Boletim do NPC

Livraria Antonio Gramsci promove bate-papo com Cid Benjamin

O jornalista Cid Benjamin lançará seu livro Gracias a la vida – Memórias de um militante na terça-feira, 28 de janeiro, às 18h30, na Livraria Antonio Gramsci. Além da sessão de autógrafos haverá um bate-papo com o autor. Dirigente do segundo Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), Cid recorda histórias vividas durante a resistência à ditadura civil-militar. A luta armada, da qual participou ativamente, a prisão e a clandestinidade dividem espaço com uma reflexão crítica sobre a política e sobre a esquerda. No prefácio, o jornalista Milton Temer aponta que a obra é mais do que autobiográfica: é “fundamental para o conhecimento do que se passou em nosso país e do que foi a vida no exílio de uma geração de brasileiros que não se dobrou ao assalto às instituições republicanas no golpe de 1964”. O livro, que saiu no final do ano pela editora José Olympio, custa R$ 35,00.

10 de janeiro de 2013

Notícias do NPC

Estão abertas as inscrições para o Curso de Comunicação Popular do NPC

Os interessados em participar do Curso de Comunicação Popular do NPC de 2014, ou indicar alguém, devem falar com a jornalista Claudia Santiago pelo e-mail boletimnpc@terra.com.br. O curso é voltado para estudantes de comunicação e lutadores sociais. As aulas ocorrem no Centro do Rio e nos bairros e favelas em que moram os alunos. O curso é realizado de abril a outubro. Na manifestação do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, os alunos distribuem o jornal-laboratório “Vozes das Comunidades” produzido pelos alunos com a supervisão de jornalistas. Entre estes meses, são oferecidas aulas teóricas sobre a importância da comunicação popular, história do Rio de Janeiro, lutas dos trabalhadores no Brasil e no mundo e outros temas. Também há aulas práticas de redação, internet, rádio e fotografia.

Notícias do NPC

Ao som de “Os comunistas”, vídeo relembra momentos do 19º Curso Anual do NPC

De 20 a 24 de novembro realizamos, no Centro do Rio, o 19º Curso Anual do NPC, que teve como tema geral “Mídia e poder no Brasil e no Mundo hoje”. Na noite de sexta-feira, 22 de novembro, o jornalista Mário Magalhães falou sobre seu livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo. Antes, os músicos Tomaz Miranda e Maurício Massunaga apresentaram a música Os Comunistas, composta por Caetano Veloso. Um vídeo, produzido pelo jornalista multimídia Arthur William, relembra alguns momentos desse grande evento. Ao som de Os comunistas, já prepara o terreno para a chegada do 20º Curso Anual do NPC, previsto para ser realizado de 19 a 23 de novembro no Centro do Rio. Assista!

Notícias do NPC

14 sindicatos fizeram agendas personalizadas para 2014

Além do nosso tradicional “Livro Agenda NPC”, também fazemos agendas personalizadas com sindicatos do país inteiro. Eles podem acrescentar a história de cada entidade, os nomes que compõem a diretoria, fotos de suas mobilizações e também incluir notícias de lutas específicas nas datas em que ocorreram. Para 2014, 14 sindicatos do Brasil inteiro solicitaram esse serviço e produziram um belo material. As categorias são variadas: professores, bancários, petroleiros, engenheiros, servidores públicos, da justiça, trabalhadores da área de informática, químicos e urbanitários. Alguns sindicatos ainda estão fazendo. Quem tiver interesse pode entrar em contato conosco pelo e-mail boletimnpc@terra.com.br ou pelos telefones (21)2220-5618 e 2220-4895.

A Comunicação que queremos

Saiu o informativo impresso do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio

Nessa semana foi publicado O Saci, informativo quinzenal do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio. Essa primeira edição, de janeiro de 2014, dá destaque à a notícia de que o Plano Popular da Vila Autódromo ganhou um prêmio internacional. O plano, que foi rejeitado pelo prefeito Eduardo Paes, foi elaborado por moradores com a assessoria de especialistas da UFF e da UFRJ. Por ser de fácil e livre reprodução, a ideia é que seja impresso, copiado e distribuído livremente. O informativo é mais um espaço de denúncia dos abusos e violações de direitos humanos na cidade justificados pela realização dos megaeventos. “O objetivo é fazer circular a informação além da internet, porque apesar de fazermos bem, muitas pessoas não utilizam e não têm acesso. O informativo em papel passa a ocupar esse espaço”, explica Renato Cosentino, do Comitê. O nome do informativo é uma referência ao mascote popular da Copa. André Mantelli explica: “O Saci é livre, ninguém consegue tirar a carapuça, nem dele, nem de ninguém. O saci é o ser popular da rua, e a ideia é que ele continue nela para encontrar outros iguais. O mais importante é que ganhe visibilidade como referência reafirmada na nossa própria cultura: o Saci é nosso, e só pelo fato de ser tão popular parece que já incomoda muita gente".

