Boletim do NPC

02 de dezembro de 2013

Notícias do NPC

19º Curso Anual promove debates sobre mídia e poder no Brasil e no mundo hoje

De 20 a 24 de novembro, foi realizada a 19ª edição do Curso Anual do NPC. Foram cinco dias de intensos debates sobre a comunicação hegemônica e a dostrabalhadores, resistência das classes populares, a importância da regulação dos meios de comunicação, o discurso do medo como controle social, a internet e as mobilizações da juventude, experiências de comunicação sindical, grandes reportagens e outros temas. Ao final, foi exibido o documentário "1964: um golpe contra o Brasil". Dirigido por Alípio Freire, o filme foi feito para ser exibido no próximo ano, quando se completam 50 anos do golpe. Confira, abaixo, como foi o curso. A cobertura completa está disponível em http://nucleopiratininga.org.br/curso2013/

Notícias do NPC

19º Curso Anual tem início no Dia da Consciência Negra e debate resistência das classes populares

[Por Sheila Jacob] 20 de novembro de 2013, Dia da Consciência Negra. Foi nesta data que teve início o 19º Curso Anual do NPC. Marina Iris, Lucio Sanfilipo e Maurício Massunaga fizeram um belo show de abertura, embalando os presentes com músicas como “Sorriso Negro”. Depois, o ator Carlos Maia declamou o poema Monangambé, do escritor angolano António Jacinto, sobre a exploração dos negros contratados no período colonial. “Naquela roça grande/ não tem chuva/ é o suor do meu rosto/ que rega as plantações;/ Naquela roça grande/ tem café maduro/ e aquele vermelho-cereja/ são gotas do meu sangue/feitas seiva”, dizem os versos iniciais. Logo após, teve início a primeira mesa do curso, com o tema “A comunicação e a resistência das classes populares no século XXI”. Dela participaram o jornalista Beto Almeida e o historiador e ativista negro Joel Rufino dos Santos. Ambos destacaram como exemplo a experiência recente do Equador e de outros países da América Latina, que têm mostrado a resistência popular em diversos setores, principalmente no campo da comunicação. Leia mais.

De Olho Na Mídia

Jornalistas resgatam experiência da Cadernos do Terceiro Mundo e apontam necessidade de democratizar a comunicação

[Por Marina Schneider] A lembrança do papel informativo e de formação política da  revista Cadernos do Terceiro Mundo emocionou muitos participantes do 19o Comunicação do NPC na noite do dia 20. A jornalista Beatriz Bissio, uma das fundadoras, diretoras e editoras da revista, fez uma apresentação com base na experiência da publicação. Bissio participou da mesa “A mídia da burguesia, a nossa e a formação das ideias” ao lado do também jornalista Gilberto Maringoni. Em sua exposição, ele fez uma análise sobre a mídia da burguesia e discutiu o atual estágio da luta pela democratização da comunicação.  Ele apontou que a mídia burguesa tem grande capacidade de produzir sua comunicação, tanto porque tem recursos financeiros para isso, como também por ser detentora da imensa maioria dos veículos. Leia mais.

NPC Informa

Comunicação, educação, cultura e ideologia são tema do debate do segundo dia do 19º curso anual do NPC

[Por Gabriela Gomes e Keila Machado] A primeira mesa de quinta-feira contou com os seguintes participantes: o professor de geografia, Andrelino Campos; o filósofo e educador Gaudêncio Frigotto; e o escritor e coordenador do NPC, Vito Giannotti. Frigotto abordou todos os conceitos propostos pela mesa, destacando o papel da ideologia na defesa do agronegócio hoje e mostrou como a educação está atrelada ao pensamento dominante. Andrelino Campos,autor do livro Do quilombo à favela, abordou a produção dos espaços criminalizados que vem desde o tempo colonial; e, por fim, Vito Giannotti destacou o papel fundamental da comunicação dos trabalhadores para disputar ideias e construir outra sociedade.

Democratização da Comunicação

Brasil precisa regular setor de comunicações para garantir avanços na democracia

[Por Marina Schneider] Uma legislação que promova diversidade de vozes e a existência de um órgão regulador são fundamentais para garantir liberdade de expressão, direito à comunicação e avanços na democracia. Estes foram alguns dos caminhos apontados pelos palestrantes no debate sobre regulamentação das comunicações que aconteceu no dia 21 de novembro, durante o 19o  Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio de Janeiro. A participação da sociedade civil na defesa da democratização da comunicação também foi assinalada como determinante para que haja pluralidade no setor no Brasil. Participaram da mesa o professor da USP, Laurindo Leal Filho, a jornalista do Intervozes, Bia Barbosa, a jornalista Claudia de Abreu, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e membro da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio (Fale-Rio) e o jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges. Leia mais.

De Olho Na Vida

19º Curso do NPC debate discurso do medo como controle social

[Por Sheila Jacob] A música “Alvará”, de MC Bobô, traz a voz de um preso que em um mês estará em liberdade e pergunta como está a “vida lá fora”. A letra fica ainda mais emocionante na voz fina e firme de Paulo Israel, o MC Papá do Bonde da Cultura. Foi com essa bela apresentação que teve início a última mesa do segundo dia do Curso Anual do NPC, sobre o “discurso do medo na mídia como controle social”. O delegado Orlando Zaccone, a professora Daniele Brasiliense (UFF) e a psicóloga Cecília Coimbra, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, abordaram como os meios de comunicação determinam quem são os criminosos e como é perigosa a naturalização do medo e das classes perigosas. Leia mais.

