Boletim do NPC

Foi bonita a festa, pá! Bloco de carnaval fez homenagem a Vito Giannotti

Sexta-feira de carnaval. Comunicadores populares, jornalistas, militantes sociais e foliões estiveram juntos no bloco Fala puto que eu te escuto, no Rio.

12 de fevereiro de 2016

Notícias do NPC

Encerradas as inscrições para o Curso Vito Giannotti de de Comunicação Popular

Estão encerradas as para a 13º edição do curso de Comunicação Popular do Núcleo Piratininga de Comunicação, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Este ano o curso assumiu o nome de Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular, em homenagem ao fundador do NPC. O curso é voltado para quem deseja construir uma sociedade justa e solidária. Dele participam moradores de favelas e militantes sociais. Com esse curso, queremos incentivar a produção de jornais, boletins, revistas, sites, programas de rádio e TV. Enfim, uma série de iniciativas no campo da comunicação para mostrar as lutas, as conquistas e as dores que, quando não são silenciadas, muitas vezes são deturpadas em defesa dos interesses da classe dominante. Saiba mais.

Notícias do NPC

Cartilha sobre a origem socialista do Dia da Mulher chega a 9ª edição

Para o 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher, o NPC lança a oitava edição da cartilha A Origem Socialista do Dia da Mulher. Didático e repleto de ilustrações do cartunista Carlos Latuff, o material questiona a versão de que o 8 de março teria começado a partir de uma greve ocorrida em 1857 em Nova Iorque, quando teriam morrido 129 operárias queimadas vivas. A obra lembra que, ao contrário do que foi intensamente divulgado, o Dia Internacional da Mulher tem uma origem socialista, que remonta ao início do século 20. Inclusive o 8 de março foi fixado a partir de uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro (calendário russo) de 1917, na Rússia. Uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. Como escreveu Alexandra Kollontai, membro do Comitê Central do Partido Operário Social Democrata Russo, “nesse dia as mulheres russas levantaram a tocha da revolução”. É um ótimo e bem didático material para explicar a história desta data, que precisa continuar sendo lembrada com sua força revolucionária e transformadora. Consideramos que este é um dos principais trabalhos no nosso coordenador, Vito Giannotti, um homem apaixonado pela luta pelos direitos das mulheres. A pesquisa e o texto foram produzidos em parceira com sua companheira de vida e de luta, Claudia Santiago. [O material estará disponível para venda a partir do dia 18 de fevereiro, na Livraria Antonio Gramsci, por R$ 10,00. Aceitamos encomendas.]

Artigos

UMA TV CONTRA-HEGEMÔNICA

[Por Mário Augusto Jakobskind - Caros Amigos] Não é de hoje que se trava em várias partes do mundo uma batalha pela informação. O objetivo é promover um contraponto à mídia hegemônica, que cada vez mais manipula o noticiário em defesa de interesses econômicos que se contrapõem aos interesses da maioria da população do planeta. E isso não acontece só no Brasil. Nesse sentido, nos mais variados quadrantes, cada vez mais se ampliam espaços midiáticos com informações omitidas pela mídia hegemônica conservadora. Na América Latina, um dos exemplos mais recentes, em funcionamento desde 2005, é o canal venezuelano Telesur, com transmissões em espanhol e inglês, divulgadas em países como Argentina, Venezuela e Estados Unidos, entre outros. Leia o artigo completo.

Entrevistas

Entrevista com Victoria Vorontsova, diretora do canal de televisão Russia Today em espanhol

Confira a entrevista realizada por Mário Augusto Jakobskind - Caros Amigos - com diretora do canal de televisão Russia Today em espanhol.

