Boletim do NPC

Livro Agenda do NPC de 2016 será sobre lutadores e lutadoras do povo brasileiro

Já estamos em fase final da pesquisa para nosso Livro Agenda de 2016, que terá conteúdo inédito. Com o tema Lutadores e lutadoras do povo brasileiro, cada dia apresentará um(a) militante que se dedicou à defesa de um país justo, igualitário, livre de opressões e explorações. Em nossas páginas, merecem destaque feministas, operários, camponeses, estudantes, sindicalistas, negros escravizados, indígenas e tantos outros que ofereceram suas vidas ao combate à ditadura civil-militar brasileira. Pesquisadores do Brasil inteiro foram convidados a escrever textos para as páginas iniciais de cada mês. Está imperdível! Como nos outros anos, prepararemos edições personalizadas para os sindicatos. Os que tiverem interesse podem enviar um e-mail para npiratininga@piratininga.org.br solicitando o orçamento e as condições para a organização do material.

19 de junho de 2015

Notícias do NPC

Vito Giannotti participa de debate na UERJ sobre mídia e democracia

Professores, alunos e pesquisadores da UERJ, UFF e FIOCRUZ estão organizando uma série de debates sobre conjuntura na UERJ. Nosso coordenador, Vito Giannotti, participará de uma mesa sobre "Mídia e Controle Social: Despolitização e Desmanches na Democracia". A atividade ocorrerá no dia 7 de julho, terça-feira, a partir das 18h, no auditório 11, localizado no 1º andar do Pavilhão João Lyra Filho (UERJ Maracanã). O outro convidado para a mesa é o professor João Feres, do IESP/UERJ, que coordena a pesquisa Manchetômetro.

Notícias do NPC

Análise crítica da mídia – por alunos do curso de comunicação popular do NPC

Os alunos do curso de comunicação popular do NPC estão entregando trabalhos de análise crítica da mídia comercial. “RJ-TV”, “Patrulha da Cidade” e “Escola do Amor” foram alguns dos programas analisados. Em breve contaremos mais sobre as descobertas. Na foto, os ex-alunos Eric Fenelon e Aneci Palheta começam a leitura. Aguardem!!!

Artigos

A direita abraça a rede

É como se a utopia do faça você mesmo, do seja você mesmo a mídia dos movimentos de comunicação alternativa tivesse se convertido no seu oposto, num pesadelo no qual as pessoas se informam para reforçar ideias preconcebidas, sem verificar os fatos, sem escutar o outro lado e, sobretudo, sem refletir. Leia o artigo completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Senge-ES lança nova edição do jornal “O Engenheiro’

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) acaba de lançar a edição n° 23 do jornal O Engenheiro. A publicação aborda temas contemporâneos do mundo do trabalho e da engenharia. Os destaques desta edição ficam com o recente acordo que garantiu o pagamento de piso salarial para os engenheiros da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); a mobilização do Senge-ES junto ao Movimento de Valorização Profissional dos Profissionais Tecnológicos Públicos; e o debate de ações ligadas ao campo do trabalho, como o retrocesso da nova lei da terceirização (PL 4.330), a Proposta Emenda Constitucional (14/2015) - que objetiva flexibilizar atuação dos engenheiros no setor público -, e a criação da Frente Parlamentar de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo. Leia aqui o jornal.

A Comunicação que queremos

Grafiteiras afro-descendentes

[Por Claudia Santiago] Nem tudo o que reluz nas redes sociais é ouro. Esbarra-se com muito lixo também. Mas outro dia tive o prazer de ver pular na minha cara uma das experiência de comunicação que mais me encantaram nos últimos tempos. A arte das afrografiteiras. Com graça, garra, coragem e muita competência elas colorem muros pelas cidades. Nesta foto, a encantadora Patrícia Souza, na favela Antares, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, no dia 27 de junho último.

De Olho Na Mídia

Marieta Severo contesta Faustão em seu programa na Rede Globo

Há duas semanas, Jô Soares fez uma entrevista com a presidenta Dima Rousseff e, além das críticas, chegou a receber ameaças de morte. Pouco tempo depois, no último domingo (28), foi a vez de Marieta Severo rebater o apresentador Fausto Silva, em seu programa de domingo na TV Globo. Ele começou a falar que o Brasil não tem “estrutura”, que a única coisa organizada por aqui é o crime e que somos “o país da desesperança”. A artista discordou do discurso repetido exaustivamente pelos jornais e pela TV. Disse que é otimista, defendeu a inclusão social e a luta contra a desigualdade e disse que, nesses quesitos, o Brasil melhorou muito nos últimos anos. O vídeo da Marieta Severo, no programa do Faustão, pode ser visto aqui. Recentemente, em uma entrevista ao jornal O Globo, ela disse ser contra a redução da maioridade penal e contra o fato de religiões quererem legislar sobre as vidas dos indivíduos. Disse ser da época do feminismo, da liberdade sexual, e criticou que o aborto seja um tema tabu no país.

