Boletim do NPC

NPC produz livro sobre Comunicação Popular no Rio de Janeiro

Em breve será lançado, pela Editora NPC, um livro sobre Comunicação Popular no Rio de Janeiro: seus conceitos, histórico e experiências. Saiba mais.

14 de janeiro de 2016

Notícias do NPC

Livraria Antonio Gramsci lança livro publicado pela editora NPC

Hoje, dia 14/01, véspera do aniversário do nosso coordenador Vito Giannotti, a Livraria Antonio Gramsci e o Núcleo Piratininga de Comunicação promoverão uma comemoração do jeito que ele mais gostaria: com o lançamento do livro de um escritor comunista. "Deus e o Diabo na Praça da Sé", de Leovegildo Pereira Leal, um livro que inaugura uma nova fase da Editora NPC, será lançado a partir das 18 horas. A obra apresenta, por meio de fragmentos, um retrato da vida dos trabalhadores que vêm e vão pela Praça da Sé, em São Paulo, muitos dos quais lutam diariamente para sobreviver apesar das péssimas condições de vida, de trabalho e da falta de perspectiva. A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia.

Artigos

1500, o ano que não terminou: quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com uma lâmina enfiada no pescoço?

[Por Eliane Brum] Um menino de dois anos foi assassinado. Um homem afagou seu rosto. E enfiou uma lâmina no seu pescoço. O bebê era um índio do povo Kaingang. Seu nome era Vitor Pinto. Sua família, como outras da aldeia onde ele vivia, havia chegado à cidade para vender artesanato pouco antes do Natal. Ficariam até o Carnaval. Abrigavam-se na estação rodoviária de Imbituba, no litoral de Santa Catarina. Era lá que sua mãe o alimentava quando um homem perfurou sua garganta. Era meio-dia de 30 de dezembro. O ano de 2015 estava bem perto do fim. E o Brasil não parou para chorar o assassinato de uma criança de dois anos. Os sinos não dobraram por Vitor.| Publicado em El País | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Campanha de financiamento coletivo da Revista Vírus

Caio Amorim (RJ), Annelize Tozetto (PR) (foto) e Vinicius Torresan (PR) estiveram no NPC para gravar um depoimento da nossa coordenadora, Claudia Giannotti, sobre a Revista Vírus. Esse depoimento fará parte do vídeo que está sendo produzido para a campanha de financiamento coletivo da edição de número 38. A campanha deve ter início no começo de fevereiro.

Proposta de Pauta

Menino brasileiro diz que pediu boneco de Star Wars porque é negro como ele

O menino brasileiro Matias, de quatro anos, ficou emocionado quando viu o bonequinho do personagem Finn, de Star Wars. Ele logo quis comprar. O motivo: finalmente tinha achado um boneco negro, que parecia com ele. “Eu gosto dele porque é pretinho igual a mim”, disse. Em entrevista à TV Uol, sua mãe fala sobre essa dificuldade de encontrar brinquedos que deem conta dessa representatividade. Vale a pena ver o vídeo, de apenas dois minutos e trinta segundos.

Democratização da Comunicação

Para relator da OEA, Estados devem combater concentração midiática

[Por FNDC] “O pluralismo e a diversidade dos meios de comunicação são de particular importância para o direito universal de exercer a liberdade de expressão. Em termos de uma decisão recente da Corte interamericana, a proteção do pluralismo não é apenas um objetivo legítimo, mas também imperativo do Estado”. Esse é um trecho retirado de uma versão preliminar do informe que está sendo escrito pela Relatoria para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da OEA (Organização dos Estados Americanos). O documento contém recomendações aos Estados visando limitar a concentração de meios de comunicação e foi apresentado pelo relator, Edison Lanza, em uma conferência realizada na Colômbia em novembro último. Leia mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sem acordo para as demissões na Usiminas

No dia 7 de janeiro último, foi realizada mais uma reunião para discutir a situação dos trabalhadores que serão demitidos pela Usiminas com a desativação da linha primária da empresa, no polo industrial de Cubatão (SP). Estima-se que mais de quatro mil empregados, entre diretos e terceirizados, serão dispensados até o final deste mês de janeiro. O encontro foi na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santos, e contou com a presença dos sindicatos dos engenheiros (SEESP) e dos metalúrgicos da Baixada Santista, e da direção da empresa. Na ocasião, a siderúrgica apresentou um rol de itens para minimizar a situação dos demitidos, abrangendo os empregados já aposentados, os aposentáveis (ou igual a 70% do teto da Previdência Social) e aqueles que tenham problemas de saúde que exijam cuidados específicos. Os sindicatos não aceitaram a proposta, porque ela impõe condicionantes. Sem concordância entre as partes, o MPT determinou a realização de mais uma audiência prevista para acontecer no dia 14 de janeiro. Leia mais.

