Boletim do NPC

Já está à venda a 8ª edição da cartilha sobre a origem socialista do dia da mulher

Para garantir a sua, entre em contato conosco pelo e-mail livraria@piratininga.org.br

24 de fevereiro de 2016

Notícias do NPC

Claudia Santiago Giannotti participa de debate sobre comunicação popular

No último domingo, 21 de fevereiro, a jornalista e coordenadora do NPC Claudia Santiago Giannotti participou do curso "Redes e rua", organizado pelo coletivo "Se a Cidade fosse nossa". Comunicação popular em pauta!

Notícias do NPC

Livro “As Batalhas de O Globo”, de João Braga Arêas,  será lançado hoje na Antonio Gramsci

Hoje, às 18 horas, vai rolar o primeiro lançamento de livro de 2016 na Livraria Antonio Gramsci: "AS BATALHAS DE O GLOBO - Ditadura Militar, Lula X Collor, Privatizações e a Vitória do PT em 2002", de João Braga Arêas. Este livro aborda uma temática tristemente fundamental para a população brasileira: a atuação das organizações Globo e, em especial, do jornal O Globo. João Braga Arêas analisa detalhadamente a trajetória dessa empresa, mostrando a permanente atividade desse jornal para assegurar seu próprio enriquecimento às custas de uma requentada ideologia de neutralidade e objetividade que mal recobre a mais intensa e desabrida parcialidade. Pouca coisa será mais ideológica do que o jornal O Globo. Veremos como o jornal O Globo atua como propagandista das grandes empresas monopolistas no Brasil (não importa a sua nacionalidade), defendendo governos anti-populares (como Collor de Melo) e as privatizações. Enquanto isso, O Globo aproveita-se para desqualificar e mesmo criminalizar sistematicamente as organizações populares que conservam algum grau de autonomia. Não perca!

Artigos

TV Digital, retrocesso à vista?

[Por Rafael Diniz e Alan Livio/ Outras Palavras] Desconhecida por grande parte da população, o projeto da TV Digital no Brasil, que pode garantir o acesso a serviços básicos a um grande número de pessoas, está sendo jogado para escanteio. Ela permite que os receptores de TV sejam capazes de apresentar conteúdo audiovisual de alta definição e executar aplicações variadas, transmitidas pela emissora. Leia o artigo completo.

Entrevistas

“A casa do pensamento crítico” – entrevista com Ivana Jinkins sobre a Boitempo Editorial

Militante comunista de projeção na Amazônia, Raimundo Jinkings (19271995) escolheu para a pequena editora que abriu durante a ditadura um nome que não levantasse suspeitas: Boitempo. A palavra fora inventada por Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) para dar título não só a um poema como ao conjunto de três volumes sobre sua infância no campo. O poeta chegou a enviar uma carta autorizando o uso do nome. A polícia, no entanto, nunca se convenceu do propósito da casa editorial paraense. Antes mesmo de sair da gráfica, os títulos quase sempre eram recolhidos. Quando fundou sua própria casa editorial, há 20 anos, após trocar Belém por São Paulo, sua filha Ivana Jinkings, não teve dúvidas em como batizá-la. Manteve o mesmo nome, para homenagear a aventura do pai. "Esse é o momento de não recuar", diz Ivana Jinkings, da Boitempo, que quer investir em questões raciais e de gênero. | Por Valor Econômico | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Aplicativo vai mapear ações violentas nas favelas do Rio

Os moradores das favelas cariocas terão uma nova ferramenta para denunciar casos de violência. Em março, será lançado o aplicativo “Nós por Nós”, preparado para registrar casos de agressões, incluindo abusos cometidos por policiais nas comunidades. As denúncias feitas no App serão repassadas para ONGs que lutam pelos Direitos Humanos, como Justiça Global e Anistia Internacional, e para órgãos como o Ministério Público. Além de denúncias de violações de direitos, a ferramenta ainda servirá para os moradores de favelas se informarem sobre o que podem ou não fazer em caso de abordagem policial, por exemplo. Será possível fazer denúncias anonimamente, além de postar fotos, vídeos e textos. | Com informações do jornal O Dia.

