Boletim do NPC

NPC é premiado duas vezes pelo Conselho de Serviço Social do Rio de Janeiro

Os alunos Ivina Costa e Igor Soares, do curso de comunicação popular do NPC, ficaram em quarto lugar no 8º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social do CRESS-RJ. A matéria premiada foi “Jovens lutam por mais políticas públicas”, publicada no jornal Vozes das Comunidades. Nosso vídeo "Vila Recreio II: Sonhos demolidos" também foi premiado e ficou em quinto lugar. O filme conta a história de resistência da comunidade Vila Recreio II contra a remoção a partir da trajetória de Jorge Santos, uma liderança popular. O vídeo está disponível no youtube

22 de dezembro de 2014

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa do Cobrecos e fala sobre a formação de comunicadores

Nossa coordenadora, a jornalista Claudia Santiago, participou na terça-feira (24/2) do 22º Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos). Ela esteve no painel sobre "Qualidade de Formação do Comunicador - Quem te forma e para quê?", para falar sobre a formação de comunicadores populares nos cursos do NPC e a experiência da comunicação sindical. O Cobrecos ocorreu de 21 a 27 de fevereiro na UFF, em Niterói/RJ. Para assistir ao debate, clique aqui.

Notícias do NPC

NPC produz material de formação em parceria com CNTE

Ficou pronta a cartilha "Estou/sou diretor do sindicato. E agora... o que fazer?". A publicação é resultado de uma parceria do NPC com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com uma linguagem acessível e uma diagramação atraente, o objetivo é auxiliar aqueles que têm pouca experiência em cargos de direção. O material, bastante didático, explica a função do sindicato, as atribuições e os desafios de um diretor... Também dá dicas de como agir com os companheiros de trabalho, em dias de assembleia e como organizar seu local de trabalho. Esse é mais um dos materiais de formação produzidos pelo NPC em parceria com sindicatos e outras associações.

Notícias do NPC

Jefferson Lee lança “Direitos Humanos e concepções contemporâneas” na Livraria Antonio Gramsci

Falar de direitos humanos é algo bastante complexo. O tema nos remete desde direitos como votar, ter um trabalho, morar, ao direito de pensar, de se expressar e até de defender nossos direitos. Para Jefferson Lee, autor do livro “Direitos Humanos e concepções contemporâneas”, lançado na última quinta-feira (26), na Livraria Antonio Gramsci, são diferentes os entendimentos sobre o que sejam os direitos construídos pela humanidade ao longo de sua história. “Isso porque temos distintas formas de interpretar o funcionamento da sociedade e como esta se organiza. Se nos temos cinco ou seis grandes interpretações de como funciona a sociedade, muito provavelmente essas concepções terão algo diferente a dizer sobre Direitos Humanos”. Leia mais.

Artigos

Nota do Sindicato dos jornalistas do Rio: Barbárie na Maré

Em nome do papel político dos jornalistas na sociedade e de seu dever ético na defesa dos Direitos Humanos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro denuncia a barbárie como a lógica que tem pautado a segurança pública estadual. Nesta segunda-feira (23/2), nosso Sindicato participou na Maré, com a presença de três diretores, de um ato pela vida e contra a criminalização da pobreza e o genocídio praticado pelo Estado nas favelas cariocas. Leia a nota completa.

Entrevistas

Racismo e “branquitude” na sociedade brasileira

O racismo é crime no Brasil, previsto pela Constituição Federal, nos termos do Artigo 5º, Inciso XLII. No entanto, ao longo do ano passado, manifestações abertas de racismo multiplicaram-se nas redes sociais e nos espaços públicos, pondo em xeque a cômoda ideia da “democracia racial” brasileira. Esse racismo estava encoberto e veio à superfície? Ou foi acirrado recentemente? Segundo Lia Vainer Schucman, doutora em Psicologia Social pela USP, as reações recentes são fruto do “medo branco”. “Enquanto os negros se encontravam em uma posição subalterna, o racismo existia, mas não assumia formas tão ostensivas, porque os negros não disputavam com os brancos o acesso aos bens públicos e a outras posições na sociedade – coisas que os brancos consideravam suas por merecimento. Porém, quando as lutas dos movimentos sociais negros produziram certas conquistas, alguns brancos passaram a se sentir ameaçados. Isso foi claramente perceptível nas entrevistas que fiz”, aponta. Confira a entrevista completa.

Radiografia da Comunicação Sindical

Filme o Lucro Acima da Vida lota Teatro Castro Mendes

A sessão do filme "O Lucro Acima da Vida", realizada no dia 24/02/2015, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, reuniu cerca de 500 pessoas. O longa-metragem conta a história da luta vitoriosa da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq) e do Sindicato Químicos Unificados contra as multinacionais Shell/Basf. No dia 25, o filme foi exibido no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, distrito Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo/SP.

