Boletim do NPC

27 de setembro a 4 de outubro de 2013

Notícias do NPC

Vídeo mostra importância da comunicação sindical. Tema será tratado no 19º Curso Anual

No último boletim divulgamos algumas das oficinas que serão realizadas no 19º Curso Anual do NPC, de 20 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro. Pensando que a comunicação é fundamental nas mobilizações de movimentos sociais e sindicatos, uma das oficinas está que o NPC vai dar é a de “Aplicação das Mídias Digitais na Comunicação Sindical”. Armados com câmeras digitais e celulares, os trabalhadores ampliam o alcance de suas reivindicações, antes limitadas ao tamanho do cartaz e à potência do carro de som. As informações são publicadas imediatamente pela própria categoria. De outro lado, a velha mídia conservadora acompanha tudo de longe, sem conseguir mostrar o que realmente acontece. Por isso a importância de cada um fazer sua própria comunicação. Seja publicando fotos nas redes sociais, transmitindo tudo ao vivo ou até mesmo fazendo um vídeo de convocação. Comunicar é uma tarefa de todas as pessoas. Só assim, conseguiremos as vitórias desejadas. Assista a um vídeo feito por Arthur William, monitor da oficina de mídias digitais, que é um exemplo do que pode ser feito pelos sindicatos. Confira também a programação completa e saiba como se inscrever no Curso Anual.

Notícias do NPC

Vito Giannotti e Arthur William participam do 3º Encontro Nacional de Comunicação do ANDES

Entre os dias 4 e 6 de outubro, diretores, jornalistas, professores e representantes das Seções Sindicais do ANDES-SN estarão reunidos na 3ª edição do Encontro Nacional de Comunicação, em Brasília. Consta, na programação, a realização da “Oficina Uso das Mídias Sociais”, com o jornalista multimídia do NPC Arthur William. A atividade é inédita e será das 14h30 às 18h, antes do início do encontro. Depois, a partir das 19h30, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, participará da mesa de abertura sobre “Disputa de hegemonia: papel da imprensa sindical na luta de classes”. O professor de comunicação Laurindo Leal Filho (USP) também debaterá este assunto. Um dos principais objetivos do encontro é discutir e avaliar a implementação do plano de comunicação do Sindicato Nacional. Também haverá debates sobre a importância da democratização das comunicações, o papel da imprensa sindical e do profissional de comunicação na luta de classes, e a relação da imprensa sindical com a grande mídia nas coberturas das lutas sociais. A programação completa está disponível no site do ANDES. Acesse.

Notícias do NPC

Vito Giannotti participa de Encontro Nacional da Juventude Petroleira

Entre os dias 2 e 5 de outubro será realizado, em Brasília, o 2º Encontro Nacional da Juventude Petroleira, da FUP. O coordenador do NPC, Vito Giannotti, falará sobre “Formação político-ideológica e comunicação sindical” e “marco regulatório da mídia”. Na programação, estão previstos ainda debates sobre a juventude e o movimento operário, os limites e as possibilidades das intervenções institucionais, o risco da soberania em relação ao petróleo brasileiro, assédio moral e superexploração no trabalho. O encontro contará com a participação de diversos trabalhadores dos movimentos sociais (MST, petroleiros, bancários etc). Um representante do Movimento Passe Livre (MPL), de São Paulo, também estará presente. Ao final, dia 5/10, serão aprovadas as propostas do encontro. A atividade será realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Artigos

O apoio do Globo às trevas da ditadura getulista

Depois de quase 50 anos, todos vimos como o Globo resolveu pedir desculpas por seu apoio à ditadura militar de 1964. Alguns comentaristas chegaram a notar que o jornalão carioca só se mostrou mais ágil que o Vaticano no reconhecimento de seus erros. Mas o diário da família Marinho também deveria lembrar outra ditadura que contou com seu apoio. Trata-se do chamado “Estado Novo”, decretado em novembro de 1937 por Getúlio Vargas. O golpe getulista determinou o fechamento do Congresso Nacional e a extinção dos partidos políticos. Foi imposta uma nova constituição, inspirada no nazifascismo. O presidente ditador passou a ter total controle do poder executivo. || Por Sérgio Domigues || Continue lendo.

Artigos

O mistério do pastor R. R. Soares

O Brasil possui um dos mais estranhos modelos de TV paga do planeta: chama-se Serviço Especial de TV por Assinatura (TVA), criado por um não menos estranho Decreto do então presidente José Sarney, em fevereiro de 1988. O TVA é prestado em UHF, frequência usada para a TV aberta, e se caracteriza por ser um único canal, com até 45% da sua programação sendo transmitida sem codificação, livre para ser captada por qualquer pessoa que possua um aparelho de TV e uma antena de UHF. São 25 destes canais, espalhados pelas principais cidades do país. O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de supostas operações de TVA: cinco. Entre os donos desses 25 canais estão Globo, Abril, Bandeirantes, Record, RBS e O Dia. | Por Gustavo Gindre, no Blog do Gindre. | Continue lendo.