Radiografia da Comunicação Sindical

Fetrace valoriza a comunicação sindical

A Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Ceará (Fetrace) é um exemplo de entidade que valoriza e incentiva a comunicação dos trabalhadores. Em sua página, na internet, além das notícias sobre a Federação, é possível acessar a rádio Fetrace e entrar em contato com outras mídias, como a TVT, TV-CUT e Rede Brasil Atual. Além de todos esses canais, a Federação também dá destaque à Escola Nacional Vito Giannotti, que reúne uma série de materiais referentes a esse grande lutador: artigos, entrevistas, fotos, homenagens, livros e outros. Também merece destaque a participação de diretores da entidade em nosso 21º Curso Anual, em novembro do ano passado, o que reforça essa preocupação. Nós, do NPC, desejamos e incentivamos que outras organizações desenvolvem seus variados meios de comunicação: do jornal impresso ao site, TV, rádio e redes sociais. Para conhecer melhor essa iniciativa, acesse aqui.

Proposta de Pauta

Hollywood funciona como um ‘clube de meninos brancos’, diz estudo

Dia 28 de fevereiro acontece a premiação do Oscar. O evento esse ano acontece em meio a uma polêmica em Hollywood gerada pela denúncia da falta de diversidade entre os indicados. Essa situação foi constatada recentemente por um estudo divulgado na segunda-feira (22). A pesquisa sustenta que o homem branco continua sendo predominante no cinema e na televisão americanos, enquanto às minorias raciais e às mulheres cabem as sombras. O estudo "Inclusão ou Invisibilidade" foi realizado por pesquisadores da Escola Annenberg de Jornalismo e Comunicação da Universidade do Sul da Califórnia (USC). A conclusão é a seguinte: "Hollywood tem um problema com a diversidade". Além disso, e especificamente para o caso dos filmes, os pesquisadores afirmam que "a indústria do cinema ainda funciona como um clube de meninos brancos e heterossexuais". O relatório se baseia na análise de 414 produções audiovisuais (109 filmes e 305 séries de TV) de 2014 e 2015. Procura identificar qual é o grau de participação das mulheres, das minorias raciais e do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Democratização da Comunicação

Edital de Radcom para estados do Norte e Nordeste

O Ministério das Comunicações lançou edital para autorização de novas rádios comunitárias em municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O anúncio de seleção n° 89/2016, publicado no dia 15/02, no Diário Oficial da União, é o terceiro do Plano Nacional de Outorgas (PNO) 2015/2016 de radiodifusão comunitária. A seleção pública possibilitará a instalação de novas emissoras em 85 municípios nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão e da Paraíba. As entidades terão o prazo de 60 dias para inscrição na seleção pública, mediante apresentação dos documentos indicados no Edital, que começou a contar a partir do dia 16 e vai até 15 de abril de 2016. Saiba mais na página do Ministério das Comunicações.

De olho no mundo

Falece Fernando Cardenal, que viveu para o amor ao próximo e a Revolução na Nicarágua

O sacerdote jesuíta Fernando Cardenal faleceu na madrugada de 20 de fevereiro, aos 82 anos. Foi um verdadeiro seguidor de Cristo, exemplo de solidariedade e dedicação ao próximo. Era adepto da Teologia da Libertação e não viveu longe de polêmicas. O papa João Paulo II, em 1985, o afastou da Companhia de Jesus por estar vinculado à Revolução Sandinista da Nicarágua. Tendo participado da Cruzada Nacional de Alfabetização, colaborou com a redução de 51 para 12,9% o índice de analfabetismo da Nicarágua. “Ele me obrigou a deixar a Revolução. Eu havia tomado uma decisão muito pensada em 1973, convencido de que Jesus me pedia que pelos pobres me comprometesse a essa revolução. Em meu discernimento espiritual e comunitário, eu me dizia que a voz de Jesus era mais forte que a do papa”, disse Cadernal em sua última entrevista concedida ao programa Esta Noche (Esta noite). A notícia completa sobre o padre está no site Confidencial, da Nicarágua.

