Se estiver com problemas para visualizar o boletim, acesse este link

Boletim do NPC

Domingo é Dia de Cinema exibe documentário sobre Direitos Humanos na América Latina

Neste domingo, 16 de junho, a partir das 9h, o Cine Odeon exibe "Mais náufragos que navegantes", documentário de Guillermo Planel sobre os direitos humanos na América Latina. O filme aborda questões de gênero, orientação sexual, educação, comunicação, segurança pública, ditaduras militares e a situação de povos tradicionais do continente. Tudo isso a partir de pontos de vista variados, como o de Eduardo Galeano, Adolfo Perez Esquivel, Paulo Vannuchi, João Pedro Stédile e outros. Depois da sessão haverá debate! Os ingressos custam apenas R$ 2,00.

13 a 20 de junho de 2013

Comunicação Popular na pauta, no Rio de Janeiro

Notícias do NPC

[Por Claudia Santiago – NPC] Sessenta jovens estão participando da sétima turma do Curso de Comunicação Popular do NPC, coordenado pela jornalista e professora de História, Claudia Santiago. Estão no grupo moradores de diversos bairros da cidade, desde a Zona Oeste à Zona Sul, passando pelo Alto da Boa Vista. Vêm de diversas experiências de militância política e participam da comunicação comunitária em seus locais de moradia. Este curso recebe a atenção de toda a equipe do NPC porque, entre tantos outros motivos, a composição da turma reflete a formação do povo brasileiro, seus desafios e sua história de luta pela sobrevivência em uma sociedade injusta e excludente como é a brasileira.

Comunicadora popular da Cidade de Deus, Dona Joana morre aos 71 anos

Notícias do NPC

[Por Arthur William - NPC] Morreu nesta quarta-feira (12) a comunicadora Joana da Conceição Campos, aos 71 anos. Nascida no Maranhão, era moradora da Gardênia Azul, bairro vizinho à Cidade de Deus. Uma das primeiras alunas do curso de comunicação popular do NPC, atuava no jornal comunitário ‘A notícia por quem vive’. Dona Joana foi integrante do Comitê Comunitário da Cidade de Deus e participava ativamente da vida comunitária, dando exemplo de disposição aos mais jovens. Também participou das aulas do Núcleo Piratininga de Comunicação durante cinco anos e escreveu para o jornal ‘Vozes das Comunidades’.

Mais transgênicos, mais agrotóxicos, mais e mais fortes monopólios

Entrevistas

[Por Sérgio Domingues] Muito boa a entrevista do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo ao site da Unisinos, IHU-Online, publicada em 03/06. E assustadora, também. Trata-se de um depoimento extenso e com muitas informações. Merece ser lida na íntegra.

Nada a fazer, tudo a fazer

Artigos

[Por Mauro Santayana, no Jornal do Brasil] O mundo não conseguiu ainda sair do espanto causado pelas revelações do soldado Bradley Manning — cujo julgamento por traição começou há dias — e uma denúncia ainda mais grave foi encaminhada ao “Guardian” pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. O denunciante era, até o dia 20 de maio, um dos maiores especialistas em segurança de informações da Booz Allen, contratada pelo governo norte-americano para assessorar a NSA (Agência Nacional de Segurança). Leia mais.

A cobertura internacional crítica de Opera Mundi

A Comunicação que queremos

[Por Marina Schneider – NPC] Uma cobertura internacional crítica e abrangente, não comparável àquela realizada pelas agências de notícias comerciais é o que vemos diariamente no noticiário produzido pelo “Opera Mundi”. Isso sem falar do visual do site, ao mesmo tempo atraente, leve e convidativo para uma boa leitura. Completamente diferente das agências internacionais - que se empenham para irradiar a política, a cultura e estilo de vida dos países capitalistas hegemônicos para o resto do mundo -, o site brasileiro trata dos acontecimentos de países de todos os continentes de forma crítica e comprometida com os fatos. Um exemplo é a série de reportagens sobre o Estado de Israel, país satélite do imperialismo dos EUA no oriente Médio, publicada no mês passado. São 15 matérias que abordam a situação atual do país de maneira aprofundada, analisando questões políticas, religiosas e culturais de maneira muito séria e rica. Vale à pena visitar!

