Boletim do NPC

Coordenadores do NPC dão cursos no Sintese-SE

Os trabalhadores da educação básica de Sergipe já vão iniciar o ano de 2014 investindo em formação. Nos dias 24 e 25 de janeiro o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese-SE), em Aracaju, vai receber os cursos de redação e oratória do NPC. As aulas de redação serão ministradas pela jornalista Claudia Santiago, coordenadora do Núcleo. Já o curso de oratória será dado por Vito Giannotti, também coordenador do NPC. Conheça todos os cursos que oferecemos a sindicatos e outras organizações.

3 de janeiro de 2013

Artigos

Somos todos cúmplices: a tragédia do presídio Pedrinhas mostra o respaldo popular às políticas penitenciárias mais ineficientes do mundo

A tragédia no presídio de Pedrinhas, no Maranhão, onde, desde 2013, 62 pessoas foram mortas de maneira brutal, é o resultado de uma operação friamente calculada e respaldada por uma opinião pública que, de maneira perversa, aposta num sistema prisional inaceitável, ilegal e ineficiente. [...] um País em que a maioria dos 548 mil presos são negros ou pardos, pobres e moradores da periferia, a classe média e a elite não se importam de ter seus semelhantes enjaulados, literalmente defecando uns sobre os outros. Muitos dos que dão de ombros para estas violações têm a ideia mágica de que pessoas presas passam sem volta para um universo distante. Deveriam saber que as prisões no Brasil são absolutamente ineficientes. Funcionam como uma porta giratória, com índice de reincidência superior a 60%. |Por Lucía Nader e Marcos Fuchs | Continue lendo

Entrevista

João Pedro Stédile: “Avanço do capital no campo impede a reforma agrária”

Em entrevista exclusiva concedida ao site e jornal da ABI, o coordenador geral do MST, João Pedro Stédile, revela como as multinacionais Monsanto, Cargill, Bungue, Adm e Dreyfuss agem sobre a agricultura brasileira, hoje sob o predomínio do agronegócio. Além de fazer uma análise crítica sobre o andamento da reforma agrária no governo de Dilma Rousseff, Stédile afirma que a expectativa dos movimentos sociais é de que em 2014 continuem as mobilizações de massa no Brasil, para que a verdadeira política seja debatida nas ruas. O coordenador anunciou também a realização em Brasília, de 10 a 14 de fevereiro, do congresso nacional do MST, um evento que culminará um longo processo de debates realizado nos últimos dois anos com as bases nacionais do movimento e que se espera a participação de 15 mil militantes. |Por Mario Augusto Jakobskind | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Jornal “A Nova Democracia” está em campanha para obter recursos

Desde sua criação, em 2002, o jornal “A Nova democracia” divulga as lutas populares e debate a conjuntura política no Brasil e no mundo com um olhar de classe. O impresso é quinzenal, está na 123ª edição e custa apenas R$ 2. Além do jornal em papel, o veículo possui um site onde os assinantes podem acessar uma versão em espanhol do jornal, matérias das últimas edições e o “blog da redação”. Neste são divulgadas outras matérias, datas de reuniões de movimentos sociais e lembranças de datas importantes. No canal da Nova Democracia no Youtube estão as coberturas em vídeo realizadas pela equipe que é incansável no acompanhamento de protestos e de remoções de comunidades pobres. O jornal se sustenta com as assinaturas, apoio financeiro de simpatizantes do projeto e também por meio dos Comitês de Apoio em cerca de 40 cidades compostos por estudantes e trabalhadores que divulgam o jornal voluntariamente por todo o país. No entanto, como a imensa maioria dos meios de comunicação contra-hegemônicos, o jornal enfrenta dificuldades para se manter. “Estamos pedindo apoio, pois estamos com computadores, carro, câmeras e outros equipamentos de trabalho danificados e, além disso, estamos sendo alvo de processos movidos contra o jornal por declarados inimigos do povo”, explica o jornalista Patrick Granja. Conheça o jornal e saiba como ajudar!

