Boletim do NPC

NPC lança aplicativo para celular

Já está disponível o aplicativo para smartphone do Núcleo Piratininga de Comunicação. Quem tiver celular com o sistema Android pode acompanhar de maneira mais fácil e rápida as novidades do NPC. São milhares de notícias, artigos, análises e vídeos sobre a comunicação e a luta dos trabalhadores no Brasil e no mundo.

de 24 a 31 outubro de 2013

Notícias do NPC

Comunicação e cultura popular em debate no 19º Curso Anual

As relações entre a comunicação e a cultura popular serão tema de uma mesa na tarde do dia 22 de novembro, no Curso Anual do NPC. Participam do debate o presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), Mano Teko, a atriz Geandra Nobre, da Companhia Marginal, a professora Adenilde Petrina, comunicadora popular de Juiz de Fora (MG) e Repper Fiell, que também é comunicador popular. O curso será realizado no Rio de Janeiro de 20 a 24 de novembro, e tem como tema central “Mídia e poder no Brasil e no mundo hoje”. Sugerimos que os interessados em se inscrever façam logo suas inscrições, principalmente aqueles que vêm de outras cidades e precisarão de hospedagem no Rio. Temos um número limitado de vagas nos hotéis. Confira a programação completa e saiba como se inscrever no site do curso.

Notícias do NPC

Bia Barbosa (Intervozes) vai falar sobre a mídia no Brasil durante o Curso do NPC

A jornalista Bia Barbosa do coletivo Intervozes participará do Curso do NPC para falar sobre a regulação das comunicações no Brasil, em especial do Projeto de Lei da Mídia Democrática que pretende mudar a situação do setor. Ela vai explicar como a atual lei é atrasada, desatualizada, além de não respeitar os princípios da Constituição de 1988. No país, existem monopólios e oligopólios, como também a ausência de um sistema público consolidado. Na opinião da ativista, não existem políticas públicas para financiar a comunicação comunitária, popular e de sindicatos. Bia Barbosa abordará ainda as violações de direitos humanos na TV e as propagandas para crianças. Segundo a jornalista, isto tudo gera um série de problemas para o exercício da democracia. Bia Barbosa vai participar do Curso do NPC no dia 21 de novembro de 2013, às 14h, no debate sobre a regulação das comunicações. Também fazem parte da mesa, o jornalista Altamiro Borges (Barão de Itararé) e do professor Laurindo Lalo Leal (ECA-USP).

Notícias do NPC

Vito Giannotti participa de seminário de comunicação da Fetrace

O coordenador do NPC, Vito Giannotti, participa do Seminário de Comunicação da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, em Fortaleza. Na manhã do dia 30 Vito vai falar sobre “Mídia, Comunicação Sindical e os Movimentos Sociais”. Também participa da mesa Nilbio Thê, do Grupo de Estudos Girafas em Chamas. Na parte da tarde o tema do debate será “Comunicação Sindical: Instrumento de Organização dos trabalhadores?”.

Notícias do NPC

Claudia Santiago debate “A violência e as escolas” com professores do Mato Grosso do Sul

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, vai dar uma aula na próxima quarta-feira, 30/10, para trabalhadoras e trabalhadores filiados ao Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS). O tema será “A violência e as escolas”. A ACP-MS tem realizado diversos debates sobre esta questão no último mês.

Artigos

A imprensa que ajuda a matar

Tudo indica que estamos diante de um segundo caso Amarildo. Na madrugada do dia 17 de outubro, um jovem de 18 anos chamado Paulo Roberto morreu na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro. A mãe e outros jovens que testemunharam o ocorrido acusam os policiais da UPP de tê-lo espancado até a morte. Avisada, a mãe correu para o local e conseguiu ver os dois últimos suspiros do filho, que já chegou morto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Exatamente como no caso Amarildo, não só os policiais acusados, mas o comando da UPP e a Polícia Militar, institucionalmente, negam. |Por Cátia Guimarães | Continue lendo.