Programa da TV Contee: democratização da comunicação é luta de toda a sociedade

Radiografia da Comunicação Sindical

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação (Contee) produz, mensalmente, um programa de TV que é veiculado na internet por meio da TV Contee. No mês de junho o tema do programa é a luta pela democratização da comunicação. A reportagem trata da importância de todos os trabalhadores integrarem este movimento. O programa chama os conglomerados do setor de comunicação no Brasil de “Capitanias Midiáticas” e faz uma abordagem histórica da legislação do setor de comunicação.

Por que tanto ódio de José Dirceu?

De Olho Na Mídia

[Por Claudia Santiago - NPC] A capa de revista “Veja” da última semana é de lembrar os tempos da guerra fria. Apresenta o ex-ministro José Dirceu como uma fera capaz de cometer as piores atrocidades, em uma clara tentativa de desumanização do dirigente petista. A caçada faz lembrar fotos de outras personalidades no momento de suas vidas em que foram declaradas inimigas de Washington e, por extensão, de todo o mundo Ocidental, “livre e democrático”. Assim a mídia do sistema tratou o panamenho Manuel Noriega; Abimael Guzmán, líder do movimento peruano de guerrilha "Sendero Luminoso"; Bin Laden; Saddam Hussein e o líbio Muamar Kadafi. No Brasil, tratamento igual por parte da mídia teve o dirigente do MST, João Pedro Stédile.

Quem são as mulheres cariocas para “O Globo”

De Olho Na Mídia

[Por Claudia Santiago - NPC] Uma rápida olhada pelo Caderno “Ela” que circula aos sábados no carioca “O Globo” assusta sobre que tipo de ideia este jornalismo tem e transmite sobre a mulher. É um caderno feito para as mulheres ricas ou endividadas, e brancas ou falsificadas. Todas, sem exceção, possuídas por uma sanha consumista, e em busca da eterna juventude. Lambuzadas de cremes de todos os tipos, do último fio do cabelo ao dedão do pé. Qual a justificativa para este tipo de caderno? Vender produtos? Uma publicação voltada para mulheres mereceria uma nota que fosse que denotasse que a mulher é um ser inteligente, que pode pensar até em cuidar do cérebro, além da celulite e da lipoaspiração. Mas isso só em outra imprensa, outra mídia, não em “O Globo”. Uma perguntinha... onde ficam os milhões de mulheres cariocas que não se enquadram nestes padrões globais? Como se sentiriam, se por acaso vissem este caderno, as milhares e milhares de mulheres jovens e nem mais jovens que todo dia descem dos trens lotados da Central do Brasil, entre 5 e 8 horas?

Inscrições abertas para o VII Prêmio Visibilidade de Políticas Sociais e do Serviço Social 2013

NPC Informa

[Por CRESS-RJ] De 3 de junho a 31 de agosto estarão abertas as inscrições para o VII Prêmio Visibilidade patrocinado pelo CRESS-RJ. O Prêmio realizado há sete anos, é uma forma de valorizar e estimular iniciativas que contribuem para melhorar a visibilidade pública do Serviço Social e das políticas sociais. Para tanto, são distribuídos prêmios em dinheiro e certificados a comunicadores e assistentes sociais cujos trabalhos resultaram em visibilidade de políticas sociais e da atuação do Serviço Social, de acordo com o projeto profissional expresso em nosso código de ética. Leia mais.

O que os índios querem?

Proposta de Pauta

O que os índios querem? A demarcação de terras? De quais terras? E de quem eram estas terras quando os portugueses INVADIRAM terras que não eram desertas e sim habitadas por milhões de homens e mulheres nus? E quem está cobiçando estas terras? Quais empresas? De que países? E os índios vão ser jogados aonde?

Violência nos protestos em SP

Proposta de Pauta

SP: Repórter é baleada no olho por PM que atirou bala de borracha contra ela. Ato ocorreu no protesto contra o aumento na tarifa de ônibus e metrô. Policial estava em viatura da Rota.

Bispos adiam reunião com governo federal sobre a causa indígena

De Olho Na Vida

A CNBB desmarcou na última hora a reunião que teria na tarde do dia 11 com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar da continuidade das demarcações de terras indígenas. Estariam na negociação também soluções para o conflito com os índios contrários à construção de empreendimentos hidrelétricos na Amazônia, entre eles os mundurukus. “É insustentável o Cimi se reunir com o governo federal em um momento em que seus representantes viram as costas para os povos indígenas”, disse o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, à Agência Brasil. O Cimi é um órgão vinculado à CNBB.

