Boletim do NPC

Você já conhece a LIVRARIA ANTONIO GRAMSCI?

Amigo militante, sindicalista, estudante, professor! Não deixe de conhecer a Livraria Antonio Gramsci, UMA LIVRARIA MARXISTA no centro do Rio. O Núcleo Piratininga de Comunicação inaugurou, em 2011, a Livraria Antonio Gramsci na Cinelândia. Em apenas dois anos de existência, o lugar já se tornou ponto de encontro de sindicalistas, jornalistas, professores, estudantes e militantes de diversas áreas. O objetivo deste espaço aconchegante é divulgar trabalhos, pesquisas e materiais de referência nacional e internacional que tratem da história dos trabalhadores e da comunicação, os dois principais eixos de atuação do NPC. Sindicalismo, educação, sociologia, cultura, novas tecnologias, lutas e movimentos sociais, mulheres e direitos humanos são alguns dos outros temas também privilegiados na Antonio Gramsci, onde podem ser encontradas obras clássicas do pensamento marxista e da esquerda mundial. Estamos na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (ao lado do Teatro Dulcina, rua da Câmara dos Vereadores). Informações pelo telefone (21)2220-4623 e pelo e-mail livraria@piratininga.org.br. Saiba mais.

24 de junho de 2014

Foto da edição

Roger Milla

Roger Milla foi o maior jogador até hoje do futebol dos Camarões e é uma figura simbólica e mítica do futebol na África. Na Copa de 1994 tornou-se, aos 42 anos de idade, o mais velho atleta a disputar a competição. A lembrança é de Maurício Campos.

Artigos

O que a mídia não diz sobre a Política Nacional de Participação Social

[Por Rudá Ricci, em 17/06/2014 - Reproduzido da seção “Tendências/Debates” da Folha de S.Paulo, 11/6/2014; Título do BoletimNPC] O desencontro do campo institucional de representação política com o cotidiano dos brasileiros ficou estampado nos últimos meses. As manifestações de junho do ano passado expuseram ressentimentos e novas demandas. A reação dos políticos profissionais foi conservadora. Leia o artigo completo.

Entrevistas

Lalo Leal analisa cobertura da Copa pelos meios de comunicação

Em entrevista a TVT, o SOCIÓLOGO Laurindo Leal Filho analisa a cobertura da Copa pelos meios de Comunicação. Para Lalo, como é carinhosamente chamado por nós que tanto o admiramos, Mídia ataca o governo federal mas poupa as grandes empreiteiras. Para ele, as manifestações populares mostram o despertar da consciência do brasileiro para o fato de que se o Brasil sabe fazer estádios de grande qualidade também pode fazer outros serviços de boa qualidade, como hospitais e escolas. Veja aqui.

A Comunicação que queremos

PONTE, canal de informações sobre segurança pública, justiça e direitos humanos

Está sendo lançado o canal PONTE, de informações alternativas. A ideia surgiu da convicção de um grupo de jornalistas de que informação de qualidade sob o prisma dos direitos humanos pode ajudar na construção de um mundo mais justo. Na apresentação, a equipe afirma: “Queremos dar visibilidade a questões que passaram a ser omitidas pela mídia comercial, contar histórias que não estão no dia-a-dia, levar à sociedade informações sobre o que está silenciado e encoberto. Histórias como a de José, 17 anos, negro, preso na própria casa por um crime que não cometeu e cujas provas que atestavam sua inocência foram ignoradas pela polícia, pela promotoria e pelo tribunal”. Para acompanhar, basta acessar.