A Comunicação que queremos

Nova forma, mesmo conteúdo na revista Caros Amigos

A edição nº 226/2016 da Revista Caros Amigos chegou aos leitores reformulada e com um visual diferente. O novo layout busca um diferencial no grafismo das letras. Por outro lado, faz parte do projeto resgatar a história de Caros Amigos e suas principais características: inovadora, alternativa e contra-hegemônica. As mudanças no projeto gráfico são complementadas por mais um caderno, impresso com papel e tinha melhor qualidade. A revista espera que o leitor goste das mudanças que foram feitas com o intuito de colocar a publicação ainda mais à altura da tradição jornalística da revista.

A Comunicação que queremos

Site do Fórum de Comunicação para a Integração de ‘NossAmérica’ apresenta novo visual

O Fórum de Comunicação para a Integração de “NossAmérica” é uma iniciativa que está em processo de construção. Ela reúne meios, redes de comunicação e movimentos sociais da América Latina e Caribe comprometidos com o avanço da integração dos povos da região. O objetivo central é promover e assumir a comunicação como um elemento fundamental e estratégico para os processos de integração do continente, com vistas a construir a paz, a solidariedade e a identidade em um marco de respeito às diversidades dos diferentes povos da região. Conheça o site.

Radiografia da Comunicação Sindical

Carnaval combina com protesto e TVT faz cobertura

O bloco Comuna que Pariu, ligado ao PCB, todo ano se apresenta na segunda-feira de carnaval em frente à ocupação Manoel Congo, no Centro do Rio de Janeiro. Em 2016, a letra trouxe um conteúdo importante e cada vez mais atual: o racismo presente na sociedade brasileira, as várias formas de opressão e resistência do povo negro. Nomes como Zumbi, Minervino, Solano, Cláudia, Quelé e Amarildo foram lembrados nos versos de “Na raça, contra o racismo”. A TVT, TV dos Trabalhadores, fez uma cobertura do bloco, que ano passado também encantou os foliões, na ocasião com um samba feminista. Para assistir à reportagem, clique.

Proposta de Pauta

Vida e morte pela terra

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados em extensão territorial. Isso não impede, no entanto, que sejamos um dos países com maior concentração de terra do mundo. Em torno de 50% das terras agriculturáveis estão nas mãos de apenas 1% dos grandes proprietários. A sanha dos latifundiários tem afetado principalmente a população indígena e em particular o povo guarani-kaiowá. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) os guarani-kaiowá ocupam, hoje, menos território no Mato Grosso do Sul do que o destinado ao rebanho bovino. É a segunda maior etnia no Brasil, com aproximadamente 45 mil indígenas, e está confinada em apenas 30 mil hectares, enquanto 23 milhões cabeças de gado estão dispostas em 23 milhões de hectares, segundo cálculos do Cimi, feitos por média de produtividade da agropecuária brasileira de um boi por hectare indicada no censo agropecuário de 2006. [Fonte: Caros Amigos -Lúcia Rodrigues - nº 226/2016]

Democratização da Comunicação

Ministério da Cultura fomenta produções que valorizam cultura nacional

Obras audiovisuais destinadas ao público infanto-juvenil que apresentem e valorizem para as crianças e jovens a cultura nacional com estética própria livre de estereótipos e preconceitos receberão incentivo do Ministério da Cultura. Uma das ações desenvolvidas pelo ministério para esta área é o edital Longa de Baixo Orçamento Infantil lançado pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Com inscrições abertas até 13 de março, este é o primeiro edital de longas-metragens dedicado a esse público aberto pela SAv. A Secretaria já realizou seis edições de editais Curta-Criança e Curta Infanto-Juvenil. Outra ação importante do Ministério da Cultura para a infância é o GT Cinema e Educação, criado para formular subsídios para a regulamentação da Lei que inclui o cinema nacional na grade curricular da educação básica, exigindo a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção nacional nas escolas. Se aprovada, a legislação possibilitaria uma nova relação do audiovisual brasileiro com a infância e a educação. Hoje, no Brasil, há mostras e festivais voltados especificamente às crianças, como a já tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, que, em julho deste ano, realiza sua 15ª edição e está com inscrições abertas até 19 de março. Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros, resultante do Edital Curta Criança 2013, da Secretaria do Audiovisual (SAv), foi eleito o Melhor Filme da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em junho de 2015. [Fonte: Portal Vermelho]

