Boletim do NPC

Alunos do curso de comunicação do NPC lançam documentário sobre Morro São José Operário

Saiba mais e confira o trailer!

20 de abril de 2016

Notícias do NPC

Chegou o livro “Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro ontem e hoje”!

Chegou o livro "Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro ontem e hoje", produzido pelo NPC em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O livro está na Livraria Antonio Gramsci para distribuição. Como não será vendido, solicitamos uma contribuição voluntária para manutenção das atividades Núcleo Piratininga de Comunicação. Contamos com a colaboração de todos os companheiros!

Notícias do NPC

Livraria Antonio Gramsci promove lançamento do livro Os porões da contravenção  

Na quinta-feira, 7 de abril, a livraria Antonio Gramsci, do NPC, promoveu um debate sobre o livro "Os porões da contravenção" dos jornalistas Aloy Jupiara e Chico Otávio. A obra apresenta as relações entre militares torturadores da Ditadura Militar com "bicheiros" no final dos anos 80 e durante os anos 90. Também fala sobre a apropriação do carnaval carioca por esses grupos e comentam sobre a importância cada vez maior do jornalismo investigativo. Veja a entrevista!

Notícias do NPC

Venha visitar a Livraria Antonio Gramsci!

Estamos vivendo tempos em que o fortalecimentos dos nossos espaços de resistência é ainda mais importante. A Livraria Antonio Gramsci, inaugurada em 2011, é um deles. Uma iniciativa do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), grupo de comunicadores que há vinte anos trabalha com formação em comunicação para movimentos populares e sindicatos em todo o país, o espaço reúne obras sobre comunicação sindical, trabalhadores, marxismo, história do Brasil e do mundo, revolução, literatura brasileira e estrangeira, biografias. Venha conhecer e divulgue o nosso trabalho! A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia. Centro do Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com o email livraria@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 22204623.

Notícias do NPC

Você já recebeu o folder de 2016 do NPC?

O NPC está enviando para os seus parceiros um informativo com a grade de cursos para o ano de 2016. Se você ainda não recebeu e deseja receber, responda esse email com seu endereço de correspondência que nós enviaremos pelo correio!

Proposta de Pauta

Desigualdade: 10% dos brasileiros concentram 52% da renda no país 

A concentração de renda no Brasil é destaque de novo estudo do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, da ONU, que leva em conta dados da Receita Federal. Para conseguir um retrato mais detalhado do rendimento da elite brasileira, o estudo utilizou dados do Imposto de Renda 2014 (ano base 2013) junto com os da PNAD. Essa abordagem permite uma leitura mais detalhada nos rendimentos nas faixas mais elevadas, que tendem a ser subestimados na PNAD devido a limitações de amostragem, do questionário, por omissão na hora de responder ou por declarações imprecisas. Diz o estudo que “a concentração de renda brasileira supera qualquer outro país com informações disponíveis”. Acesse Tributação e distribuição da renda no Brasil: novas evidências a partir das declarações tributárias das pessoas físicas. Disponível aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

TV SENGE-RJ divulga entrevista com João Pedro Stedile

O SENGE-RJ fez, no dia 5 de abril, uma entrevista com João Pedro Stedile, da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele falou sobre a conjuntura política, o papel da imprensa, a importância da Frente Brasil Popular e da situação na América do Sul. O resultado da entrevista você confere no vídeo divulgado pela TV SENGE-RJ, uma excelente iniciativa do sindicato!

