. A coluna vai trazer semanalmente uma análise sobre alguma reportagem ou cobertura de um veículo da mídia internacional. A ideia é mostrar tanto o que os colegas jornalistas de outras partes do mundo estão fazendo de interessante, como também analisar criticamente conteúdos produzidos pela mídia internacional.

Vito participa de debate sobre os 10 anos do Brasil de Fato e dá oficina no Paraná

Notícias do NPC

O coordenador do NPC, Vito Giannotti, participou no dia 22 de maio da mesa “10 anos do Jornal Brasil de Fato como instrumento de comunicação dos movimentos sociais”, em Foz do Iguaçu. O debate foi parte da programação do evento “Comunicação, Emancipação e Integração na América Latina", organizado por professores da Universidade Latino-Americana (UNILA) nos dias 22 e 23 de maio. No dia 23, Vito deu uma oficina para os estudantes da universidade sobre mídia e hegemonia na América Latina. O encontro contou com mesas de debate, oficinas e diferentes espaços de discussão sobre a democratização dos meios de comunicação e outros temas que relacionam a comunicação com a política, os movimentos sociais e iniciativas que promovem aspectos colaborativos de produção.

Segunda etapa do curso sobre EUA será transmitida pela internet

Notícias do NPC

A segunda parte do curso Estados Unidos: trajetória de desenvolvimento do país, hegemonia e imperialismo acontece nessa sexta-feira, 24 (das 18h às 22h) e no sábado, 25 (das 9h às 13h). As aulas serão transmitidas pela internet no endereço http://www.ustream.tv/channel/NPC2. A relação entre a guerra e economia e questões estratégicas estão entre as questões que serão tratadas nesta etapa de encerramento do curso.

TVT recebe prêmio África Brasil 2013

A Comunicação que queremos

Primeira concessão de televisão de cunho sindical, a TVT, emissora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu no último dia 17, em São Paulo, o troféu Mama África na categoria de meio de comunicação. O prêmio é concedido pelo Centro Cultural Africano e homenageia personalidades, empresas e governos que se destacaram em ações de que ajudam a promover a inclusão social dos afrodescendentes. Segundo o diretor-presidente do Centro Cultural Africano, Otunba Adekunle Aderonmu, a TVT tem trabalhado para disseminar informações contra o preconceito e ajudado o trabalhador a entender mais sobre sua cor.

Bancários da Bahia: 23 anos de jornalismo sindical diário

Radiografia da Comunicação Sindical

O Sindicato dos Bancários da Bahia possui, hoje, uma das estruturas mais completas de comunicação entre as entidades sindicais no Brasil. O Departamento de Comunicação e Imprensa é uma verdadeira redação e produtora multimídia, que dá agilidade ao Sindicato nas mídias tradicionais – com jornais, revistas, televisão -, e também coloca a entidade na linha de frente das novas mídias virtuais, como nas redes sociais e no site

Márcio Moreira Alves: um grande jornalista

De Olho Na Mídia

[Por Denise Assis, no Facebook] As nossas homenagens à memória do coleguinha Márcio Moreira Alves, que em 1966 publicou o livro: "Torturas e Torturados", mapeando os centros de tortura, citando nomes de torturadores e contando as violências cometidas contra os presos, vítimas do sistema recém-implantado a força de um golpe. Sua luta foi travada nas trincheiras do Correio da Manhã, onde, com base em relato dos presos, ele publicou o esquema do centro de torturas implantado pelo Cenimar.

Não nos esqueçamos: Estadão apoiou o golpe de 1964

De Olho Na Mídia

Ganhou grande destaque, nessa semana, o falecimento de Ruy Mesquita, diretor de O Estado de São Paulo. A repercussão de sua morte tem aliado o nome do jornalista à defesa da liberdade e democracia. Durante a ditadura, ficou famoso o costume de se publicar trechos de Os Lusíadas ou então receitas de bolo nos jornais do grupo Estadão, nos locais em que entrariam as matérias censuradas. Era uma forma de chamar atenção do leitor para o clima de opressão e silenciamento que reinava naquele momento.