De Olho Na Vida

O morro de Sevi: o embate comunidade x ditadura que redefiniu a história do Morro da Conceição, em Pernambuco

Em pleno regime militar, a comunidade do Morro da Conceição, em Pernambuco, se articulou, sob batuta de uma Igreja Católica revolucionária, para lutar por seus direitos. Décadas depois, o local ainda é lar de pessoas que guardam um histórico que mistura tanto fé quanto resistência. Saiba mais.

De olho no mundo

Nova música de Beyoncé causa polêmica por criticar violência policial e exaltar a cultura dos negros

No início de fevereiro, a cantora pop Beyoncé lançou uma nova música, “Formation”, que vem criando polêmia nos Estados Unidos. O clipe e a apresentação feita durante a transmissão do Superbowl chocaram pela referência ao movimento dos Panteras Negras, a exibição de uma imagem de Marthin Luther King e críticas ao racismo da polícia norte-americana. A frase "Parem de atirar em nós" aparece em um muro no vídeo. Ao final da apresentação, as dançarinas aproveitaram para fazer um protesto e uma homenagem a Mario Woods, jovem negro morto pela polícia de São Francisco. O público se dividiu entre apoiadores e aqueles que pedem boicote à artista. Para assistir à apresentação, clique aqui.

De olho no mundo

Assange deve ser libertado imediatamente e indenizado, conclui painel da ONU

Um painel da ONU realizado na sexta-feira, 5/2, estabeleceu que o ativista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que está sendo detido arbitrariamente por Reino Unido e Suécia por mais de cinco anos, deve ser liberado imediatamente e compensado pelo dano. O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas criticou a ação legal contra o ativista nos dois países, que responsabiliza pelo confinamento de Assange na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012. O painel pede que a Suécia e o Reino Unido acabem com a “privação de liberdade” do ativista, respeitem sua integridade física e sua liberdade de movimento e lhe ofereçam compensação pelo dano. Saiba mais no site Opera Mundi.

De Olho Na Mídia

Jornalista culpa PT por tudo em programa de TV

[Por Claudia Santiago- 08.02.2016] Ouvir a "jornalista" Eliane Catanhede no programa Em Pauta, na Globo News é duro. Muito parcial. Ela puxa todos os assuntos para falar mal do PT. Tratava-se do zica vïrus nos EUA, e a fala do pré-candidato republicano na qual ele afirmava que colocaria contaminados em quarentena. Nada de criticar a opinião reacionária do candidato. Ela conseguiu trazer para o risco de contaminação durante as olimpíadas no Brasil. Deixa a sensação de que se está ouvindo uma militante do PSDB.

De Olho Na Mídia

É necessário acabar com o monopólio da Rede Globo para a transmissão dos desfiles

[Por Eduardo Goldenberg] Chega ao fim o Carnaval 2016 e (mais uma vez) a constatação é óbvia e urgente: é preciso que a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) acabe com o monopólio da Rede Globo para a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro. As razões são muitas e vou tentar elencá-las para que esse meu manifesto, solitário e apenas meu, ganhe cores de coerência e, quem sabe?, vá ganhando adesões ao longo do tempo. [...] Há que se criar uma alternativa para que uma rede de TV possa transmitir o Carnaval para quem ama o Carnaval – com imagens do desfile na íntegra, com comentários pertinentes feito por quem entende, sem firula, sem babaquice, sem idiotices que pretendem fazer do telespectador, perdão pela redundância, um idiota. | Leia o texto completo.

NPC Informa

Vagas para jornalistas no Brasil e no exterior

A Rede de Jornalistas Internacionais informa que diversas organizações estão com oportunidades para jornalistas abertas no Brasil e no exterior. Confira e fique ligado nos prazos de inscrição!