A Comunicação que queremos

Fiocruz lança novo portal no Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Educação Profissional em Saúde ganhou uma nova ferramenta de divulgação de conhecimentos e informações. A data marcou o lançamento do novo Portal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Conjugando conteúdo institucional, jornalístico e de serviços à população, o novo portal do Poli foi desenvolvido em software livre segundo as mais atualizadas tecnologias, o que tornará mais fácil a navegação em dispositivos móveis – como smartphones e tablets –, e permitirá até mesmo o compartilhamento de conteúdos por meio do WhatsApp. “Isso tudo, sem abandonar os princípios da unidade: tudo o que é produzido em uma instituição pública e estatal precisa ser público, ter acesso livre e transparência máxima para a sociedade”, explica Marcelo Paixão, coordenador de Comunicação, Divulgação e Eventos da Escola. Exemplo disso é que o portal disponibiliza todos os livros produzidos pela EPSJV/Fiocruz para download gratuito. O novo portal pode ser acessado aqui.

A Comunicação que queremos

Mareense lança blog para falar de sua favela

A jornalista Gizele Martins é muito conhecida no campo da comunicação popular do Rio. Moradora da favela da Maré, foi editora do jornal O Cidadão e agora está lançando o blog A mareense. “Ele nasceu com a ideia de reunir alguns textos que já escrevi nesses anos de luta pela defesa da favela. Alguns falam sobre violência policial, sobre a cultura favelada, remoções, religião e diferentes outras temáticas que envolvem esses cem anos de resistência da favela”, explica. Ela lembra que o termo “mareense” é utilizado pelo jornal comunitário O Cidadão há 17 anos para defender a identidade dos moradores e moradoras da Maré. “[O termo] foi criado para que nós nos sentíssemos parte daquela enorme favela. É uma defesa do termo favelado, favelada, que eu sou moradora da Maré e não de Bonsucesso, como falávamos anos atrás”. Ela convida todos e todas para ler, sugerir e opinar sobre os textos. Confira!

NPC Informa

Mensagem sobre Waldemar Rossi

A próxima edição do Quintas Resistentes será com Waldemar Rossi. O programa foi gravado em São Paulo, no início do mês de março. Waldemar é metalúrgico aposentado, militante da Pastoral Operária e um dos fundadores da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo. Ele é um dos principais exemplos de operários que resistiram e lutaram contra a ditadura em São Paulo, período em que conheceu e militou ao lado de Vito Giannotti. Foi com imensa tristeza que, na semana passada, recebemos pelo Facebook uma mensagem sobre o seu estado de saúde. Toda solidariedade à família e aos tantos companheiros e companheiras que Waldemar semeou. Leia a mensagem.

De Olho Na Mídia

“Como jornalista, estou chocado com a mídia daqui”, diz jornalista norte-americano Glenn Greenwald

[Por Revista Fórum] jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que ficou conhecido após ter sido escolhido por Edgar Snowden para revelar ao mundo a espionagem em massa do governo dos Estados Unidos, publicou ontem (11) uma longa entrevista com o ex-presidente Lula no site The Intercept. Durante a conversa, ele fez uma série de críticas à parcialidade […]

De olho no mundo

Suprema Corte declara constitucionais aspectos chaves da Lei Audiovisual do Uruguai

A regulação de conteúdos destinada a proteger a infância, a criação de um novo organismo regulador independente, a exigência de mínimos de produção nacional e os limites à concentração de propriedade cruzada são alguns dos artigos da Lei de Serviço de Comunicação Audiovisual uruguaia que foram declarados constitucionais pela Suprema Corte de Justiça em uma recente sentença emitida em resposta a um recurso apresentado pela multinacional estadunidense DirecTV em 2015. A decisão foi considerada pela imprensa como um êxito para o governo de Mujica e os defensores da lei. Foi uma forte derrota para aqueles que a denunciaram como “lei da mordaça” e um “revólver na nuca do jornalismo independente”.

De Olho Na Vida

Manifestantes pedem justiça para Rafael Braga

Na tarde do dia 12 de abril, manifestantes se reuniram em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro do Rio, para pedir a libertação de Rafael Braga, que foi preso em janeiro de 2016 pela segunda vez. A manifestação foi antes da audiência de instrução e investigação, marcada para as 14h30, relativa a esta segunda prisão. Nesta audiência, o policial militar que foi ouvido caiu em contradição com o depoimento anterior. O outro policial que participou do “flagrante” não compareceu porque está de licença médica. A testemunha de defesa relatou que Rafael não levava nada nas mãos no momento da prisão e foi agredido pelos policiais. Os advogados de defesa de Rafael, do DDH, apresentaram um pedido de liberdade provisória do acusado, “por claríssima ausência de motivação para que ela [prisão] subsista”. Nova audiência foi marcada para o dia 11 de maio. Leia a matéria completa.