Proposta de Pauta

Palestrantes do 19º Curso Anual do NPC afirmam que a rua está em disputa

[Por Tatiana Lima] “A rua está em disputa”. Essa é a análise unânime dos palestrantes da mesa “Juventude, internet e mobilizações”, realizada na manhã do dia 22 de novembro, no 19º Curso Anual do NPC.  Participaram o cartunista Carlos Latuff, o jornalista Renato Rovai da Revista Fórum, o midialivrista Rafael Vilela do coletivo Mídia Ninja, e o professor anarquista Bruno Lima, da Unasul. Coordenada pelo jornalista Arthur Willian do NPC, a mesa teve a proposta de refletir sobre os protestos iniciados no Brasil desde junho. Manifestações que seguem a cartilha de mobilizações realizadas durante a Primavera Árabe: utilizaram essencialmente as redes sociais como ferramentas de convocação da população às ruas. “Essa mesa de debate tem uma importância fundamental nesse momento em que o Brasil vive um momento de ascensão social. Porque hoje em dia estamos lidando com comunicação o tempo todo seja no computador, tablet, TV via satélite, telefones etc. As redes sociais estão junto com todos em todo lugar”, destacou na abertura Arthur William. Leia mais.

A Comunicação que queremos

Comunicação e cultura popular em debate no 19º Curso Anual

[Por Gabriela Gomes] A sexta-feira, 22/11, foi um dos dias mais marcantes e emocionantes do 19º curso anual do NPC. A segunda mesa, sobre “Comunicação e cultura popular”, contou com a participação da líder comunitária e comunicadora popular, Adenilde Petrina; do Repper Fiell, do morro Santa Marta; e do presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), Mano Teko. Os três apresentaram suas experiências no campo da comunicação popular, com as rádios comunitárias, o funk e o hip-hop. A cultura foi abordada como um poderoso instrumento de disputa de hegemonia. Leia mais.

De olho no mundo

Jornalistas avaliam a mídia de diferentes regiões do Brasil durante 19º Curso Anual

[Por Sheila Jacob] Os meios de comunicação estão concentrados nas mãos da elite e é fundamental a construção de veículos contra-hegemônicos em todo o Brasil. Essas foram algumas questões apontadas por jornalistas de diferentes regiões do país no terceiro dia de Curso do NPC. José Rebouças, do Rio Grande do Norte, Alexandre Haubrich, do Rio Grande do Sul, e Nilton Viana, de São Paulo, apresentaram problemas semelhantes e desafios comuns no campo da comunicação. Leia mais.

NPC Informa

Autor de “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo” emociona participantes do curso

[Por Marina Schneider] A noite de 22 de novembro vai ficar na memória daqueles que participaram do 19o Após uma bela abertura com a música “Os Comunistas”, homenagem de Caetano Veloso a Marighella, cantada ao vivo por Tomaz Miranda com o acompanhamento de Maurício Massunaga, no violão, a plateia acompanhou atentamente a fala do jornalista Mário Magalhães, autor da biografia “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”. Convidado para falar sobre o tema “Grandes Reportagens”, o jornalista contou detalhes da vida do revolucionário comunista com a propriedade de quem dedicou quase uma década à pesquisa e produção do livro. “Ao pesquisar um personagem para biografar, não achei vida mais fascinante que a de Carlos Marighella. Busquei uma linguagem que desse conta disso”, afirmou o autor. Leia o texto completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Jornalistas apresentam experiências da comunicação dos trabalhadores

[Por Rosilene Ricardo] Experiências de comunicação dos trabalhadores no Brasil hoje”. Esse foi o tema que fechou o último dia de debates do 19º Curso Anual do NPC. A mesa teve o objetivo de apresentar as iniciativas adotadas por sindicatos e entidades para melhorar a comunicação na luta dos trabalhadores. As experiências apresentadas foram do ANDES-SN, SINTEST-RN, TV dos Trabalhadores (TVT) e Rede Brasil Atual. A mesa foi coordenada por Claudia Costa, jornalista da Conlutas. Ela apresentou um panorama das lutas enfrentadas desde a década de 70, quando houve um movimentos de jornalistas para estreitar o diálogo com os trabalhadores. Nos dias atuais, a internet entra em jogo com seus blogs, sites eredes sociais, ferramentas para que essa comunicação se torne mais eficaz. Ela lançou as seguintes questões: Será possível conseguir uma boa comunicação com tudo isso? Como vamos trabalhar com essas novas mídias? E o conjunto de ferramentas que temos, será que usamos bem? Será que conseguimos adequar a linguagem de acordo com a nossa categoria? A linguagem que usamos nas redes sociais é a mesma do impresso? Como utilizar , efetivamente, as novas mídias? Em que condições está o nosso trabalho da imprensa? Leia mais.

Memória

19º Curso Anual do NPC é encerrado neste domingo com filme e debate sobre ditadura

[Por Sheila Jacob] 19º Curso Anual de Comunicação do NPC terminou no domingo, 24/11, com a exibição do filme “1964 – um golpe contra o Brasil”. Participaram do debate Alípio Freire, jornalista, ex-preso político e diretor do documentário, e Mauro Iasi, professor da UFRJ. O filme aborda os preparativos para o golpe de 1964, que se arrastavam há anos. Mostra como o governo de João Goulart atacou os interesses da classe dominante ao propor reformas de base, tão importantes para o Brasil de hoje. Também mostra como o perigo do comunismo aterrorizava os EUA, com medo não de uma nova Cuba, mas de uma nova China no continente latino-americano. O documentário é feito de imagens da época e entrevistas com pesquisadores e com quem participou ativamente da resistência nesse período. “O objetivo do filme é passar em escolas e diversas entidades no próximo ano, quando se completam 50 anos do golpe. Queremos que os mais jovens conheçam essa história”, explicou o diretor Alípio Freire, que distribuiu cem cópias do filme aos participantes.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 257

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Gabriela Gomes (RJ), Keila Machado (RJ), Rosilene Ricardo (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link