Artigos

Tempero bom em carne podre

Dizem que, antigamente, os temperos eram usados para disfarçar o gosto da carne podre. Parece um pouco a propaganda comercial, hoje em dia.O mercado consumidor receber pelo menos 30 mil produtos novos por ano. Números da ONU indicam que há 1 bilhão de famintos no mundo. O que explica tanto consumismo ao lado de tamanha miséria? Uma parte da resposta se relaciona ao mercado publicitário. São horas de anúncios muito bem produzidos na TV e no rádio. Quilômetros de imagens em cartazes, faixas, expositores, outdoors, vitrines, fachadas, etc. Um mercado que movimenta uma fortuna em dinheiro.Tudo isso para nos convencer de que consumir é bom e nos torna mais felizes. E é verdade. Por alguns segundos, se for um sorvete. Horas, no caso de uma roupa. Meses, em se tratando de um carro. Alegre satisfação que perdura até que apareça outro objeto de desejo, que não passa disso. De mais um objeto. Isso é capitalismo. | Por Sérgio Domingues | Continue lendo.

Entrevistas

O processo é longo e trará frutos’, afirma preso em protesto

O estudante de comunicação Ciro Oiticia foi um dos manifestantes presos na noite de 15 de outubro, no Rio de Janeiro, em protesto de apoio aos profissionais da educação do município e do estado. Ele tem participado das manifestações desde junho e avalia que as reivindicações hoje são muito claras, apesar de variadas. “A questão da CPI dos Ônibus, desmilitarização da polícia, democratização da mídia, educação pública, gastos com a Copa, Museu do Índio, entre muitas outras, são bandeiras bem definidas”, aponta. Segundo ele, as mobilizações estão deixando claro que é necessário avançar nas conquistas sociais e que a democracia ainda é frágil no Brasil. “O processo é longo e certamente trará frutos”. | Confira a entrevista concedida por Ciro a Ruben Berta, do “Globo”.

A Comunicação que queremos

Intervozes reflete sobre últimos 10 anos e planeja próxima década

O Coletivo Intervozes comemorou seus 10 anos de existência, neste sábado, 19 de outubro, organizando uma roda de conversa no Rio de Janeiro. Compareceram mais de 70 ativistas e militantes, do Intervozes e de várias outras entidades parceiras na luta pela democratização da comunicação de diversas cidades do Brasil. Com o foco no balanço destes 10 anos de luta e também buscando olhar para as perspectivas do futuro, vários representantes de movimentos sociais destacaram a importência do coletivo para o avanço das diferentes frentes de luta pela democratização da comunicação. Deram seus testemunhos os ativistas Sérgio Gomes (Oboré), Fernanda Pappa (ex- Fundação Friederich Erbert), Veridiana Alimonte (IDEC), Rita Freire (Viração), Igor (MST), Maria Frô (BlogProg), Ivan Moraes (CCLF), Orlando Guilhon (ARPUB/FNDC) e Marcos Dantas (ULEPICC), entre outros. Num ambiente com vista panorâmica para a cidade do Rio de Janeiro, os participantes trocaram reflexões sobre as lutas travadas em comum e apontaram alguns desafios para os próximos anos. À noite, a comemoração continuou com uma festa no Centro de Arte Maria Teresa Vieira Vieira.

Radiografia da Comunicação Sindical

Reportagem do jornal do STIU-DF ganha prêmio Petrobras de Jornalismo

O jornal “Energia Alerta”, do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal, está entre os veículos ganhadores do I Prêmio de Jornalismo Petrobras. A reportagem “Comparadas a outras usinas, Belo Monte é uma vitória ambiental”, do jornalista Henrique Teixeira, foi a vencedora na categoria Regional (Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais) no tema Petróleo, Gás e Energia. O jornal tem pouco mais de um ano de existência e foi o único veículo de sindicato premiado. A matéria, publicada na edição de dezembro de 2012, é muito informativa e traz as múltiplas vozes envolvidas no debate sobre a usina. “Essa premiação mostra que a comunicação sindical está, cada vez mais, ganhando o seu espaço, chegando a concorrer com a mídia tradicional”, aponta Henrique Teixeira. O “Energia Alerta” concorreu veículos comerciais de internet, TV e rádio. “O prêmio também nos motiva a continuar fazendo uma comunicação ainda melhor com os trabalhadores do setor elétrico no Distrito Federal”, conclui. Leia a reportagem completa e conheça os vencedores das outras categorias.