Memória

Amelinha Telles fala sobre o que sofreu com Brilhante Ustra

O deputado federal Jair Bolsonaro chocou mais uma vez militantes pelos direitos humanos ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ele dedicou seu voto ao coronel Brilhante Ustra, torturador e assassino da ditadura militar. Nesse vídeo, a ex-militante do PCdoB Amelinha Telles conta um pouco dos horrores por que passou nas mãos dele. Vale a pena ver para não nos esquecermos de quem foi Ustra e para que os horrores não se repitam. Assista!

Memória

20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

Há 20 anos, em abril de 1996, 19 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados na Curva do S, no Pará, em Eldorado dos Carajás. O tempo passa, e o latifúndio continua matando. No início de abril de 2016, dois sem-terra foram assassinados e outros foram feridos pela polícia militar do Paraná no acampamento Dom Tomás Balduíno, na região de Quedas do Iguaçu, centro do Estado.

Memória

Um ano sem Eduardo Galeano

Em 13 de abril completou um ano que perdemos Eduardo Galeano, escritor, pensador e semeador de utopias, principalmente em nossa tão sofrida América Latina. Eduardo se imortaliza em suas obras, que valorizam as tantas histórias do continente e nos preenchem de humanidade. "As coisas que se entendem de verdade, as coisas que se podem entender com a razão e sentir com o coração, são as coisas que a gente é capaz de olhar de dentro e de baixo". Hasta, Eduardo Galeano! E gracias por ter deixado um legado que nos faz tão bem!

Democratização da Comunicação

Mudanças na Lei Geral de Telecomunicações (LGT) ameaçam direitos dos usuários

As telecomunicações brasileiras apresentam diversos problemas: acesso restrito a uma parte dos cidadãos, desigualdade de condições, serviços caros, qualidade ruim e desrespeito a direitos dos usuários. Mas esse cenário pode ficar ainda pior com as iniciativas de flexibilização da LGT que estão sendo debatidas no Congresso. Dentre elas está o PL 6789/13, que exclui a telefonia fixa do regime público. Esta e outras tentativas de mudanças da legislação em vigor visam retirar obrigações das prestadoras dos serviços, em um movimento que trará impactos negativos, sobretudo, para o acesso à Internet de qualidade por toda a população, fragilizando ainda mais o já pouco eficiente serviço de telecomunicações do país. Leia a íntegra da nota pública dos movimentos e entidades que defendem a internet como um direito e se posicionam contra a flexibilização da LGT.

Entrevistas

Sebastião Salgado diz que impeachment é golpe de estado imoral

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que acabou de ingressar na seção de fotografia da Academia Francesa de Belas Artes, deu nesta terça-feira (19) uma entrevista à rádio France Inter, na qual afirmou que o processo de impeachment contra Dilma Rousseff é um golpe de estado imoral e analisou o legado do PT para o Brasil. “Temos uma imprensa de direita que combate o PT. Não sou filiado ao partido, mas não concordo que se elimine a democracia no Brasil através de um golpe de estado imoral”, disse. Leia mais.