Entrevistas

PL da terceirização é o caos trabalhista, alerta advogado

Paira sobre a cabeça dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros grave ameaça de ter salário e direitos ainda mais subtraídos. Está na pauta do Congresso Nacional, mais precisamente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, o Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que escancara a terceirização no país para as atividades-fim. A pretexto de regulamentar o sistema que já atinge quase 15 milhões de empregados, a matéria promove uma reforma trabalhista às avessas, cujo único propósito é precarizar ainda mais as condições de trabalho no chão de fábrica nacional. Nesta entrevista, o advogado trabalhista e previdenciário Thiago Barison, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, mostra o que está por trás do PL que reuniu e uniu centrais sindicais, ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), as associações nacionais dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e muitos outros setores sindicais e sociais, que exigem o arquivamento do projeto. | Por Rosângela Ribeiro Gil | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Rádio promove interação entre detentos e familiares no Ceará

Desde o início deste ano, 5 mil detentos do Ceará ouvem diariamente a programação da Rádio Livre, que tem como slogan “A liberdade está no ar”. A emissora já atinge seis penitenciárias e transmite sua programação por meio de caixas de som distribuídas nos presídios.De segunda a sexta-feira, das 8h às 19hs, os detentos recebem recados de familiares, informações de utilidade pública, cuidados com a saúde, dicas de leitura e entretenimento, além de música e orientações jurídicas. A rádio é uma criação da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). [Com informações do Conselho Nacional de Justiça]

Radiografia da Comunicação Sindical

Fisenge lança revista e faz seminário de Comunicação

Na quarta e quinta-feira, 25 e 26 de setembro, foi realizado o 5º Encontro Nacional de Jornalistas da Federação Interestadual de Engenheiros (Fisenge) e de Sindicatos de Engenheiros, no Rio. Um dos principais momentos desse encontro foi o lançamento da revista especial “20 anos Fisenge: uma história de luta e transformações sociais”. A publicação recupera a memória dessas duas décadas de atuação e aborda temas variados, tanto de interesse específico da categoria como assuntos mais gerais, como reforma agrária, participação política das mulheres, democratização da comunicação e América Latina. Em sua participação no seminário de Comunicação,a coordenadora do NPC, Claudia Santiago, destacou a importância de os veículos de comunicação dos sindicatos terem uma pauta ampla, que ultrapasse os interesses da categoria que representam. “A pauta tem que se estender ao projeto de país que o sindicato defende”. Claudia participou da mesa “Código de Ética dos Jornalistas, Direitos Humanos e Comunicação Sindical”, ao lado da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, Paula Mairan, e do jornalista e professor Alvaro Britto. No debate, a coordenadora do NPC alertou para o cuidado que os profissionais de comunicação devem ter para fazer com que no conteúdo que produzem prevaleça uma linguagem acessível a toda a sociedade. Ela afirmou, também, que os sindicatos precisam usar as novas mídias. “Se não fizerem isso vão ficar presos ao passado”, apontou. Além deste tema, também foi debatida a “Democratização da comunicação, imprensa sindical e alternativa” e houve oficinas práticas de rádio, comunicação comunitária, vídeo e assessoria de imprensa.

De Olho Na Mídia

“Veja” noticia a fala de Dilma na ONU na contramão de qualquer jornal mundial

Com a revista “Veja” não tem conversa. Sua posição de direita aparece em cada página, cada texto. Os títulos do “The Guardian”, de Londres, ou de “El País”, de Madrid, podem ser resumidos no título do “Le Monde”, de Paris: “Na ONU, Dilma Roussef qualifica a espionagem americana de ‘afronta’”. Todos os jornais colocaram uma foto dela falando ao microfone, numa pose altiva. “Veja” brinda seus infelizes leitores com uma manchete bem diferente: “Dilma critica EUA e faz discurso na ONU de olho em 2014”. E a foto é uma foto assustada, olhando de lado, bem acuada. Enquanto isso... procure na internet quantos milhões o governo de Dilma derramou para financiar esta revista. Veja é a legitima chefe da mídia que age como o partido do capital. | Por Vito Giannotti.

