Boletim do NPC

Livro Agenda do NPC de 2016 será sobre lutadores e lutadoras do povo brasileiro

Já estamos em fase final da pesquisa para nosso Livro Agenda de 2016, que terá conteúdo inédito. Com o tema Lutadores e lutadoras do povo brasileiro, cada dia apresentará um(a) militante que se dedicou à defesa de um país justo, igualitário, livre de opressões e explorações. Em nossas páginas, merecem destaque feministas, operários, camponeses, estudantes, sindicalistas, negros escravizados, indígenas e tantos outros que ofereceram suas vidas ao combate à ditadura civil-militar brasileira. Como nos outros anos, prepararemos edições personalizadas para os sindicatos. Os que tiverem interesse podem enviar um e-mail para npiratininga@piratininga.org.br, que em breve mandaremos o orçamento e as condições para a organização do material.

21 de maio de 2015

Notícias do NPC

Lançamento do livro “Direitos Negados” na Livraria Antonio Gramsci

No dia 11 de junho, quinta-feira, às 18:30h, o livro "Direitos Negados - um retrato da luta pela democratização da comunicação" (R$30), organizado por Renata Mieli, será lançado na Livraria Antonio Gramsci. A obra é uma realização do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Às 19h terá início um debate com a organizadora, Renata Mieli; o professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Marcos Dantas; e com o cientista político Theófilo Rodrigues. A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17. Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.

Artigos

A mídia brasileira ainda discrimina árabes e muçulmanos

[Por Rasheed Abou-Alsamh] No imaginário brasileiro, árabes são todos ricos, sultões, donos de imensas riquezas petrolíferas. Mas são também trapaceiros, gananciosos e capazes de até vender a própria mãe. Apesar de os primeiros muçulmanos terem chegado ao Brasil mais de 180 anos atrás, entre os escravos trazidos da África, e os pioneiros imigrantes árabes terem vindo há mais de cem anos, ainda há ideias distorcidas na mente de brasileiros do que é ser árabe ou muçulmano. O imaginário brasileiro, árabes do Golfo são todos ricos, sultões, donos de imensas riquezas petrolíferas. Mas são também trapaceiros, gananciosos e capazes de até vender a própria mãe. Esse estereótipo deve vir de quando os primeiros imigrantes árabes chegaram aqui e trabalhavam como mascastes, vendendo mercadorias de porta em porta. Erroneamente eram chamados de “turcos” por causa dos passaportes otomanos que usavam para entrar no país. E como a maioria dos imigrantes árabes para o Brasil foi de cristãos, e não muçulmanos, sua assimilação à cultura local foi mais rápida e fácil. De fato, encontro muitos brasileiros de ascendência árabe, mas que não falam a língua, sequer foram ao Oriente Médio, tendo apenas a comida árabe, bem como o sobrenome, como ligação com seus antepassados. Leia o artigo completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sintsef realiza Oficinas de Comunicação no Ceará

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará realizou, na última semana, Oficinas de Comunicação em diferentes regiões do estado. Na quinta, dia 21, ela aconteceu na cidade do Crato (foto) e na sexta, 22, em Iguatu. Ao longo da oficina foram promovidos debates sobre as diferenças entre comunicação tradicional e comunicação alternativa e palestras sobre noções de internet e de fotografia. A proposta levada é a da discussão da comunicação alternativa como via de informação, além da observação crítica em relação à mídia tradicional.

De Olho Na Mídia

Aluna do Ciência Sem Fronteiras desmente reportagem da Globo sobre o programa

A estudante Amanda Oliveira denunciou a deturpação das informações a seu respeito em uma reportagem sobre o programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, divulgada pela TV Globo. Ela foi apresentada como um dos alunos que decidiram voltar ao Brasil e abandonar o programa por problemas na liberação de verbas. Em seu perfil no Facebook, Amanda – que passou nove meses estudando nos Estados Unidos – fez questão de desmentir as informações. Ela esclareceu que não voltou Brasil por conta da insegurança financeira, conforme noticiado, porque a última parcela da bolsa foi a única que atrasou. Quanto a ter abandonado o programa, afirmou que a emissora não se deu ao trabalho de apurar a verdade. Segundo a estudante, ela tinha a opção de voltar em maio ou em junho e escolheu a primeira. “Na manhã de ontem passou na globo uma reportagem sobre o Ciência sem Fronteiras onde eu apareço. Gostaria de dizer que tudo o que foi dito á meu respeito naquela reportagem é MENTIRA!”, declarou.

