Boletim do NPC

Portal do NPC ganha prêmio ARede pelo conteúdo de interesse público

O site do Núcleo Piratininga de Comunicação foi um dos vencedores do Prêmio A Rede 2013 na categoria “Conteúdo de interesse público”, modalidade terceiro setor. O prêmio foi entregue à coordenadora do NPC e editora do site, Claudia Santiago, no dia 28, em São Paulo. Oferecido pela revista ARede, este prêmio pretende dar visibilidade a iniciativas de inclusão social que utilizam as tecnologias de informação e de comunicação. O fato de o NPC ter modificado seu site, passando agora para a plataforma Wordpress foi um ponto importante na escolha, já que o prêmio valoriza a utilização de software livre.“Há algum tempo sentíamos que o formato do site estava desatualizado. Com a mudança pudemos ampliar a divulgação das lutas dos trabalhadores e do debate sobre a democratização da comunicação, dois dos principais eixos de atuação do NPC”, afirma a coordenadora do NPC, Claudia Santiago.

de 31 de outubro a 7 de novembro de 2013

Notícias do NPC

“A mídia da burguesia, a nossa e a formação das ideias” é tema de mesa do curso anual

Um tema que sempre está presente nos debates que ocorrem durante os cursos do NPC vai ter uma mesa específica este ano. “A mídia da burguesia, a nossa e a formação das ideias” acontece no primeiro dia do curso, 20 de novembro, a partir das 18 horas. Participam desta discussão Beatriz Bissio (jornalista, cientista política e fundadora da Cadernos de Terceiro Mundo), Gilberto Maringoni (jornalista, historiador e cartunista) e Breno Altman (jornalista e editor do portal Opera Mundi). O curso será realizado no Rio de Janeiro de 20 a 24 de novembro, e tem como tema central “Mídia e poder no Brasil e no mundo hoje”. Sugerimos que os interessados em se inscrever façam logo suas inscrições, principalmente aqueles que vêm de outras cidades e precisarão de hospedagem no Rio. Temos um número limitado de vagas nos hotéis. Confira a programação completa e saiba como se inscrever no site do curso.

Notícias do NPC

TV NPC apareceu na TV Brasil

O programa Ver TV, apresentado pelo jornalista Laurindo Leal, teve uma edição especial sobre as TVs dos movimentos sociais. Os convidados foram Valter Sanches, presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, que administra a TV dos Trabalhadores (TVT); o fundador da extinta Associação Brasileira de Vídeo Popular, Luiz Fernando Santoro; e o diretor e dramaturgo de teatro e vídeo da Companhia Estudo de Cena, Diogo Noventa, que participou do Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo. Além do debate, houve apresentação de outras experiências em televisão, dentre elas a da web TV NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação. Também foram apresentadas a Rede Mocoronga de Santarém (PA); a da TV Petroleira, do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro; e a da TV Maxambomba, uma das principais referências de TV de rua, que funcionou entre 1986 e 2002.

Notícias do NPC

Vito Giannotti dá curso de oratória para mulheres em Brasília

O coordenador do NPC, Vito Giannotti, vai ministrar um curso de oratória para o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da CUT de Brasília. O curso “A arte de falar em público” acontece nos dias 7 e 8 de novembro na capital federal.

Artigos

ESPECIAL CAMPO DE LIBRA: O petróleo não é nosso!

No governo Dilma o leilão do pré-sal não é privatização, mas, sim, partilha. A transferência para a iniciativa privada da gestão das estradas, aeroportos e portos não é privatização, mas, sim, concessão. As várias modalidades de transferência e uso da propriedade estatal se transformaram na realidade em uma batalha semântica. O governo insiste na sua versão de que nada disso é privatização e, evidentemente, tem motivos de sobra para isso. Não quer de forma nenhuma dar o braço a torcer na recaída ideológico que se submeteu dando, assim, argumentos aos tucanos de que se renderam finalmente as suas teses, pois, afinal, suas duas ultimas vitorias eleitorais foram obtidas no ringue da estatização versus privatização. Em plena campanha eleitoral em 2010, a candidata Dilma disse com todas as letras: “É um crime privatizar o pré-sal”. | Por Fernando Safatle | Continue lendo.