Democratização da Comunicação

XVII plenária do FNDC aprova novo estatuto da entidade

Com o tema “Fortalecendo o FNDC para expressar a liberdade”, a XVII plenária do Fórum Nacional Pela Democratização (FNDC), realizada nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília, aprovou um novo estatuto para a entidade. As alterações procuram desburocratizar a entidade e incentivar a atuação regional do movimento. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), por exemplo, deixa de ser pré-requisito para filiação. Isso ampliará o leque de movimentos que poderão participar do Fórum. Além disso, um percentual ainda não definido das contribuições financeiras das entidades ao FNDC deverá ficar nos comitês regionais. A ideia é dar capilaridade ao movimento pela democratização da comunicação e fortalecer a atuação local das entidades filiadas. || Por Marina Schneider || Leia a matéria completa.

Proposta de Pauta

Mobilização Nacional Indígena acontece de 30/09 a 5/10 em todo o país

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil realiza, de 30 de setembro a 5 de outubro, a semana de Mobilização Nacional Indígena. O objetivo é protestar contra o ataque generalizado aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia. Foram confirmadas atividades em Brasília, São Paulo, Belém e Rio Branco e em várias cidades do interior. No dia 1º, às 16h, acontece um ato público em frente ao Congresso Nacional. No dia 2/10 será realizado um ato público às 17h, em frente ao MASP, em São Paulo, e outro às 18h na Faculdade Metropolitana da Amazônia, em Belém. Neste mesmo dia acontece o Encontro de Povos Indígenas de Roraima, na comunidade Sabiá, em Pacaraima. Confira a programação completa.

De Olho Na Vida

Moradores da Ocupação Novo Amanhecer, em Aracaju, receberão moradia até final de 2014

As 311 famílias que vivem na Ocupação Novo Amanhecer, em Aracaju, devem receber moradias até o final de 2014. O compromisso foi feito pela prefeitura durante reunião na semana passada com moradores e representantes de outros órgãos públicos. A prefeitura também se comprometeu a informar, até 15/10, o número de famílias que receberão emergencialmente o auxílio-moradia. No encontro os moradores destacaram a falta de condições básicas de saúde na ocupação. O Governo do Estado e a Comissão de Direitos Humanos também anunciaram que vão intervir na ação da Secretaria de Segurança Pública para que a postura da polícia militar diante dos moradores da ocupação seja readequada. Essa demanda foi apresentada devido ao clima de hostilidade, truculência e belicosidade que foi identificado pelos moradores da ocupação em inúmeras visitas realizadas pela PM. Em março, cerca de 800 famílias foram despejadas de casas que haviam ocupado no ano passado no bairro 17 de Março, na capital sergipana. Destas, 311 famílias ocuparam uma praça, onde permanecem até hoje. | Informações de Vinícius Olliveira, de Aracaju-SE.

De olho no mundo

Discovery Civilization apresenta série Presidentes Africanos

O jornalista Franklin Martins volta à TV com a série "Presidentes Africanos", fruto de um trabalho de 18 meses por 13 países do continente. “Minha expectativa é de que a série contribua para diminuir a falta de informações sobre a África no Brasil. Temos a segunda maior população negra do planeta, e, no entanto nossos, jornais, revistas e TVs não têm correspondentes no continente africano", pontua Martins. O programa estreou nesta quarta-feira, 25/9, às 18h30, no Discovery Civilization, e terá 15 episódios. Perguntado sobre a entrevista ou país que mais o marcou, ele preferiu não ser específico: "É difícil destacar um país determinado, um presidente específico ou um acontecimento qualquer. O que mais me marcou foi o sentimento de que na África eu estava em casa, o tempo todo. Somos muito parecidos. Nosso povos têm a mesma alegria, a mesma ginga, a mesma espontaneidade, a mesma garra. O Brasil é o que é, em boa parte graças, à Africa. Não é à toa. De lá vieram 48% dos escravos enviados à força para as Américas e o Caribe. Na primeira metade do século 19 para cada europeu no Brasil, havia 8 africanos", explica. | Fonte: Carta Capital.

NPC Informa

Trabalhadores contam como foram perseguidos pela ditadura

O Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”, da Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizará em São Paulo, no dia 1º de outubro, um ato para marcar a memória do enfrentamento dos sindicatos ao golpe de 64. Líderes sindicais como Clodismith Riani, que era da direção do CGT em 1964; e Raphael Martinelli, líder ferroviário, vão dar seus depoimentos. Os dois foram perseguidos e torturados durante a ditadura.

