Boletim do NPC

Livro do NPC sobre comunicação popular será lançado dia 10

Na próxima terça-feira, dia 10 de maio, será lançado, no centro do Rio, o livro "Experiências em comunicação popular no Rio de Janeiro ontem e hoje". Clique aqui e saiba mais!

4 de maio de 2016

Notícias do NPC

Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular tem aula sobre história das lutas dos trabalhadores na véspera do 1 de maio

[Por Eric Fenelon] Na manhã de sábado, dia 30 de abril, aconteceu a sétima aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular que é promovido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O tema da aula foi “A História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil”. A aula foi ministrada pelos professores Josué Medeiros na parte da manhã e Guilherme Marques “Soninho” na parte da tarde. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro [SINDPETRO/RJ] que fica localizado na Av. passos, 34 e contou com a presença de 37 alunos. Leia o relato completo.

Entrevistas

Renata Mielli: nosso inimigo é o monopólio    

No sábado, dia 23/4, a jornalista Renata Mieli foi eleita a coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação para o próximo biênio. Mielli atua nos movimentos sociais desde os tempos de estudante secundarista. Como ativista pela democratização da comunicação, participou da construção da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), integrando a Comissão Organizadora da etapa municipal São Paulo, e tem atuado ativamente em entidades como o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, onde atualmente exerce o segundo mandato como secretária geral; e no FNDC, onde já exerceu os mandatos de secretária de Comunicação e secretária geral. Logo após a eleição, ela concedeu uma entrevista para falar da conjuntura e enumerar os principais desafios para os movimentos que se colocam na defesa da democratização da comunicação. Confira!

A Comunicação que queremos

Série de filmes, lançada na internet, mostra outra realidade das Olimpíadas 

Nesta quinta-feira (5) estreia, na internet, uma série de quatro episódios sobre os impactos dos Jogos Olímpicos na vida de milhares de cariocas que perderam suas casas, mercadorias e suas referências desde o anúncio do Rio como sede das Olimpíadas, em 2009. Por uma iniciativa da Justiça Global, e da produtora Couro de Rato, chega à rede a série Contagem Regressiva. O primeiro capítulo será sobre remoções. O segundo é sobre a repressão aos ambulantes pela política de segurança pública do governo do Rio. Depois haverá um capítulo dedicado à zona portuária da cidade. Em agosto, o último episódio da série será sobre mobilidade urbana. O lançamento será online no dia 5, às 15h. Acompanhe pelas redes sociais e na página do Couro de Rato no youtube. Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Assista a TV Petroleira e conheça a pauta dos trabalhadores

Para assistir a TV Petroleira, acesse aqui!

NPC Informa

Jornalistas lançam projeto colaborativo para financiar reportagens humanas e profundas sobre Cuba 

A proposta do projeto #VaiPraCuba é visitar Havana para saber como anda a vida no último reduto comunista das Américas, após a retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, a criação das zonas livres de wi-fi, o investimento pesado em infraestrutura turística. As jornalistas Najla Passos e Ana Flávia Flôres se propõem a apurar várias possibilidades de pautas sobre Cuba, que, aliás, são imensas. A proposta do projeto que elas apresentam é realizar uma reportagem de fôlego sobre a ilha atual, que será distribuída ao público através do blog e, posteriormente, de veículos da imprensa alternativa. A reportagem unirá abordagens diversas, que perpassam aspectos políticos, econômicos, de direitos humanos, de costumes, de luta social. Será produzida entre Brasília e Havana, ouvindo especialistas e pesquisadores que se dedicam a estudar a ilha. Mas também ouvirá gente do governo cubano, do mercado e, principalmente, o povo da ilha mais emblemática do mundo. Para saber mais sobre o projeto e saber como colaborar, acesse aqui.

NPC Informa

Samba e luta em ocupação de escola na zona norte do Rio de Janeiro

Já dizia o Mestre Candeia: “enquanto se luta se samba também”. Sábado, dia 7 de maio, sambistas e estudantes prestarão uma homenagem a Luiz Carlos da Vila e realizarão uma roda de samba na ocupação da escola que leva o nome desse grande compositor, no bairro de Manguinhos. A roda vai de 12h30 às 15h e contará com a participação de Nina Rosa, Marina Iris, Manuela Trindade e Anderson Vaz, entre outros. Além da homenagem, os sambistas entram nessa para fortalecer a luta dos estudantes do Rio de Janeiro. Apareçam! O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184.