Artigos

ESPECIAL CAMPO DE LIBRA – Singer sobre pré-sal: Dilma vai pagar por reviravolta

Na avaliação do cientista político, a presidente abriu a exploração do pré-sal a empresas estrangeiras mesmo tendo dito, em sua campanha, que seria "um crime" privatizar a área. Segundo André Singer, ela descumpriu sua promessa de campanha possivelmente para mostrar bom comportamento em uma fase de profunda desconfiança da burguesia. E qual o prejuízo? “Com isso, a União vai deixar de ganhar R$ 176 bilhões, além da perda de soberania”, completa. Em 2014, ela pode vencer, mas sua biografia "vai pagar pela reviravolta", diz André Singer. Leia o artigo publicado na Folha de S.Paulo.

Entrevista

Canal da Cidadania é oportunidade para movimentos sociais produzirem conteúdo pra TV

No dia 29 de outubro, ocorreu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma audiência pública sobre o Canal da Cidadania, previsto pela portaria 489/12 do Ministério das Comunicações. A convocação da audiência foi feita pela Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Reimont (PT/RJ). O objetivo foi ampliar o debate sobre esse assunto pouco conhecido por muitos brasileiros e que pode ser “uma revolução da comunicação televisiva”, segundo Reimont. Outro objetivo é sensibilizar a Prefeitura para solicitar o canal até junho de 2014, quando se esgota o prazo. O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos do Sistema Brasileiro de TV Digital. Ele terá quatro faixas de programação: uma para o poder público estadual, outra para o poder público municipal, e duas destinadas à sociedade civil. Essa novidade pode incentivar a participação popular e fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local. É a oportunidade de movimentos sociais e sindicais se apropriarem desse veículo de informação estratégico e entrarem pra valer na disputa de ideias com os outros meios empresariais. “Este programa vai ao encontro do anseio de parte da sociedade, que é a democratização da comunicação. Não podemos mais conviver com o fato de que a comunicação está concentrada nas mãos de seis famílias brasileiras”, explica Reimont em entrevista ao Boletim NPC.

Entrevistas

Ley de Medios (Argentina) por Gustavo Gindre

No vídeo, o jornalista Gustavo Gindre comenta a liberação da 'Ley de Medios' pela Suprema Corte da Argentina. Ele lembra que a legislação teve amplo apoio da sociedade através de manifestações, debates e participação popular. "Uma lei que surge de baixo para cima", resume Gindre. Em sua opinião, o governo brasileiro deve seguir o caminho do país vizinho já que há um Projeto de Lei da Mídia Democrática feita por movimentos sociais. O jornalista afirma que o STF poderia se espelhar na decisão da Suprema Corte da Argentina ao julgar questões da Comunicação. O Judiciário argentino entendeu que a nova regulamentação das comunicações visa, na verdade, dar maior acesso a informações.

A Comunicação que queremos

Rádio Levante cria podcasts de debates sobre os protestos

Durante as recentes manifestações que sacodem o Brasil desde junho deste ano, surgiu uma rádio comunitária que conta com a participação de ativistas do movimento Levante Popular da Juventude. A "Rádio Levante" produz programas em formato podcast sobre as reivindicações dos protestos: transporte público, leilão do petróleo, greve dos professores, desmilitarização da polícia, entre outros assuntos.

Radiografia da Comunicação Sindical

Revista do CREA-RS destaca Luiz Carlos Prestes como Engenheiro da Esperança

A revista do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (Crea-RS) traz temas de interesse aos engenheiros do sul do país. Em sua edição, de outubro/novembro de 2013, a publicação destacou a importância de Luiz Carlos Prestes para a memória da engenharia no país. O militante comunista gaúcho se formou em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro. Na revista, são dedicadas seis páginas para lembrar a carreira e o percurso deste que é um dos principais personagens da história de lutas do Brasil. Leia a revista completa!

De Olho Na Mídia

Carta de uma jornalista indignada com a cobertura da morte do jovem Douglas pelo “Jornal Hoje”