A Comunicação que queremos

Jovens criam publicação feminista on-line para público adolescente

[Com informações da Folha de S.Paulo] A página "Capitolina", voltada para o público adolescente, tem um diferencial das outras revistas destinadas à mesma faixa etária: ela se propõe a lidar com questões da puberdade a partir de um viés feminista. O conteúdo é produzido por 74 jovens que têm entre 17 e 27 anos. "Em vez de ensinar as meninas como conseguir o próximo namorado, dizemos que elas não devem ligar se não arranjarem um", afirma Sofia Soter, de 23 anos, uma das editoras da publicação. A revista já chegou à sua 11ª edição, tem cerca de 3 mil acessos por dia e mais de 12 mil curtidas no Facebook. Os temas abordados são vários, divididos em oito seções. Uma das colaboradoras, que chama a atenção, é Maria Clara Araújo, transexual, autora de uma série de textos intitulada “Transexualidade na Escola”. Ela aborda, por exemplo, questões como o uso do banheiro e o respeito ao nome social no ambiente escolar. Para fugir do eixo RJ-SP, há também a colaboração de uma jovem de Macapá/AM, descendente de indígenas. Para conhecer a publicação jovem, basta acessar http://www.revistacapitolina.com.br.

Democratização da Comunicação

Lei da Mídia Democrática

Se você apoia e quer uma mídia mais democrática, assine o projeto no link abaixo, compartilhe com seus amigos, converse sobre o tema com sua família e espalhe nas redes sociais. Vamos pressionar o Congresso Nacional a democratizar a comunicação em nosso país! ‪#‎ParaExpressarALiberdade ‪#‎DemocratizaJá ‪#‎LeiDaMídiaDemocrática

Democratização da Comunicação

Encontro em Vitória/ES discute democratização da comunicação e mídia alternativa

Um encontro na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 6 e 7 de março, vai pôr em debate a democratização da comunicação e o papel da mídia alternativa. É a edição capixaba do Encontro Regional de Blogueiros e Mídias Digitais. O encontro entende que a internet pode desempenhar o papel de trincheira de lutas, ocupada sobretudo por movimentos sociais, em que a mídia alternativa estabelece um contraponto à comunicação tradicional. Saiba mais.

De Olho Na Mídia

Mídia brasileira se cala sobre desmandos do PSDB

[Por Vladimir Safatle – Folha de S. Paulo – 24/02/2015] Nada melhor no Brasil do que ser tucano. Como acontece hoje no Paraná, você pode quebrar seu Estado, colocar quatro de suas universidades públicas em risco de fechamento por falta de repasse e, mesmo assim, irão te deixar em paz. Nenhuma capa de revista sobre seus desmandos nem sobre seus casos de corrupção. Por estas e outras, o sonho de consumo atual de todo petista é ser tratado como um tucano. Eles até que se esforçaram bastante.

De Olho Na Vida

“CORREU POR QUE?”

[Ronilson Pacheco em rede social - 28.02.2014] Pergunta do policial após ASSASSINAR com dois tiros um ADOLESCENTE NEGRO, na Favela da Palmeirinha. O PM fez a pergunta ao outro adolescente, ajoelhado diante do corpo do amigo, que desesperado, chorando e com o policial indiferente dizia "Oh Jesus, oh Senhor, me ajuda". A INSTITUIÇÃO POLÍCIA MILITAR emitiu nota dizendo que os policiais foram RECEBIDOS A TIROS. Mas Deus realmente ajudou os meninos. O celular do próprio menino, que estava gravando, provou que os meninos estavam dançando e brincando. Meu dia começa chorando e com a sensação de que tô chegando no limite.

De olho no mundo

Organização feminista usa novas tecnologias para lutar contra a violência de gênero

A Fundação Mulheres em Igualdade foi criada na Argentina em março de 1990. Desde o princípio, tem privilegiado as novas tecnologias para divulgar suas campanhas e lutas feministas. Foi, inclusive,, a primeira ONG de mulheres na Argentina a ter uma página na internet. O objetivo do grupo é lutar contra a violência de gênero e a discriminação das mulheres, promovendo seu bem estar e participação na vida política, cultural, econômica e social. Um vídeo, que circulou recentemente pela internet, procurou chamar a atenção para uma violência mais “sutil”, que ocorre em atitudes muitas vezes naturalizadas em relacionamentos opressores. A campanha denuncia que o controle, o ciúme excessivo, a humilhação, a obrigação de fazer algo que não se quer… não é amor. É machismo. É violência. E deve ser combatido. Para assistir, basta acessar aqui.

NPC Informa

Produção de rádio e TV tem oficina gratuita na Região Norte

Comunicadores e educadores do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins podem se inscrever para a oficina de Capacitação de Radiotube promovida pelo Criar Brasil com o patrocínio da Petrobras. Será realizada em Belém, nos dias 25 e 26 de março, e terá como foco a prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes, No programa, além de capacitações técnicas, haverá a oportunidade de produzir material de áudio e vídeo sobre o combate à violência sexual. As despesas com transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto. As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas e a seleção dos interessados buscará garantir a diversidade de representações de instituições e estados da região. Os interessados devem enviar email para radiotube@criarbrasil.org.br.