Museu Nacional/UFRJ adota ação afirmativa para mestrado e doutorado

NPC Informa

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) terá cotas para índigenas e negros já na seleção que ocorre de 3 a 28 de junho deste ano. A adoção de uma política de ação afirmativa foi aprovada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social no dia 4 de outubro de 2012, garantindo o ingresso de indígenas e negros em seus cursos de mestrado e doutorado. A proposta foi apresentada por um grupo de alunos e regulamentada para entrar em vigor na seleção de 2013 (com início do curso em 2014).

Sai declaração do 3º Fórum Mundial de Mídia Livre

Democratização da Comunicação

[Por Arthur William] Foi divulgada nesta semana a declaração final do 3° Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), realizado de 24 a 29 de março em Tunes, capital da Tunísia. O documento reforça a luta pelo direito à comunicação e a importância dos veículos comunitários para a garantia da democracia. O texto inicia a construção da 'Carta Mundial de Mídia Livre', que será elaborada por um grupo de trabalho internacional com a participação das organizações brasileiras Intervozes e Ciranda. Em agosto, a primeira versão do documento será colocada em consulta pública na internet, para receber contribuições.

Homofobia Mata!

Proposta de Pauta

No ano passado, o Grupo Gay da Bahia divulgou dados de assassinatos a homossexuais. Em 2012, foram documentados 338 assassinatos, o que significa um assassinato a cada 26 horas. O Brasil mantém, assim, o primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos.

Militante social é espancado por criticar comentários homofóbicos

De Olho Na Vida

[Por Sheila Jacob] Neste semana recebemos a triste notícia de que o amigo Fernando Soares, jornalista e militante social que deu aula no curso de comunicação popular do NPC neste ano, foi vítima de uma terrível violência. Ele foi agredido na noite do dia 18 de maio, em um bar na Lapa, no Rio. Sofreu lesão no cerebral e na mandíbula. Até o fechamento deste boletim, em 23 de maio, encontrava-se internado no Hospital Miguel Couto.

Moto taxistas da Maré em luto pela morte de colega (foto de Fábio Caffé)

Fotos

Moto taxistas da favela Nova Holanda, na Maré, em luto pela morte de seu colega Bruno da Silva Barbosa, de 27 anos, morto a tiros na noite do dia 20 de maio, supostamente vindos de um caveirão da PM. Bruno, que trabalhava regularizado, deixa mulher e um filho com necessidades especiais.

Domésticas ou escravas do século XXI? (charge de Carlos Latuff)

Charge de Semana

Publicada na revista Ideias, nº 40, publicação do Sisejufe/RJ

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano

Dicas

É possível baixar da internet o belo Livro dos abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. É uma coletânea de pequenas histórias que ele ouviu, leu ou então viveu. Com uma linguagem curta, breve e poética, ele apresenta temas relacionados à política e à complexidade da natureza humana, com seus medos e coragens. Aqui também é possível encontrar dramas do nosso povo, principalmente as ditaduras militares da América Latina. Tudo isso abordado com uma infinita delicadeza. “Assim mostram, em figuras de barro, os índios do Novo México: o narrador, o que conta a memória, coletiva, está todo brotado de pessoinhas”. É essa voz narrativa, “brotada” de sensibilidades, que encontramos neste Livro dos Abraços.

Arte Contemporânea do Amazonas em cartaz em Fortaleza/CE

Dicas

O Espaço Cultural Correios de Fortaleza exibe, até o dia 29 de maio, a exposição "Arte contemporânea no Amazonas". A mostra reúne obras de 20 artistas amazonenses. O objetivo é descentralizar e intensificar a ação cultural fora das grandes metrópoles, retratando a diversidade de expressões artísticas do Amazonas. Na mostra estão 55 trabalhos com as cores, os rios, os animais e os personagens dessa região quase esquecida ou então abordada por meio de estereótipos.