Democratização da Comunicação

Diferenças entre mídia comercial e alternativa na cobertura dos protestos

Um debate realizado na semana passada colocou na mesma mesa Filipe Pessanha (Mídia NINJA), Pedro Dória (jornal O Globo), Rafucko (video maker ativista), além dos jornalistas Rodrigo de Almeida (portal IG) e Alexandre Inagaki. O encontro frente a frente permitiu que ficassem claras as diferenças entre a velha comunicação comercial e a nova mídia alternativa. O vídeo do embate ganhou repercussão nas redes sociais e mostra as críticas dos ativistas contra a cobertura manipulada da grande imprensa.

Proposta de Pauta

Canal da cidadania. Não fique fora deste debate

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai realizar uma audiência pública sobre o Canal da Cidadania na próxima terça, dia 29 de outubro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na Audiência será debatido o processo para o pedido de exploração do Canal pelo Município do Rio de Janeiro, previsto pela Portaria 489/2012, do Ministério das Comunicações e a constituição do Conselho Municipal de Comunicação. O Canal da Cidadania, que pode ser solicitado por cada município ao Ministério das Comunicações, possui quatro faixas de conteúdo: uma TV da Prefeitura, uma TV do Governo do Estado e duas emissoras da comunidade. Assim, movimentos sociais e outras organizações poderão ser programadoras, levando à TV aberta conteúdo informativo e cultural de sua escolha. As prefeituras têm até junho de 2014 para fazer o pedido ao Ministério. Esse debate já existe no seu município?

Democratização da Comunicação

Pesquisa aponta que população quer mais regras para definir programação de TV

Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo sobre democratização da comunicação apontou que 71% dos entrevistados querem mais regras na definição do conteúdo da TV aberta. O dado foi anunciado por Gustavo Venturi, professor do departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e um dos orientadores da pesquisa na última sexta-feira (18), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Outro dado importante que a pesquisa obteve foi a falta de informação sobre a propriedade dos meios de comunicação. Sete em cada dez entrevistados não sabiam que as emissoras de TV aberta são concessões públicas. A pesquisa apontou que 60% acham são “empresas de propriedade privada, como qualquer outro negócio”. Para Venturi, a difusão dessas informações que a maior parte das pessoas não tem é fundamental para fomentar o debate sobre a democratização da comunicação. “As pessoas talvez não vejam a comunicação como um direito próprio”, apontou. Segundo ele, alterar essa percepção só é possível através de mobilização e discussão. “O projeto de lei de iniciativa popular está sendo importante para fomentar o debate público sobre a questão”, avaliou, se referindo ao Projeto de Lei da Mídia Democrática lançado pela campanha Para Expressar a Liberdade este ano. O desejo de que a programação e a publicidade sejam definidas e fiscalizadas através de controle social, ou seja, através de um órgão ou conselho que represente a sociedade, apareceu nas repostas de 46% dos pesquisados. Menos de um terço (31%) avalia que deve ser mantida a auto-regulamentação. | Por Marina Schneider | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Greve dos educadores de Mato Grosso arranca conquista após 67 dias em greve

A greve dos profissionais da educação de Mato Grosso começou no dia 12 de agosto e terminou 67 dias depois. De acordo com o Sintep-MT a categoria conquistou a implementação de uma política salarial que vai dobrar o poder de compra da categoria em dez anos. O Executivo se comprometeu a encaminhar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa aprovar e o governador sancionar. A partir de 1º de março de 2014 a implementação do reajuste salarial iniciará. Em 2023 o piso será o dobro do que é hoje. | As informações são do Sintep-MT.

De olho no mundo

Argentina 4 x 0 Brasil

A Argentina comemorou 4 anos de vida da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual 26.522, popularmente conhecida como lei de meios, no dia 10 de outubro. Os resultados produzidos pela lei construída para democratizar a comunicação no país saltam aos olhos, mesmo que o monopólio siga com todos os esforços para interditar a aplicação integral da regra. O Grupo Clarín se recusa a cumprir o artigo 161 e mantém uma batalha judicial para que não seja obrigado a compartilhar o espaço que ocupa no sistema de comunicações com outras vozes. O artigo é um dos principais instrumentos de desconcentração da propriedade dos meios e de promoção da diversidade e da pluralidade, pois define que cada grupo deve ter, no máximo, 24 licenças de TV a cabo e 10 licenças de serviços abertos (TV aberta, rádios AM e FM). | Por Pedro Ekman | Continue lendo.

