Boletim do NPC

21º Curso Anual do NPC: INSCRIÇÕES ABERTAS!

O 21º Curso Anual do NPC vai acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro e tem como tema geral A MÍDIA DE ESQUERDA NO COMBATE AO CONSERVADORISMO NO BRASIL. Saiba mais!!!

1 de outubro de 2015

Notícias do NPC

Interessados podem encomendar o Livro-Agenda NPC de 2016 sobre lutadores e lutadoras do povo brasileiro

Já foi para a gráfica nosso Livro-Agenda NPC de 2016, que tem como tema "Lutadores e Lutadoras do povo brasileiro"! Como não podia ser diferente, nessa edição homenageamos Vito Giannotti, que nos deixou esse ano e marcou seu nome nessa história de lutas e resistências, tornando-se referência de militância no país inteiro. Em breve estará à venda na nossa Livraria Antonio Gramsci. Se quiser encomendar a sua, basta enviar um e-mail para livraria@piratininga.org.br. Saiba mais.

Notícias do NPC

Vito Giannotti é homenageado no 1º Salão do Livro Político

O 1º Salão do Livro Político, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, em São Paulo, por editoras de esquerda, prestou uma homenagem ao escritor Vito Giannotti, um dos fundadores do NPC. Ele faleceu há dois meses, deixando seu exemplo de militância, um grande legado de luta e muita saudade. Claudia Santiago Giannotti esteve presente na homenagem.

Notícias do NPC

NPC participa de seminário de formação de professores em Goiânia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) está promovendo um amplo curso de formação sindical. Um dos módulos é “Comunicar é um ato político”. Ele será debatido nos dias 2 e 3 de outubro, e o NPC foi convidado para estar presente. No dia 3, a jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago, ministrará um minicurso sobre “comunicação sindical: como falar com a base”. Alguns dos assuntos abordados serão como usar todos os instrumentos possíveis para comunicar a política da entidade; qual é a pauta necessária; uma apresentação atrativa dos materiais sindicais; a linguagem adequada; o papel da comunicação na organização da categoria; e outros. Já o nosso jornalista multimídia Arthur William dará uma oficina sobre “mídias digitais, internet e seu uso”. Ele falará sobre comunicação multiplataforma e integrada; mídias sociais e suas ferramentas; mobilização virtual; cobertura colaborativa e outros.

Notícias do NPC

Quintas-resistentes recebeu o jornalista e escritor Wladimir Pomar

No dia 24 de setembro realizamos mais uma edição do nosso programa Quintas-Resistentes, que tem entrevistado pessoas que se destacaram na resistência e no combate à ditadura brasileira. O entrevistado desse dia foi o jornalista e escritor Wladimir Pomar, que foi do PCdoB, é um dos fundadores do PT e filho do dirigente comunista Pedro Pomar. Wladimir participou da cisão do PC em 1962 e chegou a ser preso duas vezes: uma em 1964 e outra em 1976. Esses e outros episódios de sua intensa trajetória foram lembrados por ele nessa entrevista, que está disponível aqu

Proposta de Pauta

A prática da invisibilidade social sobre as áreas de concentração de pobreza na imprensa de Blumenau (SC)

Em um artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Latino-americanos (REBELA), os jornalistas Magali Moser e Jorge Kanehide Ijuim abordam a prática da invisibilidade social sobre as áreas de concentração de pobreza em Blumenau, Santa Catarina. Diante da imagem de cidade rica, polo industrial e detentora de um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, a cidade de Blumenau esconde que o processo de exclusão associado a práticas de higienização social adotadas em todo o país se repete no município conhecido por ostentar títulos como “Europa brasileira”. Os contrastes observados em Blumenau são chocantes e a mídia pouco se debruça sobre isso. A invisibilidade social das áreas de concentração de pobreza é grande. Como difícilmente vem à tona, é como se a questão da pobreza não existisse. Nesse artigo, os autores debatem a prática desse jornalismo que invisibiliza e problematizam a questão do deslocamento de populações numa clara demonstração de que para o poder público, ao longo do tempo, a prioridade é remover e não resolver a situação. Leia o artigo completo.

Entrevistas

Entrevista com Orlando Zaccone, autor do livro “Indignos da vida: A Desconstrução do poder punitivo”

[Por Tatiana Lima] Nesta entrevista, o delegado de polícia civil Orlando Zaccone nos apresenta o seu livro Indignos de Vida, fruto da sua tese de doutorado em Ciência Política. No estudo, ele investiga como funciona o sistema jurídico da letalidade nos autos de resistência arquivados pelo Ministério Público, mostrando que o extermínio praticado pelo Estado brasileiro vai muito além das ações policiais. Ele fala da violência do sistema jurídico como um todo, voltado principalmente para uma parcela da população brasileira. “Se alguém morre por uma ação policial e tem uma folha de antecedentes criminais, principalmente se for ligado ao tráfico, e se esse fato ocorreu dentro da favela, isso é suficiente pra dar legitimidade para essa ação violenta da polícia”, afirma. Leia a entrevista completa.

