Boletim do NPC

Noite de debate na Livraria Antonio Gramsci, na quinta, dia 19

Nesta quinta-feira, 19 de março, a partir das 18h, a Livraria Antonio Gramsci realiza o lançamento do livro “Marx Selvagem”, do professor de Política Externa Brasileira Jean Tible. Na ocasião, faremos mais um bate-papo entre os presentes. O autor também convidou, os professores e pesquisadores Tatiana Roque (UFRJ), Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Alana Moraes (Museu Nacional) e Josué Medeiros (IESP/UERJ) para essa conversa. “Marx Selvagem” pode ser considerada uma obra inovadora e provocadora. Propõe um encontro entre Karl Marx e a América Indígena. No livro, o autor critica o paradigma eurocêntrico marxiano do processo do superação do capitalismo, tradicionalmente defendido pela esquerda “ortodoxa”. Como destaca Michael Löwy, no prefácio do livro, Jean e aposta no debate sobre o “comunismo primitivo” ou “romântico” “para criticar a desumanidade do capitalismo e para pensar um futuro comunista.”

19 de março de 2015

Notícias do NPC

Livro Trabalhadores e Ditaduras é lançado no Rio de Janeiro

[Por Manuella Soares] O livro Trabalhadores e Ditaduras. Brasil, Espanha e Portugal, lançado na última quinta-feira (12), na Livraria Antonio Gramsci, resgata historicamente o protagonismo dos trabalhadores no enfrentamento ao golpe. Resultado do colóquio internacional Trabalhadores, golpes e ditaduras, realizado no ano passado na Universidade Federal Fluminense (UFF), o livro apresenta uma série de artigos que falam do regime no Brasil, mas também da resistência dos trabalhadores às ditaduras franquista, na Espanha, e salazarista, em Portugal.

    Charge de Semana


    .

Artigos

Liberdade de expressão em pauta no STF: o caso Cristian Góes

[Por Paulo Victor Melo*] Um dos exemplos mais emblemáticos de cerceamento à liberdade de expressão e manifestação do pensamento no Brasil está prestes a entrar na pauta de discussões do Supremo Tribunal Federal (STF). É o caso que envolve o jornalista Cristian Góes, condenado a sete meses e 16 dias de prisão (revertida em prestação de serviços à comunidade) e ao pagamento de R$ 30 mil de indenização ao desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses. O motivo da condenação? Cristian Góes, em maio de 2012, escreveu em seu blog na internet um texto ficcional sobre o coronelismo, em que não são citadas pessoas, locais e épocas. Em síntese, um texto em que não há personagens nem ambientes reais. Leia o artigo completo.

Conhecendo o Brasil

Aracaju se torna capital do Sergipe

[Sindijus Sergipe] Em 17 de março de 1855, o presidente da Província, Inácio Barbosa, apresentou o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e a transferência da capital da província, que era em São Cristóvão, para esta nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju. Aracaju é uma cidade que já nasceu como capital. A nova cidade foi planejada como um tabuleiro de xadrez, com quadras de 110mx110m. A localização da nova capital iria beneficiar o escoamento da produção principalmente açucareira da época, além de representar um local mais adequado para a sede do governo para o desenvolvimento futuro.

Radiografia da Comunicação Sindical

Bancários de Bauru fazem jornal para a população

Os bancários de Bauru estão numa campanha quente, com movimentações e agitações nas portas do bancos. O sindicato produz e distribui semanalmente um jornal para bancários. Chama-se “Na Trincheira”. Para os clientes, está sendo distribuído o boletim especial "Na Boca do Caixa", feito especialmente para informar a população sobre seu direito de entrar nas agências bancárias, independentemente do valor do boleto a ser pago. A campanha ganhou destaque na imprensa, sendo veiculada nas rádios, TVs e no Jornal da Cidade, de Bauru.