NPC Informa

Assessores de Imprensa se encontram em outubro em Fortaleza

O Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai) este ano, acontece no mês de outubro, em Fortaleza, no Ceará. O tema do XX Enjai será "O Jornalista Assessor de Imprensa e a Credibilidade das Informações na Era da Comunicação Digital". O encontro é considerado o principal fórum nacional de debates sobre o exercício da profissão de jornalista em assessorias de imprensa e de comunicação no país.

NPC Informa

Mostra de fotos vai percorrer cidades do Rio Grande do Sul

Estão abertas as inscrições para a 2ª Mostra do Núcleo dos Jornalistas de Imagem do Rio Grande do Sul. O evento itinerante será realizado entre abril de 2015 e fevereiro de 2016 e irá percorrer 14 cidades e um trajeto de 4.276 km. Os interessados devem encaminhar uma foto tamanho 20x25cm com 100 dpi para o e-mail imagem@jornalistasrs.org até o dia 3 de março, junto com cópia digital da ficha de inscrição, que se encontra ao fim desta matéria, preenchida e assinada. O tema da mostra é livre e cada participante pode inscrever uma imagem. Após analisadas pela curadoria, o Núcleo fará contato com os profissionais cujos trabalhos forem selecionados para envio de material com novas especificações de tamanho. A promoção é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS.

NPC Informa

Palestra sobre INSS e benefícios previdenciários

O CRESS-RJ realizará nos dia 27/3, de 15 às 19h, palestra com a conselheira Vera Sodré que abordará as alterações trazidas pela MP 664 de 30/12/2014. São várias as perdas para o trabalhador e para sua família. As alterações dificultam o acesso a benefícios como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio reclusão, por exemplo. Inscrições a partir do dia 23/2 no site do CRESS. Vagas limitadas....

De olho na história

A luta de Malcolm X contra a escuridão conservadora

[Por Sérgio Domingues/ Pérolas Diárias] Há 50 anos, morria assassinado Malcolm X. Nascido Malcolm Little, substituiu o sobrenome imposto pelos antigos escravizadores de seus antepassados pelo X. Sua família passaria a ser formada pelos companheiros no combate ao racismo. Criança abandonada, entrou cedo para o crime. Jovem, envolveu-se com tráfico e consumo de drogas. Condenado, transformou a experiência da prisão em emancipação pessoal. Aderiu a uma versão fanática do islamismo e ao ódio contra os brancos para abandonar ambos. Pouco antes de morrer, suas posturas já se mostravam fortemente inclinadas para a denúncia do caráter classista e imperialista do racismo. Passou a ver a emancipação de toda a humanidade como condição para a libertação de seu povo. Esta trajetória transformou alguém condenado a apodrecer nos porões da sociedade num combatente pela liberdade humana. O grande objetivo de Malcolm X era livrar a si mesmo e outros explorados e oprimidos da escuridão conservadora.

De olho na história

Inscrições para Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas vão até 30 de abril

O Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas é um concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985). Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou em grupo, até o limite de 1 (uma) monografia por candidato. Serão classificadas como vencedoras até 3 (três) monografias, que serão editoradas e publicadas, em formato de livro, pelo Arquivo Nacional. As inscrições para o prêmio foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2015. Saiba mais sobre o prêmio e acesse o edital.

Dicas

Exposição de Pablo Picasso desembarca no CCBB de SP com entrada gratuita

Entre 25 de março e 8 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo sediará a exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola". A mostra tem cerca de 90 obras que evidenciam a influência de Pablo Picasso (1881 - 1973) na arte moderna de seu país natal. A mostra poderá ser conferida de quarta a segunda, das 9h às 21h, com entrada livre. Com curadoria de Eugenio Carmona, a exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica, uma de suas principais obras. Sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, também será evidenciada, por meio da presença de pinturas de seus "colegas de trabalho" na exposição. Depois a exposição vai para o Rio.

Pérolas

Por Alexandra Baldeh Loras

No Brasil, as socialites me falam que não existe racismo: “Este país é tão diverso e não tem racismo…”. Eu retruco: “Olha esse coquetel, onde estão os negros?”. Em geral, sou a única negra e nem sou brasileira. Hoje, eu estava no Hotel Unique, em evento de um banco, olhei para todos os lados e não vi um negro em uma sala de mais ou menos 500 pessoas, grandes empresários e apenas umas 30 mulheres. Alexandra Baldeh Loras, jornalista, casada com o cônsul-geral da França no Brasil, Damien Loras - Portal Geledés - 23/02/2015

Pérolas

Editorial do jornal Vaticano publicado em janeiro de 2015

Com a vitória do Syriza nas eleições gregas, certamente abre-se uma nova fase na Europa, uma fase que passa pela expansão de um espaço social, em reação às políticas de austeridade. Quanto mais os cidadãos europeus pedem para ser envolvidos para além das lógicas dos mercados, mais o trabalho da política deve ser o de acolher as reivindicações que partem da sociedade.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 282

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Camila Araujo (RJ), Eric Fenelon (RJ), Ìvina Costa (RJ), Marina Schneider (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link