Opinião

As contradições das reformas trabalhista e previdenciária

O debate sobre as reformas trabalhista e previdenciária é recorrente no Brasil. Sempre que a onda neoliberal ganha fôlego, há retração da atividade econômica ou existe crise fiscal no governo federal esses dois temas ganham evidência na mídia nacional. O movimento sindical, desta vez, tem motivos de sobra para se preocupar com o risco de viabilização dessas duas reformas. A preocupação se justifica basicamente por duas razões. A primeira é que o governo não tem mais margem fiscal para deter a pressão empresarial pela reforma trabalhista, mediante a qual pretende reduzir despesas com salários e direitos para manter as suas margens de lucros. A segunda é que o próprio governo tem prometido tomar a iniciativa de propor as duas reformas. O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já declarou publicamente seu compromisso com elas e a presidente Dilma, embora não tenha falado em reforma trabalhista, disse textualmente que vai encarar a reforma da previdência, especialmente no que se refere à instituição da idade mínima. Ora, se antes a pressão do setor empresarial, mesmo contra a opinião do governo, já era muita força, imagine agora, com o apoio do ministro da Fazenda, da presidente da República e sem uma bancada sindical robusta para se contrapor a essa nova ofensiva? Leia mais.

NPC Informa

Boitempo lança Boitatá, selo infantil com obras que mostram que política também é coisa de criança

No próximo sábado, 16/01, em São Paulo, vai acontecer a festa de lançamento da editora Boitatá, o novo selo infantil da editora Boitempo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, e tem como destaque uma atividade lúdica da contadora de histórias Kiara Terra, elaborada a partir de "A democracia pode ser assim" e "A ditadura é assim", os dois primeiros títulos da coleção Livros para o Amanhã, que estreia o selo. Não perca! A atividade será das 16 às 18 horas, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, nº915, Pinheiros/SP).

De Olho Na Vida

Redação do Enem tem 55 relatos pessoais de violência contra a mulher

Um fato relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) chamou a atenção pela gravidade das denúncias contidas nas redações. O tema desse ano foi a “persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pelo menos 55 textos trouxeram relatos pessoais de mulheres que já sofreram algum tipo de agressão física, psicológica ou sexual. O governo avalia a possibilidade de se dirigir às mulheres e incentivá-las a divulgar os crimes ao Ministério Público. | Fonte: CBN

De Olho Na Mídia

Cena de estupro em minissérie da Globo gera revolta na internet

Vem gerando repercussão nas redes sociais, desde a noite desta quinta-feira (7), a cena de violência sexual que foi ao ar pela minissérie “Ligações Perigosas”, da TV Globo. Depois de estrear na última segunda-feira (4) com bons índices de audiência, a trama foi alvo de críticas nas redes sociais por conta da cena protagonizada pelo personagem Augusto (Selton Mello), que estupra Cecília (Alice Wegmann). Leia mais.

De olho no mundo

Argentina: juízes federais anulam decretos de Mauricio Macri e restabelecem Lei de Meios

[Ópera Mundi] Uma juíza federal de San Martín e um juiz federal de Buenos Aires ordenaram nesta segunda-feira (11/01) medidas cautelares interinas e deixaram sem efeito os decretos do presidente argentino, Mauricio Macri, mediante os quais se deram a intervenção na Afsca (Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual), a dissolução de sua direção e da própria agência e a modificação das cláusulas antimonopólio da Lei de Meios argentina. Os dois juízes aceitaram os recursos apresentados por uma cooperativa de comunicação popular e por uma associação de defesa dos direitos do consumidor na Justiça argentina contra os decretos do presidente que miravam a modificação do marco legislatório que regula os meios de comunicação no país. Leia mais.

Memória

Vito Giannotti, presente!