De Olho Na Mídia

Jornalista ameça se mudar para São Borja se o PT não enfrentar a Globo

O Datafolha divulgou no início da noite do dia 15/03 que 210 mil pessoas tomaram a avenida Paulista e não 1 milhão, como havia divulgado a Polícia Militar e os organizadores do protesto contra o governo federal. O mais grave é que a TV Globo repetiu esse número insistentemente, como se convocasse as pessoas a aderir ao ato. “Foi um show de vandalismo informativo”, escreveu em seu blog o jornalista Rodrigo Vianna. “280 mil! Meia hora depois, já eram 500 mil. E logo 1 milhão de pessoas, berravam os repórteres da Globo”, afirma. Em seu texto, o jornalista instiga o Partido dos Trabalhadores (PT) a botar o pé no acelerador da democratização da Comunicação. “Sem meio-termo. Se o PT não enfrentar a Globo agora, pego minhas coisas e vou pra São Borja”, ameaça.

Democratização da Comunicação

Participe do debate sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet!

No dia 19/03 (5a feira), às 19h, o Intervozes fará um HANGOUT sobre os próximos passos da “Carta de Direitos na Internet”, aprovada em 2014 e que será regulamentada via decreto presidencial. Participarão dessa conversa: Gabriel Sampaio (Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça), Beá Tibiriçá (Coletivo Digital), Joana Varon (Antivigilância.org/ITS), Laura Tresca (ARTIGO 19), Luiz Moncau (CTS/FGV-RJ) e Flávia Lefevre (Proteste). O debate pode ser acompanhado site: http://intervozes.org.br/ e pelo Twitter com #DebateMarcoCivil. Acompanhe também o debate público já promovido pelo Ministério da Justiça no http://participacao.mj.gov.br/marcocivil/

De Olho Na Vida

Jornada Nacional pela Reforma Urbana

Na manhã do dia 18 de março, trabalhadores sem-teto bloquearam estradas em sete cidades do país em luta pela Reforma Urbana. Na parte da tarde do mesmo dia, os atos aconteceram em cidades do estado de São Paulo, Tocantins e Espírito Santo.

NPC Informa

Curso intersindical trata da relação entre saúde, trabalho e direitos

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para o II curso intersindical de Saúde, Trabalho e Direitos – subsídios para ação de vigilância em saúde do trabalhador no SUS. A capacitação tem o intuito de melhorar a formação continuada de representantes sindicais dos trabalhadores brasileiros, de modo a consolidar a saúde do trabalhador como política de saúde pública, tendo os trabalhadores organizados como seus artífices. Ofertado pelo Grupo Direitos Humanos em Saúde (Dihs/ENSP), o curso tem carga horária de 80 horas e ocorrerá entre os meses de abril e agosto. As vagas são limitadas. Saiba mais.

Proposta de Pauta

O medo das crianças das favelas

A proposta da pauta desta edição vem da favela Jorge Turco, onde vivem grandes amigos do NPC, incluindo três lindas crianças. A fala é da professora Natália Urbina. “Muito triste assumir as consequencias de meu filho ter acordado um dia, 20 de fevereiro, com o BOPE, se fingir de dormido por medo à morte. Quantas crianças não passam por isso em muitos lugares e em diferentes horários? Ele perdeu um pouco da sua infância. Hoje ele é serio - reflexivo e até pessimista. Foi ele que me avisou que estava cheio de verme hoje (16.03) aqui em Leme - panelazo do horror, do medo e do fascismo em ascensão. Por enquanto uns ganham votos, outrxs aderentes- outrxs empregos. Quantxs não perdem a vida no intento. Por hoje já deu, boa noite”.

De olho no mundo

No México, Lei de Meios entra em vigor na tentativa de romper duopólio da Televisa e TV Azteca

Uma das mais esperadas medidas aprovadas pela “lei de meios” mexicana entrou em vigor no último dia 11 com o fim do duopólio da Televisa e TV Asteca no país. Ambas controlam 90 por cento do mercado de televisão aberta do México. Desde o dia 12 de março outros dois canais televisivos estão aptos a transmitir seus sinais: a Cadena Tres e Grupo Radio Centro. Apesar de ser considerado o principal ponto da reforma do setor de telecomunicações, realizada em meados de 2014, o processo que resultou no fim do duopólio na TV aberta está sendo criticado no México. Isso porque, apesar das expectativas registradas nos primeiros dias, com a participação de 12 pretendentes, houve um esvaziamento nos concorrentes pela falta de atrativos da licitação. Apesar das críticas, o presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT), Gabriel Contreras, classificou o processo como “inédito”. A última concessão de TV no país foi outorgada há 20 anos. De acordo com Contreras, o processo foi feito com o objetivo de “conseguir uma maior concorrência e pluralidade no setor de radiodifusão em benefício das audiências”. [Fonte: Agência Pulsar e Opera Mundi]

