Se estiver com problemas para visualizar o boletim, acesse este link

Boletim do NPC

Alguns dos palestrantes confirmados no 19º Curso Anual do NPC

Vários palestrantes já confirmaram presença no 19º Curso Anual de Comunicação do NPC. O curso acontece de 20 a 24 de novembro, no Rio e Janeiro, com o tema “MÍDIA E PODER NO BRASIL E O MUNDO HOJE”. Além da presença do jornalista Ignacio Ramonet na mesa de abertura, teremos Gilberto Maringoni e Breno Altman ao lado de Claudia Santiago, discutindo “A mídia da burguesia, a nossa e a formação do imaginário”. Laurindo Leal e Altamiro Borges debatem “A regulamentação das comunicações” e Orlando Zaccone e Cecília Coimbra falam do “Discurso do medo na mídia como controle social”. Também já confirmaram presença Mário Maestri, Beatriz Bissio e Mauro Iasi. O jornalista Mário Magalhães, autor da biografia “Mariguella – O guerrilheiro que incendiou o mundo” também participa de uma mesa sobre grandes reportagens. Em breve divulgaremos a programação completa e outras informações.

31 de julho a 7 de agosto de 2013

Notícias do NPC

NPC ministra cursos de História das Lutas dos Trabalhadores e de mídias digitais

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais recebe o coordenador do NPC, Vito Giannotti, nos dias 30 e 31 de julho, para o curso de “HISTÓRIA DAS LUTAS DOS TRABALHADORES NO BRASIL”. O objetivo é promover o conhecimento sobre as lutas que o povo brasileiro fez para se libertar de toda forma de opressão. “É um curso que mostra as lutas no campo e na cidade. Também explica como foram conseguidos os direitos dos trabalhadores e o que é preciso fazer para garanti-los no momento em que eles estão sendo ameaçados”, aponta Vito. Ele vai ministrar esse mesmo curso no Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre nos dias 3 e 4 de agosto. Já o jornalista multimídia do NPC, Arthur William, dará o curso “MÍDIAS DIGITAIS, INTERNET E SEU USO PARA DISPUTA DE HEGEMONIA” neste sábado, 27 de julho, no, em São Paulo. A ideia do curso é dar ferramentas para que os sindicatos tenham uma comunicação na internet que possibilite mobilizar a categoria para suas lutas e atividades. Saiba mais.

Notícias do NPC

Lutas e Revoltas Populares da América Latina é o tema da Agenda NPC 2014

Sindicatos e demais organizações que quiserem encomendar a agenda personalizada de 2014 já podem entrar em contato com o NPC para saber os preços e como proceder. No próximo ano, o material apresentará, a cada dia, notícias e informações sobre lutas e insurreições ocorridas nos países latino-americanos desde o século 19 até os tempos atuais. Na abertura de cada mês estão textos sobre importantes acontecimentos, como a Revolução Cubana, a Insurreição Negra do Haiti, a formação do Exército Zapatista de Libertação Nacional, o pensamento de José Carlos Mariátegui, as lutas dos mineiros na Bolívia etc. Esses artigos foram escritos por jornalistas e pesquisadores, como Gilberto Maringoni, Nilton Viana, Mário Maestri, Mergulhão Ruas, Pedro Carrano, Claudia Korol, Carolina Ojeda, Beto Almeida e outros colaboradores. O objetivo do material é possibilitar conhecer melhor a história dos nossos vizinhos, contribuindo para uma integração cada vez maior entre os países do continente.

Notícias

Jessie Jane será a entrevistada da próxima Quinta Resistente, dia 1º de agosto

O projeto Quintas Resistentes recebe, na próxima quinta-feira, 1 de agosto, a historiadora Jessie Jane. Ela militou na Ação Libertadora Nacional (ALN) e falará sobre sua atuação na resistência à ditadura. A entrevista será veiculada ao vivo pelo site do NPC a partir das 19 horas. As Quintas Resistentes são organizadas pelo NPC e acontecem na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio de Janeiro. O evento é restrito a uma equipe de jornalistas e entrevistadores convidados que a cada semana comandam um bate-papo sobre as variadas lutas contra a ditadura civil-militar. Na última quinta-feira, 25/07, exibimos a entrevista de Washington Costa, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio e da CUT-Rio. É possível assistir a todas as entrevistas em nosso site.

