Boletim do NPC

Já estão disponíveis as entrevistas com Ivan Pinheiro e com Frei Betto para o programa Quintas Resistentes

Acesse!

6 de abril de 2016

Notícias do NPC

“Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro ontem e hoje”

Já está quase pronto o livro do NPC sobre a história e experiências da comunicação popular no Rio de Janeiro. Coordenada pela jornalista Claudia Santiago, a pesquisa reúne um rico e vasto material, de interesse a jornalistas, comunicadores populares, professores e todos aqueles interessados no assunto. O livro será lançado em breve e custará R$10. Fique ligado!

Notícias do NPC

Jornalista Chico Otávio debate o livro “Os Porões da Contravenção” na Livraria Antonio Gramsci

Na próxima quinta-feira, dia 07/04, às 18 horas, o jornalista Chico Otávio e convidados irão debater o livro “Os Porões da Contravenção - Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado” na Livraria Antonio Gramsci. Escrito junto com o também jornalista Aloy Jupiara, essa obra relata a histórica e macabra sociedade entre jogo do bicho e ditadura militar. Seus personagens principais, Anísio, o “papai” da Beija-Flor, Castor de Andrade, o benfeitor da Mocidade Independente, e Capitão Guimarães, militar e torturador dos calabouços da ditadura, cresceram e apareceram (não sem muito sangue) no ambiente terrivelmente favorável dessa parceria. A ideia do encontro é fazer uma roda de conversa sobre o importante tema desse livro que está sendo lançado em vários estados do Brasil. Estão todos convidados! O endereço é rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia - Rio de Janeiro. Maiores informações pelo telefone (21) 2220-4623. Não perca!

Notícias do NPC

Curso de comunicação popular discute o dia a dia da produção de jornais em favelas desde a ditadura

[Por Eric Fenelon e Gizele Martins] Mais de 60 futuros comunicadores populares participaram da terceira aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular, do NPC, realizada no dia 2 de abril, no Sindicato dos Petroleiros do Estado Rio de Janeiro (Sindipetro). Pela manhã, a jornalista e comunicadora popular Renata Souza apresentou a experiência de dez anos da comunicação popular realizada pelo Jornal O Cidadão, no Conjunto de Favelas da Maré. A comunicadora mostrou como o jornal se dividia em editorias, como funcionava a reunião de equipe, desde a chegada das matérias até a publicação e a distribuição do jornal pelas 16 favelas que compõem a Maré. Na parte da tarde, a coordenadora do NPC e do curso, Claudia Santiago, contou o histórico de luta da comunicação popular desde a ditadura militar. Durante esse período, devido a censura e repressão, os comunicadores se reuniam e mostravam por meio desta ferramenta a própria realidade dentro das comunidades mais pobres do país. Ao final do encontro, depois de muitos debates, foram exibidos o o filme ‘Entre muros e favelas’ e o documentário ‘Comunicação popular no Rio: Quem faz’, este segundo produzido pelo NPC.

Proposta de Pauta

Comissão quer criar censura na internet

[Por Ronaldo Lemos/ Folha de S.Paulo - 4.4.2016] A CPI dos Crimes Cibernéticos na Câmara acaba de publicar seu relatório final. A comissão foi presidida pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), e o texto, redigido pelo deputado Espiridião Amin (PP-SC). Analisando o relatório, fica claro que sua finalidade não é combater "cibercrimes", já amplamente cobertos pela legislação em vigor. O objetivo é criar um sofisticado sistema de controle e censura da rede. O relatório propõe oito leis para atingir esse objetivo. A primeira transforma as redes sociais em órgão de patrulha, vigiando e apagando posts de usuários que "atentem contra a honra". As redes sociais terão 48 horas para apagar conteúdos "acintosos". Se não o fizerem, serão corresponsabilizadas. | Leia o texto completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sinpro-RS lança livro em homenagem aos 20 anos do jornal da entidade

No final de março, foi lançado, no Sinpro-RS, o livro Extra Classe – Duas décadas de jornalismo e cidadania. A obra conta a história deste que é um exemplo de excelente jornal sindical. Trata da sua concepção até os dias atuais, e traz um encarte com a reprodução de todas as capas e destaques das principais reportagens. Lançado em março de 1996, o Extra Classe circula mensalmente desde então, ininterruptamente. Seu público leitor principal são os professores associados ao Sinpro/RS. Em 2014, a publicação ganhou um espaço próprio na internet (www.extraclasse.org.br) que traz a integra das edições mensais, mais produção de conteúdo jornalístico exclusivamente para a web. |Leia mais.

