Boletim do NPC

NPC produz documentário sobre a comunicação popular no Rio de Janeiro

Em 2014, o NPC produziu um filme que mapeia diversas experiências em comunicação popular na cidade do Rio de Janeiro. São jornais, programas de rádio e de televisão produzidos por moradores de diversas comunidades, como o morro do Borel, o conjunto de favelas da Maré, Santa Marta, Rocinha, Cidade de Deus e outros espaços. O filme, produzido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, também apresenta a experiência da entidade na promoção de cursos para a formação de comunicadores populares e no incentivo à criação de veículos produzidos pelos trabalhadores para os trabalhadores. O filme foi exibido na semana passada, em uma solenidade na Câmara Municipal do Rio em comemoração dos dez anos do jornal Abaixo Assinado, de Jacarepaguá, que é tratado no filme. “Comunicação Popular: quem faz” está disponível na internet, no seguinte link:

10 de abril de 2015

Notícias do NPC

Alunos de comunicação popular do NPC assistem à peça Sacco e Vanzetti, no Rio

Os alunos do curso de comunicação popular do NPC se dividiram em dois grupos para assistir à peça “Sacco e Vanzetti”, em cartaz até 31 de Maio no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio. A montagem, feita pela companhia de teatro Ensaio Aberto, retrata a prisão e o julgamento de dois imigrantes italianos anarquistas, Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti, ambos acusados de roubo e homicídio nos Estados Unidos dos anos 20. Condenados à morte, mesmo com a fragilidade de provas, o caso teve repercussão internacional e despertou movimentos de solidariedade em diversos países. Alguns alunos do curso estão atualizando o blog Vozes das Comunidades, e divulgaram um relato da exibição. Para conferir, basta acessar aqui.

Artigos

16 exemplos de como contornar, omitir ou mudar fatos trocando as palavras

[Por Mário Magalhães-06.05.2015] Os fatos não deixam de ser o que foram. Mas ao não serem chamados pelo nome devido, passam a ser palatáveis ou adquirem natureza distinta. É o que se busca ao lançar mão de eufemismos e palavras espertas que fraudam ou manipulam a realidade. O blog selecionou 16 exemplos, de uma lista infindável. Confira o artigo completo!

Entrevistas

A Globo é a responsável pelo não aprofundamento da democracia no Brasil

Laurindo Lalo Leal Filho é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Seu principal objeto de estudo tem sido a análise de políticas públicas de comunicação, em especial para a televisão. Publicou, entre outros, os livros “Atrás das Câmeras: relações entre Estado, Cultura e Televisão” e “A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão”. Hoje, apresenta o programa VerTv, exibido pela TV Brasil e é colunista do site Carta Maior. [Por Rafael Tatemoto/Brasil de Fato] Nessa entrevista para o Brasil de Fato, parte da cobertura especial “Globo 50 anos – O que comemorar?”, Laurindo falou sobre a história da emissora, os interesses que ela representa e como sua atuação se torna um obstáculo à ampliação da liberdade de expressão em nosso país.

NPC Informa

Roberto Leher vence eleição para reitor da UFRJ

Roberto Leher foi eleito hoje (7/5) o próximo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leher é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, na linha Políticas e Instituições Educacionais. Além de ser professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (MST), foi presidente da Adufrj-SSind, presidente do ANDES-SN e faz parte do Conselho Universitário da UFRJ. Sua vitória representa um passo importante no enfrentamento dos desafios que se colocam sobre o papel da educação e da universidade pública no Brasil. Nós, do Núcleo Piratininga de Comunicação, parabenizamos o companheiro e estamos juntos na luta.

Radiografia da Comunicação Sindical

Claudia Santiago e Gustavo Barreto, do NPC, participam do Encontro de Comunicação da Condsef

A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) promoveu entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília, seu 4º Encontro de Comunicação. A atividade reuniu assessores e diretores de imprensa das entidades filiadas à Confederação na sede do Sindsep-DF, em Brasília. A jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago, esteve presente no dia de abertura do evento para ouvir e comentar a apresentação de como funciona a comunicação de entidades presentes. No dia seguinte, Gustavo Barreto ministrou o curso “Do jornal às mídias digitais” para os participantes.

