Boletim do NPC

Corra e faça sua inscrição para o 21º Curso Anual do NPC!

Falta menos de 15 dias para o início do nosso 21º Curso Anual do NPC! Pedimos aos interessados em se inscrever que o façam o mais rápido possível. Saiba mais!!!

3 de novembro de 2015

Notícias do NPC

NPC é contemplado com o Prêmio Pontos de Mídia Livre, do MinC

Foi divulgado na segunda-feira, 26 de outubro, o resultado do Edital Pontos de Mídia Livre. O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) ficou em quarto lugar na categoria nacional. Fomos reconhecidos como ponto de mídia livre por nossa atuação em várias frentes de comunicação contra-hegemônica. Temos nosso boletim quinzenal, a Livraria Antonio Gramsci, participamos de debates pelo Brasil inteiro, damos palestras e cursos, produzimos cartilhas, jornais, livros-agendas, fazemos o evento Quintas Resistentes, damos um curso de comunicação comunitária e somos referência nacional na área da comunicação sindical. Confira a lista dos contemplados na página do Ministério da Cultura.

Notícias do NPC

Chegamos ao Boletim de nº 300

Nosso BoletimNPC, que sai quinzenalmente, chega nessa semana a seu número 300, o que para a gente é um marco muito gratificante! Queremos agradecer aos companheiros e companheiras do Brasil inteiro que, nestes 20 anos de NPC, têm estado conosco. São pessoas muito queridas que seguem nossas publicações, avaliam e colaboram com o envio de notícias, sugestões e propostas de pauta. Esperamos contar cada vez mais com o apoio e a participação de todos vocês, para que o nosso boletim seja um porta-voz das mobilizações da classe trabalhadora de todo o país! Para colaborar conosco, basta mandar uma mensagem para npc.boletim@gmail.com. Durante o 21º Curso Anual do NPC vamos fazer uma celebração em homenagem ao BoletimNPC.

Notícias do NPC

Confira mais um depoimento sobre o 21º Curso Anual do NPC!

A jornalista Katarine Flor, do SENGE/RJ, vai participar do 21º Curso Anual do NPC. Confira o depoimento dela sobre a importância dessa atividade!!! O tema do 21º Curso Anual do NPC é “A Mídia de Esquerda contra o Conservadorismo no Brasil, hoje” e será realizado entre os dias 18 e 22 de novembro de 2015, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

Notícias do NPC

Escola Nacional Vito Giannotti reúne legado desse grande lutador social

Vito Giannotti dedicou sua vida à construção de uma nova sociedade. Ensinou através de cursos, palestras, oficinas por todo o Brasil, que só através da construção de uma comunicação dos trabalhadores poderemos disputar a hegemonia e transformar o mundo. Nós, do NPC, para manter vivo seu legado, estamos construindo a Escola Nacional Vito Giannotti. A intenção é manter viva sua obra e levar para todo canto do Brasil e do mundo seus ensinamentos. Lá, também, estamos reunindo as tantas homenagens feitas ao nosso grande mentor e idealizador do NPC, nosso Vito Giannotti. Para visitar a página, basta acessar aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

SENGE-PR homenageia Vito Giannotti na Revista Diferencial

O SENGE-PR publicou uma bela homenagem ao nosso coordenador, Vito Giannotti, na última edição da revista Diferencial. Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindicato dos Bancários do Rio lança filme sobre exploração do sistema financeiro

Bancários de todo o país fizeram uma greve, que teve grande adesão, pois o lucro dos bancos não representou a melhoria das condições de trabalho da categoria. Para explicar os motivos da mobilização, o Sindicato dos Bancários lançou, na semana passada, um vídeo sobre o sistema financeiro, Banco pra quê? Banco pra quem?. O filme conta com a participação dos atores Osmar Prado e Sandra Barsotti, além do cineasta Sílvio Tendler e do MC Leonardo. Os bancários querem debater com a sociedade a falta de responsabilidade social do sistema financeiro nacional. Os bancos se beneficiam da atual política econômica, que pratica os maiores juros do mundo, aumentando os lucros de banqueiros e especuladores e prejudicando todos os demais setores econômicos do país e, especialmente, os trabalhadores. Para se ter uma ideia, em 2014, o lucro dos cinco maiores bancos ultrapassou os 60 bilhões de reais. Isso significa crescimento médio de 18,5% em relação a 2013. No mesmo período houve redução de mais de cinco mil postos de trabalho. O vídeo está disponível no youtube. Confira!