Artigos

Gente boa

[Por João Paulo Cuenca/ Folha de S.Paulo] Alguns brancos de classe média acordaram para o problema quando foram chamados de vândalos enquanto apanhavam pra valer da polícia em 2013. Mas a forma como os jornais e noticiários de TV brasileiros manipulam a realidade através de seus conhecidos dois pesos e duas medidas tem historicamente consequências bastante mais dolorosas para quem não é branco e tampouco chegou à classe média. Imagine a manchete do jornal "O Globo" caso um PM "se assustasse" com uma criança branca correndo e a matasse com um tiro numa esquina de Ipanema? A diferença da cobertura e do seu tom é do tamanho da responsabilidade que esta mesma imprensa tem sobre o crime acontecido na favela. Ao naturalizá-lo, vira cúmplice. | Leia o artigo completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

STIU-DF homenageia Vito Giannotti em seu jornal Energia Alerta

O jornal "Energia Alerta", do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), fez uma linda homenagem ao nosso coordenador, Vito Giannotti. Ele e Claudia Santiago foram os idealizadores do veículo. Diz o texto: "Oscar Niemeyer dizia “a vida é um sopro”. Mas no caso do escritor, jornalista, professor, militante da comunicação popular e metalúrgico, Vito Giannotti, a vida era como um furacão. Sua força arrasadora contagiava os milhares de alunos que o ouviam em palestras, cursos e seminários que ele deu Brasil afora. E os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico em Brasília tiveram o privilégio de ouvir e aprender um pouco com os seus ensinamentos". Para ler o texto completo, basta acessar aqui.

A Comunicação que queremos

Curso de Comunicação Popular: uma experiência para entrar na agenda de todos os estados

O Curso de Comunicação Popular chegou à sua terceira edição no Paraná e tornou-se um espaço para a militância, estudantes e um público mais amplo qualificar-se no debate da comunicação. Inspirado na experiência organizada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), do Rio de Janeiro, o curso cumpre o papel de debater as atuais experiências de comunicação popular que rompem o atual latifúndio da mídia. Os debates do curso refletem a preocupação de que a criação de meios alternativos e populares deve estar combinada com a crítica ao oligopólio da comunicação, concentrado nas mãos de dez famílias no Brasil, que atuam hoje como verdadeiro partido político em defesa da agenda neoliberal. Saiba mais sobre o evento e confira os compromissos definidos na plenária final do curso.

Democratização da Comunicação

Projeto de Resolução prevê recursos para canais comunitários na Câmara Municipal do Rio  

A Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e Cultura, presidida pelo vereador Reimont (PT-RJ), se reuniu na quarta-feira (30/9), às 14h, no auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para debater o projeto que regulamenta a divulgação das atividades legislativas também em canais comunitários, mediante recursos para contratação destes veículos. Essa é uma forma de descentralização do financiamento público, bandeira de luta da democratização da comunicação. Diversas entidades e canais comunitários participaram da reunião. Além do NPC, estiveram presentes a Fale-Rio, o jornal Maré de Notícias, a Rádio Bicuda FM e o jornal Bafafá. “Quando a Câmara publica o balanço das ações em um jornal hegemônico, não temos como saber se informações importantes chegaram à Vila Aliança, por exemplo. Além disso, o público do jornal não necessariamente é o público que precisa ter conhecimentos das ações e audiências públicas que ocorrem aqui. Ter canais comunitários divulgando essas ações é uma forma de fazer circular a informação”, ponderou Reimont. Após o debate sobre o projeto de resolução, que, atualmente, encontra-se em análise da mesa diretora da Câmara, foi formado um grupo de trabalho. O objetivo é rever alguns pré-requisitos do perfil dos canais comunitários para contratação prevista no projeto de resolução, a fim de não deixar margem à exclusão de veículos comunitários e populares de favelas. Leia a nota completa.

Democratização da Comunicação

Campinas cria comitê para democratização da mídia e promove 1º debate na Câmara

O recém-criado Comitê Campinas do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas realizaram um primeiro debate sobre a democratização da comunicação. A atividade ocorreu no dia 29 de setembro (terça-feira), das 19h às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas (Sala Sylvia Paschoal). Participaram deste primeiro evento Renata Mielli, secretária-geral do FNDC; Jerry de Oliveira, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias; Paulo Mariante, presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas; e o vereador Carlão (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas.

NPC Informa

Cefuria está com edital aberto para estágio em jornalismo

O Cefuria está com edital aberto para seleção de estagiária/o em jornalismo. As inscrições devem ser enviadas até o dia 8 de outubro, quinta-feira, pelo email cefuria.cotacao@gmail.com.br, com currículo, carta de apresentação e dois textos produzidos, conforme descrito no edital. Para participar da seleção é necessário ser estudante de jornalismo a partir do 3º ano ou 6º semestre. A aptidão para trabalho em grupo, a sensibilidade para trabalho junto à comunidade e o interesse pela comunicação popular também estão entre os requisitos para os/as candidatos/as. O/A estágio/a fará parte do projeto “Fermento na Massa – Fortalecimento da Rede de Panificadoras e Cozinhas Comunitárias”, que atua junto às padarias comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana. O projeto é decorrente do Convênio nº 785675/2013, celebrado com Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

De Olho Na Mídia

Novela ‘Regra do Jogo’ deturpa trabalho dos defensores de direitos humanos

A Anistia Internacional divulgou uma nota de repúdio ao uso do nome da organização de maneira indevida no capítulo da novela “A regra do jogo” exibido na segunda-feira, 21 de setembro. Segundo a entidade, “a representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorado de forma irresponsável e contribuído para criminalizar o mesmo”. Leia a nota completa.

