Boletim do NPC

Mais um lançamento na Livraria Antonio Gramsci!

A Livraria Antonio Gramsci convida para o lançamento do livro "Os anos de chumbo vistos da janela da escola", organizado por Esther Kuperman e Ana Cristina Coutinho Viegas, no dia 23/07 às 19 horas. Essa publicação reúne nove artigos que abordam a temática da Ditadura sob o olhar de diferentes disciplinas. O objetivo é fornecer aos docentes do ensino médio e fundamental subsídios para o aprofundamento do debate do tema nas salas de aula. Não perca!

16 de julho de 2015

Notícias do NPC

AGENDA NPC 2016: PERSONAGENS DAS LUTAS DO POVO BRASILEIRO

Você já ouviu falar em Dandara, Nísia Floresta, Chico Prego, Santo Dias e Tião Carpinteiro? Sabe quem foi Silva Jardim, Pagu, José Porfírio e Ana Rosa Kucinski? Esses são alguns dos nomes de brasileiros e de brasileiras que sonharam e ousaram lutar por um país melhor para a maioria. Contar algumas dessas trajetórias é um dos objetivos do Livro-Agenda do NPC de 2016, que neste ano tem como tema “Personagens das histórias de luta do Brasil” dos séculos XIX, XX e XXI. São homens, mulheres, negros, negras, indígenas, camponeses, estudantes, operários e outros lutadores, resgatados a cada dia para que não caiam no esquecimento e para que sirvam de inspiração nas lutas atuais. Saiba mais.

Banner

Em menos de um mês começa o ‎21º Curso Anual do NPC

Pedimos aos interessados em se inscrever no 21º Curso Anual do NPC que o façam o mais rápido possível. Precisamos das informações dos participantes para reservamos os hotéis e providenciarmos as camisas e o material a serem distribuídos. O curso será realizado entre 18 e 22 de novembro, no Centro do Rio. Confira a PROGRAMAÇÃO do Curso Anual do NPC e faça sua INSCRIÇÃO.

Proposta de Pauta

Relato de Kelly Cris sobre os desafios de ser mãe de uma criança negra

“Quando eu era criança, muitas foram as humilhações às quais fui submetida. Tanto pela minha cor da pele, como pelos meus traços físicos: lábios grossos, testa grande, etc. Sofri muito com tudo o que ocorria na rua em que morava e na escola em que estudava, inclusive por parte de uma professora. Depois de denunciar muitas vezes aos meus familiares algumas dessas situações sem ter uma resolução do problema, que não dependia mesmo deles, resolvi sofrer calada. Em virtude disso desenvolvi, desde criança, a fama de dramática. Isso era a minha depressão mostrando uma pequena parte de sua face mais cruel. Hoje, após 15 anos disso tudo, tive que ouvir de uma criança: sua filha não pode brincar porque é preta. Ao olhar os olhos da minha princesa, que refletia muita tristeza e constrangimento, revivi a mesma dor de 15 anos atrás. E me vi perdida. Como reagir? Como fazer com que a situação seja o menos traumática possível? Pois é. Ser mãe de uma criança negra num país racista como esse não é tarefa nada fácil. O que eu fiz foi me sentar no chão em meio as outras crianças e dizer: Leticia irá brincar. E eu também vou. Nesse momento a criança em questão se retirou e minha rainha black, Leticia, continuou a brincar com seus coleguinhas, fortalecendo sua consciência sobre o que significa ser uma menina negra, onde até brincar pode se tornar um desafio. Enquanto eu, sua mãe, fazia as pazes com aquela infância roubada pelo racismo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Ele foi expulso da Universidade e da política. Sem explicações.

[Por Claudemir Pereira - 06.07.2015] O material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) dispensa comentários adicionais. Ele é, em si mesmo, fundamental para a compreensão de um tempo cinza do País de uma forma geral e da Universidade em particular – no que toca a direitos singelos da democracia, fraudada em nome do combate a algo que não estava nem perto dos horizontes brasileiros. Trata-se da entrevista feita por Fritz Nunes (autor do texto final), Ivan Lautert e Rafael Balbueno (que fez também as fotos), com o médico, professor e político Eduardo Rolim. Durante a ditadura civil militar que mandou no Brasil entre os anos de 1964 e 1984, ele foi um dos dois expurgados do quadro de professores da UFSM. Eduardo Martins de Oliveira Rolim era professor do curso de Medicina da UFSM e também vereador pelo antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), então liderado por João Goulart e Leonel Brizola. Leia a matéria completa.

A Comunicação que queremos

3° Curso de Comunicação Popular do PR será em agosto

A terceira edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em Curitiba-PR, na sede da APP-Sindicato. O tema, deste ano, é “Pés no chão e mãos na mídia: estratégias de comunicação e luta política”. O curso tem o objetivo de ser espaço para formação, debate de ideias, troca de experiências, exercício prático e a soma das forças do campo da comunicação popular do estado e do Brasil. Um dos debatedores será Vito Giannotti, nosso coordenador!. Além dele, também estarão presentes Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres, de São Paulo/SP; Vivian Virissimo, do Brasil de Fato RJ, entre vários convidados/as do Paraná e de outros estados. Esta edição também terá peso na apresentação de experiências e oficinas práticas, para estimular e possibilitar a ação concreta. Estão entre as experiências presentes na programação está a Rádio Comunitária Campeche, de Florianópolis/SC, e o jornal comunitário "O Cidadão", da Maré, Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o evento.