Proposta de Pauta

O MasterChef Júnior e a sexualização infantil

[Por Carol Patrocínio - Carta Capital] Valentina tem 12 anos. Ela tem um corpo de uma menina de 12 anos de idade. Ela é loira, branquinha e age como uma menina de 12 anos de idade. Valentina foi escolhida para participar do MasterChef Júnior junto com diversas outras crianças, meninos e meninas. O que separa Valentina de todas as outras crianças, por enquanto, não é seu talento na cozinha, mas a cultura do estupro que permite que homens adultos falem por aí como poderiam estuprar a garota. (...) Mas o problema não está apenas na pornografia. Meninas cada vez mais novas representam adultas em campanhas publicitárias hipersexualizadas. Mulheres fazem cirurgias para rejuvenescer a vulva e deixá-la com aparência virginal. Mulheres adultas são infantilizadas –  quantas vezes você chamou mulheres de mulheres e não me meninas? E a ideia de que porque uma menina se fantasia de mulher já pode ser tratada como mulher só se populariza. E isso é de uma maldade sem fim. Leia o texto completo.

A Comunicação que queremos

Brasil de Fato será lançado em Pernambuco em breve

Em várias cidades do país já circulam versões tablóide, gratuitas, do jornal Brasil de Fato. É o caso dos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é divulgar informações de interesse da classe trabalhadora com uma linguagem acessível e uma abordagem diferente da da mídia tradicional. Como disse nossa amiga Laudenice Olivera, “mais um passo foi dado na construção do jornal em Pernambuco. Há alegria no ar e uma expectativa”. Nós, do NPC, estamos torcendo!

Democratização da Comunicação

Frente Parlamentar pela Democratização da Mídia é relançada na Câmara

Representantes da sociedade civil e parlamentares de vários partidos políticos relançaram na semana passada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom). O objetivo é estimular o debate acerca da regulamentação dos meios de comunicação, fortalecer o sistema público de rádios e TVs, inclusive as comunitárias, e combater práticas que violem o direito à liberdade de expressão. Para a idealizadora e uma das coordenadoras da frente, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o atual momento político do país reforça a necessidade da discussão de um novo marco legal das comunicações. Ela ressaltou que os meios de comunicação reproduzem valores, conceitos, concepções, ideologia e que, por isso, precisam refletir a sociedade como um todo e não o pensamento de grupos detentores de concessões. “Temos que quebrar essa concentração da mídia, que está nas mãos de meia dúzia de grupos, como já aconteceu em países como a Argentina”, disse Erundina à Agência Brasil. Saiba mais

NPC Informa

Em dezembro, estreia nos cinemas AS SUFRAGISTAS

Em dezembro, estreia, no Brasil, a super produção chamada AS SUFRAGISTAS. A história, baseada em fatos reais, se passa em Londres no início do século XX. Aborda a mobilização feminista pelo direito ao voto. Como as lutas das mulheres sempre foram temas de nossas publicações, estamos bastante ansiosos pelo lançamento do filme!

