Boletim do NPC

22º Curso Anual do NPC: INSCRIÇÕES ABERTAS!

Confira a programação completa e inscreva-se já!

1 de setembro de 2016

Notícias do NPC

NPC na estrada

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, tem participado de debates sobre a comunicação dos trabalhadores em diversos momentos, e em diversos estados do país. Em todos eles repete a ideia central do Núcleo Piratininga de Comunicação: “Os trabalhadores têm que ter a sua própria imprensa.” No final de agosto esteve em Belém (PA), no II Seminário de Comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação (Sintepp). Em outubro, Claudia estará no Seminário de Comunicação da Fasubra. Além dos cursos em que atuava, a jornalista e historiadora assumiu o curso de Oratória Popular e Sindical, que foi ministrado por seu companheiro de jornada, Vito Giannotti, até julho de 2015.

Notícias do NPC

Jornal Vozes das Comunidades estará no Grito dos Excluídos

Cumprindo tradição de dez anos, o jornal Vozes das Comunidades, produzido pelos alunos do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular, será distribuído no dia 7 de setembro no Grito dos Excluídos. O Grito reúne movimentos sociais, sindicatos e pastorais sociais ligadas à Igreja Católica. A manifestação está em sua 22º edição e é uma inciativa da CNBB.

Notícias do NPC

Você já pode encomendar a agenda 2017 do NPC: Mulheres de Luta

Você conhece as agendas do NPC? Se não conhece, pode se preparar para conhecer. A AgendaNPC-2017 já está a caminho da gráfica. O tema é “Mulheres de Luta”. É uma edição revista e muito atualizada da agenda “Mulheres da História”, publicada há alguns anos. O material apresenta, dia a dia, as muitas mobilizações de mulheres operárias, comunistas, escravizadas, camponesas, estudantes, feministas, anarquistas e pesquisadoras de diversos países. São lutadoras que, desde o século XIX, têm se dedicado a construir uma sociedade justa, igualitária e livre para todos, sem privilégios de gênero. Sindicatos que desejarem encomendar suas agendas personalizadas podem entrar em contato conosco pelo e-mail npc.sheila@gmail.com.

Artigos

2018 já começou. O programa de Temer jamais seria aprovado nas urnas

[Por Cid Benjamin/ O Dia - 30.8.2016] Escrevo antes do término do julgamento do impeachment de Dilma Roussef pelo Senado. Mas os resultados são favas contadas, apesar de seu digno discurso de despedida. Até o PT a abandonou. Ela perderá o mandato, o golpe será consumado, e Michel Temer vai ser empossado em definitivo. Será mais um presidente sem votos, como os generais da ditadura. Estão em jogo, nesse episódio, duas coisas. A primeira, o pacote de medidas antipopulares, exigido pelas classes dominantes. Para estas, as concessões de Dilma e seu “ajuste” neoliberal já não bastavam. Temer quer retirar outros direitos dos trabalhadores, apertar mais os aposentados, desmontar a CLT e cortar recursos das áreas sociais. É um programa que jamais seria aprovado nas urnas. Só poderia vir por meio de um golpe. Por isso, o impeachment. Este é o pano de fundo para a derrubada de Dilma. Leia o artigo completo!

Entrevistas

“Temos que preparar a sociedade para campanhas de desobediência civil”, diz militante

[Por Flávia Quirino/ Brasil de Fato] O poeta, político e sobrevivente da Ditadura Militar brasileira Hamilton Pereira, mais conhecido pelo pseudônimo de Pedro Tierra, analisa o atual contexto nacional e as tarefas que se abrem na política. Discreto, ele era uma das pessoas que formou o público que recebeu a presidenta eleita Dilma Rousseff, no Teatro dos Bancários, em Brasília (DF). Nesta entrevista, ele fala do processo de impeachment da presidenta e diz que caso o golpe seja consumado, deverá ser um tempo de resistência e de desobediência civil para que os setores avançados da sociedade se afirmem como defensores da democracia que está sendo achincalhada e golpeada pelo governo interino de Michel Temer. Para ele, "a resistência será longa e não é uma resistência simples. O governo usurpador é forte porque não tem que prestar contas a ninguém, porque ninguém o elegeu e ele vem com toda a ferocidade contra as conquistas dos trabalhadores", afirma o militante. | Confira a entrevista completa.