Por Tatiana Lima, em 29/10/2013 Cara redação do Jornal Hoje, Como vocês têm coragem de fazer uma narrativa dessa para a pauta do adolescente Douglas que morreu com um tiro da PM? Vocês chamaram pessoas revoltadas com a morte de um pobre na periferia de "vândalos". A palavra está na moda na ordem do jornalismo contemporâneo, mas há de se fazer mínimas distinções. Não vou discutir as ações de violência que ocorrem desde junho em protestos e manifestações. Quero e vou tentar chamá-los para o escândalo da sua narrativa na pauta sobre o caso de Douglas Martins, que estudava, trabalha e tinha uma trajetória de vida. Os manifestantes saíram sim às ruas ontem e hoje. Saíram porque se sentiram mortos. SIM, ESTAMOS TODOS MORTOS HOJE. Qualquer pessoa que venha da periferia de qualquer lugar do Brasil, qualquer pessoa que conheça alguém na periferia nos recantos desse país, se sentiram mortos hoje. E por se sentirem mortos-vivos, foram às ruas. Foram porque um policial parou um rapaz de 17 anos em frente a um bar, e com o irmão de 12 ou 13 anos (cada matéria tem uma informação) ao lado, o mataram a sangue frio. A SANGUE-FRIO, CAROS COLEGAS, E AO LADO DO IRMÃO DE 12 ANOS! Portanto, não espere que concorde com a trabalhosa e longa narrativa dos fatos. Sei que para TV o tempo foi enorme e que a correria deve ter sido imensa. Mas não use isso para se abster de suas responsabilidades mínimas na narrativa de um fato para uma população inteira. Se foi a nossa famosa e malfadada edição, ainda assim, tem a voz da repórter cobrindo o off das imagens e texto dela ou editado pela redação. Além disso, a repórter que foi na rua é que decidiu entrevistar aquele casal com os filhos pequenos presos no trânsito e a redação aceitou essa sonora e essas imagens. Porque pior do que chamar de vândalo um povo que está na rua por ser um morto-vivo - e sim tacaram pedras, colocaram fogo nas ruas -, afinal, se a polícia fez isso com alguém que estava andando na rua, o que é capaz de fazer com alguém que está nela para protestar justamente contra um colega deles da polícia? Enfim, pior do que isso é COMPARAR O SOFRIMENTO, A DOR, A SENSAÇÃO, O ESTADO PSÍQUICO-SOCIAL DE NÓS MORTOS-VIVOS COM A NARRATIVA DE QUE "pessoas ficaram presas no trânsito. Esse casal com os filhos de quatro e cinco anos ficaram CANSADOS" (dando ênfase a idade das crianças e ao cansaço delas), seguido de um sonora das crianças dizendo: "eu to cansado, quero mamar". Essa comparação, essa narrativa, essa forma de contar essa história é de uma perversidade absurda. Se você achou que ia me amolecer e fazer-me ficar do lado do governo, do lado dos cidadãos considerados de "bem", do lado da sua matéria, Jornal Hoje, aceitando ela como um pedaço do cotidiano social da cidade de São Paulo, sinto informá-lo que meu prato está cheio porque tive a infeliz ideia de almoçar vendo Jornal Hoje. Há um detalhe pequeno nessa sua escolha narrativa que não é um mero detalhe qualquer: bebê (praticamente, afinal, tem quatro anos) é loiro, de olhos azuis, pele branca e fala de dentro de um carro de classe média que está cansado sim e quer mamar. Douglas Martins, de 17 anos, tem a pele bem amorenada, olhos e cabelos pretos, estava a pé, e NÃO FALA MAIS PORQUE FOI MORTO, ASSASSINADO. Tem apenas sua foto para estampar e servir de pseudo-voz para os telejornais e matérias. Tem apenas sua foto para estampar o porquê de PRETOS, POBRES E PERIFÉRICOS serem mortos nesse país pela polícia militar, braço de um Estado repressor e criado somente para essa função: reprimir. Se aquele policial atirou acidentalmente, como é a narrativa oficial, ou se fuzilou Douglas, nunca saberemos. Mas o que sempre sabemos é que o fato narrado por você naquela colagem de imagens não é a verdade da periferia e desse protesto. (Falo em nós porque eu tenho a esperança que mais alguém se indigne com essa forma de contar os fatos). E sabe por que só temos essa certeza? PORQUE A VOZ DO DOUGLAS FOI CALADA. Na verdade, sejamos sinceros, ela nunca existiu até então para sociedade que a matéria veiculada hoje quer alcançar. É por isso que bebês cansados que querem mamar valem mais indignação que a morte a sangue-frio de Douglas, ainda que diante de outra criança, um pouco mais crescidinha, mas criança, com 12 anos. Att, Tatiana Lima

De Olho Na Mídia

Grande imprensa vandaliza a notícia

O vandalismo não sai das páginas dos grandes jornais. Mas não se trata das justas reações populares à violência policial. O vandalismo em questão tem como vítima fatal as notícias sobre as atuais manifestações populares. Há muitas décadas, sabemos que não existe uma única e absoluta verdade em jornalismo. Não há fatos imunes a interpretações interessadas. Até os chefões da grande imprensa são incapazes de negar isso. Mas não abrem mão de apresentar apenas a sua versão dos fatos. Vejamos alguns exemplos desse jornalismo poderoso, mas rasteiro. “‘Quem roubou não era amigo do Douglas, era bandido’, diz pai de jovem morto por PM”. Este é o título de entrevista feita por Felipe Souza com José Rodrigues, pai de Douglas Rodrigues, jovem morto pela PM na periferia de São Paulo. Foi publicada pela Folha de S. Paulo, em 30/10/2013. | Por Sérgio Domingues | Leia o artigo completo.