De olho no mundo

A brasileira Maria Lúcia Fattorelli fala sobre o que se passou na Grécia

Maria Lúcia Fatorelli, a convite do parlamento grego, fez parte da equipe que realizou a auditoria da dívida da Grécia. Em entrevista à TV Brasil, ela explica o que ocorreu lá e afirma que não houve calote. “A conclusão a que chegamos é que a Grécia, de 2010 para cá, não recebeu recursos. Recebeu papéis que vieram de uma empresa privada da qual os países europeus são sócios. Essa empresa foi criada no auge da crise financeira em 2010 para salvar os bancos privados em crise. É um escândalo. Nesse pacote, foram feitas operações como se fossem empréstimos”. Ela explica que o FMI ofereceu dinheiro para pagar juros de um empréstimo que, de fato, não ocorreu. “Nesse tempo, a economia grega encolheu. Os salários sofreram reduções, o desemprego atinge os jovens: mais de 60% desempregados. Na verdade, o FMI veio em socorro dos bancos privados, e não do povo grego”, afirmou. Veja o vídeo com a entrevista completa de Maria Lúcia Fatorelli.

NPC Informa

PUC-RJ e UFF promovem 1º Seminário Internacional “Democracia nos meios de comunicação: pluralismo, liberdade de expressão e informação

O Núcleo de Estudos Constitucionais do Departamento de Direito da PUC-RJ e o Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da UFF convidam a todos para o I Seminário Internacional Democracia nos Meios de Comunicação: Pluralismo, Liberdade de Expressão e Informação nos dias 10 e 11 de setembro. O evento contará com painelistas internacionais, tendo por objetivo aprofundar o diálogo entre democracia e o papel da mídia e das novas tecnologias de comunicação como forma de realizar os direitos constitucionais fundamentais. Saiba mais sobre o evento.

Democratização da Comunicação

Em agosto, Minicom lançará novas regras para a Radiodifusão Comunitária e Educativa

Nos últimos dias, o Ministério das Comunicações apresentou ao Grupo de Trabalho de Desburocratização os novos Planos Nacionais de Outorgas da Radiodifusão Comunitária e da Radiodifusão Educativa. Eles serão lançados oficialmente em 5 de agosto, juntamente com o novo Plano Nacional de Outorgas da Radiodifusão Privada. O novo PNO da Radiodifusão Comunitária reduzirá de 33 para 7 os documentos exigidos, abrangerá 700 municípios, com nove habilitações, sendo uma a cada bimestre. Além disso, trará o conceito de “comunidade atendida” ao invés de rádio de um quilômetro. No caso do PNO de Radiodifusão Educativa, está prevista a migração de AM para FM, a migração digital e atenderá 200 localidades com novas emissoras, sendo 30 para televisão e 170 para rádios. Outras questões como a veiculação e publicidade com preços dos produtos, na área da comunidade atendida, e as ações movidas pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) contra as rádios comunitárias também fizeram parte da pauta da reunão. Na ocasião, o secretário-geral do Minicom, Luiz Azevedo, reforçou o empenho do Ministério para se livrar dos 54 mil processos em tramitação na casa e falou sobre as ações que estão tocando. Saiba mais.

De Olho Na Vida

Acampamento do MST é bombardeado em MG

Um acampamento do MST com mais de 200 famílias, que fica em Tumiritinga, Minas Gerais, foi bombardeado por mais de uma hora na tarde da terça-feira, dia 14. Dois aviões sobrevoaram a área e atiraram rojões contra os camponeses. Uma das aeronaves se descontrolou e caiu próxima ao local. Nela estavam duas pessoas, o prefeito do município de Central de Minas, Genil Mata da Cruz, que era o piloto, e um acompanhante que ainda não foi identificado. Os dois morreram. Esse episódio foi o segundo atentado em menos de uma semana. Desde que as famílias ocuparam a fazenda, já receberam diversas ameaças. Na semana passada, cerca de 12 pessoas invadiram o acampamento e soltaram fogos de artifício contra as barracas. Uma pessoa foi atingida e sofreu queimaduras. A direção do MST divulgou uma nota sobre o atentado. Leia aqui.

De Olho Na Vida

Contribua com a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto lançou uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar com as despesas dos Encontros de Formação Política do movimento, que acontecerão em julho e agosto de 2015. Esses encontros reunirão milhares de militantes e acampados de São Paulo e possibilitarão discussões sobre o cenário político, o posicionamento do Movimento e os próximos passos a serem dados a fim de combater os avanços da direita conservadora e a especulação imobiliária. Para colaborar, basta acessar https://www.catarse.me/mtst. Participe! Faltam apenas 6 dias!

NPC Informa

Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições

A partir de 29 de junho, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever suas matérias para concorrer ao 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se através do site www.premiovladimirherzog.org.br preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 6 de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015. Saiba mais.

