Se estiver com problemas para visualizar o boletim, acesse este link

Boletim do NPC

19º Curso Anual do NPC será de 20 a 24 de novembro

Entre os das 20 e 24 de novembro de 2013 será realizado, no Centro do Rio, o 19º Curso Anual do NPC. O tema geral do encontro este ano é MÍDIA E PODER NO BRASIL E NO MUNDO HOJE. A participação do jornalista Ignacio Ramonet já está confirmada. Em breve divulgaremos programação e outras informações.

Especial

Boletim NPC

Agenda NPC de 2014 apresenta LUTAS E REVOLTAS POPULARES DA AMÉRICA LATINA

Atenção sindicalistas! Quem quiser encomendar a Agenda personalizada de 2014 já pode entrar em contato conosco para saber os preços e como proceder. No próximo ano, o material apresentará, a cada dia, notícias e informações sobre lutas e insurreições ocorridas nos países latino-americanos desde o século 19 até os tempos atuais. Em cada página percebemos como a história do nosso continente foi e continua sendo escrita, por um lado, com muito derramamento de sangue e, por outro, com muita mobilização e resistência. Além de revoltas, a agenda também apresenta diversas iniciativas no campo da cultura, muitas delas de valorização da tradição indígena e de entendimento da arte como um caminho para a transformação social. Saiba mais.

Boletim NPC

Quintas Resistentes: entrevista com Ivan Proença no dia 11, e com Cid Benjamin dia 18

Exibiremos nesta quinta-feira, 11/07, excepcionalmente às 21 horas, a entrevista com o ex-capitão do Exército e professor Ivan Proença, que foi capitão do Regimento Presidencial de João Goulart . Já na outra quinta-feira, dia 18/07, receberemos o jornalista Cid Benjamin, que militou no grupo armado MR-8 durante a ditadura. Essa entrevista será transmitida ao vivo, a partir das 19h. As Quintas Resistentes acontecem na Livraria Antonio Gramsci, no Rio de Janeiro. O evento é restrito a uma equipe de jornalistas e entrevistadores convidados que a cada semana comandam um bate-papo sobre as variadas lutas contra a ditadura civil-militar.

Boletim NPC

NPC dá curso de Mídias digitais, internet e seu uso para disputa de hegemonia

O jornalista multimídia Arthur William vai ministrar o curso “Mídias Digitais, Internet e seu uso para Disputa de Hegemonia” em duas entidades este mês. No dia 20 o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Minas Gerais (Sitraemg) receberá o curso. Na semana seguinte, será a vez do Centro de Educação, Estudos e Pesquisas de São Paulo (CEEP-SP). O curso, oferecido pelo NPC, tem uma parte teórica e outra prática. O objetivo é dar as ferramentas necessárias para que os sindicatos e entidades tenham uma comunicação na internet que possibilite mobilizar a categoria para suas lutas e atividades. Os principais temas são: Comunicação multiplaforma e integrada; Mídias sociais e suas ferramentas; Redes Sociais e a mobilização virtual; Cobertura colaborativa de atividades; e Site como integrador da presença digital. Conheça melhor o curso.

Boletim NPC

Termina Curso de Comunicação Popular Avançado

Foi encerrado na última segunda-feira, 08/07, o Curso de Comunicação Popular Avançado do NPC. A turma, formada por alunos que já tinham feito o Curso de Comunicação Popular do NPC em outras edições, se reuniu às segundas-feiras durante quatro meses. Tiveram aulas de reportagem, entrevista, fotografia, documentário, livro-reportagem, entre outros temas. Também aconteceram aulas aos sábados, com participação de especialistas e de moradores de favelas que debateram o direito à cidade, segurança pública entre outros temas. Além disso, a turma visitou a comunidade do Horto, onde participou de uma espécie de entrevista coletiva com moradores ameaçados de remoção. Em abril, a turma participou do ato em memória dos 10 anos da Chacina do Borel. Em visita a Acari, os alunos – muitos deles também moradores de favelas -, ficaram impressionados com a falta de condições de vida daquela região. Na fase final, os alunos apresentaram a leitura de diversos livros, entre eles, O Pensamento de Che Guevara, de Michel Lowy, Reforma ou Revolução, de Rosa Luxemburgo, História do Socialismo e das Lutas Sociais, de Max Beer, Da Favela Para as Favelas, de Repper Fiell, e História das Lutas dos Trabalhadores, de Vito Giannotti.

Boletim NPC

NPC fará cobertura colaborativa da manifestação do dia 11, no Rio

Os jornalistas do Núcleo Piratininga de Comunicação vão fazer uma cobertura especial do Dia Unificado de Lutas, nesta quinta-feira, 11/07, no Rio de Janeiro. Contaremos com a colaboração de alunos e ex-alunos do Curso de Comunicação Popular. Toda a cobertura, em vídeo, foto e texto, será reunida no site do NPC. Acompanhe!

NPC Informa

Seminário Internacional ‘1917: o ano que abalou o mundo’ será realizado em setembro    

Entre os dias 26 e 29 de setembro, a editora Boitempo e o Sesc São Paulo realizam, no Sesc Pinheiros, o Seminário Internacional “1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa”, um dos acontecimentos históricos definidores do século 20. Mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns dos maiores nomes das ciências humanas, abordarão o tema durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros. O seminário pretende ir além da discussão acadêmica e promover um balanço do último século tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como ponto de partida para instigar novos caminhos para o pensamento contemporâneo. Entre os convidados internacionais estão Tamás Krausz (Hungria), biógrafo de Lenin; Tariq Ali (Paquistão); a historiadora Wendy Goldman (EUA); o filósofo marxista Domenico Losurdo (Itália) e o sociólogo Michael Löwy (França), entre outros. | Saiba mais.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 241

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Mauro Satayana, Naldinho Lourenço, Rosângela Ribeiro Gil e Sérgio Domingues

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link