De Olho Na Vida

Lei antiterrorismo ameaça violar convenção, diz relator da OEA

O projeto de Lei Antiterrorismo que tramita no Congresso Nacional poderá violar a Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Isso se estabelecer tipos penais muito amplos e ambíguos, que poderiam ser usados para criminalizar movimentos sociais e vozes dissidentes. Essa observação foi feita pelo uruguaio Edison Lanza, relator especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos). Lanza defende que o projeto em tramitação no Senado contemple o parágrafo que exclui da aplicação da lei manifestações políticas e movimentos sociais ou reivindicatórios. Segundo o parlamentar, manter o dispositivo seria o mesmo que criar uma "causa justa" para crimes de terror. "Em um Estado democrático de Direito, as manifestações e reivindicações sociais, sejam elas coletivas ou individuais, não têm outra forma de serem realizadas senão de maneira pacífica e civilizada", escreveu em seu parecer.

De olho no mundo

Chile aprova fim da publicidade de alimentos dirigida às crianças

O Chile conquistou uma grande vitória contra a obesidade infantil. Depois de passar pela Comissão de Saúde do Senado em setembro, o Plenário do Senado aprovou em outubro as alterações feitas pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei que regulamenta a publicidade de alimentos destinada ao público com menos de 14 anos. Só falta a sanção presidencial. O Projeto proíbe qualquer publicidade que induza crianças a consumir comidas classificadas como “junk food“. A publicidade desses produtos também não pode afirmar que satisfaz as necessidades nutricionais de uma pessoa. | Saiba mais.

Memória

UFMG realiza evento sobre 1º Congresso de Escritores e Artistas Negros  

O Primeiro Congresso de Escritores e Artistas Negros foi realizado em setembro de 1956 na Sorbonne, em Paris. Naquele espaço, pensadores das colônias e ex-colônias francesas na África e na América e uma delegação de intelectuais debateram o lugar da cultura negra após o fim da II Guerra Mundial. Foi um momento de construção e (re)formulação de discursos que giravam em torno do Negritude em uma nova ordem mundial. O evento foi organizado pela Revista Présence Africaine, coordenada por Alaine Diop, e contou com a participação de mais de 600 pessoas de diversas nacionalidade, entre eles Frantz Fanon e Mário de Andrade. Para refletir sobre esse momento histórico, a UFMG organiza, de 11 a 13 de novembro, o I Congresso de Escritores e Artistas Negros – seis décadas depois. O evento tem o apoio do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG).

Dicas

10ª Bienal do Mercosul tem mais de 600 obras de mais de 20 países

Começou no dia 24, em Porto Alegre, a 10ª Bienal do Mercosul. Com mais de 600 obras assinadas por mais de 200 artistas de mais de 20 países, a mostra reúne oito exposições e vai até o dia 6 de dezembro. Uma das obras de destaque é o clássico Tropicália, de Hélio Oiticia. Além disso, a mostra tenta apresentar a arte da América Latina afastando-se das leituras que esta produção tem recebido com o interesse despertado pelos grandes centros da Europa e dos EUA nas últimas décadas. A proposta é apresentar a arte das Américas do Sul e Central a partir de um olhar de dentro, nosso. Das oito exposições, sete serão apresentadas no centro da cidade e uma na zona norte. Saiba como chegar!

Dicas

“Sacco e Vanzetti” novamente em cartaz no Armazém da Utopia

Dentre os vários temas abordados na montagem, está o da recorrente situação de imigrantes que saem da sua terra natal em busca de oportunidades e conforto. No início do século XX, os trabalhadores Sacco e Vanzetti saíram da Itália para os Estados Unidos e, injustamente, foram condenados à morte. Hoje, como sabemos, não é diferente. O texto do espetáculo utiliza documentos reais do processo e relata um momento crucial na construção dos direitos humanos e trabalhistas. De sexta a domingo, às 20h. O Armazém da Utopia fica na Avenida Rodrigues Alvez, no Armazém 6. Cais do Porto do Rio de Janeiro.

Pérolas

Por Pablo Neruda, em entrevista a Clarice Lispector

Clarice: Qual é a coisa mais importante no mundo? // Pablo: Tratar para que o mundo seja digno para todas as vidas humanas, não só para algumas.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 300

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link