De Olho Na Vida

‪#‎PareTKCSA: Plataforma online denuncia violações cometidas por siderúrgica alemã em Santa Cruz (RJ)

A campanha "Pare TKCSA" acaba de lançar uma plataforma virtual multimídia. A página reúne conteúdo exclusivo sobre as violações cometidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), em Santa Cruz e nas imediações da Baia de Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Entre as denúncias estão o adoecimento causado pela chamada chuva de prata (lançamento de particulado poluente no ar) e a interrupção da pesca. Problemas como esses foram provocados pela siderúrgica que se instalou na região em 2005 e que também é controlada pela mineradora Vale S.A. Atualmente, são mais de 300 ações contra a TKCSA, movidas pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em nome das famílias impactadas, que ainda aguardam uma decisão da Justiça. A página contém uma linha do tempo com os fatos mais relevantes de 10 anos de resistência às violações cometidas pela siderúrgica, vídeos, relatórios e pesquisas sobre o tema. Acesse: paretkcsa.org.

De Olho Na Mídia

Conar abre processo contra comercial da Samarco na TV

O Conselho de Autorregulamentação Publicitária - Conar - abriu um processo contra a Samarco e a agência de publicidade Tom Comunicação pela nova campanha que está sendo veiculada nos canais de televisão brasileiros. No anúncio, funcionários da empresa falam sobre ações para minimizar os estragos após o rompimento das barragens em Minas Gerais. A tragédia de novembro de 2015 é considerada a maior e sem precedentes no Brasil. Além da tragédia ambiental, mortes, desaparecimentos e pessoas que perderam tudo formam o cenário da cidade depois do rompimento da barragem. Com o início da campanha, foram mais de 50 reclamações com críticas sobre a veracidade das informações na propaganda. O processo segue para o relator, que ainda não foi definido, e deverá ser julgado na próxima reunião da Comissão de Ética do Conar, agendada para março. Além disso, caso seja confirmado que a campanha traz algum tipo de prejuízo aos espectadores ou às partes envolvidas no caso, o Conselho pode solicitar a suspensão imediata da propaganda. A Samarco tem até o final da semana para apresentar sua defesa.

NPC Informa

Filme sobre Nise da Silveira tem data de estreia no Brasil

Finalmente foi anunciada a data de estreia do longa “Nise - O Coração da Loucura”: dia 21 de abril. O filme tem a atriz Glória Pires como protagonista. Ela interpreta a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, responsável por uma verdadeira revolução no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos. Ela substituiu métodos muito agressivos, como o eletrochoque e a lobotomia, por oficinas de arte e terapia ocupacional. O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro. “Eu não acredito na cura pela violência” é a frase que abre o trailer, já disponível no youtube. O anúncio do lançamento do filme ocorre em um momento em que as contribuições da psiquiatra estão ameaçadas, com tentativas de reativar o antigo modelo agressivo e abuso de tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos. Confira o trailer do filme.

NPC Informa

Editora Vestígio anuncia publicação de ‘Spotlight’ no Brasil

Ganhadora do Prêmio Pulitzer, o mais disputado troféu do jornalismo americano, Spotlight está entre as mais premiadas séries de reportagens da história. As descobertas da investigação que inspiraram o filme "Spotlight: segredos revelados", que concorre ao Oscar com seis indicações, estão reunidas no livro escrito pela equipe do jornal Boston Globe. Ele será publicado no Brasil pela Vestígio, editora do Grupo Autêntica, na primeira quinzena de março. Baseada em fatos reais, a obra apresenta um dos maiores escândalos envolvendo o núcleo da arquidiocese de Boston, uma das instituições mais poderosas da Nova Inglaterra e conta com relatos de padres, advogados e sobreviventes dos abusos sexuais. | Fonte: PublishNews