Ato lembra assassinatos dos dirigentes do PSTU, José Luís e Rosa Sundermann

Memória

Os 19 anos do assassinato de Rosa e José Luís Sundermann foram lembrados em ato e audiência pública na última quarta-feira, 12.06, na Assembleia Legislativa de São Paulo. José Luís era sindicalista e Rosa tinha sido eleita para a direção nacional do PSTU, partido em que militavam, quando foram assassinados em São Carlos (SP). No início dos anos 1990 eles lideraram greves de cortadores de cana na região. Tudo leva a crer que os crimes tiveram motivação política e que tenham sido cometidos por ordem de usineiros. Apesar de denúncias anônimas e de um pedido formal de investigação dos suspeitos feito pela Comissão de Direitos Humanos da Alesp, a impunidade permanece. “Esse crime mostra que, mesmo após a ditadura militar, os lutadores sociais continuam sendo vítimas dos poderosos, que matam e ainda saem impunes”, afirma nota oficial do PSTU sobre o caso.

Site internacional mostra lutas dos povos por justiça e dignidade

De olho no mundo

[Por Rosângela Ribeiro Gil] O espaço sem fronteiras da Internet é capaz de fazer com que a notícia que interessa às lutas populares, tão escondida ou deturpada pela imprensa tradicional, seja (bem) escrita, apurada e redigida e corra o mundo várias vezes, e sempre com novas contribuições de informações. É o caso do site “Waging nonviolence”, no ar desde 2009, uma fonte alternativa fonte alternativa para as notícias e análises sobre as ações por justiça e paz em todo o mundo. Leia mais.

Transmissões clandestinas comerciais são anistiadas e legalizadas pelo Ministério das Comunicações

Democratização da Comunicação

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que irá regularizar cerca de 4 mil e 500 retransmissoras que operam ilegalmente há anos no Brasil. De acordo com a revista Teletime, o ministro afirmou que fez uma opção pela legalização das transmissões clandestinas: "Vou pôr o pessoal para lacrar ou vou regularizar? Optamos pela segunda coisa". Já com as rádios comunitárias a situação é inversa: as emissoras que prestam um importante serviço de utilidade pública são fechadas diariamente pelo poder público e os comunicadores populares criminalizados. Leia mais.

Campanha 365d cobra espaço para emissoras comunitárias na Argentina

Democratização da Comunicação

Rádios e TVs comunitárias, alternativas e populares da Argentina lançaram a campanha 365d para cobrar a aplicação imediata de parte da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. A 'Ley de Medios', como é conhecida, garante espaço para as comunicações sem fins lucrativos. Aprovada em 2009, está impedida na Justiça por liminares do grupo Clarín. A campanha incentiva a mobilização permanente durante os 365 dias do ano. No site do movimento, é possível baixar o material de divulgação. A ideia é que os apoiadores tirem fotos com o cartaz 365d para pressionar o governo pelas redes sociais e através dos próprios veículos comunitários.

Art. 67 da Constituição Federal de 1988

Pérolas

"A União concluirá a demarcação das terras indígenas no prazo de cinco anos a partir da promulgação da Constituição".

Por Flávia Piovesan, professora doutora de direito na PUC-SP

Pérolas

“Na medida em que se paga a mulher estuprada para fazer esse aborto, é como se a vítima passasse a ser a criminosa.”

MALCOLM X – Uma vida de reinvenções

Dicas

A Companhia das Letras lançou a biografia de Malcom X, o militante negro nascido em uma pequena cidade do Centro-Oeste americano que se converteu ao islamismo e se transformou em um grande combatente contra o racismo e a injustiça social. O livro trata da sua trajetória de vida, desde as dificuldades por que passou na infância e adolescência até se tornar um dos maiores defensores dos direitos dos negros dos Estados Unidos, ganhando fama internacionalmente. Dentre as suas atividades estão a fundação da Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista. Suas ideias influenciaram movimentos negros como o Panteras Negras. Malcolm X: uma vida de reinvenções deve ser lido por quem quer conhecer a história das lutas pelos direitos civis no mundo inteiro. Leia.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 238

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Conheça a Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Mauro Satayana, Naldinho Lourenço, Rosângela Ribeiro Gil e Sérgio Domingues

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link