Vito nasceu em 15 de janeiro de 1943, em Lucca, na Itália. Foi um verdadeiro nômade: de lá foi para a França, depois para Israel vivenciar as experiências dos Kibutz e, aos 21 anos, veio finalmente para o Brasil. Durante 25 anos, trabalhou como metalúrgico em SP, enfrentando os senhores da FIESP, os pelegos do sindicato e a ditadura que os comandava. Chegou a ser preso pela equipe do Fleury, em São Paulo. Obcecado pela comunicação dos trabalhadores, criou, no início dos anos 1990, junto com sua companheira Claudia Santiago, o Núcleo Piratininga de Comunicação. Dedicou os últimos 23 anos de sua vida a ensinar esta arte a milhares de companheiros pelo Brasil afora. No dia 24 de julho de 2015, aos 72 anos, Vito faleceu. Dois dias depois, foi velado no Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro). Centenas de militantes do país inteiro compareceram e cantaram, juntos e emocionados, “Bella Ciao” e “A Internacional”, duas músicas que certamente deram o tom da vida do militante. Vito nos deixou, mas virou semente de esperança e de luta. A lembrança de sua alegria, convicção e força nos move a cada dia. Temos certeza de que Vito está presente dentro de cada um de nós.

Entrevistas

Para  o músico e sociólogo Tiaraju Pablo, a arte é fundamental na batalha política e ideológica

Filho de militantes, Tiaraju Pablo aprendeu, desde cedo, a lutar pelos direitos sociais. E logo descobriu na arte uma ferramenta para expressão de ideias e criação de soluções políticas. Hoje ele coordena a Unidos da Lona Preta, escola de samba do MST, e a batucada Carlos Marighela, do Levante Popular da Juventude. E, paralelamente, divulga seu CD Latinoamerisamba, lançado em 2015, com canções de luta em português e castelhano. Leia mais.

Entrevistas

Em entrevista, jornalista Rogério Almeida fala sobre mídia, conflitos agrários e mineração no Pará

Rogério Almeida tem 48 anos e uma longa história no movimento popular urbano, nas periferias de São Luiz-MA. Desde 1992 começou a criar um vínculo com o universo camponês, de onde não saiu mais. Jornalista e professor, Rogério Almeida vive atualmente em Marabá, cidade pólo da região de Carajás, a 600 km de Belém, no sudeste do Pará. A região é marcada, principalmente, por riquezas no solo, conflitos agrários e a presença de grandes mineradoras. Segundo ele, para fazer frente aos ataques à natureza e aos direitos dos povos, o ideal seria tentar fazer redes de comunicação, unindo o MST, movimentos de Direitos Humanos e outros grupos. Leia mais.

Dicas

Livro A conquista da América: a questão do outro

Essa obra, escrita por Tzvetan Todorov, conta a história da colonização da América a partir dos relatos de viajantes e cronistas daquele tempo, que haviam recém chegado ao “Novo Mundo” e tiveram que lidar com um “outro” até então desconhecido. É essa relação que Todorov vai focar: as imagens feitas e reproduzidas dos índios, a dificuldade de comunicação, o não reconhecimento dos nativos como “sujeitos”, as relações entre a expansão do cristianismo e a espoliação das riquezas… Tudo isto e muito mais sobre um tempo (século XVI) em que, segundo o autor, se perpetrou o maior genocídio da história da humanidade, com a extinção de cerca de 70 milhões de índios. Diz o autor: “Escrevo este livro para tentar fazer com que não se esqueça esta história, e mil outras semelhantes. Para responder à questão: como se comportar em relação ao outro?, o único meio que encontrei foi contar uma história como exemplo, a história da descoberta e da conquista da América”. O livro está à venda na Livraria Antonio Gramsci. Compre aqui.

Dicas

Filme Spotlight: segredos revelados  

Está em cartaz o filme Spotlight: segredos revelados. Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. O caso foi ocultado durante anos por líderes religiosos, que transferiram os padres de região ao invés de puni-los pelo caso. O filme mostra, sem glamour, a rotina de uma redação de jornal e as dificuldades que os profissionais da comunicação encontram quando procuram exercer o trabalho com ética e seriedade.

Pérolas

Por Mia Couto, no romance “As mulheres de cinza”

Sorte a dos que, deixando de ser humanos, se tornam feras. Infelizes os que matam a mando de outros e mais infelizes ainda os que matam sem ser a mando de ninguém. Desgraçados, enfim, os que, depois de matar, se olham ao espelho e ainda acreditam serem pessoas.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 302

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link