NPC Informa

Jornalista é condenado por falar de coronelismo em crônica ficcional

O título deste texto também parece ficção, mas não é. O Tribunal de Justiça de Sergipe acaba de manter a condenação do jornalista Cristian Góes à prisão por sete meses e 16 dias. Ele foi denunciado ao Ministério Público em 2012 por publicar em seu blog um texto ficcional, em primeira pessoa, intitulado “Eu, o coronel em mim”. A crônica não tem qualquer indicação de local, datal, nome ou cargo público. Apesar disso, o MP entendeu que o coronel personagem do texto seria o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). A denúncia foi feita pelo desembargador Edson Ulisses, cunhado do governador. O irmão dele, Cláudio Déda, é presidente do TJ-SE. O juiz Hélio Neto, relator do processo, pediu a absolvição de Cristian, mas os outros dois juízes, José Anselmo e Maria Angélica, mantiveram a condenação do jornalista na última terça (22). A condenação do jornalista é um atentado à liberdade de expressão e à democracia. Cristian e seu advogado vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal e pretendem apresentar um dossiê sobre o caso no Conselho Nacional de Justiça. Confira o histórico do caso e leia a crônica.

NPC Informa

Conheça os finalistas do 3º Prêmio Abdias do Nascimento

A jornalista Marcela Figueiredo, que participou do Curso de Comunicação Popular do NPC em 2006, é uma das finalistas do Prêmio Nacional Jornalista Abdias do Nascimento na categoria Mídia Alternativa/Comunitária. Os vencedores serão anunciados numa cerimônia no dia 11 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. O objetivo deste prêmio, criado em 2011, é estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas relacionados à população negra e incentivar medidas de combate às desigualdades socioeconômicas em função da raça no Brasil. Ele é organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindictoos dst do Rio de Janeiro. Há três reportagens finalistas para cada uma das categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa/Comunitária, Internet, Fotografia, Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. Elas receberão prêmios em dinheiro. Saiba que trabalhos são esses e quem são os autores!

NPC Informa

Antídoto contra o reacionarismo

A maioria penal tende a ser o "aborto" de 2010. Como seria possível evitar a armadilha? Com o temor de que o assunta contamine o debate eleitoral, a exemplo do ocorrido com a discussão sobre o aborto cm 2010, a ministra dos Direitos Humanos. Maria do Rosário, surpreendeu o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente com um projeto, de ampliação do tempo de internação dos jovens infratores. A iniciativa despertou forte oposição dos conselheiros do órgão deliberativo, que votaram pelo arquivamento da proposta. Rosário acatou a decisão, mas entidades da sociedade civil representadas no Conanda mantém a desconfiança em relação à postura vacilante do governo, sobretudo após a formação da Frente Parlamentar pela Redução da Maioridade Penal na Câmara dos Deputados, que conta com mais de 200 adesões em menos de um mês de criação). | Por Rodrigo Martins | Continue lendo.

NPC Informa

Ceci Juruá lança o livro “Irineu Evangelista de Sousa – Barão e Visconde de Mauá”

A economista e pesquisadora Ceci Juruá lança o livro "Irineu Evangelista de Sousa - Barão e Visconde de Mauá", no dia 7 de novembro, no Rio de Janeiro. A obra traz reflexões sobre o significado histórico da obra do personagem considerado pela autora o "Defensor do Nacionalismo Econômico do Oiapoque ao Chuí", como apresenta o subtítulo do livro. Juruá explica que, além de 'maior empresário do Império', ele "foi nacionalista e homem de ideias singulares, como singular foi o tempo em que viveu. Tanto quanto as realizações em prol do desenvolvimento, inúmeras e revolucionárias para a época, é necessário enfatizar seu apego aos princípios éticos e à defesa da honra pessoal". O livro, da editora Jardim Objeto, será lançado às 18h30, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. | Com informações da CNTU | Continue lendo.