Radiografia da Comunicação Sindical

FISENGE, em parceria com o NPC, lança cartilha sobre salário mínimo profissional

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) criou, em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação, uma cartilha com perguntas e respostas sobre o Salário Mínimo Profissional de engenheiros/as, agrônomos/as, químicos/as, veterinários/as e arquitetos/as. Entre aqui e baixe a sua!

A Comunicação que queremos

Jornal Voz das Comunidades completa 10 anos

No último domingo, dia 28, o jornal Voz das Comunidades organizou, no Sindipetro-RJ, um encontro para celebrar os 10 anos de sua existência. O jornal, que é produzido por militantes do Movimento de Comunidades Populares, trabalha para divulgar a luta das comunidades indígenas, quilombolas, camponesas, operárias e populares. A roda de conversa contou com a participação de vários veículos de comunicação comunitária e militantes de movimentos sociais. O NPC esteve presente. Cada um falou um pouco sobre suas experiências e, ao final, um debate sobre como a comunicação popular pode ajudar na organização da classe trabalhadora e quais os principais desafios teve espaço.

De Olho Na Mídia

Até quando vamos ser dominados pela Rede Globo?  

[Por Márcio Castilho - 29.08.2016] Repórteres e colunistas da GloboNews no ato final deste vergonhoso espetáculo: "O comportamento dos senadores da base de Temer vai depender do tom do pronunciamento da Dilma. Ela costuma partir pra cima. Se subir o tom, eles vão reagir". Quer dizer... Não basta ser afastada de forma definitiva do cargo por usurpadores com nenhum apego à democracia. Ainda precisa ser obediente para não constranger os protagonistas da encenação. Em uma palavra: cretinos, fontes e seus porta-vozes televisivos.

De Olho Na Mídia

20 capas de jornais e revistas: em 1964, a imprensa disse sim ao golpe

Na virada de março para abril de 2014, aniversário de 50 anos do golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart, o jornalista Mário Magalhães publicou uma matéria com 19 capas de jornais e revistas que mostravam o apoio da imprensa ao golpe. Em março de 2016, ele adicionou mais uma. Hoje, depois de assisitirmos ao desfecho de mais um golpe contra a nossa democracia, vale rever essas 20 capas. Confira aqui!

De olho no mundo

Evo Morales: julgamento de Dilma é tentativa de ‘expulsar pobres, negros e mulheres do poder’

[Por OperaMundi - 30.08.2016] O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou na segunda-feira (29/08) que, com o julgamento da presidente afastada brasileira Dilma Rousseff, se busca "expulsar os pobres, negros e mulheres" do poder."Irmã presidente Dilma, com seu processo injusto pretendem conter a rebelião de seu povo e expulsar pobres, negros e mulheres do poder", escreveu o mandatário em sua conta no Twitter. (...) Outros líderes latino-americanos demonstraram solidariedade à presidente Dilma Rousseff, cujo impeachment está sendo julgado no Senado federal desde o dia 25 deste mês. A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner publicou em seu site uma “carta urgente para a América do Sul”, em que afirmou ter recebido uma carta de Lula e disse estar ocorrendo uma operação na região contra os “governos nacionais, populares e democráticos, e contras seus líderes políticos”. Confira a matéria completa!