Memória

No coração do latifúndio gaúcho, trabalhadores celebram a terra e o herói indígena Sepé Tiaraju

A 39ª Romaria da Terra aconteceu na terça-feira, 9 de fevereiro, em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A região é conhecida como o coração do latifúndio gaúcho, que tem em sua marca a monocultura de soja transgênica e o uso abusivo de agrotóxicos. Mas São Gabriel também tem histórias de luta e resistência: é onde as forças da segurança do Estado mataram o Sem Terra Elton Brum da Silva, em 2009, durante reintegração de posse da Fazenda Southall. Hoje, o município conta com oito assentamentos e abriga 700 famílias Sem Terra que produzem arroz agroecológico e outros alimentos livres de venenos. Foi em São Gabriel que também tombou o herói indígena Sepé Tiaraju e seus 1,5 mil companheiros que lutavam em defesa da terra, do seu povo e de uma vida pacífica em seu território. Esta edição da romaria, organizada pela Comissão da Pastoral da Terra (CPT-RS) com diversos apoios, provocou a reflexão sobre os 260 anos do martírio, completados no dia 7 de fevereiro, e as lutas atuais para quem segue defendendo a Reforma Agrária, justiça no campo e alimentos sem veneno.

Pérolas

Por Guilherme Boulos

Quem apostava que essa manifestação seria menos do que a de domingo, da direita, se estrepou. Aqui, o clima de mobilização foi popular, tínhamos negros, mulheres e pobre. A dos coxinhas foi elitizada e monolítica [Sobre as manifestações realizadas pela direita no dia 13 de dezembro e pela esquerda no dia 16 de dezembro]

Pérolas

Por Laurindo Leal Filho

Acabo de ver o filme Spotlight. Muito bom. Baseado em fatos reais mostra a investigação jornalística realizada pelo Boston Globe sobre o acobertamento feito pela Igreja Católica dos crimes de pedofilia cometidos por seus padres. Como no Brasil não existe mais jornalismo (salvo poucas e pequenas exceções) não posso esperar um trabalho desses por aqui, embora crimes semelhantes devam existir por todo país. [Publicado em sua página no Facebook]

Dicas

Exposição sobre Martin Luther King na Biblioteca Parque Estadual do RJ

Vem aí a exposição "Martin Luther King - Legado & Inspiração". De 18 de fevereiro a 31 de março, no Espaço Expositivo. Entrada franca. A mostra estará en cartaz na Biblioteca Parque Estadual, que fica na Av. Presidente Vargas, 1261, Centro do Rio.

Dicas

Música e Protesto

Em artigo publicado na Revista Caros Amigos (nº 226/2016), o jornalista Alexandre Matias dá dicas de artistas, discos e músicas que ainda hoje fazem com que a música brasileira possa ser vista como música de protesto. O “Fortaleza”, disco do grupo cearense “Cidadão Instigado”, é uma das dicas. Segundo Alexandre é “um desabafo agoniado sobre a forma como sua cidade natal (do grupo) foi consumida pela violência e pela especulação imobiliária, usando-a como metáfora para esse estilo de vida de jecas brasileiros se sentindo melhores que seus conterrâneos porque falam inglês errado”. Outro disco indicado é o “De Baile Solto”, do pernambucano Siba. Esse foi um disco feito em protesto contra a lei de segurança pública que proibiu o maracatu de tocar durante a noite, até o sol raiar. Já os discos do Emicida e Karina Buhr partem de dois temas, racismo e feminismo, e vão, aos poucos, mostrando como estes estão presentes nas nossas rotinas. “Transmutação”, do BNegão é outro trabalho que aborda a política no dia a dia. Por fim, a dica é o disco Mulher do Fim do Mundo, último trabalho da cantora Elza Soares. Ela gravou com alguns músicos indicados nessa lista e, segundo Alexandre, pareceu conseguir sintetizar o clima de descontentamento exposto em nos diversos trabalhos realizados.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 304

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link