Radiografia da Comunicação Sindical

Portal de Memórias registra história do Senge-MG

Em 2012 o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais deu início ao Senge Memória, um projeto que resgata, organiza e disponibiliza para o público a história do sindicato, fundado em 1947. Fotos antigas digitalizadas, atas de assembleias e reuniões, listas com os nomes dos diretores e muitas publicações já estão disponíveis na internet no Portal Senge Memória. Entre outros documentos, é possível encontrar todos os jornais produzidos pelo sindicato a partir do ano de 1981 e acompanhar as discussões que a categoria fazia há mais de trinta anos. Há também uma linha do tempo com as principais campanhas e reivindicações feitas pelo sindicato. O portal ainda não está com todas as informações que o Senge-MG deseja disponibilizar, mas já é um exemplo muito interessante de registro da história da organização da categoria. “Vamos disponibilizar o material e abrir espaço para comentários e participação dos interessados, com o objetivo de que as pessoas que fizeram parte da história do Senge possam nos ajudar a identificar as fotos e a preencher as lacunas da história”, explica. Além de preservar a memória da instituição, o Senge Memória é uma iniciativa que permite que pesquisadores e interessados no tema possam conhecer parte da história das lutas dos trabalhadores do Brasil. Conheça o portal!

De Olho Na Mídia

Estupro de menina de 9 anos transmitido pela TV no Ceará

A TV Cidade, afiliada da TV Record em Fortaleza, exibiu um vídeo em que um pedreiro de aproximadamente 40 anos estupra a filha da dona da casa de apenas 9 anos. A reportagem de mais de 15 minutos identifica os pais e a casa dos familiares da vítima, além de usar poucos recursos para preservar a imagem da criança nas cenas do abuso sexual. Movimentos sociais estão organizando uma ação contra a emissora, que já é reincidente. Em 2005, o Ministério Público Federal no Ceará provocou o Ministério da Justiça a determinar uma nova classificação etária dos programas policiais da emissora, após ter recebido diversas denúncias. Apesar do processo instaurado, os programas continuaram sendo veiculados e a emissora segue utilizando uma concessão pública de televisão para violar direitos humanos.

Democratização da Comunicação

Fórum de Mídia Livre: Porto Alegre recebe seminário mundial no dia 25

Durante o Fórum Social Temático de 2014, será realizado um seminário do Fórum Mundial de Mídia Livre. A atividade vai acontecer no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 25 de janeiro, das 9h às 18h. O evento contará com tradução simultânea para inglês, francês e espanhol. O jornalista multimídia Arthur William, vai representar o NPC no encontro. Ativistas de todo o mundo participam do processo que prepara a quarta edição do Fórum Mundial de Mídia Livre. Este ano, além do Brasil, Tunísia, Marrocos e França receberão etapas regionais. Em Porto Alegre, o grupo iniciará a construção da Carta Mundial da Mídia Livre, construída colaborativamente. A previsão é que seja aprovada em 2015 e sirva como referência não só para a pauta da comunicação, mas em especial para os movimentos sociais se engajarem nessa luta, oferecendo também uma referência ao processo do Fórum Social Mundial. Outro objetivo é avançar na apropriação tecnológica pelos movimentos e coletivos que furam o cerco da grande mídia.

De Olho Na Vida

Salvador: Policiais proíbem exibição de documentário sobre morte de garoto por PMs

No último sábado, 3, policiais militares impediram a exibição do documentário Menino Joel (assista no final da matéria) no Nordeste de Amaralina, comunidade de Salvador, capital baiana. Segundo denúncia publicada no blog da AMNA (Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina), membros da associação foram coagidos por PM’s para que não exibissem o filme. Segundo a denúncia publicada no blog, policiais fortemente armados ameaçaram membros da associação e impediram a exibição do filme alegando que o mesmo incitava a população contra os policiais. O documentário, que seria exibido por meio do projeto Cine Maloca, trata da morte do garoto Joel da Conceição Castro, de 10 anos, durante uma operação policial na comunidade em 2010. O garoto foi atingido por uma bala perdida em casa enquanto se preparava para dormir. | Por Revista Fórum | Leia a matéria completa e assista o documentário.

De olho no mundo

Liberdade já para o companheiro Francisco Toloza!

O ano de 2014 começa com mais um golpe contra as garantias democráticas na Colômbia, mantendo a tendência de perseguição política por parte do governo daquele país à oposição. No dia 4 último, na cidade de Cúcuta, o professor universitário Francisco Javier Toloza foi mais uma vítima desse cenário, sendo detido injustamente pelas forças públicas. Ele é membro da Junta Patriótica Nacional e coordenador da comissão de relações internacionais do Movimento Político e Social Marcha Patriótica (M.P.). Segundo o site Marcha Política, somando-se a longa lista de ativistas sociais perseguidos e reprimidos pelo governo colombiano, presos, torturados e até mortos, só no ano passado 25 militantes da Marcha Patriótica foram assassinados. |Por Rosângela Ribeiro Gil.