Artigos

Começou a Campanha das Indiretas-já

[Por R. Moraes] Faz vinte anos a Globo tentou ocultar a campanha popular que queria que o Presidente fosse eleito diretamente nas urnas e não em um colégio eleitoral no Congresso. Diretas-já. As manifestações de 15 de março foram o primeiro passo da campanha da Globo pelas Indiretas-já. Um milhão de eleitores oposicionistas inconformados foram convocados para dizer isto: que o colégio eleitoral do Congresso destitua a Presidenta e escolha um novo nome, devidamente selecionado pela Globo, claro.

Dicas

Livro sobre trabalhadores e Ditadura de 1964 à disposição para consulta, a partir de quinta à noite, na Gramsci

[Por Sérgio Domingues] “A gente sabe como foi. A gente conta, escreve e prova”. Este é o lema do projeto “Contemos nossa história”, sobre a repressão da ditadura de 64 aos metalúrgicos de São Paulo. O projeto resultou num livro imperdível. Se trata de "A Investigação Operária: empresários, militares e pelegos contra os trabalhadores.” A publicação traz dezenas de depoimentos de lideranças sindicais sobre a perseguição violenta que sofreram por parte do aparelho estatal com a generosa cumplicidade das empresas. Um exemplo: Harry Shibata foi o médico legista que assinou a autópsia de Vladimir Herzog. Trata-se da principal peça da farsa que transformou o assassinato do jornalista em suicídio. Ele também foi médico da CIPA da Cobrasma (Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários). Policial assalariado pela empresa para assinar laudos referentes às mortes de operários que morriam em acidentes em suas dependências. Muito provavelmente, tão falsos quanto os de Herzog.Do material de apoio do projeto, consta a reportagem de Marina Amaral publicado pela Agência Pública, em fevereiro de 2012. A jornalista entrevistou José Paulo Bonchristiano, um dos poucos delegados ainda vivos que participaram das ações repressivas durante a ditadura. Ele conta que Roberto Marinho, da Globo, “passava no DOPS para conversar com a gente quando estava em São Paulo”. Ou que Octávio Frias, da Folha de S. Paulo, se oferecia para atender ao “que o DOPS precisasse”. Relata ainda que Amador Aguiar, fundador do Bradesco mobiliou a sede do DOPS, no bairro paulistano de Higienópolis. Tudo isso mostra que o regime de 1964 foi uma ditadura empresarial-militar. Os generais tiveram apoio decisivo de corporações que continuam impunes e faturando bilhões.

Dicas

Mais um livro sobre a ditadura: Nos idos de março

Nos idos de março é uma coletânea de contos, organizada pelo escritor Luiz Ruffato, sobre o terrível período da ditadura civil-militar brasileira. Por meio da ficção, 18 autores retratam aquele período, seja por meio de fatos do cotidiano de quem questionava a opressão daquele momento, seja por relatos de torturas e perseguições, seja até pelo ponto de vista de um torturador. Alguns dos escritores são Antonio Callado, Ignacio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Frei Betto, João Gilberto Noll, dentre outros. “Refletir sobre a longa noite que se seguiu então (31 de março de 1964) é o propósito desta antologia de contos”, diz o organizador da obra, publicada pela Geração Editorial.

Pérolas

Por Eliane Brum

Mais brutal para o Partido dos Trabalhadores pode ser não a multidão que ocupou as ruas em 15 de março, mas aquela que já não sairia de casa para defendê-lo em dia nenhum. [escritora, repórter e documentarista]

Pérolas

Por uma moradora da Mar

"Por que esse pessoal que tá fazendo protesto hoje num vem morar na ditadura que estamos vivendo nas favelas? Vai pra Rocinha, vai pro Alemão, vem pra Maré saber o que é bom pra tosse" Avó da jornalista Gizele Martins, moradoras da Maré

Pérolas

Por Fidel Castro

“Faça o que fizer o imperialismo dos EUA, ele nunca poderá contar com ela para fazer o que ele fez por tantos anos. A Venezuela conta com os soldados e oficiais mais bem equipados da América Latina. Os oficiais da FAB demonstraram que estão prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria”. [em carta ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 17/03]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 285

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link