Boletim do NPC

20 de dezembro de 2013

Notícias do NPC

NPC não funcionará nos dias 24, 25, 31 e 1º

O Núcleo Piratininga de Comunicação e a Livraria Antonio Gramsci não funcionarão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Em todos os outros dias o funcionamento será normal. O NPC fica aberto das 9h às 19h e a livraria das 10h às 19h.

Notícias do NPC

Agendas NPC 2014 acabaram, mas as personalizadas ainda podem ser encomendadas

A Agenda NPC 2014 sobre Lutas e revoluções populares na América Latina já estão esgotadas. Já as agendas personalizadas ainda podem ser encomendadas. Para saber mais entre em contato conosco! E-mail npiratininga@piratininga.org.br | Tel: (21) 22205618.

Notícias do NPC

NPC lança aplicativo para iPhone e iPad

Depois de criar um aplicativo para celulares com sistema Android, o Núcleo Piratininga de Comunicação lança uma versão para iPhone e iPad. Já se seu aparelho for Samsung, Motorola, LG e Sony, usa o aplicativo para o sistema Android. Com o aplicativo do NPC, você fica por dentro das notícias de movimentos sociais e sindicatos, além de poder conferir transmissões ao vivo de debates, aulas e protestos.

Artigos

O jornalista Antonio Gramsci

Antonio Gramsci esteve ligado ao jornalismo em etapas importantes de sua infelizmente curta mas intensa e fecunda jornada. De 1910, quando publicou o primeiro texto em L’Unione Sarda, até ser preso pelo fascismo em 1926, ele escreveu nada menos do que 1.700 artigos. Equivalem a mais do que o dobro das páginas reunidas nos Cadernos do cárcere, redigidos entre 1929 e 1935. “Em dez anos de jornalismo, escrevi linhas suficientes para encher quinze ou vinte volumes de quatrocentas páginas”, ressaltou numa carta à cunhada Tatiana Schucht, escrita na Penitenciária de Túri em 7 de setembro de 1931.Foi a partir de 1915, em Turim, que Gramsci se dedicou ao jornalismo, após desistir do curso de Letras (embora tenha mantido o fascínio pelos estudos linguísticos e literários). Já adepto do marxismo, colaborou nos jornais Il Grido del Popolo e Avanti!, ligados ao Partido Socialista Italiano. Em 1917, dirigiu o único número da revista La Cittá Futura, que visava estimular debates sobre a atualidade nacional e o socialismo, e no qual divulgou textos de Gaetano Salvemini e Benedetto Croce, intelectuais cujas ideias, a seu ver, deveriam ser mais conhecidas e discutidas. | Por Dênis de Moraes | No Blog da Boitempo

Artigos

Declaração Universal dos Direitos Humanos faz 65 anos e a nossa TV segue a desprezá-la

“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”, afirmou Danilo Gentili na TV. A um telespectador, que contestou o caráter racista da frase pela rede social, respondeu de forma a deixar ainda mais claro o seu preconceito: “Quantas bananas você quer para deixar essa história pra lá?” O moço é reincidente. Sobre a polêmica da futura estação do metrô paulistano no bairro de Higienópolis, habitado por muitos judeus, disse: “Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz”. Desculpou-se depois, mas o estrago já estava feito. O que esse e tantos outros apresentadores na TV brasileira fazem é violar os direitos humanos, lembrados anualmente no dia 10 de dezembro – data da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que não é apenas comemorativa.

Entrevistas

“Um sindicato é um saco de batatas se não tiver uma comunicação adequada”

Nesta entrevista, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, fala sobre a importância e as dificuldades da comunicação sindical e popular. "A comunicação popular significa, pra nós, a comunicação dos trabalhadores. Hoje os trabalhadores têm pouquíssima possibilidade de expressar. Quem se comunica à sociedade é a classe dominante. Eles são os donos das rádios, das televisões, dos jornais, das revistas, das editoras, de tudo que serve pra comunicar. E os trabalhadores têm muito pouca possibilidade", afirma Vito. Confira a entrevista completa. | Por Bruna Andrade, do Jornalismo B.

A Comunicação que queremos

Campanha de doações pretende evitar fechamento da Adital

Geralmente divulgamos nesta seção alguma iniciativa de comunicação que acabamos de conhecer e que, de alguma maneira, contribua para a democratização da comunicação no país. Nesta edição resolvemos destacar o trabalho da Agência de Informação Frei Tito para América Latina, a Adital, já conhecida por muitos. Há 13 anos produzindo conteúdo de grande qualidade sobre os movimentos sociais, política e cultura da América Latina e do Caribe, a agência pode fechar as portas por falta de financiamento. O caso da Adital é mais um exemplo lamentável que demonstra como precisamos avançar nas políticas públicas de comunicação no Brasil, entre elas a distribuição das verbas de publicidade do governo federal. Estas poderiam - e deveriam - ser utilizadas para promover a diversidade e a pluralidade informativa e não somente para divulgar os programas e ações do governo em meios de maior circulação. Para continuar existindo, a Adital lançou uma campanha está recebendo doações pela internet com cartão de crédito via Paypal, via depósito ou transferência, assim como boleto bancário. Saiba como ajudar e veja quem está apoiando a agência!