Artigos

A legitimidade do impeachment construída pela grande mídia

[Por Mônica Mourão e Helena Martins/Intervozes] A ausência de discussões profundas sobre a situação do país e o excesso de discursos reacionários que vimos no domingo 17 não se restringiram às falas de parlamentares na Câmara dos Deputados. Nos últimos meses, foram recorrentes também nos meios de comunicação brasileiros. Desde o ano passado, toda uma construção de sentidos veio legitimando a aprovação da admissibilidade do pedido de impedimento da Presidenta Dilma Rousseff. Assim, a “opinião pública” - em essência, a “opinião publicada” pelos órgãos de comunicação hegemônicos –, um elemento essencial deste processo, se mostrou garantida neste jogo. Não era preciso, portanto, ir muito além neste domingo. Assim, a cobertura do dia da votação foi permeada por uma maior sutileza em relação à exposição dos posicionamentos dos grandes conglomerados midiáticos – seguindo a tendência dos últimos dias, como já tínhamos mostrado neste blog. Leia o artigo completo.

Dicas

Exposição Frida Kahlo chega a Brasília

Brasília está sediando uma exposição que torna acessível ao olhar do público a arte única de Frida. São desenhos, colagens e litografia assinados por Frida Kahlo, e trabalhos de outras grandes artistas surrealistas que estabelecem um diálogo muito interessante com ela. A CAIXA Cultural Brasília, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, apresenta “Frida Kahlo – Conexões Entre Mulheres Surrealistas No México”, que poderá ser vista de 13 de abril a 5 de junho. Será possível ver de perto óleos sobre tela e obras em papel, assinados por Frida Kahlo e obras de outras 14 artistas, nascidas ou radicadas no México, todas autoras de produções potentes, totalizando 136 obras. Para saber mais, clique aqui.

Dicas

Filme Clube da lua

Este é mais um belíssimo filme argentino, dirigido por Juan José Campanella e estrelado por Ricardo Darín. O clube que dá nome ao filme era um espaço de dança e foi fundado em Buenos Aires na década de 1940. Nas décadas seguintes, espaços como este ofereciam diversão e eram locais de socialização para os habitantes dos bairros onde estavam localizados. A crise financeira dos anos 90, porém, fez com que estes clubes começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o “clube da luta” enfrenta sua maior crise. Os descendentes de seus fundadores se reúnem para tentar salvar o local e impedir que ele se transforme em um cassino. O filme é excelente para todos aqueles que, nesse momento, desejam unir forças para resistir ao avanço do capital e dos ataques ao que já foi conquistado.

Dicas

Livro – “Como conversar com um fascista”

Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. Marcia Tiburi traz, em Como conversar com um fascista, um propósito filosófico-político: pensar com os leitores sobre questões da cultura política experimentada diariamente, de um modo aberto, sem cair no jargão acadêmico. O argumento principal é como pensar em um método, ou uma postura, para contrapor o discurso de ódio, seus reflexos na sociedade brasileira e repercussão nas redes sociais. A filósofa propõe o diálogo como forma de resistência e analisa notícias recentes e acontecimentos do mundo político para mostrar mais uma vez que é possível falar sobre temas complexos de maneira que todos compreendam. Compre aqui!

Pérolas

Por Beatriz Bissio, no Facebook

Só merece ser chamado de jornalismo aquele que se faz guiado pelo ideal de prestar um serviço, de contribuir para a formação das pessoas; aquele jornalismo que busca possibilitar uma consciente apreensão da realidade. Esses meios de comunicação são, na verdade, poderosos instrumentos de propaganda!

Pérolas

Por Darcy Ribeiro, em 1988:

"Uma nação em que a classe dominante é de filhos ou descendentes de senhor de escravo leva na alma o pendor, o calejamento do senhor de escravo. Quem é o senhor de escravo? É aquele que compra um homem e o negócio dele é tirar desse homem com chicote a renda que ele pode dar. Enquanto o escravo está condenado a lutar por sua liberdade e ir para o quilombo, o senhor de escravo ao contrário: está condicionado a usar o escravo como carvão que se queima para produção, para ter mais lucro. Não [se deve] jogar toda a culpa [da ditadura] sobre os militares. Eles foram instrumentos de uma classe dominante infecunda. É preciso olhar, apontar e acusar essa classe. É isso que tenho feito".

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 309

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link