NPC Informa

Fórum Social Temático será de 21 a 26 de janeiro em Porto Alegre

Acontece de 21 a 26 de janeiro, em Porto Alegre e na região metropolitana da capital gaúcha, mais uma edição do Fórum Social Temático. Este ano o encontro discute “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental". O objetivo é reunir entidades, movimentos sociais e pessoas que desejam debater, trocar experiências e fortalecer uma articulação contra o neoliberalismo e o imperialismo. Durante o FST acontecerá, no município de Canoas, o Fórum Mundial de Educação. Também faz parte da programação um seminário Fórum Mundial de Mídia Livre, no dia 25. As inscrições de pessoas físicas custam R$ 20 e podem ser feitas no site. Conheça os outros tipos de inscrição e confira a programação completa.

NPC Informa

Exposição reúne fotos feitas por Evandro Teixeira nos anos 1960, no Rio

A exposição “Tempos de chumbo, tempo de bossa: os anos 1960 pelas lentes de Evandro Teixeira” vai de 15 de janeiro a 27 de fevereiro no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Um dos ícones do fotojornalismo brasileiro, Teixeira registrou momentos históricos do Rio de Janeiro durante a ditadura civil-militar, mas também fotografou a vida que seguia na cidade. “Manifestações de rua, repressão e dor se contrapõem à descontração da música, da praia e da moda carioca”, aponta o informativo do CCJF. A curadoria é de Márcia Mello e a exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 19h

Memória

Depoimentos lembram a resistência dos trabalhadores à ditadura

No dia 14 de dezembro de 2013 foi realizada, no Memorial da Resistência em São Paulo, uma apresentação dos resultados do projeto Investigação Operária, sobre como funcionou a repressão aos trabalhadores das fábricas e nos bairros durante a ditadura civil-militar. Mostra também como foi a resistência e a cooperação de empresas com a repressão política. No blog do projeto, estão disponíveis alguns vídeos que foram exibidos durante o evento. São depoimentos emocionantes de quem sofreu e lutou por mudanças naquele período. Assista!

Memória

1º de janeiro: aniversário da Revolução Cubana, Haitiana e aparecimento dos Zapatistas

O primeiro dia do ano é uma data importante para lembrarmos diversos acontecimentos que marcaram a história de resistência do nosso continente. No dia 1º de janeiro de 1804, há 210 anos, foi proclamada a independência do Haiti após uma década de lutas, insurreições e corajosas rebeliões de escravos. Em 1/1/1959, a Revolução Cubana se torna vitoriosa, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista e espalhando seu exemplo mundo afora. Mais recentemente, no primeiro dia de 1994, veio a público o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), movimento mexicano em defesa da reforma agrária e dos direitos dos povos indígenas.

Dicas

“O que é cultura” e “O que é sociologia” estão disponíveis para download

Os livros “O que é cultura”, de José Luiz dos Santos, e “O que é sociologia”, de Carlos Benedito Martins, estão disponíveis para download. Eles fazem parte da Coleção Primeiros Passos, da editora Brasiliense. Estes dois livros podem ser baixados no site EcoD. Alguns outros títulos da coleção estão disponíveis no site do Projeto Democratização da Leitura (PDL), uma biblioteca virtual que reúne livros e documentários. Para ter acesso ao acervo do PDL é preciso fazer cadastro. Os downloads são gratuitos.

Dicas

Documentário sobre os impactos do uso de agrotóxicos no Mato Grosso

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão e milho. É também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. O documentário “Nuvens de Veneno” apresenta os impactos desse modelo de produção agrícola no Estado de Mato Grosso. Dirigido por Beto Novaes, o filme foca nos prejuízos causados pelo uso de agrotóxico ao meio ambiente e à saúde do trabalhador. Assista!

Pérolas

Por Jorge Amado

"A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a música, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza, como necessita de pão e de liberdade. As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura será sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade."

Pérolas

Por Reinaldo Carcanholo

"A verdade é que a teoria de Marx terá vigência pelo menos enquanto existir o capitalismo, as classes sociais, a exploração do homem pelo homem, a escassez, o consumismo, o individualismo, a forma social que viola a natureza humana e faz das pessoas seres fundamentalmente alienados e infelizes. E, se alguém quiser deduzir dessas palavras que nossa perspectiva é de que Marx seria um humanista, a dedução é correta: seu pensamento é profunda e radicalmente humanista. Humanista e revolucionário!"

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 260

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Rosângela Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link