De Olho Na Mídia

Você sabia que FHC depôs na Polícia Federal?

[Por Claudia Santiago Giannotti] Uma rápida olhada nas capas de O Globo nos revela que mais uma vez o jornal da família Marinho está envolvido em um golpe contra o Brasil. O grupo, que há pouco pediu desculpas por ter apoiado a Ditadura Civil Militar, insiste na sua política de sempre. Foi assim na eleição de Fernando Collor, na implementação do neoliberalismo no Brasil e é agora no golpe de 2016. Jornais, rádios e TVs do Sistema Globo vem atuando desde a última eleição presidencial para desestabilizar o governo Rousseff. Primeiramente fizeram isso com uma chuvarada de notícias ruins. E depois a partir de uma série de denúncias, algumas sem sentido algum, contra o Partido dos Trabalhadores, atuando para tirar o PT da cena política brasileira. Sobre os outros partidos e os outros envolvidos em denúncias de corrupção, não se fala nada. O depoimento de FHC à Polícia Federal foi tratado com extrema delicadeza, quando tratado foi. O de Lula, por sua vez, foi repleto de truculência, falsificações, explorações vis. A cobertura chocou os mais sensíveis que desligam correndo a TV quando começa o Jornal Nacional porque se sentem mal. E chocou os correspondentes internacionais por tamanha parcialidade, mesmo aqueles que cobriram as atrocidades do governo Bush na guerra contra o Iraque (Ler “Deus é Inocente, a Imprensa não”, de Carlos Dorneles). Agora este jornal tenta com todas as suas forças legitimar um possível governo Temer. Não vai conseguir. Haverá reação até mesmo dentro da própria Globo. Leia o texto completo.

De Olho Na Mídia

Projeto analisa propaganda da nova marca da TIM Brasil: “Não há negros”

Foi pro ar hoje o primeiro trabalho do Denegrida, um projeto que analisa a presença de negras e negros na mídia do Brasil (TV, internet, publicidade...). A primeira análise é sobre a publicidade de lançamento da nova marca da TIM. Aparentemente há 9 pessoas em destaque, mas nenhuma delas é negra. Foi observado que aos 4 segundos uma mulher negra aparece de costas e aos 6 segundos pelo menos uma das amigas da personagem principal tem cabelo crespo, mas sua pele é clara. Só isso. Criador do projeto, o professor Arthur William explica a sua motivação: “Desde criança, olho para as propagandas de TV e não vejo o Brasil representado de verdade, algo que me incomodava muito, já que minha família é multiracial. Hoje inicio um projeto de análise da presença de negros e negras na publicidade. Como professor de Comunicação, é minha contribuição para formação de profissionais mais atentos à diversidade étnica”. Confira na página!

De olho no mundo

Vídeo de menos de 2 minutos mostra repercussão internacional do golpe no Brasil

Está circulando, pela internet, um vídeo curto bastante didático sobre a cobertura do impeachment pela imprensa internacional. Veículos como The New York Times, The Independent, CNN e El País denunciam como esse processo é ilegitímo e anti-democrático. O escritor português Miguel Sousa Tavares chegou a dizer que foi uma “assembleia geral de bandidos, comandada por um bandido chamado Eduardo Cunha”. Para assistir, clique aqui.

Proposta de Pauta

O povo brasileiro não está representado no Congresso

Logo depois da votação pelo andamento do processo de impeachment, comentários nas redes sociais apontavam para o perfil dos parlamentares ouvidos naquele domingo. A maioria era de homens brancos que justificavam seu voto em nome da família tradicional. Um gráfico, que circulou pelo facebook, comparava o percentual de mulheres, negros, jovens e indígenas que compõem a sociedade brasileira e a quase inexistência destes grupos na Câmara dos Deputados. A representação, ou não, do povo brasileiro no Congresso é uma boa pauta a ser explorada pelos veículos de comunicação de sindicatos e movimentos populares.