De Olho Na Mídia

Jornalismo preguiçoso: Se não há carnificina, não há matéria

[Por Lawrence Charles em 17/06/2014 na edição 803 - Reproduzido do RioOnWatch.org, 11/6/2014, tradução de Sylvia Moretzsohn, com a colaboração de Vinícius Damazio; intertítulos do Observatório da Imprensa; título do BoletimNPC] Eu estava terminando uma reportagem quando recebi um e-mail de uma agência de notícias estrangeira perguntando se algum ônibus havia sido incendiado durante a greve dos motoristas naquele dia. Eles tinham visto cenas do último protesto no Rio e procuravam algo semelhante ao dessa “violenta raiva brasileira”. Não mencionaram a situação daqueles trabalhadores de classe média, cuja remuneração é insuficiente para suprir suas necessidades básicas, e enfatizavam os incêndios porque, é claro, “é isso que dá TV”. Embora, do meu quarto de hotel em Copacabana, não fosse possível ver nada pegando fogo, procurei algumas fontes locais para ver se havia algo com rodas sendo incendiado em algum lugar e descobri que naquela noite os manifestantes do Rio estavam sossegados. Quando respondi à agência (chamemo-la “americana”) que não havia nada de relevante em chamas, mas que eu provavelmente poderia enviar um relato sobre o cotidiano de um daqueles motoristas em greve, os e-mails pararam. Se não há carnificina, não há matéria. Leia a matéria completa.

De Olho Na Mídia

Jornalista ARTHUR WILLIAM indica ESPN e Telesur como melhor cobertura da Copa

O jornalista multimídia da TV Brasil, Arthur William informou por uma rede social que a ESPN (http://espn.uol.com.br/) e a Telesur (http://www.telesurtv.net/) estão dando show na cobertura da Copa. “Para quem gosta de futebol, as melhores análises”, diz Arthur.

NPC Informa

Comitê Popular da Copa lança filme sobre remoções em Porto Alegre

Hoje, terça-feira, dia 24 de junho, às 18h, será lançado o filme "A Copa que o Mundo perdeu em Porto Alegre" na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (Rua General Canabarro, 363 Centro Histórico). O filme retrata os impactos nas comunidades populares de Porto Alegre que ficaram no caminho das obras da Copa. O que as máquinas removem é muito mais do que casas. Imagens e depoimentos de quem é obrigado a deixar sua moradia e dos que resistem enfrentando a força de um poder econômico que, literalmente, patrola direitos humanos. A realização do filme é do Comitê Copa Porto Alegre, Amigos da Terra Brasil e do Coletivo Catarse, com financiamento do CASA – Fundo Socioambiental. Ao final da exibição, haverá um debate com lideranças do Morro Santa Teresa, Vila Dique, Vila Icaraí I e Vila Tronco. Neste mesmo dia o vídeo será projetado às 21h nas paredes do Tutti, durante a Fan Protest. Confira os teasers do filme e o evento de lançamento no Facebook.

NPC Informa

Violência contra as Mulheres – Eu ligo”. Ligue 180

A ministra chefe de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, informa que após o lançamento da campanha “Violência contra as Mulheres - Eu ligo”, há três semanas, o número de denúncias de violência contra mulheres aumentou 60% de três semanas. As denúncias podem ser feita pelo telefone através do 180 ou de um aplicativo para celular que pode ser baixado pela internet.

Democratização da Comunicação

Intervozes lança guia sobre mídia e direitos humanos

O Guia Mídia e Direitos Humanos, produzido pelo Intervozes, foi lançado no mês de junho em Fortaleza, Salvador e Curitiba. O material é uma das ações do Ciclo de Formação em Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto do Intervozes. O material apresenta questões gerais sobre direitos de negros e negras, população LGBT, mulheres, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes e população idosa e está estruturado em oito seções: “situando a pauta”, “marcos legais”; “calendário de pautas”; “em pauta”; “fique atento”; “boas práticas”; “glossário” e “guia de fontes”. O Guia também pode ser acessado e baixado gratuitamente aqui.

Proposta de Pauta

A COPA ESTÁ AÍ!… E a NIKE TAMBÉM.

Dados de 2004 nos dizem que 600 mil trabalhadores produziam os famosos tênis para esta multinacional, em 51 países. Destes 600 mil, só 24 mil eram contratados diretamente pela empresa. Os outros 576 mil, que produziam para a NIKE eram todos precarizados / terceirizados / sem carteira assinada / sem salários fixos /sem férias / sem 13º / sem saúde ou previdência públicas. (Fonte: Brasil de Fato 13/12/2008)

De Olho Na Vida

A vida no asfalto vale mais do que a vida na favela?