Radiografia da Comunicação Sindical

Rede Brasil Atual deve servir de exemplo para sindicatos

A Rede Brasil Atual foi criada em maio de 2009 e conta com o apoio de diversos sindicatos do país inteiro, principalmente o dos Metalúrgicos do ABC e o dos Bancários de São Paulo. Além do site, a rede possui outros veículos de comunicação: jornais regionais, revista, programas de rádio e TV. Todo o conteúdo está disponível na internet. Os temas abordados são variados: passam por política, economia, cultura, mundo do trabalho e assuntos internacionais. Tudo tratado a partir do olhar do trabalhador, em contraponto à mídia comercial. “O objetivo é proporcionar uma visão diferenciada daquela encontrada na mídia comercial e o direito de fazer, portanto, um julgamento diferenciado dos fatos cotidianos”, explicou o editor Paulo Donizetti em entrevista ao BoletimNPC ano passado. Um dos assuntos abordados recentemente é o tratamento de movimentos sociais como “forças oponentes”. Tal identificação está em um documento do Ministério da Defesa que regulamenta a atuação das Forças Armadas em operações de segurança pública. A orientação iguala as mobilizações sociais a atos criminosos. Essa é apenas uma mostra de pauta ampla, de interesse dos trabalhadores e lutadores sociais. Um exemplo a ser seguido pelos sindicatos que desejam disputar ideias na sociedade.

Proposta de Pauta

1% da humanidade controla 50% do PIB mundial; no Brasil, desigualdade também assusta

Dados divulgados no último fim de semana pela ONG Oxfam revelam o tamanho da disparidade social no planeta. O estudo revela que 85 fortunas mundiais acumulam a mesma riqueza que 3,5 bilhões de pessoas. Ou seja, metade da humanidade. Na prática, 1% da população mundial controla metade do PIB do planeta. O documento foi preparado para ser apresentado aos magnatas do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça. A desigualdade mundial se reflete no nosso próprio país. As cinco mil famílias mais ricas do Brasil possuem um patrimônio equivalente a 40% do PIB nacional. A média é de R$ 294 milhões por família. O estudo foi realizado em 2004 pelo economista Márcio Pochmann, presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e atualizado este ano. | Publicado por Blog do Paulinho.

Democratização da Comunicação

Amarc Brasil lança documento que propõe medidas para garantir o direito à comunicação aos povos tradicionais e rurais

Esta semana a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil) divulgou um texto em que apresenta medidas para melhorar a situação das mídias comunitárias dos povos rurais e tradicionais. A principal intenção da entidade é pressionar o governo para que seja implementada uma mudança na lei 9612, que regulamenta as emissoras comunitárias. Além da dificuldade de acesso aos meios de comunicação de uma forma geral,a população rural, juntamente com índios, quilombolas e ribeirinhos, enfrenta a restrição da própria legislação que foi pensada apenas para o espaço urbano. Segundo o integrante do Conselho da Amarc Brasil, João Malerba, a lei não contempla a diversidade existente no território nacional. O pesquisador lembra que a lei estabelece às rádios comunitárias um alcance de 25 watts de potência, o que não contempla por exemplo, comunidades da Amazônia que possuem uma grande extensão territorial. |Agência Pulsar | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Carta enviada ao jornal O Globo questiona uso do termo ‘invasão de haitianos’

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), Helion Póvoa Neto, escreveu uma carta ao jornal O Globo que, em diversas oportunidades, utilizou a expressão “invasão” para se referir aos haitianos que vêm ao nosso país desde 2011. O texto questiona a discriminação em relação aos migrantes e não foi publicado pelo jornal. Os que assinam defendem a regularização e o atendimento às demandas dos migrantes e recusam os termos adotados por veículos de imprensa que criminalizam esses povos. Diz a carta: “Ninguém ignora que o Brasil vem sendo destino de um expressivo movimento migratório de haitianos, quantitativamente inferior, aliás, ao de outras nacionalidades, inclusive de origem europeia, que mesmo quando em situação irregular, parecem não causar o mesmo alarme. O caso dos haitianos, e de outros migrantes de países do Sul, representa sem dúvida um problema social e humanitário, a ser enfrentado com políticas adequadas de direitos humanos” | Leia a carta completa.

Artigos

A comunicação contra-hegemônica contra a ditadura dos algoritmos

Algoritmo é um conjunto de instruções muito precisas para a execução de certas tarefas. Na verdade, o problema não está nos algoritmos. Está na geração da informação, que se tornou bastante previsível. Os limites da combinação entre criação semântica e gramatical são infinitos. Mas para os níveis de automação e massificação da imprensa atual, um programa de computador mais do que basta. Pudera! A vida humana automatizou-se, padronizou-se e massificou-se. Com a imprensa, não seria diferente.