A Comunicação que queremos

Rádio Yandê é a primeira emissora indígena online

Pela internet é possível ouvir a rádio Yandê, que tem como objetivo divulgar as culturas e tradições indígenas do Brasil. Os programas são educativos e informativos, e procuram apresentar a realidade indígena do Brasil desfazendo estereótipos e preconceitos comuns com relação aos povos originários. O conteúdo jornalístico é produzido em Brasília e no Mato Grosso, além de 70 colaboradores espalhados pelo país. Algumas das atrações são as músicas produzidas por diversas etnias, que fogem do que estamos acostumados a pensar com relação à tradição. Hoje eles também produzem rap, rock, forró e MPB. Essa produção variada e muito interessante pode ser acessada aqui.

NPC Informa

“Seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo” no IAB

O seminário “Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo” será realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos dias 11 e 12 de abril de 2016, no IAB. O evento trabalhará essas questões em quatro mesas de debates: Encruzilhadas da conjuntura; O movimento da política institucional; A política e o movimento da sociedade; e O horizonte do futuro. Participarão nomes como o cientista político André Singer (USP), a socióloga Angela Alonso, a economista Lena Lavinas (UFRJ), a jornalista Tereza Cruvinel (Brasil 247), o sociólogo Cândido Grzybowski e o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), entre outros. Acompanhe a página do evento no facebook e fique por dentro da programação completa.

De Olho Na Mídia

Reportagem de capa da revista Isto É desperta manifestações contra o machismo

[Por Sheila Jacob] Teve grande repercussão, nas redes sociais, a capa da revista semanal Isto É que traz como manchete: “as explosões nervosas da presidente”. Chamam a atenção, de imediato, a futilidade e a superficialidade da reportagem, que afirma que Dilma “perdeu as condições emocionais para conduzir o governo”. A matéria não apresenta fontes, limitando-se a indicar que as informações foram colhidas “segundo relatos” e expressões similares. Chega a publicar uma divergência com a deputada Maria do Rosário, que prontamente negou a acusação, que, se foi feita, não foi minimamente apurada: “Jamais fui desrespeitada por Dilma. Fui apoiada por ela para colocar a Comissão da Verdade em funcionamento e para resgatar a história do ex-presidente João Goulart. Dilma sempre me apoiou no trabalho como ministra. Eu também não me submeteria a um trato desrespeitoso”, afirmou em sua página oficial no Facebook. Leia mais.

De Olho Na Mídia

TV Brasil vira febre entre telespectadores que defendem democracia

[Por Fabio Lau - Conexão Jornalismo] Há algum tempo vinha escutando as pessoas falarem sobre as qualidades da TV Brasil. Mas, telespectador ranzinza que sou, que prefere ver algo ruim para poder falar mal, resisti. Ontem, durante as manifestações populares em 26 estados do país, ouvi muita gente falando: "bota na TV Brasil!" Obedeci. A sensação é a de que estava em um ambiente transgressor ao extremo que logo seria invadido pela Polícia Federal ou militares golpistas. Sensação de viver em outro mundo, portanto. Bons analistas, críticos, jornalismo livre e uma cobertura ampla e opinativa como há muito não se vê na TV Aberta. Conduzido por Guilherme Menezes, o âncora com quem pude dividir as ruas nos idos dos anos 80/90, em cansativos plantões de sequestros, o jornal levou para debater muita gente boa. Destaques para Tereza Cruvinel e Paulo Moreira Leite. Links com as mais diversas capitais do país, abordagem clara e sem preconceitos partidários, áudio aberto para ouvir as vozes das ruas e nenhuma preocupação em macular a imagem do movimento. Ao contrário: dava ás 26 manifestações de capitais a importância que tiveram: mais de 800 mil pessoas nas ruas, segundo organizadores, é um universo que em planeta algum pode ser ignorado. A TV Brasil fica no canal 18 da Net e no 166 na Sky. O jornal começa hoje às 21h30. Vale a pena ver. E sobre o prazer de fala mal da concorrência... a gente supera!