No dia 05/12/2008 Matheus Rodrigues Carvalho, 8 anos, estava saindo de casa, na Baixa do Sapateiro, Maré, no Rio de Janeiro, para comprar pão quando foi atingido por um tiro na cabeça, morrendo na hora. A foto é de Naldinho Lourenço. Uma bala calibre 38 foi encontrada por um vidraceiro ao consertar um vidro estilhaçado em um apartamento de luxo em Copacabana. A dona do apartamento ficou estarrecida, com toda razão, e afirmou, de acordo com o jornal O Globo: “É preciso apurar o que aconteceu. Afinal, moro num cartão postal e estou ao lado de um dos horeis mais caros do Brasil”. O pensamento da senhora reflete com precisão a ideologia da elite, divulgado, amplificado e repetido mil vezes pela MÍDIA COMERCIAL, EMPRESARIAL. Casos de bala perdida devem ser apurados nas áreas nobres. Só nas áreas “nobres”? E nas “não nobres”? O que será que ela pensa sobre balas que estilhaçam vidas nas favelas do Rio?

Memória

Brizola foi gauche na vida

Em 19 de junho completaram-se 10 anos da morte de Leonel Brizola. Em março deste ano, o memorável direito de resposta, lido por Cid Moreira em pleno Jornal Nacional, completou 20 anos. Veja aqui

Memória

Comissão da Verdade lança livro com nomes de torturadores da ditadura

Presos políticos do Presídio Romão Gomes, em São Paulo, escreveram uma carta com os nomes e codinomes de 233 torturadores do regime militar no país. O documento, elaborado na época da ditadura, foi revisto e virou um livro, intitulado Bagulhão: A Voz dos Presos Políticos contra os Torturadores. O lançamento foi realizado no dia 16 de junho pela Comissão Estadual da Verdade de São Paulo. Segundo a comissão, foi a primeira denúncia pública de presos políticos sobre torturas e torturadores, embora outros documentos tenham sido elaborados na época e divulgados, mas de forma clandestina. Este, na ocasião, foi enviado ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (na época) Caio Mário da Silva Pereira. O nome Bagulhão se refere ao fato de o documento ganhar volume com o passar do tempo e também porque bagulho, na linguagem usada por quem estava preso, significava algo que os “presos temiam muito”. O documento, segundo ele, começou a ser produzido pelos presos em 1969, de forma conjunta, e foi feito de forma sigilosa, para que os militares não tivessem conhecimento sobre ele. Além da identificação dos torturadores, o documento descrevia também os principais métodos e instrumentos de tortura que eram empregados pelos órgãos de repressão e as condições carcerárias. | Informações da Agência Brasil.

Dicas

BLOG PELA MORADIA denuncia remoções em várias cidades do país

Pela Moradia surgiu para denunciar violações e prestar apoio e solidariedade à luta popular pelo direito à moradia. Os organizadores do blog, solicitam aos que têm materiais sobre o direito à moradia - e as violações a esse direito - como relatos em textos, fotos, vídeos e áudios de remoções, que enviem os links. Mensagem para pelamoradia@gmail.com e pelamoradia@riseup.net. Para receber as atualizações do blog deve-se entrar em http://pelamoradia.wordpress.com/. Confira: http://pelamoradia.wordpress.com/feed/ e cadastre o blog. E por falar em moradia, você já viu o filme Vila Recreio 2: Sonhos Demolidos produzido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação? Não? Então clique aqui.

Dicas

Livro de Jacob Gorender sobre a ditadura é reeditado

"Combate nas trevas – A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada", de Jacob Gorender, encontrava-se há muito tempo esgotado. No ano que marca o cinquentenário do golpe, foi feita uma mais do que oportuna reedição dessa obra, pelas editoras Expressão Popular e Fundação Perseu Abramo. Já pode ser adquirido, a preço acessível, esse célebre trabalho historiográfico sobre o golpe militar e, sobretudo, a resistência armada a ele. Em 1987, ano da publicação do livro, disse o autor em entrevista ao historiador Mário Maestri: "O livro refere-se a um crucial período da história brasileira que não pode ser apagado da memória de nosso povo. O grande protagonista do ensaio é a esquerda. O Estado repressivo entra como o adversário do movimento popular". No Rio de Janeiro, o livro está à venda por R$ 35,00 na Livraria Antonio Gramsci. Para ler a entrevista completa, feita por Mário Maestri, basta acessar a página do “Correio da Cidadania”.

Pérolas

Por Graciliano Ramos

.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 272

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Sheila Jacob (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosângela Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link