De Olho Na Mídia

O Facebook e as emoções dos usuários

Em 2014, foi divulgada por um jornal científico a notícia de que o Facebook havia, em 2012, feito um experimento com seus usuários sem avisá-los. Na época, a rede social manipulou o feed de aproximadamente 700 mil pessoas para avaliar se o conteúdo das mensagens recebidas afetaria seu humor e suas atualizações. A notícia teve grande repercussão e provocou diversas discussões sobre a ética na empresa. Pouco tempo depois, o responsável pelo “estudo” chegou a se desculpar com os usuários. Na última sexta-feira, dia 26, milhões de pessoas coloriram suas fotos de perfil para celebrar a aprovação da lei que permite a união homoafetiva nos EUA. O número de usuários que aderiram ao filtro criado por um estagiário da rede chegou a 26 milhões. O objetivo dessa ação, no entanto, vai além de promover o engajamento dos usuários. Ainda que dessa vez não tenha se tratado de um experimento, agora o Facebook pode rastrear quem são os usuários que apoiam ou não a causa. Essa informação é adicionada ao banco de dados que a empresa usa para, por exemplo, oferecer aos seus anunciantes a possibilidade de vender anúncios focados em determinados públicos.

Democratização da Comunicação

Ministro do STF diz que regulação da mídia é necessária

O julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIns) 4679, 4747, 4756 e 4923 teve na quinta-feira (25) um capítulo importante não só para os atores diretamente envolvidos no mercado de TV por assinatura, mas para a defesa da regulação democrática dos meios de comunicação como um todo. Movidas pelo DEM e por associações comerciais, as ações questionam o impedimento de que uma mesma empresa seja produtora e distribuidora de conteúdo, e a determinação de cotas de conteúdo nacional na programação dos canais. O relator da matéria, ministro Luiz Fux, invalidou praticamente todas as alegações, considerando a quase totalidade dos artigos da lei como constitucionais. Ele destacou a validade e a necessidade da regulação da mídia para garantia da liberdade de expressão, diversidade e pluralidade no sistema de comunicação do país. |Fonte: Carta Capital/ Intervozes]

NPC Informa

3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais  

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais. Com o tema "A imprensa sindical e o novo perfil da classe trabalhadora”, o seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes da área. O evento vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de setembro em Florianópolis e as inscrições vão de 1 julho a 4 de setembro. Valores e maiores informações pelo email: imprensasindical2015@gmail.com.

Proposta de Pauta

Genocídio de negros no Brasil

[Por CNTE*] Em 2013, foi formada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar do Mapa da Violência: Homicídios e Juventude no Brasil. O estudo está cheio de dados, um mais chocante do que outro. Vejamos alguns dos mais estarrecedores: . Dos 467,7 mil homicídios contabilizados entre 2002 e 2010, exatamente 307,6 mil, ou seja, cerca de 70% dos assassinatos foram de negros. . Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil. . Segundo o Ministério da Saúde, 71% dos mortos são jovens negros (pretos e pardos) . Oito em cada dez jovens mortos são afrodescendentes. . Em relação às vítimas de arma de fogo, o índice é 133% a mais de negros do que brancos. do sindicato. [* Estes dados estão no Caderno Racismo e discriminação no Brasil, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) , produzido a partir de ENSAIO CRÍTICO escrito por Flávio Antônio da Silva Nascimento - Junho 2015]

NPC Informa

“A Revolução Chinesa segundo os próprios chineses”: nesta quinta, às 15h, na UFABC

Imersos em um ambiente cultural dominado pela indústria do entretenimento “made in USA”, nós e o mundo inteiro nos acostumamos a ver os outros povos com os olhos dos... estadunidenses. Uma rara chance de ter acesso a um ponto de vista alternativo é o que o Ciclo de Cinema da UFABC oferece nesta quinta-feira, dia 2 de julho, com a exibição de um filme chinês sobre um episódio decisivo da história recente da China e da humanidade – a revolução de 1949. “A Fundação da uma República” é uma superprodução cinematográfica que nada fica a dever aos grandes épicos de Hollywood. O filme, dirigido por Huang Jianxin e Han Sanping, foi realizado em 2009, por ocasião do aniversário de 60 anos do nascimento da República Popular da China, e expressa uma interpretação própria daqueles acontecimentos. A trama reproduz episódios decisivos da Revolução Chinesa, com atores no papel de personagens históricos. Ao final da II Guerra Mundial, com a expulsão dos invasores japoneses, os dois maiores líderes da China moderna, o comunista Mao Tse-tung e o direitista Chiang Kai-chek, fazem um acordo para unificar o país. Mas as negociações fracassam e Mao deflagra a grande insurreição que culmina em 1949 com a tomada do poder pelos comunistas e a fuga de Chiang para Taiwan, sob a proteção das forças militares dos EUA. Para saber mais sobre a obra que será exibida e debatida nesta quinta-feira, você pode assistir ao trailer no youtube.

