Boletim do NPC

Estão encerradas as inscrições para o Curso de Comunicação Popular do NPC

Já são quase cem participantes inscritos no Curso de Comunicação Popular de 2016. Vamos que vamos!

10 de março de 2016

Notícias do NPC

Programa Quintas Resistentes está de volta

Em 2016, o programa Quintas Resistentes está repleto de novidades. Já gravamos entrevistas, em São Paulo, com o escritor dominicano Frei Betto e com o metalúrgico Waldemar Rossi. Ambos se destacaram no combate à ditadura civil-militar: o primeiro, adepto da Teologia da Libertação, chegou a publicar vários livros sobre o assunto. O segundo foi da Oposição Sindical Metalúrgica. Os dois foram presos e torturados. A entrevista com Frei Betto será exibida em nossa página no dia 31 de março, no marco dos 52 anos do golpe militar. A de Waldemar ainda não tem data marcada, mas em breve divulgaremos. Na última quinta-feira, 10 de março, fizemos a transmissão ao vivo da entrevista com Ivan Pinheiro, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que ingressou no partido em plena ditadura militar. Acompanhe em nossa página!

Artigos

Vamos lembrar a origem socialista do 8 de março

A versão das 129 mulheres queimadas vivas em Nova Iorque em meados do século 19 tem sido amplamente divulgada como a origem do 8 de março. No entanto, é importante lembrar que, apesar de muitas greves de mulheres ocorridas nos Estados Unidos, a data foi fixada a partir de um episódio ocorrido na Rússia em 1917, considerado o estopim da Revolução. Logo, o 8 de março tem uma origem socialista. Leia o artigo completo.

A Comunicação que queremos

Jornalistas de SC lançam campanha de financiamento coletivo para criação de portal feminista

No Dia Internacional de Luta das Mulheres, um coletivo formado por duas jornalistas e uma estudante de ciências sociais lançou a campanha de financiamento colaborativo "Catarinas", em Florianópolis. A exemplo de outras iniciativas de interesse público apoiadas por meio desse tipo de financiamento, Catarinas é um projeto para o desenvolvimento de um portal de notícias sobre gênero, feminismos e direitos humanos. Para apoiar o projeto por meio de financiamento coletivo, basta acessar aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

Programa Voz Docente, da Seção Sindical ANDES/UFRGS, divulga entrevista com Claudia Santiago

Nossa coordenadora Claudia Santiago Giannotti falou sobre a origem socialista do 8 de março também para a jornalista Katia Marko no programa VOZ DOCENTE, da Seção Sindical ANDES/UFRGS. O programa é semanal e vai ao ar pela rádio da UFRGS todas as quartas-feiras, às 13h. Também pode ser ouvido em Pelotas, com reprise nas segundas-feiras das. Fica disponível na internet no blog.

Radiografia da Comunicação Sindical

TV Sindsep divulga luta dos educadores de Caucaia (CE)

Em greve há 15 dias por melhores salários e condições de trabalho, os servidores da Educação do Município de Caucaia (CE) ocuparam, na manhã do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o prédio da Secretaria de Educação do Município. A mobilização da categoria por reajuste salarial tem sido amplamente divulgada nas redes sociais pela TV do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (TV-Sindsep). Os vídeos mais atuais podem ser vistos via Facebook, no perfil do Sindsep Caucaia.

NPC Informa

Encontro Nacional de Blogueiros será em maio  

Com o tema #MenosÓdioMaisDemocracia, o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais do país inteiro já tem data marcada: será entre os dias 20 e 22 de maio, em Belo Horizonte (MG). A programação completa ainda não foi divulgada, mas já se sabe que, na sexta-feira, o tema a ser debatido são os desafios da democratização da cultura e da mídia. No sábado, as forças políticas e a democratização da comunicação estarão em pauta, seguidos de discussão sobre mídia e democracia no continente. Também estão planejadas rodas de conversas sobre experiências e desafios do ativismo digital. À noite, haverá atividade cultural. No domingo, dia que encerra o #5BlogProg, os estados farão relatos de suas reuniões e será aprovada a carta do Encontro. O encontro é organizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

NPC Informa

Estão abertas as inscrições para curso de comunicação comunitária na Maré

Até 31 de março podem ser feitas as inscrições para o 4º Curso de Comunicação Comunitária do jornal "O Cidadão", da Maré. As aulas ocorrerão aos sábados, de 2 de abril até 25 de junho. Os assuntos serão História da Maré, Linguagem para Comunicação Comunitária, Webjornalismo e Mídias Sociais, Fotografia/audiovisual, Rádio, Diagramação, Direitos Humanos e Favela e produção de matérias para jornal impresso. O curso ocorre anualmente desde 2012, e foi inspirado no Curso de Comunicação Popular do NPC. O jornal O Cidadão é um jornal comunitário da Maré, conjunto de favelas do Rio de Janeiro, que há 16 anos contribui para a informação da população, promoção dos direitos humanos com foco na realidade favelada, e valorização da cultura local, chegando a criar o termo “mareense” como identidade do bairro. Para saber mais e se inscrever, basta acessar a página do jornal O Cidadão.