De Olho Na Vida

Segue firme a luta dos estudantes em São Paulo

Na quinta-feira, 28 de abril, estudantes ocuparam o Centro Paula Souza, em São Paulo, local onde funciona a administração dos cursos de educação profissional da cidade. A ocupação é em protesto contra o desvio de verba para compra de merendas, os problemas com merendas nas Etecs e Fatecs e os cortes nos repasses para a educação. Na segunda, dia 2, a Polícia Militar entrou na unidade e permaneceu no prédio por cerca de 10 horas. À noite, depois de uma decisão da justiça, a PM desocupou o prédio e a ação de recuo foi acompanhada por gritos dos estudantes. Veja o vídeo e confira o momento exato que a PM deixa o prédio. É emocionante!

De Olho Na Vida

Documentário de Joel Zito Araújo relata turismo sexual no Brasil

[Por Taiana Borges/Brasil de Fato] Para muitas meninas e mulheres pobres do Brasil, encontrar um príncipe encantado, se casar e mudar de vida é o maior sonho. Entretanto, durante essa busca, algumas encontram apenas lobos maus. O Brasil é uma das rotas preferenciais do turismo sexual no mundo. Isso se deu entre as décadas de 1980 e 1990, quando o mercado asiático começou a ficar saturado. Em entrevista ao programa Amazônia Brasileira, o cineasta e diretor do documentário “Cinderela, Lobos e um Príncipe Encantado”, Joel Zito Araújo, falou sobre o filme e sobre suas impressões, em relação ao turismo sexual no Brasil. Leia a matéria completa.

Democratização da Comunicação

Governo lança programa para garantir a oferta de internet sem franquia

[Por Sabrina Craide - Agência Brasil] O programa Brasil Inteligente, que será a nova versão do Programa Nacional de Banda Larga, será lançado na quinta-feira (5) e prevê mudanças em regras do setor de telecomunicações, para garantir a oferta de internet sem franquia de dados. Segundo o ministro das Comunicações, André Figueiredo, o governo não vai abrir mão da oferta de banda larga fixa ilimitada. "Reafirmo minha determinação de defender intransigentemente a internet fixa ilimitada no Brasil, visando a garantir o direito de acesso a uma internet rápida, eficiente e democrática”. Desde o início do ano, algumas operadoras que oferecem internet fixa anunciam que podem adotar o sistema de franquia para comercialização dos novos planos de banda larga fixa. A meta do Brasil Inteligente é levar, até 2018, fibra ótica para 70% dos municípios, o que representa 95% da população brasileira. Outro foco do programa será melhorar a qualidade da internet nas 128 mil escolas urbanas e rurais do país, por meio do programa Minha Escola Mais Inteligente, em parceria com o Ministério da Educação.

Memória

5 de maio: nascimento de Karl Marx

No dia 5 de maio de 1818, nasceu o grande filósofo e teórico Karl Marx. “…Marx era, acima de tudo, um revolucionário. Cooperar para a derrubada da sociedade capitalista, contribuir para a emancipação do proletariado. A luta era seu elemento”. Esse é um trecho do discurso de Friedrich Engels, proferido no túmulo de Marx em 17/3/1883. Os dois redigiram O Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848, com críticas ao capitalismo e uma avaliação sobre a luta de classes, o papel do proletariado e a ação revolucionária dos comunistas, uma referência até hoje para a esquerda internacional. Dentre as várias obras, uma de grande importância é O Capital, cujo primeiro volume foi publicado em 1867 e reúne as críticas do teórico ao sistema capitalista. Quando morava em Londres, Marx foi um dos criadores da Associação Internacional dos Trabalhadores, que ficaria conhecida como a Primeira Internacional, tornando evidente a máxima que vemos escrita em seu Manifesto: “proletários de todo o mundo, uni-vos”.

Artigos

A crise no Brasil

[Por Perry Anderson] Os países dos BRICS estão em apuros. Por um tempo eles foram os dínamos do crescimento global enquanto o Ocidente estava envolto na pior crise financeira e recessão econômica desde a Grande Depressão, mas agora eles se tornaram a principal fonte de preocupação nos quartéis-generais do FMI e do Banco Mundial. A China, acima de todos eles, por causa do seu peso na economia global: produção desacelerada e um Himalaya de dívidas. A Rússia: sitiada, com a queda dos preços do petróleo e as sanções tirando seu quinhão. A Índia: segurando melhor as pontas, mas com preocupantes revisões estatísticas. A África do Sul: em queda livre. As tensões políticas emergem em cada um deles: Xi e Putin respondem às tensões com força bruta, enquanto Modi vai se afundando nas pesquisas e Zuma é jogado na lama junto com seu próprio partido. Todavia, em nenhum outro lugar as crises política e econômica se fundiram de forma tão explosiva quanto no Brasil, cujas ruas no último ano viram mais manifestantes do que o resto do mundo combinado. Leia o artigo completo.