O último ato de Videla: golpe en el infierno

De olho no mundo

[Por Rosângela Ribeiro Gil*] A estreia da seção “De olho na mídia internacional” não poderia deixar de registrar a capa da edição impressa do jornal argentino “Página 12”, de 18 último. Com um desenho de alto a baixo, sugere que o luto não é pela morte do general ditador Jorge Rafael Videla, ocorrida no dia 17, mas pela vida. Com brilhantismo e total precisão, Victoria Ginzberg diz nas linhas iniciais de sua reportagem: “Murió Jorge Rafael Videla y escapó así de su infierno. Del infierno de saberse preso, condenado y repudiado.” E prossegue descrevendo que o ditador, principal braço executor do terrorismo de Estado em todo o país entre 1976 e 1983, morreu aos 87 anos no cárcere de Marcos Paz de morte natural, diferente de milhares de suas vítimas, em sua maioria jovem, que ordenou sequestrar, torturar, assassinar e jogar ao mar para ocultar seus corpos.

Escravos e militantes do movimento negro são homenageados na Câmara Municipal do Rio

Fotos

Na segunda-feira, 20 de maio, foram homenageados na Câmara dos Vereadores do Rio seis escravos pioneiros no reflorestamento do que hoje é o Parque Nacional da Tijuca. São eles: Matheus, Eleutherio, Constantino, Maria, Manoel e Leopoldo. A medalha de mérito Pedro Ernesto, oferecida a quem se destaca na sociedade brasileira, foi entregue simbolicamente ao técnico ambiental Reinaldo Rosa Pires, um dos mais antigos funcionários do Parque. Na solenidade também foram homenageados 98 militantes do movimento negro que ajudaram na mobilização da marcha que denunciou a farsa da abolição.

Luiz Momesso fala do relançamento do livro “José Duarte – Um maquinista da história”

Entrevistas

O jornalista e professor Luiz Momesso acaba de relançar José Duarte – Um maquinista da história. O livro traça o percurso de lutas deste ferroviário comunista e militante do movimento operário que teve 36 prisões políticas, passando quase 17 dos seus 83 anos de vida encarcerado. A atuação de José Duarte se destacou tanto na organização sindical, nas primeiras décadas de militância, como também na luta contra a repressão, já no período da ditadura civil-militar. Nesta entrevista exclusiva ao Boletim NPC, Luiz Momesso nos conta sobre a vida de José Duarte, sobre o processo de construção e os objetivos deste livro.

Mensagem de Maria Antonina Freitas

Cartas

Está excelente o boletim NPC. Gracias!!! Grande abraço pra todos vocês. Muito sucesso e vitórias. Longa vida ao boletim NPC. (Via Facebook)

Novo currículo do curso de jornalismo ignora poder do oligopólio

Artigos

[Publicado em 20.5.13 - por Pedro Pomar/ Carta Maior] Pesquisadores acadêmicos de alto quilate conseguiram a proeza de propor as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo sem se pronunciar sobre como se configura o sistema empresarial, oligopólico, firmado sobre a propriedade cruzada de diferentes meios de comunicação, que dá as cartas na mídia e no jornalismo brasileiros. Dizendo de outra forma, o sistema responsável pela produção da maior parte do jornalismo brasileiro, diário ou semanal, seja ele impresso, televisivo, radiofônico ou digital, é ignorado no documento.

O som ao redor e o lugar de sua ausência

Artigos

[Por Isabel Mansur] Um som. Silêncio. O som do silêncio. O silêncio do som. Uma ameaça velada, prestes a surgir, que assusta e apavora. Como um inconsciente comum, a violência cotidiana é o fio condutor de uma trama que revela os elementos de continuidade histórica do autoritarismo na particular formação social brasileira: o som ao redor.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 235

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Conheça a Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob Colaboraram nesta edição: Laurindo Leal Filho, Manuela Green, Rosângela Ribeiro Gil e Vito Giannotti

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link