NPC Informa

USP realiza simpósio “Um mundo em convulsão” nos dias 8 e 9/10

O Departamento de História da Universidade de São Paulo realiza, nos dias 8 e 9 de outubro, o simpósio internacional “Um mundo em convulsão”. Nesses dois dias haverá 22 mesas que acontecem em três auditórios diferentes na Cidade Universitária (USP), em São Paulo. Participam da mesa “Classe Operária e Internacionalismo Hoje” os palestrantes Ricardo Antunes, Osvaldo Coggiola, Antonio C. Mazzeo e Dirceu Travesso. Os debatedores do tema “Venezuela depois de Chávez” são Gilberto Maringoni, Rafael Duarte Villa, Flavio Benedito e Euclides de Agrela. Entre as outras mesas estão “Imperialismo e Guerra Civil no Mundo Árabe”; “África: Uma Nova Partilha?”; “Colômbia Entre a Guerra e a Paz”. | Confira a programação completa e saiba como se inscrever.

Memória

Corpo exumado em Brasília pode ser de líder camponês assassinado pela ditadura

Uma equipe de peritos da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal realizou, nesta semana, a exumação dos restos mortais que podem ser do líder camponês maranhense Epaminondas Gomes de Oliveira. Ele foi membro do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT), organização derivada da Ação Popular, e morreu aos 68 anos, sob custódia do Exército, em 20 de agosto de 1971. A Comissão Nacional da Verdade coordenou a exumação, realizada no Cemitério Campo da Esperança. No atestado de óbito consta que a morte foi em decorrência de anemia e insuficiência renal. Um dos netos do camponês, Epaminondas de Oliveira Neto, discorda dessa versão. "Uma pessoa que estava junto com ele [no momento em que morreu] nos contou que ele foi espancado e torturado até a morte porque não abriu mão de seus ideais comunistas", disse. Um dos peritos que trabalham no caso disse que a ossada será examinada minuciosamente à procura de eventuais traumatismos ou enfermidades. Serão realizados exames antropológico, toxicológico e de DNA. O resultado só deverá ser apresentado em dois ou três meses. | Informações da Agência Brasil.

Dicas

Livro Confesso que vivi, de Pablo Neruda

Setembro de 1973 foi um mês trágico para a história do Chile e da América Latina como um todo. Neste mês morreram o presidente socialista do Chile, Salvador Allende (Unidade Popular), o artista popular Victor Jara e o poeta comunista Pablo Neruda. Deste escritor, no ano seguinte foi publicado o livro Confesso que vivi, que reúne várias recordações e anotações do autor chileno, que mostra grande sensibilidade pelos episódios vividos por ele e pelos outros. “Estas memórias ou recordações são intermitentes e por vezes fugidias na memória, porque a vida é precisamente assim. [...] Não vivi, talvez, em mim mesmo; vivi, talvez, a vida dos outros. A minha vida é uma vida feita de todas as vidas - as vidas do poeta”, escreveu. Alguns dos assuntos abordados são sua infância e adolescência; os tempos universitários; a relação com outros poetas; a vivência da Guerra Civil Espanhola e memórias da Segunda Guerra Mundial; reflexões sobre a poesia e sua pátria com Allende no poder e o golpe de Estado de 1973. Leitura imperdível.

Dicas

Vídeo Ruralista: você não nos alimenta e não nos representa!

Este vídeo curtinho, com menos de 8 minutos, derruba mitos e explica como os latifundiários obtêm lucro no Brasil. Eles expulsam os índios de suas terras, não produzem os alimentos que chegam até nossa mesa, geram poucos empregos, usam veneno (agrotóxico), exploram pessoas e maltratam os animais. “Os ruralistas são essencialmente monocultores, utilizam suas terras pra produzir, vender e especular, no mercado internacional, soja, açúcar, celulose, suco de laranja, café, algodão e gado”, explica o vídeo. Uma das informações apresentadas é a de que, segundo ONU, IBGE e governo brasileiro, 65% do que consumimos no Brasil é produzido pela agricultura familiar, a qual ocupa apenas 30,5% das áreas rurais do país. Assista ao vídeo.

Pérolas

Por Pepe Mujica

“Mas sou do sul e venho do sul, a esta Assembleia, carrego inequivocamente os milhões de compatriotas pobres, nas cidades, nos desertos, nas selvas, nos pampas, nas depressões da América Latina pátria de todos que está se formando. Carrego as culturas originais esmagadas, com os restos de colonialismo nas Malvinas, com bloqueios inúteis a este jacaré sob o sol do Caribe que se chama Cuba. Carrego as consequências da vigilância eletrônica, que não faz outra coisa que não despertar desconfiança. Desconfiança que nos envenena inutilmente. Carrego uma gigantesca dívida social, com a necessidade de defender a Amazônia, os mares, nossos grandes rios na América. Carrego o dever de lutar por pátria para todos.” *Discurso do presidente do Uruguai na Assembleia Geral das Nações Unidas

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 251

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Sérgio Domingues (RJ), Tatiana Lima (RJ), Vinícius Oliveira (SE)

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link