Proposta de Pauta

Classificação indicativa de Aquarius representa uma espécie de censura

[Por Chico D’Angelo/ Carta Capital] O Ministério da Justiça classificou como não recomendado para menores de 18 anos de idade o filme “Aquarius”, do cineasta Kleber Mendonça Filho, sob a alegação de que este contém “uma situação sexual complexa”. Os que já assistiram ao filme garantem que a classificação não procede. Além de conter cenas moderadas de violência, o filme tem apenas algumas cenas sensuais que passam longe de configurar essa vaga situação sexual complexa que o ministério estranhamente aponta. Seria cômico se não fosse trágico. [...] O caso de Aquarius é ainda mais estranho porque o elenco do filme, durante o Festival de Cannes, protestou contra o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e a política para a área da cultura do governo interino de Michel Temer. O protesto, registre-se, teve repercussão mundial. Tal fato reforça a impressão de que a não recomendação de Aquarius para menores de 18 anos é simples retaliação à manifestação. Poderia ser encarada apenas como birra do governo interino em virtude do protesto dos atores, mas deve ser vista como algo mais preocupante: a ação do ministério tem o cheiro inequívoco daqueles que, inimigos do contraditório, colocam a própria democracia em risco em nome de seus projetos. | Leia o texto completo.

Democratização da Comunicação

Candidaturas da sociedade civil ao Conselho Curador da EBC

[Por FNDC] Após uma série de consultas a diversas entidades do movimento social, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) divulgou uma lista com sete candidaturas da sociedade civil ao Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Como explica Renata Mielli, coordenadora geral do Fórum, as indicações são fruto da articulação realizada pela entidade com os movimentos sociais e expressam a busca pela unidade, além de garantir pluralidade e maior participação social no Conselho. Saiba mais!

De Olho Na Vida

Luta e agonia na Usiminas de Cubatão

[Por Rosângela Ribeiro Gil] Engenheiros, metalúrgicos e pessoal de empreiteiras da Baixada Santista estão na mesma frente de batalha: defender o emprego na Usiminas de Cubatão (SP). Em mais um capítulo dessa luta, chegou-se, em 25 de julho último, depois de mais de três horas de reunião, a um acordo entre os sindicatos e a direção da empresa, com a intermediação do Ministério Público do Trabalho, em Santos. Pelas tratativas que começam a valer em 1º de agosto, a siderúrgica não poderá dispensar 230 empregados das 500 demissões anunciadas em 14 de junho, dessas 270 já foram efetuadas. “Durante seis meses, ela só poderá demitir 1,6% do seu quadro, o que equivale dizer que deverá manter um nível de estabilidade em 98,4%”, explica o presidente da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, Newton Guenaga Filho. Leia a matéria completa!

Memória

As conquistas das mulheres na Revolução Russa

[Por Sheila Jacob para a agenda 2017 do NPC] Em 2017, celebramos o centenário da Revolução Russa. Esse acontecimento histórico, que marcou o início do século 20, muito tem a nos ensinar e inspirar, principalmente com relação às medidas implementadas para a libertação das mulheres e a igualdade de gênero. Quanto ao protagonismo das mulheres naquele distante país, basta lembrarmos que, em 23 de fevereiro de 1917 (8 de março no calendário ocidental), tecelãs e costureiras de Petrogrado foram às ruas protestar. Elas exigiam pão e paz em um contexto de miséria e exploração que vitimava trabalhadores e trabalhadoras russos. Esse fato foi considerado o estopim da Revolução de Outubro daquele ano. Por esse motivo, o 8 de março tornou-se o Dia Internacional da Mulher. Leia o artigo completo!

Dicas

Mostra exibe obras de Candido Portinari em São Paulo

A mostra "Portinari Popular" está em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (MASP) até o dia 15 de novembro. Com cerca de 50 obras, a exposição apresenta um novo olhar sobre a produção do artista. O destaque está em temas, tipos populares e determinados conteúdos sociais, tais como manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e representações de tradições culturais brasileiras, como festas populares, brincadeiras típicas e bonecas karajá. A visitação pode ser feita de terça a domingo das 10h às 8h - às quintas, o horário é das 10h às 20h. O MASP fica na Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista.

Pérolas

Por Chico Buarque

Dormia / A nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações. [Estrofe da música “Vai passar’]

Pérolas

Por Mário Magalhães

Se a vida quer é coragem, a vida não pode reclamar de Dilma Rousseff. [No artigo “Na hora do adeus, coragem de Dilma engrandece sua biografia”]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 316

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link