Artigos

Reforçar as guerrilhas da comunicação

[Por Sérgio Domingues] Entre as muitas lições das manifestações populares que vêm chacoalhando o País, está a de que vivemos sob uma verdadeira ditadura da grande mídia. O jornalismo empresarial faz uma cobertura dos acontecimentos que é tendenciosa, criminaliza os movimentos sociais, omite, mente, esconde, distorce. Causa na esfera da informação estrago equivalente ao provocado por balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo nas ruas. Um exemplo é a cobertura jornalística dos protestos que acabaram em depredação de lojas e bancos no Leblon. A gritaria que a grande imprensa fez só é comparável com o silêncio com que tratou a morte de dez pessoas na favela da Maré, vinte dias antes. O grande patrimônio de uma dúzia de pessoas colocado acima de vidas humanas. Leia mais.

A Comunicação que queremos

Jornal O Cidadão, da Maré, promove curso de formação em mídia comunitária

De 3 de agosto a 26 de outubro será realizado o 2º Curso de Comunicação Comunitária do jornal O Cidadão, da Maré. O objetivo é incentivar os moradores da região e de outras localidades a produzirem sua própria comunicação, que tenha o povo como protagonista e que faça disputa com os meios tradicionais. Além de aulas teóricas sobre o que é comunicação comunitária e história dos direitos humanos, haverá também aulas práticas, como redação, entrevistas, linguagens, diagramação, novas mídias etc. A inspiração vem do Curso de Comunicação Popular do NPC, que neste ano está em sua sétima edição. Saiba mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

Professores de Sergipe produzem programas de rádio

Nos dias 15 e 16 de julho foi realizado o 4º Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) apresentou sua experiência de comunicação sindical em rádios. É o projeto A Hora da Verdade, que mobiliza professores filiados ao sindicato na produção de programas radiofônicos para divulgar as demandas da categoria e também ampliar a voz dos movimentos sociais. A partir de um curso de formação, os professores sergipanos se organizam e montam seus próprios núcleos de produção de matérias. O programa A Hora da Verdade vai ao ar aos sábados, das 7h às 9h, nos municípios de Aracaju, Aquidabã, Neópolis, Japoatã, Itabaiana e Lagarto/SE. Saiba mais.

De Olho Na Mídia

Vito Giannotti comenta a cobertura da mídia sobre as manifestações

Em sua última viagem a Santa Catarina, em julho, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, deu entrevista ao programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Ele comenta a cobertura que a mídia empresarial tem feito sobre as manifestações que tomaram as ruas do país em junho. “A mídia empresarial é contra as manifestações, contra o povo na rua. Ela não noticia ou noticia de maneira distorcida. No início das manifestações ela fez isso, como sempre. Só que quando percebeu que essas manifestações estavam continuando e tomando um vulto maior do que qualquer um podia imaginar, eles reviram a posição”, lembra Vito. Ele afirma que a mídia empresarial continua rejeitando o fato de o povo estar na rua, mas parou de mostrar ódio e agora fala dos manifestantes, mostra os cartazes que interessam a ela e, sobretudo, não mostram a repressão policial. Assista!

De Olho Na Vida

Audiência sobre assassinato do líder do MST, Cícero Guedes, será em 29 de agosto

O julgamento dos acusados de participarem da execução do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Cícero Guedes, teve que ser remarcado para o dia 29/08. Previsto inicialmente para a última terça, 23/07, a audiência não aconteceu devido a ausência de testemunhas de acusação. Segundo o Boletim MST-RJ informou, duas testemunhas chegaram a ser ouvidas, mas a sentença não foi anunciada porque o Ministério Público quer ouvir as que faltaram. Cícero foi assassinado em janeiro deste ano, próximo à Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes, município do Norte Fluminense. Ele coordenava a ocupação do MST na usina. José Renato Gomes da Silva, acusado de ser o mandante do crime, está preso. Outros três homens foram indiciados pela como participantes do crime.