Entrevistas

Para sociólogo, rolezinhos são vistos como tão ameaçadores porque rompem a demarcação do apartheid social

O País discute o que vai pela cabeça daqueles rapazes de bombeta e bermudas, que se endividam para comprar um tênis Mizuno, a congestionar os corredores dos shopping centers - estes também chamados aqui e ali de "templos do consumo", "espaço privado aberto ao público" ou "única opção de lazer na quebrada", de acordo com o gosto do freguês. Os rolezinhos entraram com tudo no vocabulário político nacional. Para o sociólogo Jessé Souza, estamos diante de "um reflexo do apartheid brasileiro que separa, como se fossem dois planetas distintos, os brasileiros ‘europeizados’, da classe média verdadeira, e os percebidos como ‘bárbaros’, das classes populares". Para ele, o que confere caráter político a essas aparentes brincadeiras de jovens da periferia é o fato de ameaçarem a fronteira de classes, vivida por todos nós de modo implícito.

De Olho Na Vida

Protesto marca abertura da 5ª Semana de Direitos Humanos em Vitória (ES)

No final do ano passado, ocorreu a 5ª Semana de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, com o tema “Democracia e Direitos Humanos na Contemporaneidade”. Foi marcada para o primeiro dia do evento, 2 de dezembro, a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos, no Palácio Anchieta. Os homenageados foram o Centro de Defesa de Direitos Humanos da Serra (CDDH-Serra) e o militante Rafael Nascimento Miranda, conhecido como “Feijão”. Ele foi preso durante um protesto no dia 19 de julho, em Vitória. No momento de receber o prêmio, Feijão declarou que se recusava a receber das mãos do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e solicitou receber das mãos de Gilmar, presidente do Conselho de Direitos Humanos. “É inadmissível recebermos essa homenagem das mãos sujas desse governo. Governo que nos reprimiu com bala de borracha, que nos prendeu. Governo que mata nossos jovens, principalmente negros nas periferias”, afirmou. Ele também lembrou o triste episódio do dia de 30 de novembro, último dia do mês da Consciência Negra. “Jovens, a maioria negros da periferia, foram tratados como bandidos, colocados sentados sem camisa e a se retirar em fila indiana, prática muito conhecida nos presídios desse Estado. Foram humilhados dentro do maior shopping desse Estado, ferindo um dos maiores princípios dos Direitos Humanos que é a dignidade”.

De olho no mundo

Venezuelanos rumo à comunicação popular

Representantes de 473 meios impressos, audiovisuais e digitais alternativos de toda a Venezuela começaram a criação do Plano Nacional de Comunicação Alternativa e Comunitária 2014-2019. Foi no 2º Encontro Nacional realizado pelo Centro de Formação Simón Bolívar de Los Teques, no Estado de Miranda, ao sul de Caracas. O evento ocorreu no dia 19 de janeiro e foi aberto por Reinaldo Escorcia, diretor geral dos Meios Alternativos e Comunitários do Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação (Mippci). Os participantes definiram quatro temas principais para discussão: formação, produção de conteúdos, projetos socioprodutivos e uso responsável da comunicação dentro do espectro radioelétrico. Entre as propostas está a criação da Escola Nacional de Formação da Comunicação Popular para o Desenvolvimento da Educomunicação. Já a discussão sobre a produção de conteúdos se orienta no sentido de tornar visíveis os processos e vivências das comunidades. Também propõe criar programas para impulsionar a articulação do Poder Popular com os comunicadores. Na área socioprodutiva, os participantes do encontro consideram fundamental a aprovação da Lei de Comunicação Popular.| Por Rosângela Ribeiro Gil | Leia o texto completo.

NPC Informa

MST realiza seu 6º Congresso Nacional em Brasília

Entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, o MST realiza seu 6° Congresso Nacional, em Brasília. “Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!” é o lema deste encontro. O coordenador do NPC, Vito Giannotti, estará presente acompanhando os debates. Desde o começo do ano passado o MST está em diálogo com a militância, famílias acampadas e assentadas, pesquisadores e apoiadores. A partir desses encontros tem construído propostas em torno do programa de Reforma Agrária Popular para o meio rural em tempo de hegemonia do capital financeiro e ofensiva do agronegócio. Na página do MST estão disponíveis textos que ajudarão a amadurecer os debates que serão feitos durante o encontro.

NPC Informa

UEL está com inscrições abertas para especialização em Comunicação Popular e Comunitária

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Popular e Comunitária (NCP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com as inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2014. Podem se inscrever graduados de todas as áreas que tiverem interesse em estudar e pesquisar a relevância e atualidade da comunicação e da cultura popular e comunitária, e sua importância na disputa de ideias e visões de mundo. As aulas acontecem às sextas e sábados, de manhã e à tarde, e o curso tem duração de 1 ano. Clique para mais informações.