A Comunicação que queremos

Olhares do Brasil

[Ana Carolina Vaz -4.7.2015] Na aula do Curso de Comunicação Popular do NPC, no final de junho, Arthur William falou sobre direitos autorais, creative commons e tal, e nos informou que existe um site chamado Fotos Públicas que tem fotos de acontecimentos diários, a nível nacional, gratuitas. Pelos termos de uso, você pode compartilhar a obra original e "remixar" (criar derivadas). Mas deve dar créditos ao fotógrafo, e o que eles sugerem é que você compartilhe a imagem pela página deles, para o uso ficar mais legítimo. Vamos conhecer? Leia aqui.

De Olho Na Mídia

Programas policialescos: a legitimação da barbárie

[Por Bia Barbosa/Intervozes] Já passou da hora de os setores efetivamente democráticos da sociedade repudiarem com seriedade aquilo que, todos os dias, invade nossas casas e nos expõe ao que há de mais bárbaro na programação da televisão brasileira: os chamados programas policialescos. Por horas a fio, ao vivo, durante o dia, assistimos a um desfile de cadáveres, agressões, suspeitos achacados em delegacias, vítimas expostas e, invariavelmente, discursos contrários aos direitos humanos e em defesa da violência policial, dos justiçamentos e, claro, da redução da maioridade penal. Quem acha que chegamos ao índice de um linchamento por dia ou a 87% da população apoiando o encarceramento juvenil sem a legitimação dessas práticas por tais programas é porque: 1. Não assiste televisão aberta e não sabe como esse tipo de programação domina a grade das emissoras ou 2. Prefere acreditar que o conservadorismo crescente no País não passa por aquilo que se consome cotidianamente na tevê. Leia o artigo completo.

Artigos

A GRÉCIA NOS ENSINA

[Por Vito Giannotti] Durante todo o mês de junho, nós brasileiros ficamos olhando o que estava acontecendo na Grécia. Olhamos a desgraceira provocada pelos grandes bancos mundiais, pelo FMI, pelos bancos europeus e ficamos torcendo pelo povo grego. A Grécia é hoje um país afogado numa miséria incrível. Os salários foram reduzidos quase a zero e todos os direitos dos trabalhadores foram para o beleléu. E tudo isso a serviço de quem? Unicamente dos grandes bancos mundiais e obedecendo aos governos neoliberais dos EUA, Inglaterra, Alemanha, da Europa e da Ásia. Mas o que nós, brasileiros, vimos acontecer na Grécia nos leva a duas reflexões muito sérias. A Grécia não é um caso isolado. Na Europa, antigamente chamada de “primeiro mundo”, vários países estão no caminho da Grécia. O desemprego na Itália, Espanha, Portugal e Irlanda é assustador. Em todos estes países, além do desemprego que atinge quase 20% da população, todos os salários estão sendo rebaixados e as aposentadorias estão encolhendo. Muitos direitos conquistados com 100 anos de lutas estão sendo atacados. Leia o artigo completo.

Dicas

Kandinsky em São Paulo

Está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo, a exposição da trajetória de Wassily Kandinsky, artista precursor do abstracionismo, de seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. Composto por 153 obras e objetos, o acervo conta com a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, com obras de museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França. A mostra vai até o dia 29 de setembro, de 9h às 21h e a entrada é franca (o CCBB não abre terça-feira).

Dicas

UPP: o novo dono da favela – CADÊ O AMARILDO?

Este livro, de Patrick Granja, é o quarto volume da Coleção Cri1minologia de Cordel e faz uma denúncia pública dos abusos, arbitrariedades e violações a garantias constitucionais em favelas do Rio de Janeiro, por parte de policiais das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs. Contém 26 reportagens de Patrick Granja para o jornal A Nova Democracia. A maioria dos artigos possui um vídeo-reportagem correspondente. Vídeos que expõem imagens extremamente elucidativas sobre o ambiente irrespirável da “pacificação”. (Revan; R$ 24) Compre direto pelo nosso site.

Pérolas

Por Papa Francisco

A concentração monopolista dos meios de comunicação é um colonialismo ideológico. [durante o 2º Encontro Mundial de Movimentos Sociais em Santa Cruz, na Bolívia.]

Pérolas

Por Sheila Jacob

Finalmente terminei de ler "Seu amigo esteve aqui", livro que conta a história de Carlos Alberto Soares de Freitas, codinome Breno, assassinado na Casa da Morte de Petrópolis. O livro, escrito pela jornalista Cristina Chacel, é um duro e envolvente relato daquele período. Tem um capítulo, o que dá nome ao livro, dedicado a Inês Etienne Romeu, a única sobrevivente desse centro clandestino de tortura e assassinatos. Sempre, SEMPRE, que ouço sua história, tremo ao imaginar suas dores, seus traumas, e penso em sua coragem e força para denunciar tantos nomes, tantas atrocidades. Neste ano de 2015, ela nos deixou, finalmente encontrando sua paz. Uma paz que ela tanto mereceu. [jornalista do NPC]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 292

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link