Memória

22/10/1964: Filósofo Jean-Paul Sartre ganha Nobel de Literatura

Em 22 de outubro de 1964, o filósofo Jean-Paul Sartre (foto) é galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura, porém manifesta sua recusa em recebê-lo. “Se eu tivesse aceitado o Nobel – e ainda que tivesse feito um discurso insolente em Estocolmo, o que teria sido absurdo – eu seria recuperado (para o sistema)”, explicou ele em entrevista ao semanário Le Nouvel Observateur no dia 19 de novembro de 1964. “Se tivesse sido membro de um partido, do partido comunista, por exemplo, a situação teria sido diferente. Indiretamente teria sido ao meu partido que o prêmio tinha sido outorgado. É a ele, em todo caso, que poderia servir. Porém, quando se trata de um homem isoladamente, ainda que tenha opiniões ‘extremistas’ se o recupera necessariamente, de certo modo, coroando-o. É uma maneira de dizer: ‘Finalmente, é um dos nossos’. Eu não podia aceitar isso”, acrescentou ele. | Por Max Altman, no Opera Mundi | Leia o texto completo.

Dicas

FILME – “O Capital” reforça tese de Brecht: “O que é roubar um banco comparado a fundar um?”

Se você está pensando em ir ao cinema assistir ao filme “O Capital”, do cineasta grego Costa-Gavras, prepare-se. Você pode sair de lá correndo atrás da primeira manifestação que passar, vestir-se de vermelho ou preto, empunhar sua bandeira e gritar: fim do capitalismo ou morte. É que depois de ver desfilar na tela o poder do capital, das instituições financeiras, a subalternidade do Estado e o massacre de 10 mil demissões, ainda tem-se que encarar o personagem principal, presidente de um banco de investimento, com profundo cinismo disparar: “Somos o Hobin Wood às avessas, continuaremos roubando dos pobres para dar aos ricos". Os acionistas aplaudem. Ao expectador restam poucas opções: tornar-se também cínico diante da humanidade, ir para as ruas com a juventude, ou assistir o filme “O corte” do mesmo diretor (2005) e quem sabe, talvez, cortar os pulsos. Não, não perca as esperanças. Duas mulheres no filme salvam a nossa alma. Elas dizem Não ao capital. Deviam concordar com Bertolt Brecht que questionava: "O que é roubar um banco comparado a fundar um?" Não perca. | Por Claudia Santiago, do NPC.

Dicas

LIVRO – Cid Benjamin lança “Gracias a la vida – Memórias de um militante”

O jornalista Cid Benjamin acaba de lançar o livro “Gracias a la vida – Memórias de um militante”. Dirigente do segundo Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), Cid recorda histórias vividas durante a resistência à ditadura civil-militar. A luta armada, da qual participou ativamente, a prisão e a clandestinidade dividem espaço com uma reflexão crítica sobre a política e sobre a esquerda. No prefácio, o jornalista Milton Temer aponta que a obra é mais do que autobiográfica: é “fundamental para o conhecimento do que se passou em nosso país e do que foi a vida no exílio de uma geração de brasileiros que não se dobrou ao assalto às instituições republicanas no golpe de 1964”. Mais de 500 pessoas passaram pela Livraria da Travessa, no Leblon, onde a obra foi lançada no último dia 22. Em breve o livro estará à venda na Livraria Antonio Gramsci, a livraria do NPC. Em julho, Cid participou da série de entrevistas Quintas Resistentes, na Livraria Antonio Gramsci para registrar a memória do período da ditadura-civil militar sob a ótica de quem viveu a resistência. Assista à entrevista!

Pérolas

Por Paulo Ghiraldelli

Tudo que os governantes sabem fazer é fornecer doses homeopáticas de AI-5 associadas às mentiras cabeludas de sempre. É falta total de criatividade, bom senso e honestidade. Um Estado violento não gera paz, gera violência. Quanto mais ele revela a sua face “pega Amarildo”, mais os “black blocs” ganham legitimidade. – Folha de S.Paulo – 11/10/2013

Pérolas

SOBRE AS RAÍZES DA TORTURA no Brasil

No momento em que o primeiro português aportou em praias brasileiras, ele torturou o índio. De 1500 pra cá, tudo é feito na base da tortura. Na escravidão, os negros eram torturados até a morte. Nos anos 1960, a ditadura civil-militar fez a mesma coisa. Enquanto não desmilitarizar a polícia, vamos continuar vendo essas barbáries: PMs jogando bombas em professores, os heróis que se predispõem a educar. - Margarida Pressburguer, integrante do Comitê de Combate à Tortura da Organização das Nações Unidas - Brasil de Fato – 14/10/2013

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 255

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Sérgio Domingues (RJ), Catia Guimarães (RJ)

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link