Radiografia da Comunicação Sindical

Revista lançada pelo Andes-SN denuncia a precarização das Instituições Federais de Ensino do país

Dossiê Nacional 3 "Precarização do trabalho docente" denuncia realidade destas unidades, a partir do tema “Na defesa da educação pública e de qualidade”. Um retrato da situação das Instituições Federais de Ensino (IFE) do Brasil em 90 páginas, as quais abordam a precariedade à que está exposta a comunidade acadêmica de norte a sul do país. Lançada pelo ANDES-SN no início de dezembro, a segunda edição da Revista Dossiê Nacional 3 "Precarização do Trabalho – Na defesa da educação pública de qualidade" dá continuidade às denúncias feitas pelo Sindicato Nacional ainda no primeiro semestre deste ano, com o lançamento do primeiro volume.

De Olho Na Mídia

A vitória de Maduro não será noticiada

Sabemos que a imprensa capitalista nunca vai divulgar a realidade dos fatos que mostram uma consciência popular que não se enquadra dentro dos interesses do sistema econômico, político e militar dominante em boa parte do mundo. Por isso, não veremos noticiado que o presidente Nicolás Maduro conquistou importante vitória nas últimas eleições municipais ocorridas na Venezuela, no início de dezembro. Por isso, vale a leitura de artigo de Max Altman, publicado no site Patria Latina, que transcrevemos. | Por Rosângela Ribeiro Gil.

Proposta de Pauta

Racismo e ditadura: escolas mudam de nome no Brasil e nos EUA

Dois colégios do Brasil e outro dos Estados Unidos mudaram de nome para deixar de homenagear figuras ligadas à ditadura militar e ao racismo. Na Bahia, o Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici realizou uma votação para mudar o nome da instituição. A novo título é Carlos Marighella, líder da luta contra o Golpe de 1964. Já no Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Costa e Silva passou a se chamar Abdias do Nascimento. E na Flórida, uma escola pública de ensino médio desistiu do antigo nome. A Nathan Bedford Forrest High School deixa no passado a honraria a um célebre dirigente da Ku Klux Klan, movimento político, terrorista e racista que pregava a supremacia branca.

Democratização da Comunicação

Brasília dá exemplo para o Brasil de como democratizar a verba publicitária

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 51/2013, que destina, no mínimo, 10% da verba publicitária dos poderes públicos locais para veículos de imprensa comunitária e blogs de Brasília. Dos 18 parlamentares presentes, todos votaram pela aprovação do projeto, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula. A proposta ainda será votada em segundo turno para entrar em vigor. A Lei Orgânica do DF exige o intervalo de 10 dias entre um turno e outro, com isso a proposta das mídias comunitárias deve ser votada em segundo turno em fevereiro de 2014. Trata-se de uma grande conquista para a democratização das comunicações, na medida em que contribui para fortalecer a pluralidade informativa. I Por Renato Rovai, em sei blog.

De Olho Na Vida

Situação dos Guaranis-kayowás: precisamos ficar de olho!

Para se defenderem, índios estão dispostos a morrer. "O que eles reivindicam não é a propriedade, é o pertencimento. A terra não é posse, não se troca por dinheiro, não serve para especular. Serve para você saber quem você é.” A partir desse trecho, retirado da publicação O fio que dá sentido à vida,da psicanalista Maria Rita Kehl, o apelo dos Guaranis-kayowás pode ser ainda mais entendido pela sociedade brasileira. [...] Os índios estão sendo despejados em razão da valorização das terras, que possuem altas camadas de minério. Os latifundiários têm o poder de aprovar leis, bem como de passar por cima delas. Então, faz-se mais que necessário exigir que o Governo Federal demarque as terras dos índios Guarani-Kaiowás em caráter de urgência, antes que aconteçam genocídios e suicídios, fazendo com que a comunidade indígena brasileira perca de vez sua identidade. Por Adital. Leia mais.

De Olho Na Vida

Ocupação Amarildo de Souza nasce em Florianópolis

Cerca de 60 famílias ocuparam um terreno no norte da ilha de Florianópolis na madrugada da última segunda-feira (16/12), fundando a Ocupação Amarildo de Souza. Segundo as lideranças do movimento, a ocupação deste terreno é uma alternativa para as famílias sem-teto e para as comunidades carentes da Grande Florianópolis que estão em áreas de risco. “A área ocupada está zoneada pelo Plano Diretor como espaço apto para a construção de moradias e hoje é usada para especulação imobiliária”, argumentam. Segundo representantes da comunidade, a luta não é só por habitação. “Para nós, o objetivo da ocupação é ter terra, trabalho e teto. Não estamos lutando só por teto”.