A Comunicação que queremos

Brasil de Fato-RJ comemora dois anos e homenageia Vito Giannotti

Na última quinta-feira, 30 de abril, um evento na ABI comemorou os dois anos do jornal Brasil de Fato RJ. Vito Giannotti esteve em uma mesa sobre a importância da imprensa popular na luta de classes e na batalha das forças populares contra os veículos burgueses de comunicação. Nosso coordenador também foi homenageado, na ocasião, por ter sido um dos maiores incentivadores do veículo e da comunicação dos trabalhadores como um todo. (Fotos: Pablo Vergara)

A Comunicação que queremos

“Abaixo Assinado”, de Jacarepaguá é homenageado na Câmara dos Vereadores

Para comemorar os 10 anos do jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu, nesta quinta-feira (30/04), no Salão Nobre da Casa, uma Solenidade, numa iniciativa do vereador Leonel Brizola (PDT). O Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá foi fundado em 2005 por Manoel Meirelles, que destacou a linguagem mais direta e a forma não influenciável que não só o Abaixo Assinado carrega, mas, também, todas as formas de comunicação que há em outros bairros. "A grande mídia fala o que quer e interessa para ela. Já a nossa leva a verdade sem sofrer influência. Também destaco a nossa linguagem, que é direcionada para aqueles que encontram alguma dificuldade para acessar a informação. Queremos possibilitar para todos os moradores que eles fiquem por dentro de tudo que acontece em sua comunidade e, por isso, a distribuição do jornal é gratuita", afirmou Manoel Meirelles.

De Olho Na Mídia

Tese de doutorado analisa 200 anos de imigração por meio da imprensa

O jornalista Gustavo Barreto defendeu, no dia 4 de abril, tese de doutoramento sobre “200 anos de imigração no Brasil por meio da imprensa”, na Escola de Comunicação da UFRJ. Sob orientação do professor Mohammed ElHajji, o trabalho analisa a imprensa no período de 1808 a 2015 a partir da consulta de periódicos jornalísticos impressos presentes no país ou em português em que o tema da imigração foi citado direta ou indiretamente. Foram selecionadas cerca de 200 matérias jornalísticas, que compõe a tese. De acordo com Gustavo, “durante todo o período analisado neste trabalho – de 1808 a 2015 –, a imprensa se ocupou do assunto a partir de referências conceituais como assimilação, nacionalismo, embranquecimento, eugenia, racismo, xenofobia, tolerância e hospitalidade”. Responsável pelo curso de Mídias Sociais do NPC, juntamente com Arthur William, Gustavo inovou. Criou um site – http://midiacidada.org – no qual abrigou boa parte do conteúdo analisado. O conteúdo completo será colocado, aos poucos, neste site.

Democratização da Comunicação

Ministério da Comunicação vem ao Rio subsidiar debate sobre Canal da Cidadania

[Por Luisa Santiago] Na última segunda-feira, 4 de maio, aconteceu o II Fórum de Comunicação organizado pelo mandato do vereador Reimont (PT), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença de dois representantes do Ministério das Comunicações e teve como objetivo principal obter informações sobre o Canal da Cidadania, projeto em andamento em diversas cidades brasileiras. Vito Giannotti, coordenador do NPC, ressaltou a importância de fazermos com que a população conheça esse projeto, o que ainda não é uma realidade. Também participaram do Fórum diversos representantes de organizações ligadas à temática da comunicação, de rádios comunitárias e movimentos sociais.

De Olho Na Vida

Trabalhadores lutam contra projeto de terceirização

Sindicatos de Trabalhadores estão organizando um Dia Nacional de Paralisação, no dia 29 de maio. Será um protesto contra a retirada de direitos, principalmente o Projeto de Lei 4330, que está para ser votado no Senado. Este projeto das terceirizações significa arrocho salarial, aumento de jornada e supressão de direitos. Os trabalhadores defendem, também, que os ricos paguem mais impostos.

De Olho Na Vida

“Fui demitido porque saí da senzala”

[Por Célio Gari, no Círculo de Cidadania] Trabalho há 15 anos na Comlurb no final de abril fui demitido. Não fui o único. 77 colegas foram dispensados nos últimos dias. Todos garis que cometeram o “pecado” de exercer o direito de greve, que se organizaram e resolveram se fazer visíveis. O amigo Bruno da Rosa, por exemplo, foi demitido porque ousou responder a um dos gerentes que se portava como um verdadeiro capataz de escravos. Saiba mais.

Proposta de Pauta

Proteger a juventude é amar a juventude. Não à redução da idade penal

[Por Claudia Santiago] Quem não tem um filho, um sobrinho, um irmão, um primo, um vizinho querido que não tenha feito bobagem na adolescência? Pense: o que você fez nessa ocasião? Então, deseje para o outro o que você deseja para você mesmo. Desarme seu coração. E se o seu objetivo é reduzir a violência, fique sabendo "que reduzir a maioridade penal não reduz a violência!"