De olho no mundo

Panama Papers: vazamento de milhões de documentos revela paraísos fiscais de ricos e poderosos no mundo

[Com informações da BBC e Coletivo Carranca] Um grande volume de documentos confidenciais vazados no último domingo, 3 de abril, revelou a forma que algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo usam paraísos fiscais para ocultar fortunas. Os 11 milhões de documentos pertencem ao escritório de advocacia panamenho Mossak Fonseca. Eles vinham sendo analisados há um ano com o protagonismo do Consórcio Nacional de Jornalistas Investigativos. Houve a colaboração de 376 jornalistas, de 109 veículos de imprensa em 76 países para a análise dos dados. A investigação revela uma ampla listagem de políticos e outras personalidades públicas que mantêm seu dinheiro de maneira ilegal ou ilícita em paraísos fiscais. Na lista, aparecem 12 líderes globais, como Vladimir Putin (Rússia), Mauricio Macri (Argentina) e o ex-primeiro-ministro islandês Sigmundur Gunnlaugsson. No Brasil, aparecem nomes como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro Edson Lobão (PMDB) e até o ex-ministro Joaquim Barbosa. Saiba mais.

De Olho Na Vida

Cerimônia de entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência emociona todo o público

[Por Gizele Martins] Mais de 200 pessoas estiveram presentes na 28ª entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência, realizada no auditório da OAB, no Rio de Janeiro. A cerimônia, que começou por volta das 19h, contou com movimentos sociais, familiares de vítimas da ditadura militar, familiares de vítimas da atual repressão do Estado em favelas cariocas, organizações de direitos humanos e militantes de diversas partes do país. O Grupo Tortura Nunca Mais, grande realizador desta premiação, conseguiu mais uma vez emocionar todo o público: músicas, cânticos que lembram a resistência durante a ditadura e gritos de ordem, foram entoadas por todo o público durante as duas horas de homenagens. Leia a matéria completa.

Memória

20 capas de jornais e revistas: em 1964, a imprensa disse sim ao golpe

Na semana dos 50 anos do golpe de Estado, em 2014, o jornalista Mario Magalhães compartilhou em seu blog uma coleção de 19 primeiras páginas de jornais e capas de revistas publicadas nas horas quentes do princípio de abril de 1964. “Mais do que informação, constituíam propaganda, notadamente a favor da deposição do presidente constitucional João Goulart”, analisa Magalhães. Agora, em 2016, o jornalista republicou o post adicionando mais uma capa. Confira!

Democratização da Comunicação

‘Ver TV’ debate o papel da televisão no jogo político brasileiro

Já está disponível, no site da TV Brasil, a edição do programa "Ver TV" sobre a crise política desse momento e a cobertura midiática. Para falar sobre o assunto, foram convidados o cientista político Wagner Iglecias, professor da USP; a jornalista Maria Carolina Trevisan, do Coletivo Jornalistas Livres; e o historiador Wagner Nabuco, da revista Caros Amigos. O programa é apresentado pelo jornalista e professor Laurindo Leal Filho. Um dos assuntos abordados também foi como enfrentar o monopólio da mídia, com a participação de Pedro Rafael Vilela, secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Para ver o programa na íntegra, basta acessar aqui.

Entrevistas

Para além do noticiário: comunicação alternativa como elemento para ampla formação cidadã. Entrevista especial com Ermanno Allegri

“Uma coisa é querer fazer a cabeça oferecendo informações idiotas, outra coisa é oferecer para as pessoas o tipo de material que as faz pensar”. É assim que Ermanno Allegri, ao mesmo tempo, defende veículos de informação alternativa e critica a chamada mídia tradicional. Para o italiano, que está no Brasil há mais de 40 anos, em momentos de ebulição como o que vive o país é que se evidencia a necessidade de fazer circular a chamada informação alternativa. “A palavra alternativa quer dizer diferente e, às vezes, até em contraposição, porque, de fato, o tipo de informação que trabalhamos é completamente diferente daquilo que a mídia oficial trabalha”, destaca, ao se referir ao trabalho que vem fazendo junto à Adital - Agência de Informação Frei Tito para América Latina. | Por IHU Unisinos. Confira a entrevista completa!