Memória

Professor recorda em livro os 40 anos da Tragédia da Gameleira, em Belo Horizonte

No dia 4 de fevereiro de 1971, às 11h45, Belo Horizonte foi abalada pelo maior desastre da construção civil brasileira até hoje conhecido, o desabamento do Pavilhão de Exposições da Gameleira. O acidente causou a morte de 69 operários e mutilou mais de uma centena. Mais de 40 anos após a tragédia, os sobreviventes e as famílias dos mortos ainda esperam por justiça. Até hoje sem punições, a Tragédia da Gameleira, como ficou conhecida, retrata um país dominado, à época, pela ditadura militar, sem espaço para debates, reflexões ou divulgação da verdade. Essa história está narrada no livro “Essa marmita é do João – Nos escombros da Gameleira”, de Antônio Libério de Borba, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). | Por Lígia Coelho| Continue lendo.

Memória

Livro sobre a ditadura voltado para jovens disponível para download

Está na internet a versão completa do livro Brasil: ditadura militar - um livro para os que nasceram bem depois. A publicação foi escrita por Joana D’Arc Ferraz e Elaine Bortone, pesquisadoras do tema e integrantes do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro. O livro é ilustrado por Diana Helene e foi feito para o público infanto-juvenil. Ele nos conta a história de Clarice, uma menina que cresceu durante a ditadura. A partir de suas lembranças vamos conhecendo aos poucos como era viver no Brasil naquele período. De maneira bem didática recupera episódios como a o Golpe de 1964, o enterro do estudante Edson Luis, a Passeata dos 100 mil, o AI-5, a opção pela luta armada, a aprovação da Lei da Anistia, o movimento das Diretas Já e outros. A ideia é servir para a divulgação de uma história que não podemos esquecer.

De Olho Na Mídia

Globo, os palestinos não se veem por aí

Em 19 de dezembro, foi ao ar na chamada “novela das oito” da TV Globo, intitulada “Amor à vida”, uma cena que não deixa dúvidas a quem serve a emissora: aos interesses hegemônicos e ao império. A telenovela líder da audiência em âmbito nacional, seguida pelo Jornal Nacional, apresentou na trama um romance entre um palestino, Pérsio (Mouhamed Harfouch), e uma judia, Rebeca (Paula Braun). No capítulo em questão, o primeiro deles declara que pertenceu a uma “célula terrorista” e se diz arrependido: “Eu queria ser um homem bomba. Achava que era um sacrifício justo pela causa do meu povo. Só não fui porque eu sou filho único, a minha mãe me procurou, insistiu demais pra eu desistir. Mas eu ajudei a organizar um atentado". (...) O autor de “Amor à vida”, Walcyr Carrasco, reforçou, assim, mitos que são denunciados pelo historiador israelense Ilan Pappe em seu artigo “Os dez mitos de Israel”. Entre eles, de que a luta palestina não tem outro objetivo que não o terror e que Israel é “forçado” a responder à violência. Segundo ele, a história distorcida serve à opressão, à colonização e à ocupação.

Dicas

Documentário Hiato, sobre manifestação em um shopping da Zona Sul do Rio

Em tempo de rolezinho, indicamos o documentário Hiato, de Vladimir Seixas, sobre uma ocupação realizada em agosto de 2000 no "Rio Sul", grande shopping da zona sul carioca. O episódio teve grande repercussão pela discriminação e preconceito com moradores de favelas e sem-teto que resolveram naquele dia frequentar aquele lugar. Ocorreu "toda uma chamada de repressão, de polícia, contra pessoas de outro grupo social que estão atravessando uma parede invisível", avalia a prof. Ivana Bentes. Leia mais.

Dicas

LIVRO Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo

No dia 20 de janeiro de 1973, morreu assassinado Amílcar Cabral, líder pela independência da Guiné Bissau e Cabo Verde. 41 anos depois, indicamos este livro publicado pela Editora Expressão Popular, que resgata a força do pensamento de quem dedicou a vida à luta contra a opressão. Diante de um regime feroz e assassino, defendeu a crítica das armas e as armas da crítica para conduzir à vitória o Partido Africano da Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde. "É no interior deste pensamento complexo e único que a análise de Patricia Villen ganha força. Seu livro transcende os muros acadêmicos pela temática, pelas opções teóricas e pela coragem intelectual. Sua linguagem não deixa dúvidas: o colonialismo português não foi brando nem ‘civilizado’, e sim uma técnica de extração forçada de dominação racista”, diz Lincoln Secco sobre a obra.

Pérolas

Por Boaventura de Sousa Santos

Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem. Lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 261

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Rosângela Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link