Memória

São João Del-Rei recupera bordados de João Cândido, líder da Revolta da Chibata

Duas toalhas bordadas pelo líder da Revolta da Chibata (23 a 26 de novembro de 1910), João Cândido, foram encontradas no dia 2 de janeiro em São João Del-Rei (MG). Hoje, elas fazem parte do acervo do Museu Tomé Portes Del-Rei, que estava desativado e será reaberto ao público. Segundo Pedro Leão, novo secretário de cultura da cidade, esses bordados podem ser vistos como um documento histórico para compreender o período e enriquecem o patrimônio artístico da cidade. A restauração de todo o acervo do museu é parte do projeto inscrito pelo município no PAC das Cidades Históricas, programa governamental coordenado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Embora algumas obras tenham sido perdidas devido à deterioração, os bordados de João Cândido encontram-se em bom estado. [Com informações de EBC]

Pérolas

Por Albert Woodfox

“[Ler] era uma das ferramentas que nós usávamos para permanecer focados e conectados com o mundo exterior” - Declaração do Pantera Negra Albert Woodfox sobre como não ficou louco após ter permanecido 45 anos em uma solitária nos EUA.

Dicas

Curso Cidades rebeldes e espaços de esperança 

"A liberdade de fazer e refazer as nossas cidades, e a nós mesmos, é, a meu ver, um dos nossos direitos humanos mais preciosos e ao mesmo tempo mais desrespeitados." (David Harvey) É hora de mobilizar todas e todos que acreditam que outra cidade é possível! Entre os dias 8 e 11 de Março, no Cinema Odeon (Cinelândia), o Se a Cidade Fosse Nossa fará o curso “Cidades Rebeldes e Espaços de Esperança”. O curso contará com a participação do geógrafo David Harvey e de convidados de diversas cidades do Brasil. Serão quatro dias de aulas, debates e conferências sobre as lutas urbanas e o direito à cidade no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas em breve. Acompanhe o evento pelo facebook.

Dicas

Filme O filho de Saul

Está em cartaz o longa húngaro “O filho de Saul”, indicado a Oscar de melhor filme estrangeiro na premiação de 2016. Nós, espectadores, acompanhamos o drama do personagem judeu que dá nome ao filme. Ele trabalha em um crematório de campo de concentração, colaborando assim, de forma indireta, com o genocídio provocado pelos nazistas. Logo no início ele identifica o filho entre os mortos e faz de tudo para encontrar um rabino e, assim, finalmente enterrar o menino. A câmera, que acompanha de muito perto o protagonista, dá a sensação de que estamos participando dos acontecimentos junto àquele pai desesperado. O filme foge da abordagem tradicional de vitimização ao nos propor uma reflexão sobre o que um homem é capaz para proporcionar justiça e salvação eterna a quem ama profundamente, mas já se foi.

Dicas

Mulher, estado e revolução

Como o 8 de março está chegando, indicamos uma leitura fundamental para entender os avanços dos direitos das mulheres adquiridos após a Revolução Russa de 1917. É o livro A Mulher, o Estado e a Revolução: política da família soviética e da vida social entre 1917 e 1936, lançado pela Boitempo em parceria com a Edições ISKRA. A autora é a historiadora e professora da Universidade Carnegie Mellon (EUA), Wendy Goldman. Neste livro, ela apresenta as mudanças sociais pelas quais passou a sociedade soviética nas duas primeiras décadas após a revolução de 1917, com foco nas mulheres, e na relação que estabeleceram com o Estado revolucionário. O livro retrata as grandes experiências da libertação da mulher e do amor livre na União Soviética (URSS) depois da Revolução, e por que falharam quando entrou em cena a burocracia stalinista. À venda em diversas livrarias do país, também pode ser adquirido em nossa Livraria Antonio Gramsci. Compre aqui.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 305

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link