De Olho Na Mídia

Globo dá aula de manipulação midiática na cobertura da Operação Aletheia

[Por Bia Barbosa/ FNDC] Nesta sexta-feira 4, em que o País parou para acompanhar o desfecho da operação da Polícia Federal que levou o ex-presidente Lula coercivamente para depor, o Brasil, uma vez mais, presenciou uma aula de manipulação da opinião pública pela Rede Globo. Não se trata aqui de defender o ex-presidente Lula e o PT, tampouco de negar a importância que um fato como este deve ter para os meios de comunicação. Mas o que se espera de uma concessionária do serviço público de radiodifusão, num momento como este, é objetividade. O que se viu, entretanto, ao longo de uma hora e vinte minutos no principal telejornal do país, está muito distante disso. | Leia o texto completo.

De olho no mundo

Telesur é tirada do ar na Argentina

O canal multiestatal de televisão da Venezuela, a Telesur, foi tirado na quarta-feira, dia 2 de março, do pacote básico oferecido pelo grupo Clarín na Argentina. A emissora não foi consultada, nem notificada sobre as mudanças. Em nota oficial a Telesur denunciou o ocorrido. “Hoje denunciamos que o sinal de canal multiestatal foi retirado do ar do pacote básico oferecido pela Cablevisión na Argentina, sem argumentos legais, privando milhões de latino-americanos de desfrutar de 24 horas de informação contínua”. O canal é comprometido em dar voz à luta dos povos e noticiar o que não recebe a devida atenção nos meios hegemônicos de comunicação. A audiência, em cinco continentes, é de mais de 500 milhões de espectadores. |Do Portal Vermelho, Mariana Serafini.

Proposta de Pauta

Mulheres trabalham cinco semanas a mais por ano do que os homens, diz pesquisa

[Por Sérgio Domingues/ Pílulas Diárias] Pelo menos 35,5 milhões de menores de cinco anos passam mais de uma hora por dia sozinhos ou sob a supervisão de outra criança com menos de 10 anos. Os números são da pesquisa “Trabalho de Mulher: Mães, Crianças e a Crise na Assistência à Infância”, realizada pela organização britânica “Overseas Development Institute” e publicada pelo El País, em 06/03. A pesquisa constatou também uma diferença salarial de 42% a menos para as mães trabalhadoras em “países em desenvolvimento”, 37% na China e 21% no Reino Unido. Por fim, o levantamento descobriu que somadas as responsabilidades remuneradas e não pagas, as “mulheres trabalham, em média, cinco semanas a mais por ano do que os homens”. No Brasil, não poderia ser diferente. Acabamos de saber pelo IBGE, por exemplo, que a jornada de trabalho semanal feminino ultrapassa em 5 horas a jornada masculina.

De Olho Na Vida

Mulher Cidadã do Rio, Maria da Penha tem sua casa removida na Vila Autódromo no dia 8 de março

No dia 8 de Março, dia das mulheres, Maria da Penha, símbolo da luta das mulheres do Rio de Janeiro, teve sua casa demolida pela Prefeitura do Rio na Vila Autódromo. Depois de várias semanas em alerta, a tropa de choque enviada pela Prefeitura de forma covarde promoveu mais esta ação ilegal na comunidade. Penha sempre destacou que independente de valores, sua casa e sua comunidade não estavam à venda. Após realizar a mudança para a igreja local com a sua família, Penha esteve na porta do Palácio da Cidade, em Botafogo, para apresentar o Plano Popular de Urbanização, ignorado pelo prefeito desde 2012.

Memória

Berta Cáceres, presente!

A coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (Copinh), Berta Cáceres, foi assassinada em sua casa na madrugada de quinta-feira, 3 de março. Ela era líder da comunidade indígena lenca e de movimentos de camponeses hondurenhos, defensora de direitos humanos e ativista ambiental. Recebeu em 2015 o prêmio Goldman, considerado o Nobel do Meio Ambiente, por sua luta contra as investidas de corporações e do governo contra os direitos das comunidades rurais hondurenhas. "O que nos inspira não são os prêmios, mas os princípios. Aqui, com reconhecimento ou sem, lutamos e vamos continuar lutando", afirmou na ocasião. Seu assassinato gerou repercussão em diversos países da América Latina, que lembraram sua luta principalmente na semana do 8 de março. [Com informações do Opera Mundi]