Proposta de Pauta

Atos nacionais contra as terceirizações

Está sendo programada pelas Centrais Sindicais para o dia 6 de agosto uma grande mobilização em todo o país o projeto de lei (PL 4330) que amplia as terceirizações nas empresas. Nesta data o projeto pode ser votado no Congresso Nacional.

NPC Informa

Cinema é informação

O Blog Polimorfismo Cultural traz a arte como informação reflexiva política e social. Numa lista com 50 películas, o curador e administrador do blog Cinema e Fúria, Leandro Peixoto de Godoy, destaca grandes obras-primas: A Batalha da Argél (França, 1966); O Salário do Medo (França, 1953); Os Esquecidos (México, 1952); Incêndios (2010); Filhos do Paraíso (Irã, 1997); e O Som ao Redor (Brasil, 2012), entre outras. Leia mais.

NPC Informa

Aulas de David Harvey sobre O Capital, de Marx

Estão disponíveis, na internet, cinco aulas de David Harvey sobre o clássico O Capital, de Karl Marx. Os vídeos contêm legendas em português. Basta clicar na barra horizontal inferior e escolher o idioma desejado. Clique para assistir.

Memória

CUT faz seminário no Rio

Será realizado no Rio de Janeiro, de 16 a 20 de setembro, o 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, com o tema "direito à verdade e à memória". As vagas são limitadas. Saiba mais.

De olho no mundo

TeleSur: oito anos falando a voz e mostrando a cara dos povos latino-americanos

Por Rosângela Ribeiro Gil | Em 24 de julho de 2005, exatamente há oito anos, os povos latino-americanos conheceram um novo conceito, popular e democrático, de televisão, justamente na data de aniversário de nascimento de Simón Bolívar. A Televisión del Sur (TeleSur) foi criada graças à parceria entre os governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai. A sua sede fica na Venezuela. Leia mais.

Dicas

Dica de leitura

[Por Rubermária Sperandio] Filósofas, rebeldes, ativistas. Conheça a evolução do feminismo no contexto europeu e americano desde a antiguidade, que aborda o direito das mulheres ao voto, as ondas feminista e as personalidades como Olympe de Gouges, Sinome de Beauvoir, Audre Lorde e Angela Davis. Uma visão de um passado não tão distante de nós. A misoginia ainda persiste e se reforça na atualidade. E muitas práticas feministas repetem erros que já deviam ser superados pelo conhecimento. É preciso encontrar atalhos, não repetir caminhos. Leitura indispensável para quem quer ter uma visão geral para entrar no seu particular, tão globalizado, que é ser mulher em qualquer sociedade capitalista e patriarcal. Uma história em quadrinhos deliciosa!

Dicas

Coleção UNESP aborda várias revoluções do século 20

Em tempos de grandes mobilizações no Brasil, é importante conhecer histórias de várias revoluções que ocorreram no mundo nos últimos séculos. Uma dica valiosa para leitura é a coleção Revoluções do século 20, organizada pela prof. Emília Viotti da Costa e publicada pela Editora da Unesp. São livretos sobre uma série de revoluções que abalaram o mundo nos últimos séculos. Além de abordar as revoltas africanas, portuguesa e vietnamita, há também títulos que tratam dos vários movimentos que causaram profundas transformações na América Latina. Deste grupo, destacamos as revoluções ocorridas na Venezuela (R$ 25), Nicarágua (R$ 20), El Salvador (R$ 20), Cuba (R$20) e Guatemala (R$ 20). São histórias que constroem um mosaico de lutas e resistências da esquerda do nosso continente. À venda em diversas livrarias, inclusive na nossa Livraria Antonio Gramsci.

Pérolas

Por Th. W. Adorno

"Nenhuma sociedade que contradiga o seu próprio conceito, o de humanidade, pode ter plena consciência de si mesma."

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 243

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Mauro Satayana, Naldinho Lourenço, Rosângela Ribeiro Gil e Sérgio Domingues

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link