NPC Informa

Unicamp promove 8º Colóquio Marx Engels  

De 14 a 17 de julho será realizado, em Campinas, o 8º COLÓQUIO MARX ENGELS. A programação completa pode ser acessada aqui.

Memória

Ocupação da Fábrica Flaskô completa 12 anos

No dia 12 de junho de 2015, os trabalhadores da fábrica ocupada Flaskô completaram 12 anos da histórica decisão de ocupar a fábrica e retomar a produção sob controle operário. Assim como os trabalhadores da Cipla e Interfibra, em Joinville/SC, essa decisão foi mais um passo na construção do Movimento das Fábricas Ocupadas. Vida longa à luta da Fábrica Ocupada Flaskô!

Memória

Você sabe quem é Dragão do Mar?

Em 27 de janeiro de 1881, os jangadeiros do Ceará impedem o embarque de escravos vendidos às províncias do Sul e Sudeste do país. O líder do movimento, Francisco José do Nascimento, ficou conhecido desde então como o Dragão do Mar. É um dos principais nomes da forte campanha abolicionista no Estado, que foi pioneiro ao extinguir a escravidão em 1884.

De olho no mundo

Roger Waters e uma brasileira de família palestina pedem para Caetano não tocar em Israel

[Por Sheila Jacob] Está marcado, para 28 de julho, um show de Gilberto Gil e Caetano Veloso em Tel Aviv. Roger Waters, ex-Pink Floyd, pediu o cancelamento da apresentação por causa dos massacres promovidos pelo governo de Israel aos palestinos. Caetano respondeu a carta e Waters enviou outra, na qual afirma temer que Caetano “possa estar vendo a política israelense com lentes cor-de-rosa”. Diz ele: “O fato é que, por muitas décadas, desde a Nakba (catástrofe, expropriação do povo palestino) em 1948, as políticas coloniais e racistas de Israel têm devastado a vida de milhões de palestinos”. Uma semana antes, a jornalista Soraya Misleh havia escrito uma carta com o mesmo pedido. “Tenho 46 anos de idade. Como muitos da minha idade e geração, cresci ouvindo suas belas músicas. Mas, infelizmente como poucos da minha idade e geração, também cresci ouvindo histórias de um povo muito generoso, que cuidava de sua terra com muito amor, até que um dia foi expulso dali, violentamente. Estou falando do povo palestino, das minhas raízes. Sou brasileira de origem palestina”. A carta de Roger Waters pode ser lida aqui. E a de Soraya aqui.

De olho no mundo

Cuba elimina transmissão de vírus da Aids de mãe a filho

Cuba se tornou a primeira nação do mundo a ter a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por eliminar por completo a transmissão do vírus da Aids (HIV) e da bactéria da sífilis de mãe para filho. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde Pública de Cuba, Roberto Morales Ojeda, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Washington. “Tudo foi possível por vontade política”, disse. [Fonte: O Globo]

De Olho Na Vida

Exército Brasileiro expulsa moradores de aldeia de pescadores em Niterói

Na semana passada, algumas famílias que moram na Aldeia Imbuhy, uma aldeia de pescadores centenária de Niterói, na Praia de Jurujuba, foram removidos do local por forças exército brasileiro. O motivo é o projeto das Forças Armadas de transformar a área da praia em um resort de luxo para oficiais de alta patente. O Superior Tribunal de Justiça deu decisão favorável à desapropriação e, apesar da mobilização de vários parlamentares, não houve nenhuma mudança no plano. Alguns habitantes da região são descendentes da mulher que bordou a primeira bandeira do Brasil e outros daqueles que serviram como olheiros da costa. No mesmo dia, logo após a desapropriação, o exército iniciou a demolição das casas. Pelo Facebook, o vereador Leonardo Giordano classificou a ação como uma covardia contra aqueles que são descendentes dos que fizeram parte da construção da história do Brasil.