Proposta de Pauta

Pesquisa mostra que ser negro no Brasil é pertencer a um grupo de risco

Ser negro, no Brasil, é ser duplamente discriminado. Pela condição social e pela cor. Esta é a conclusão apresentada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Segundo dados apresentados no 4º boletim da entidade, ser negro pode diminuir a expectativa de vida em até 114% se comparada ao de indivíduos da cor branca. Além disso, pertencer à raça negra/parda aumenta em 8 pontos percentuais a probabilidade de o indivíduo ser vítima de homicídios. A pesquisa também aponta que negros são maiores vítimas de agressão por parte de policiais do que brancos. A Pesquisa Nacional de Vitimização, de 2010, mostra que 6,5% dos negros que sofreram uma agressão no ano anterior tiveram como agressores policiais ou seguranças privados, contra 3,7% dos brancos. Esse dado comprova outro dado mostrado na pesquisa do Ipea, o da desconfiança na polícia. Cerca de 60,30% dos negros não buscam ajuda policial por não acreditar na corporação, esse número é quase a metade quando se fala na raça branca, apenas 39,70%. Os números praticamente se repetem quando o fator é o medo de represálias: 60,70% dos negros e 39,30% dos brancos. | Fonte: Adital.

Democratização da Comunicação

Defensores do Marco Civil da Internet temem acordo entre Globo e teles

O blog do jornalista Renato Rovai apurou que o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, está se empenhando pessoalmente para que seja fechado um acordo em torno no Marco Civil da Internet entre as teles e a radiodifusão. Ou seja, entre a Vivo, a TIM, a Claro e a Globo. Pelo acordo a Globo negociaria parcialmente a neutralidade na rede, em troca ficaria com o artigo que garante que os direitos autorais no Brasil se sobrepõem aos direitos humanos. Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Financiamento de mídia independente é debatido na Câmara

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) apresentou no dia 30/10, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, um relatório com propostas para o financiamento de mídia independente. O documento foi formulado por uma subcomissão, da qual a parlamentar foi a relatora, e que desde dezembro de 2011 segue discutindo o tema. A subcomissão, que realizou audiências públicas em Recife (PE) e Brasília (DF), considerou como eixos fundamentais do debate a venda de espaço publicitário das mídias independentes e a criação de fundos de incentivo. O relatório conclui apresentando nove proposições, dentre sugestões de projetos de lei, recomendações a órgãos do poder executivo e a criação de uma “Lei Rouanet da mídia independente”| Por Bruno Marinoni| Continue lendo.

De Olho Na Vida

Jornalista processado é ouvido na Comissão de Direitos Humanos da OEA

Na última terça-feira, dia 29/10, o jornalista sergipano José Cristian Góes foi ouvido numa audiência pública na sede da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA, em Washington. Ele recebeu o convite para falar sobre os processos judiciais que o desembargador Edson Ulisses, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, e o Ministério Público Estadual movem contra ele. Os processos, criminal e cível, são por conta de uma crônica ficcional publicada em seu blog na Infonet. O texto sequer cita nome de pessoas, cargos, locais e tempo. O jornalista já foi condenado a sete meses e 16 dias de prisão. Na parte cível, ainda não ocorreu julgamento. Na semana passada, o juiz Hélio Neto, relator da ação criminal, provou que o processo foi ilegal e irregular. Ele chegou a pedir a absolvição imediata de Cristian Góes, evitando vexames públicos ao judiciário estadual. Apesar disso, outros dois juízes, Maria Angélica e José Anselmo, mantiveram a condenação ao jornalista. Segundo Cristian Góes, membros do Governo Brasileiro que estavam na audiência se comprometeram em lutar junto ao Congresso Nacional para alterar as leis que criminalizam os crimes de opinião e de desacato e que ferem vários pactos internacionais de direitos humanos. | Com informações do Article 19