Memória

Lembremos: em 1964, a imprensa disse sim ao golpe

O blog do jornalista Mário Magalhães divulgou 20 capas de jornais e revistas que disseram SIM ao golpe de 1964. “Mais do que informação, constituíam propaganda, notadamente a favor da deposição do presidente constitucional João Goulart”, diz o jornalista. Dos 20 periódicos reunidos, oriundos de cinco Estados, 18 são jornais diários, alguns dos quais já não circulam, e dois são revistas hoje extintas. Apenas três se pronunciaram em defesa da Constituição: “Última Hora'', “A Noite'' e “Diário Carioca''. Nos idos de 1964, os dois últimos não tinham muitos leitores. Acesse as capas.

Democratização da Comunicação

Carta do jornalista Iraê Sassi, jornalista e conselheiro da TV Cidade Livre de Brasília, à EBC

Prezados Senhores: com indignação, ouvi ontem no Repórter Brasil das 7 da manhã, matéria de abertura do repórter Vítor Pereira (creio ser este o nome) sobre a viagem da Presidenta Dilma a São Paulo para prestar solidariedade ao ex-Presidente Lula. Nesta foi apresentada somente a versão dos críticos e inimigos do ex-presidente e partidários do impeachment da Presidenta, com entrevista a dois notórios expoentes da oposição, um dos que me lembro foi notório oligarca Caiado, em que fazem cáusticos comentários sem qualquer fundamento, insultando tanto a Presidenta quanto o próprio Lula. ERA OBRIGATÓRIO NAS CIRCUNSTÂNCIAS PELO MENOS OUVIR AS DUAS PARTES, em igual proporção. Lembro que a EBC foi criada pelo Presidente Lula para oferecer aos brasileiros um espaço de verdadeira informação e independência jornalística, com critérios profissionais rigorosos. Leia a carta completa.

Entrevistas

Dia da Mulher: 8 de Março é Socialista

A origem do 8 de março como Dia Internacional da Mulher é permeado de informações contraditórias, relacionadas à resistência e luta das mulheres. A cartilha, com texto de Vito Giannotti e Claudia Santiago e ilustrações do cartunista Carlos Latuff, questiona a versão de que o 8 de março teria começado a partir de uma greve ocorrida em 1857 em Nova Iorque, quando teriam morrido 129 operárias queimadas vivas. A obra lembra que o Dia Internacional da Mulher tem origem socialista, e que a data 8 de março foi fixada a partir de uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro de 1917, na Rússia, em uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado, estopim da primeira fase da Revolução Russa. Confira entrevista com Claudia Santiago Giannotti sobre a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Dicas

Boitempo lança obra fundadora do feminismo em versão comentada

O livro “Reivindicação dos Direitos das Mulheres”, de 1792, foi escrito pela inglesa Mary Wollstonecraft em resposta à “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” dos revolucionários franceses. Este é um dos pioneiros questionamentos sobre as questões de gênero no mundo. Chega ao Brasil pela editora Boitempo (256 pág, R$ 53) e em breve estará à venda na nossa Livraria Antonio Gramsci. Como esclarece a pesquisadora Maria Lygia Quartim no prefácio da obra, a inglesa Mary Wollstonecraft e sua contemporânea francesa Olympe de Gouges alimentaram-se do legado iluminista e o enriqueceram. Ambas ousaram contestar o discurso dominante de que a subordinação da mulher ao homem era um dado da natureza. As duas também participaram ativamente da vida política de seus países, como feministas e como abolicionistas.

Dicas

A garota dinamarquesa

Esse belíssimo filme conta a história de Lili Elbe. Nascido Einar Mogens Wegener, foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança sexual. O filme trata de sua descoberta, suas dificuldades, o preconceito que precisa enfrentar e também o apoio da companheira, a pintora dinamarquesa Gerda.

Pérolas

Por David Harvey, no curso Se a Cidade Fosse Nossa

"Dizem que nós, marxistas, somos insanos. Insanos são os capitalistas, que defendem esse modelo de cidade feita para especular, e não um modelo decente para as pessoas morarem com dignidade."

Pérolas

Por Ermínia Maricato, em debate com David Harvey

"Quando a mídia [hegemônica] fala da cidade, ela não fala da cidade trabalhadora, mas da cidade do capital. Precisamos derrubar essa representação fictícia da cidade. Nós no Brasil temos que enfrentar a questão da comunicação."

Pérolas

Por Cacique Seattle, em carta ao presidente dos EUA em 1854

"Disto nós sabemos. A terra não pertence ao homem. O homem é que pertence à terra. Ele é simplesmente um dos fios da teia da vida. O que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Há uma ligação em tudo".

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 306

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link