De olho no mundo

Um ano do desaparecimento dos estudantes no México: 10 perguntas que seguem sem resposta

No último sábado, dia 26/09, completaram-se exatos 365 dias do desaparecimento dos 43 estudantes da Escola Normal de Ayotzinapa, na cidade de Iguala, no México. Apesar das diversas manifestações em todo o país e em diversos outros países do mundo, o governo do presidente Enrique Peña Nieto ainda não apresentou uma versão considerada satisfatória pelos familiares. Às vésperas do marco, na quarta, dia 24/09, o presidente chamou os pais para uma conversa, mas o resultado não agradou os familiares, que reclamaram a falta de comprometimento do governo com as demandas por eles apresentadas. No mesmo dia, os familiares iniciaram uma greve de fome de 43 horas para chamar a atenção para a falta de solução para o caso. Em meio à falta de definição sobre o que aconteceu com os estudantes, dez perguntas sobre o caso seguem sem resposta. Confira.

De Olho Na Vida

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no Rock in Rio

Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 17 trabalhadores que atuavam no Rock in Rio em situação análoga à escravidão. A operação ocorreu no domingo, 27 de setembro, envolvendo vendedores da empresa Batata no Cone, que comercializavam batatas fritas na multidão. Segundo auditores do MTE, a empresa Rock World, promotora do festival, é igualmente responsável pela situação, de acordo com a legislação vigente sobre o assunto. Coordenadora do projeto Trabalho Escravo Urbano no Rio de Janeiro, Márcia Miranda ressaltou que são trabalhadores vulneráveis, pois muitos são de outros estados. Ela acrescentou que, nessa condição, há uma vulnerabilidade econômica e geográfica que os expõem a uma exploração indigna do ser humano. | Por Vladimir Platonow | Agência Brasil

Memória

A Volkswagen e a ditadura no Brasil

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) e uma série de sindicatos pediram ao Ministério Público na terça-feira, dia 22/09, a abertura de um inquérito civil contra a montadora alemã Volkswagen . Eles alegam que a empresa violou os direitos humanos dentro de suas fábricas em São Bernardo do Campo durante a ditadura militar. Em entrevista à DW, Christian Russau – membro da diretoria da Dachverband der Kritischen Aktionäre, organização alemã que apoia o inquérito civil – diz que há a possibilidade de que sejam abertos outros inquéritos contra outras multinacionais que auxiliaram o regime brasileiro. Para Christian, "A Volkswagen tem que elucidar esse caso, assumir sua responsabilidade e pedir desculpas às vítimas e à sociedade brasileira, além de pagar indenizações, sejam elas individuais ou coletivas". Leia mais.

Dicas

Rózà em cartaz no Rio de Janeiro

Durante o Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, estará em cartaz a peça Rózà. Um espetáculo multimídia, Rózà nasce do encontro entre artistas de diferentes áreas para criar uma peça a partir das cartas de Rosa Luxemburgo, escritas – na prisão e em liberdade – nos seus últimos meses de vida. A autoria é de Martha Kiss Perrone e Roberto Taddei e a direção de Martha Kiss Perrone e Joana Levi. Dias 13 e 14/10, às 20 horas, no IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua do Pinheiro 10 – Flamengo). Saiba mais.

Dicas

Festival Curta Canoa, no Ceará, vai até dia 3 de outubro

A praia de Canoa Quebrada, em Aracati (150 km de Fortaleza), recebe, até o dia 3 de outubro, a 10ª edição do Festival Curta Canoa. Na mostra deste ano, 42 vídeos e cinco filmes de curta-metragem concorrem ao “Troféu Lua Estrela”. Eles foram escolhidos entre 218 trabalhos inscritos. Os filmes selecionados foram Trabalho Precário, Produção de Luxo (CE), Psiu! (PE), Só na Legenda (MA), Sempre Partir (RS), e Atotô (RJ). Segundo o organizador do evento, Adriano Lima, uma das diferenças do Curta Canoa é envolver outras questões além da produção audiovisual, como meio ambiente, o trabalho social, esporte, e teatro, “beneficiando toda a sociedade”, afirma. Confira a programação completa.

Pérolas

Por Emicida

“O Brasil tem uma dívida com a diversidade mais do que uma vocação. Ele aplaude a miscigenação quando ela clareia, quando escurece ele condena. [...] Essa ideia de democracia racial [...] não é verdade quando você tem uma pele escura. O táxi não para para você, e a viatura para. Esse é o problema urgente do Brasil”. [Declaração do rapper Emicida no programa Altas Horas]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 298

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ)

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link