De olho no mundo

Vitória da liberdade de expressão na Argentina

Foi assim que a presidenta da organização “Justicia Legítima”, María Laura Garrigós de Rébori, definiu a decisão da Suprema Corte da Argentina, em 29 de outubro último, pela constitucionalidade da Lei de Serviços de Comunicação Audivisual (Ley de Medios), elaborada depois de várias discussões e audiências com a sociedade. Para ela, conforme notícia publicada no jornal Página 12 daquele país, se tratou de uma confirmação da liberdade de expressão que terá um significado histórico. Porém, ressalta a juíza, uma decisão que chegou quatro anos atrasada. Isso porque a lei – aprovada pelo Congresso argentino e sancionada pelo governo de Cristina Kirchner, em 2009 – foi contestada judicialmente pelo grupo Clarín. | Por Rosângela Ribeiro Gil | Continue lendo.

NPC Informa

Manaus recebe oficina em jornalismo ambiental

Nos dias 8 e 9 de novembro será oferecida, em Manaus (AM), a oficina em jornalismo ambiental com o tema “entendendo e comunicando a sustentabilidade a partir da sua área de atuação”. O principal objetivo é oferecer a jovens jornalistas e comunicadores um panorama crítico sobre a questão da sustentabilidade, e debater a agenda da cobertura sobre meio ambiente hoje. Por meio do exercício de técnicas jornalísticas de pesquisa e construção de narrativas, espera-se ampliar a eficácia do trabalho dos participantes. A oficina pode contribuir também para estimular a criação de uma rede de jovens comunicadores ambientais brasileiros. Os responsáveis pela oficina são Lívia Duarte, jornalista da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase); Julianna Malerba, coordenadora do Núcleo Justiça Ambiental e Direitos da Fase; e Marcel Gomes, jornalista do Repórter Brasil. Inscrições e informações pelo e-mail eventos1@fes.org.br

Memória

Homenagem ao jornalista e lutador Maurício Azêdo, presidente da ABI

PCB e chegou a ser preso e torturado pela ditadura civil-militar brasileira. Em seu último texto, conclamava militantes de movimentos diversos a participarem de uma reunião ampla para programar jornadas revolucionárias no continente. “Somos os que estiveram presos no Estado Nacional do Chile e assistiram impotentes ao assassinato e ao corte das mãos do poeta popular Víctor Jara. Somos os que enfrentamos a dura ditadura militar do Brasil que matou milhares de brasileiros. Fomos companheiros de luta de Carlos Marighella, assim como estivemos no Uruguai e na Argentina organizando lutas ao lado dos tupamaros e montaneros. Estamos prontos a retomar o papel que nos cabe na luta em defesa do povo de nossos países”, escreveu. Leia a carta completa em nossa página.

Dicas

Curta O Emprego

Esse curta-metragem de sete minutos é muito interessante para pensar o mundo do trabalho de hoje. Realizado pelo argentino Santiago Grasso, do estúdio Opusbou, o filme mostra a rotina de trabalho em uma sociedade onde as pessoas são vistas como objetos e reproduzem essa imagem em seus empregos cotidianos. O filme nos faz questionar onde estariam, no mundo de hoje, valores como a solidariedade e a coletividade. Assista!

Dicas

Filme Serra Pelada

Está em cartaz, em vários cinemas no Brasil, o filme Serra Pelada. O longa trata, por meio de uma ficção, da maior corrida do ouro do século 20. Brasil, início da década de 1980, 115 mil homens garimparam 100 toneladas de ouro no coração da floresta amazônica. Hoje, Serra Pelada se transformou num lago de 150 metros de profundidade, cercado por miséria, disputas e lendas. O filme de Heitor Dhalia aborda a relação entre dois amigos e os limites a que o ser humano chega por ganância e cobiça. É uma referência a um importante capítulo da história do nosso país.

Pérolas

Por Douglas Martins

Por que o senhor atirou em mim? Pergunta feita pelo jovem paulistano de 17 anos assassinado por policial militar na Zona Norte de São Paulo na segunda-feira, 28/11.

Pérolas

Por Francisco Carlos Teixeira

“O jornalismo se esqueceu de narrar a violência cotidiana dentro de trens, ônibus, repartições públicas, hospitais e escolas contra a população trabalhadora do país” Declaração do professor Francisco Carlos Teixeira, da UFRJ, sobre a Globo News.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 256

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Sérgio Domingues (RJ), Catia Guimarães (RJ)

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link