Dicas

Filme Trumbo

Está em cartaz, em alguns cinemas brasileiros, o filme “Trumbo: lista negra”. O longa conta a perseguição aos roteiristas comunistas de Hollywood, que são julgados e condenados por “crimes de opinião”. Dalton Trumbo, o protagonista que dá nome ao filme, é uma das vítimas do anticomunismo que reinou no país na década de 1950. Para conseguir vender seus filmes, cria pseudônimos e conta com a ajuda de artistas e estúdios da época. Ele chegou a ganhar alguns Oscars por filmes como “A princesa e o plebeu” e “Arenas sangrentas”, mas não pôde comparecerà premiação. Ele também é roteirista do famoso filme “Spártacus”, um clássico do cinema dirigido por Stanley Kubrick.

Dicas

Livro A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil

Foi lançada, recentemente, a coletânea de artigos A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. O livro é composto por 20 corajosos ensaios que indicam os desafios a ser enfrentados pela esquerda brasileira a partir de uma análise criteriosa de muitos problemas e dimensões da realidade brasileira. Dentre os autores estão Guilherme Boulos, Ruy Braga, Demian Melo, Marcelo Badaró Mattos, Alvaro Bianchi e outros nomes de peso. Um dos textos, assinado por Carla Luciana Silva, é sobre a direita e sua imprensa, refletindo sobre o papel da revista Veja. Como diz a professora Elaine Rossetti Behring, “trata-se de uma crítica radical, no seu sentido mais profundo: ir à raiz das questões postas, na perspectiva de fornecer argumentos para a luta que pretende recompor um projeto de esquerda no Brasil”. Um livro fundamental para os dias de hoje. Está à venda na Livraria Antonio Gramsci. Para comprar, basta clicar aqui.

Dicas

Filme Ele está de volta, disponível no Netflix

O filme alemão Er Ist Wieder Da (Ele Está De Volta) mostra como seria a volta de Adolf Hitler na Alemanha dos dias atuais. O filme apresenta cenas reais de diálogos entre o ator que interpreta o ditador nazista e a população. O ator/personagem é abordado diversas vezes por apoiadores que, sem o menor pudor, declaram que o país precisa novamente de uma experiência nacionalista para trazer de volta "os bons costumes perdidos". O filme serve de alerta para a sociedade alemã em tempos de crise. Não apenas para a Alemanha, mas para vários países em que vemos o crescimento de partidos de extrema-direita e de grupos neonazistas, que defendem o uso da violência e o ataque aos direitos para combater a “corrupção” e os “maus costumes”. Para nós, brasileiros, o filme também serve de alerta. Basta lembrar que um parlamentar homenageou recentemente um ex-torturador do regime militar sem pudor algum, em plena Câmara dos Deputados. O filme faz lembrar outra produção alemã, “A Onda”, sobre a sedução do discurso fascista. Ambos estão disponíveis no Netflix.

Pérolas

Por Luiza Erundina, em plenária do FNDC

“Hoje, tenho a convicção de que quando a gente conseguir democratizar os meios de comunicação de massa e o povo tiver direito não só de assistir, mas também de informar, de se manifestar, de transmitir ideias, valores, concepções e cultura, aí sim todas as outras reformas se farão por força da sociedade!”

Pérolas

Por Pepe Mujica, em entrevista a blogueiros e mídias alternativas em São Paulo

"A mídia expressa o poder das classes dominantes. O que percebo, no Brasil, é que os meios criam uma subconsciência nos cidadãos, colocando defeitos da sociedade brasileira e do sistema político como defeitos da esquerda"

Pérolas

Por Adolfo Perez Esquivel, em entrevista ao site Sul21

"Golpe no Brasil faz parte do projeto de recolonização da América Latina"

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 310

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link