NPC Informa

Rio de Janeiro tem piso salarial para jornalistas

Administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; arquitetos; engenheiros; estatísticos; profissionais de educação física; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; enfermeiros; bombeiro civil mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, turismólogo, sociólogos, secretários executivos bilíngues e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio - nível superior); Todas estas profissões foram incluídas no piso salarial de R$ 2.432,72 em vigor no estado do Rio de Janeiro. Os jornalistas foram vetados pelo governador Pezão. No dia 6 de maio a Assembleia Legislativa rejeitou o veto.

NPC Informa

O primeiro webdocumentário feito por alunos da ECO-UFRJ está no ar

O filme (Des)Ocupações apresenta diversas visões sobre o tema das ocupações e remoções no cenário urbano atual do Rio de Janeiro. A novidade é que o espectador pode "navegar" na obra, escolhendo o que quer ver, clicando nas opções que aparecem na tela. Portanto trata-se de uma obra interativa. O filme foi desenvolvido pela equipe do TJUFRJ - o Telejornal Online da Escola de Comunicação e pode ser visto no endereço: www.webdocumentarios.eco.ufrj.br. O TJUFRJ, com o apoio de bolsas de extensão PIBEX, vem experimentando e pesquisando os recursos de interatividade em meios digitais de forma pioneira na ECO desde 2013.

NPC Informa

1º Cine Favela Festival abre inscrição para curtas

O 1⁰ Cine Favela Festival: a favela e os 450 Anos do Rio promoverá dez dias de exibição de filmes, oficinas de experimentos audiovisuais, mesa de debates, fórum sobre o audiovisual e favela e exercícios de câmera aberta (o espectador passa a ser um entrevistado, expondo sua opinião sobre a obra audiovisual assistida). O evento abriu inscrições, pela internet, de obras que tenham a favela ou periferia como tema principal ou secundário. Todas serão analisadas por uma curadoria e cem serão escolhidas para exibição. Nós, do NPC, estamos participando da seleção. As exibições serão de 10 a 19 de junho, às 19h, na praça Ailton Rosa, Rocinha, zona sul do Rio. No dia 20 ocorrerá uma Mesa de Debates, a premiação aos realizadores e um pocket show para finalizar com chave de outro. A Mostra ocorrerá na Praça Ailton Rosa: Auto-Estrada Lagoa-Barra, Rocinha (logo após o túnel Zuzú Angel), de 10 a 19 de junho, de 19h às 23h com encerramento no dia 20, às 16h.

Memória

Em 06/05/1919

06/05/1919 - Nas fábricas do país, ainda não vigorava nenhum direito trabalhista. Durante uma passeata contra o trabalho noturno e pelas 8 horas na Tecelagem Ipiranguinha, em Santo André/SP, a polícia mata o jovem grevista Constatino Castellani, de 17 anos.

Pérolas

Por Eric J. Hobsbawm

"A destruição do passado — ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas — é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século xx. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tomam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores." [Em A Era dos Extremos]

Dicas

Karl Marx se une a proletários do século XXI em misissérie argentina

[Por diarioliberdade.org] A minissérie argentina "Marx voltou" trata-se de uma criação do coletivo audiovisual Contraimagen e do Instituto de Pensamento Socialista (IPS). Já foram gravados quatro capítulos com duração de 15 minutos cada um, e o quinto será publicado em breve. Desde o lançamento, os episódios já foram vistos por mais de 300 mil pessoas no YouTube, além de circular em universidades, centros culturais e partidos políticos na Argentina. "Burgueses e proletários", "O mercado e as crises capitalistas", "O Estado e a revolução" e "O comunismo" são os títulos dos quatro episódios, protagonizados pelo ator Carlos Weber, que já interpretou o filósofo alemão na montagem argentina da peça "Marx no Soho", do historiador e dramaturgo norte-americano Howard Zinn. As ideias de Marx são expostas na minissérie com a ajuda de filmes antigos, achados audiovisuais na internet e animações, entre outros recursos. Clique aqui para assistir os 4 primeiros episódios com legendas em português.

Dicas

Adeus ao trabalho? Edição comemorativa dos 20 anos

O problema de mudança na composição orgânica do capital, com as controvérsias que vem merecendo, preocupa, realmente, a todos nós. Detive-me nele, há tempos, quando havia em mim energia para isso. Em quase todas as línguas ocidentais, realmente, existe, hoje, extensa bibliografia a respeito. Atrás disso está a ideia singular de que a categoria trabalho está desaparecendo. É como aquela corrente que almeja uma sociedade em que só exista burguesia; sem proletariado. O livro é claro, objetivo, informado e indispensável aos que se preocupam com o problema. [Ricardo Antunes. Boitempo. 285 páginas. R$ 48,00]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 286

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link