A Comunicação que queremos

Brasil de Fato RJ divulga vídeo de comemoração pelos seus 2 anos

O jornal Brasil de Fato RJ, versão tablóide, completou dois anos em maio de 2015. Lançado no 1º de maio de 2013, o veículo tem o objetivo de divulgar notícias do interesse da classe trabalhadora. Nosso coordenador Vito Giannotti, um dos principais incentivadores da publicação e membro do conselho editorial, é um dos entrevistados. Vida longa ao Brasil de Fato! Confira o vídeo aqui.

Proposta de Pauta

Mortes de médico na Zona Sul e de moradores de favela têm valores diferentes para grande parte da imprensa

O assassinato do médico Jaime Gold, enquanto andava de bicicleta na Zona Sul do Rio, teve grande repercussão nas redes sociais, na imprensa e nos telejornais. A morte comoveu muitos cariocas, que passaram a dizer que estava ficando impossível morar na cidade e até usaram o episódio para clamar pela redução da maioridade penal. Alguns críticos à cobertura feita pela chamada “grande mídia” identificaram tratamentos diferentes de assassinatos a pessoas pertencentes a classes sociais diferentes. A morte do médico teve um espaço muito maior do que, por exemplo, o assassinato de jovens negros em uma favela pela polícia, ocorrido na mesma semana. Uma exceção, que merece ser destacada, foi o jornal Extra, do Rio de Janeiro, que estampou: “Só não se esqueçam de Gilson e Wanderson”, fazendo referência aos pobres mortos poucos dias antes. O esforço do NPC tem sido no sentido de não nos esquecermos de Gilson, Wanderson e tantas outras vítimas da violência policial e das desigualdades sociais.

Democratização da Comunicação

Secretaria Nacional de Juventude e Ministério da Cultura promovem Encontro de Midialivrismo e Juventude

Nos dias 15 e 16 de maio, aconteceu, no Rio de Janeiro, um Encontro de Midialivrismo e Juventude, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Cerca de 50 jovens midialivristas de todas as regiões se reuniram durante dois dias para debater a comunicação no país, a situação da juventude, diversidade, redução da maioridade penal e estratégias para uma cobertura colaborativa da 3ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada ainda em 2015. Também foram realizadas oficinas de texto e fotografia. Ao final do encontro, houve uma apresentação e debate sobre o Edital dos Pontos de Mídia Livre, que está disponível para consulta pública.

De Olho Na Vida

Racismo nosso de cada dia: Confederação Brasileira de Ginástica afasta atletas acusados de racismo

A Confederação Brasileira de Ginástica suspendeu temporariamente os três atletas acusados de cometer injúria racial contra um colega da seleção. No vídeo, divulgado em uma rede social, eles diziam: “Seu celular quebrou. A tela quando funciona é branca. Quando ela estraga é de que cor? O saco do supermercado é branco. E o do lixo?”. Os outros respondiam: “preto”. Nas imagens, o atleta negro se mostrou indignado e constrangido. Além de serem suspensos das atividades, a CBG também cortou as bolsas e incentivos ao esporte que eles recebem.

Memória

‪#‎1952 – RIO DE JANEIRO

Nise da Silveira, médica autora de 12 livros, inaugura o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio. Colecionará mais de 300 mil obras de pacientes em seus ateliês, e se tornará precursora do Movimento Antimanicomial. [Fonte: Livro Agenda NPC 2015 - Mulheres na História]

De olho no mundo

Centenário de nascimento de Mario Monicelli

O centenário de nascimento de Mario Monicelli, diretor que mesclou drama e comédia para combater a hipocrisia social Leia a matéria completa.

Entrevistas

Brasil vai voltar a crescer e panelaços irão acabar, diz Chico de Oliveira

[Por Eleonora de Lucena de São Paulo] A crise parece muito grande, mas não é. O Brasil vai voltar a crescer, tem uma economia privilegiada e será uma sociedade mais igualitária. A burguesia do país é muito autoritária, mas seu jogo não vai prosperar. Os panelaços não terão continuidade. “A sociedade não aguenta mais ver a demissão de 2.000 pessoas”. Leia a entrevista completa.