De Olho Na Vida

Redução da maioridade penal é aprovada na Câmara dos Deputados

[Por Luisa Santiago] Um dia após rejeitarem o texto substitutivo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que propunha a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos em caso de crimes hediondos, os deputados federais votaram novamente a matéria e aprovaram a redução com algumas poucas mudanças no texto, como, por exemplo, a exclusão dos crimes de tráfico e roubo qualificado. Por ser uma emenda à Constituição, a lei determina que a proposta precisava obter 308 votos a favor para ser aprovada, o que não aconteceu o primeiro dia. No segundo, no entanto, o resultado foi de 323 votos sim e 155 não. A longa e agitada sessão do primeiro dia de votação foi acompanhada por muitos militantes contrários à redução tanto dentro quanto fora do plenário. Centenas de pessoas saíram em caravanas de diversos estados em direção ao Distrito Federal. Um acampamento foi montado no gramado do Congresso e várias atividades como debates e intervenções culturais aconteceram ao longo do dia. Aproximadamente 500 pessoas acompanharam a votação do lado de fora da Câmara, numa bonita demonstração de força e mobilização da juventude brasileira. Foram vitoriosos todos os que lutaram contra a aprovação dessa emenda. E a primeira votação demonstrou isso. Demonstrou que a mobilização da sociedade pode fazer frente ao conservadorismo do nosso Congresso atual. A segunda votação da PEC 171/93 só foi possível graças às manobras do presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha. Um golpe. É provável que essa proposta não vá adiante no Senado ou no Superior Tribunal Federal, mas esse é só o primeiro passo. Temos que ficar ainda mais atentos e mobilizados porque muitas batalhas virão.

Entrevistas

“Nós cubanos não nos afastamos nem um milímetro de nossos princípios. Os EUA que estão reconhecendo que sua política tem sido errada”

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, Gerardo Hernández, um dos “cinco heróis cubanos”, fala sobre terrorismo, a relação entre Cuba e os EUA e o embargo econômico: “não perdoaram Cuba por ter feito a primeira revolução na América”. Leia a entrevista completa.

Pérolas

[Provérbio africano]

“Nunca esqueçam as lições aprendidas na dor”

Pérolas

Por Tinga

Trocaria todos os títulos conquistados por “um mundo sem preconceito e igual para todas as raças e classes. [jogador do Cruzeiro, no início de 2014, em uma partida da Taça Libertadores. Os torcedores do Real Garcilaso, time peruano, imitavam macacos toda vez que o jogador brasileiro pegava na bola]

Pérolas

Por Paula Libence

“Afirmar que uma criança que dança funk está mais propensa a um futuro indigno é de uma violência tão brutal quanto afirmar que é também por causa do funk que essa geração de jovens está toda perdida. Como educadora que sou, devo afirmar em alto e bom som que gostar de funk ou de pagode não faz ninguém mais ou menos delinquente ou irresponsável que outra.” [em seu livro Infância, música e pobreza: sua criminalização e alguns aspectos correlatos]

Pérolas

Rapper GOG

“A Rede Globo me mandou outro convite: [...] querem que eu suba ao palco na Esplanada dos Ministérios em 15 de junho de 2014, num evento produzido em parceria com a FIFA e outros mais com transmissão para todo o planeta. Gostaria de dar minha resposta em cadeia mundial, aqui e agora, dia 06/12/13, dia dos sorteios dos grupos da copa. NÃO ACEITO O CONVITE, NÃO NEGOCIO COM VOCÊS, NÃO ME PROCUREM MAIS, ESQUEÇAM O MEU NOME! Vocês patrocinam o apartheid brasileiro” [dezembro de 2013]

Dicas

Exposição em SP apresenta obras de mulheres pioneiras na arte

Brasileiras que desafiaram o seu tempo e as convenções e passaram a produzir obras de arte e a se profissionalizar no ramo são o tema de uma exposição na Pinacoteca de São Paulo. A exposição “Mulheres Artistas: As Pioneiras (1880-1930)” fica em cartaz até o dia 6 de setembro e apresenta cerca de 50 obras entre pinturas, desenhos e esculturas, muitas delas inéditas ao público. Entre as artistas que terão suas obras expostas estão Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Beatriz Pompeu de Camargo, Abigail de Andrade [que ganhou a primeira medalha de ouro na 26a Exposição Geral de Belas-Artes, em 1884] e a escultora Julieta de França [a primeira artista brasileira a ganhar um prêmio de viagem ao exterior, em 1900]

Dicas

LIVRO Malala: a menina que queria ir para a escola

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada pelo grupo extremista Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. E, por isso mesmo, quase morreu. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 291

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link