Artigos

Brasil: Democracia ameaçada – por Reginaldo Moraes

[Por Reginaldo Moraes] Desde 2003, com a eleição do ex-presidente Lula, o Brasil passou por sensíveis transformações que ampliaram conquistas sociais, reduziram a miséria e a desigualdade, além de aumentarem a participação popular nas decisões políticas. Algumas dessas políticas tiveram significativo impacto: programas de renda mínima, apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, estimulo ao conteúdo nacional na manufatura, gerando empregos, crédito popular e valorização do salário mínimo e das pensões. [...] Foram mudanças pequenas, muito modestas que não colocaram em risco a dominação do capital. Longe disso. Mas, a burguesia num país como o Brasil não se contenta em ver reproduzida sua condição de classe dominante. Ela exige condições que lhe garantam sua capacidade de explorar. E os segmentos de classe média galvanizados pela classe dominante ficaram exasperados, não porque viam seu nível de vida cair, mas porque sentiam perto de si os de baixo. Leia o artigo completo!

Dicas

Filme Conspiração e poder

Depois de Spotlight, este é mais um filme em cartaz sobre o trabalho de profissionais da comunicação envolvidos com jornalismo investigativo. Também é baseado em dados reais. Na época da reeleição de George W. Bush, a produtora da CBS, Mary Papes, suspeita que o presidente usou a influência de seu sobrenome para escapar da Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação de sua história. Acaba levando a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo jornalista Dan Rather. Mas a repercussão não é bem a planejada. Ao invés de se abalar a campanha de reeleição de Bush, põe-se em xeque a emissora e todo o trabalho da equipe, que se torna o centro das atenções no lugar da própria denúncia. Um filme indicado para todos aqueles interessados em desvendar mais ainda as relações entre mídia e poder.

Dicas

Vídeo do Porta dos Fundos sobre delação

Um vídeo recente do Porta dos Fundos denuncia a seletividade das informações reveladas em casos de delação. O filme humorístico mostra a diferença de tratamento quando os partidos envolvidos são PMDB e PSDB com relação às denúncias referentes ao PT, ao ex-presidente Lula e à presidenta Dilma. Vale a pena ver e rir um pouco!

Dicas

Livro As Batalhas de O Globo: ditadura militar, Lula X Collor, Privatizações e a vitória do PT  em 2002

O livro de João Braga Arêas aborda uma temática fundamental para a população brasileira: a atuação das organizações Globo e, em especial, do jornal O Globo. O autor analisa a trajetória dessa empresa, mostrando como o jornal busca assegurar seu próprio enriquecimento às custas de um discurso de neutralidade e objetividade que, como sabemos, não condiz à parcialidade da atuação da empresa. Os leitores podem ver como o jornal O Globo atua como propagandista das grandes empresas monopolistas no Brasil, defendendo governos anti-populares, o como de Collor de Melo, e as privatizações. Enquanto isso, O Globo aproveita-se para desqualificar e mesmo criminalizar sistematicamente as organizações populares que conservam algum grau de autonomia. O livro está sendo vendido com desconto na Livraria Antonio Gramsci.

Pérolas

Por Letícia Sabatella

O que estamos vivendo hoje, essa polarização, esse ódio instaurado, é fomentado por um plano de tomada de poder na marra por pessoas que viram ser mexido muito pouco. Isso é muito assustador, saber que querem retirar a presidenta do poder não pelo erro, mas pelo acerto. Tenho decepções com o PT em muitos aspectos, como quem esperava muito mais transformações, principalmente o empoderamento do homem do campo. Acompanhando como é o Congresso, o Senado, vejo o quanto há de boicote a uma transformação social verdadeira no Brasil. É inegável reconhecer, mesmo estando como oposição, essa ascensão social de maioria da população. Vimos que essa condição pode ser mexida. Uma vez conquistado, temos que dar um passo adiante, não para trás. Por isso estou aqui. [Trecho do discurso da atriz em ato em Brasília contra o golpe e pela democracia. A atividade ocorreu no dia 31 de março].

Pérolas

Por Chico Buarque

Eu quero aqui agradecer a vocês que me animam a acreditar que não, de novo não, não vai ter golpe [Afirmação feita durante manifestação pela democracia realizada no Largo da Carioca na quinta-feira, dia 31 de março, 52 anos após o golpe militar. Foto de Fabio Caffé.]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 308

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link