Notícias

TV Digital dos mais pobres não terá acesso à Internet

Por Luís Osvaldo Grossmann / Convergência Digital] Durou pouco a promessa do governo de que a TV Digital dos mais pobres teria ‘interatividade plena’. Em prol de um suposto consenso entre operadoras móveis, televisões comerciais e públicas prevaleceu a escolha de um conversor que, apesar do Ginga, não terá conexão à Internet. Ou melhor, terá, desde que brasileiros que precisam do Bolsa Família garantam em suas casas modems 3G ou banda larga fixa. Saiba mais.

De olho no mundo

Caravana 43 chega a América do Sul

No dia 15 de maio, a Caravana 43 Suldamerica, deixou o México em direção a três países da América do Sul: Argentina, Uruguai e Brasil. A Caravana tem como finalidade levar os pais, mães e colegas dos 43 estudantes da Escola Normal Rural de Ayotzinapa - que desapareceram no dia 26 de setembro de 2014, em Iguala, Guerrero, México - a outros países. O objetivo da ação é pedir justiça sobre o caso e pressionar o governo Mexicano a dar respostas consistentes. Além disso, pretende-se suscitar discussões sobre os casos de desaparecimento forçado em diferentes contextos.

Dicas

Exposição World Press Photo na Caixa Cultural do RJ

Em sua 58ª edição, a exposição World Press Photo apresenta os mais impactantes registros do fotojornalismo mundial do último ano. São 145 imagens sobre temas variados como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. Promovida pela fundação que a batiza, fundada em 1955 e sediada em Amsterdã, na Holanda, a mostra é resultado de uma premiação internacional, escolhida por um júri de especialistas. A World Press Photo do Ano, a grande vencedora do ano passado, foi a imagem Jon and Alex, do dinamarquês Mads Nissen. A foto mostra um casal gay em um momento íntimo em São Petersburgo, na Rússia. Saiba mais.

Dicas

SMH 2016 – Remoções no Rio Olímpico

Lucas Faulhaber e Lena Azevedo/Mórula/R$ 35,00- Este estudo traz informações precisas e importantes sobre as remoções dos pobres na cidade do Rio de Janeiro. O contexto é o do projeto de modernização pré-Copa e Olimpíadas. Neste livro estão dados como quantas pessoas foram removidas, em que condições, sob quais justificativas e para onde foram. Os dados são ainda analisados em sua lógica espacial e revelam que as desapropriações e remoções têm uma geografia baseada num processo de desconstrução de direitos e a expansão da fronteira do mercado imobiliário. Compre pelo site da Livraria Antonio Gramsci:

Pérolas

Por Sérgio Domingues – A antiga conspiração das facas

Confirma-se a responsabilidade de uma conspiração pelos constantes ataques a faca no Rio de Janeiro. Trata-se de uma antiga conjuração composta por proprietários de gente, parasitas de operários e vampiros de trabalhadores.

Pérolas

Por Alberto da Costa e Silva

“O escravo não nasceu no navio negreiro. Quando foi lá colocado, à força, trazia consigo seus costumes, seus hábitos, sua maneira de viver e entender o mundo. Trazia sua história. Os africanos chegaram aqui em tamanha quantidade, que havia tanto aquele que sabia fazer uma casa quanto aquele que sabia explorar o ouro e aquele que sabia cultivar o inhame. Trouxeram técnicas, maneiras de pensar. Suas crenças, assombrações, cantigas, maneiras de sentar, servir, comer, caminhar, comportar-se, formar família... Tendo sido eles tão numerosos, como entender o Brasil sem compreender como eram as Áfricas, do outro lado do Atlântico?[1]”. [Entrevista publicada pela Revista Ciência Hoje]

Pérolas

Por Marieta Severo

"Sou contra a redução da maioridade penal e contra muita coisa que está em evidência e que, para a minha geração, é chocante. Há um retrocesso que nunca imaginei. [...] Há espaços da mulher que foram conquistados e são sólidos. Mas há outros em que a gente não consegue ir adiante, como o aborto, que é um direito. E por quê? Por causa desse conservadorismo religioso com representação política. Não tenho nada contra religião. Sou a favor de todas, mas não exerço nenhuma. Só não quero uma religião legislando a minha vida". [Em entrevista ao jornal O Globo do dia 19.05.2015]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 288

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link