De olho no mundo

Bachelet: educação pública gratuita e de qualidade

O dia 15 de dezembro último marca a volta à Presidência da República do Chile de Michelle Bachelet com mais de 62% dos votos contra menos de 38% da candidata de direita Evelyn Matthei, que foi ministra do Trabalho do atual governo de Sebastián Piñera. Em seu discurso após o resultado de sua vitória, Bachelet disse que o país voltava ao rumo certo, o das reformas. Ela pode ter dado uma dica de quais mudanças prioritárias o seu novo governo implantará ao agradecer o povo chileno pelo sucesso, “sobretudo aos mais jovens, que expressaram veementemente o seu desejo de criar um sistema de educação pública que seja ao mesmo tempo gratuito e de qualidade”. Bachelet regressará, em março de 2014, ao Palácio de La Moneda, onde já esteve entre 2006 e 2010.

De olho no mundo

Câmara dos Deputados aprova lei que democratiza a mídia no Uruguai

O Uruguai é o mais novo país latino-americano a enfrentar históricas oligarquias midiáticas e levar a cabo uma lei que democratiza os meios de comunicação. O Diário Oficial do Poder Legislativo do Uruguai publicou, nesta quinta-feira, a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Serviços de Comunicação Audiovisual, proposta por iniciativa do governo de José “Pepe” Mujica. Com 50 votos favoráveis dentre 85 parlamentares presentes à votação, na última terça-feira, a Câmara dos Deputados ratificou e encaminhou o projeto ao Senado, que deve discuti-lo no começo de 2014, de acordo com a bancada da Frente Ampla. Com 183 artigos, a ‘Lei de Meios’ uruguaia, que trata dos meios de comunicação eletrônicos, inclui cerca de 100 mudanças em relação à proposta inicial, enviada pelo Poder Executivo no começo do ano – sim, a elaboração e a votação do marco regulatório tem tudo para levar pouco mais de um ano no país vizinho, apenas. Leia mais.

NPC Informa

Jornalistas recebem Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na OAB/RS

A OAB/RS, juntamente com a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS), e a Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), entregou na noite desta terça-feira (10), o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Com o tema "30 anos em busca da verdade e justiça”, a premiação tem como objetivo valorizar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. A cerimônia sempre é realizada no dia 10 de dezembro, data da promulgação, pela Organização das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Leia mais.

NPC Informa

Primeira Turma de Jornalismo da Terra se forma na UFC

Uma turma de 44 filhos e filhas de assentados da Reforma Agrária acaba de se formar no curso de Jornalismo da Terra, graduação Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) para militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que fazem parte da Via Campesina. O objetivo do curso foi formar comunicadores populares que possam contribuir na comunicação de movimentos sociais. A turma recebeu o nome de Luiz Gama, escravo filho de Luísa Mahin que em 1860 se tornou jornalista. O curso começou no final de 2009 e de lá para cá a turma formulou um grito que ecoa em todas as atividades: “A mídia que aliena aumenta a repressão, estamos aqui por outra comunicação”. A colação de grau será no dia 20 de dezembro, às 18h, no Campus do Benfica da UFC, em Fortaleza. | Com informações do MAB

Memória

JK foi assassinado, conclui Comissão da Verdade de São Paulo

A Comissão da Verdade da cidade de São Paulo divulgou um documento com evidências que mudam a versão oficial sobre a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O dossiê reúne 90 indícios que contrariam a versão de que Juscelino teria morrido num acidente de carro. Em agosto de 1976, Juscelino Kubitschek teria morrido num acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Porém, de acordo com Gilberto Natalini, presidente da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, não há mais dúvidas de que o ex-presidente foi vítima de conspiração, complô e atentado político. Leia mais.

Dicas

Filme O Capital, de Costa Gavras, está disponível na internet

Quem não viu no cinema tem agora a chance de assistir ao filme mais recente do diretor grego Costa Gavras. Ele é conhecido por filmes que tratam das ditaduras e dos movimentos de resistência no continente latino-americano. Alguns exemplos são o Estado de Sítio, sobre os tupamaros no Uruguai, e Desaparecido: um grande mistério, sobre a ditadura de Pinochet no Chile. Também dirigiu O Corte, que apresenta um retrato ácido do desespero frente ao desemprego e a falta de oportunidades que reinam no sistema neoliberal. Em O Capital, ele dá continuidade à reflexão sobre o mundo contemporâneo: suas desigualdades, seus valores e o poder do dinheiro. “Vamos continuar roubando os pobres para dar aos ricos” é a frase-chave do filme. Veja aqui!

Pérolas

Por Evo Morales

“A melhor homenagem de Obama a Mandela seria não invadir os países do mundo”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 259

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Rosângela Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link