Boletim do NPC

22º Curso Anual do NPC: faça já a sua inscrição!

O 22º Curso Anual do NPC acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro. Devido ao limite de espaço, temos apenas 180 vagas para o curso desse ano. Saiba mais informações e faça já a sua inscrição!

16 de setembro de 2016

Notícias do NPC

Garanta o seu livro-agenda NPC de 2017 sobre mulheres de luta!

Já está na gráfica o nosso livro-agenda de 2017, que tem como tema MULHERES DE LUTA. A cada página, são apresentadas lutadoras que sonharam com a construção de uma sociedade justa e batalharam por isso nos mais variados espaços: no campo, nas fábricas, nas manifestações de rua, na guerrilha, nos sindicatos, nas salas de aula, na produção escrita etc. O rico material foi todo revisto e atualizado até meados de 2016. Além de servir para a recuperação da memória de tantas lutadoras brasileiras e estrangeiras, esperamos que a agenda nos inspire para os desafios do tempo presente. Assinam os textos de abertura dos meses a professora Virgínia Fontes, a jornalista cearense Jarid Arraes, a militante pelos direitos humanos Amelinha Telles, a coordenadora do MST Marina dos Santos, a engenheira e sindicalista Simone Baía, a jornalista e professora Claudia Santiago, e outras. Sindicatos que estejam interessados em fazer a capa e 16 páginas personalizadas devem entrar em contato conosco por email!

Notícias do NPC

QUINTAS RESISTENTES: “Por um triz – memórias de um militante da AP”, de Ricardo Azevedo

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizam, no dia 22 de setembro, às 18h30, um debate sobre o livro "Por um triz – memórias de um militante da AP", com a participação de seu autor, o ex-presidente da FPA, Ricardo Azevedo. O evento é parte do projeto #QuintasResistentes e acontece na Livraria Antonio Gramsci – Rua Alcindo Guanabara, 17 - Cinelândia, Rio de Janeiro, RJ.

Artigos

Depois do golpe, por Reginaldo Moraes

[Por Reginaldo Moraes/ Publicado em Brasil Debate] Este artigo ainda não é uma análise. É uma exposição inicial dos motivos pelos quais a esquerda e a frente progressista precisam de muita análise e, principalmente, de ações que deem consequência a tais reflexões. O golpe de estado de agosto de 2016 abre um novo período para a luta política no Brasil. Nada será como antes amanhã ou depois de amanhã. O que tivemos na decisão do Senado foi a confirmação do que vinha sendo planejado pelos poderes de fato há bastante tempo. Não se trata apenas de interromper um mandato. Trata-se de mudar o regime político, cassando a soberania popular e substituindo-a pela “opinião dos homens de bem”, isto é, pelos homens de bens. | Continue lendo.

Entrevistas

Rita Freire: intervenções na EBC representam ataque à estrutura democrática e plural de comunicação

[Por Rosângela Ribeiro Gil] A presidente do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Rita Freire, foi eleita em novembro de 2015 para um mandato que terminava em 2017. Ela, no entanto, foi cassada por Michel Temer, tão logo este assumiu a Presidência da República após Dilma Rousseff ser afastada do mandato para o qual foi eleita. Nesta entrevista especial ao Boletim NPC, ela mostra como a sociedade brasileira está sendo prejudicada com o desmonte da comunicação pública. “Numa canetada só, ele [o governo] comete um crime contra a sociedade brasileira, desmontando toda uma estrutura democrática e plural de comunicação”, indigna-se Freire. Para ela, tais ataques significam que a sociedade perdeu a voz e está sob censura. | Leia o texto completo.

A Comunicação que queremos

Foi lançada a campanha Mídia Sem Violações de Direitos

Nesta semana, houve, em Brasília, o lançamento da campanha nacional Mídia Sem Violações de Direitos. O projeto consiste basicamente em uma plataforma de denúncias de programas de rádio e TV que violem direitos. Uma análise feita anteriormente constatou diversas narrativas que iam contra leis nacionais e tratados internacionais. Além desse mapeamento crítico da mídia, a iniciativa tem como objetivo denunciar, para a sociedade, o impacto negativo de tais produções e pressionar para que haja uma real fiscalização. Para a produção de um Ranking Nacional de Violações de Direitos Humanos na TV aberta, é importante a participação do maior número possível de pessoas. Essa é uma realização do Intervozes em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Veja o site do projeto!

De Olho Na Mídia

Por Marcio Castilho, palestrante do 22º Curso Anual do NPC

[Facebook - 14.09.16] Acompanhando essa repercussão da Globo em torno do espetáculo de clichês e frases feitas, com o power point de bolinhas do MPF sobre o Lula, lembrei de um diálogo do filme "O monstro na primeira página" (Sbatti il mostro in prima pagina, 1972), de Marco Bellochio. A obra mostra como um jornal de direita "Il Gionarle", um dos mais influentes da Itália, manipula a opinião pública para atribuir o assassinato de uma menina rica na periferia de Milão a um jovem militante de esquerda. No diálogo, o editor-chefe inescrupuloso fala para um jovem repórter que questiona a postura antiética do chefe: "Você vê o jornalista como um observador imparcial? E eu lhe digo que esses observadores imparciais me dão pena. Temos que ser protagonistas e não observadores. Estamos em guerra!" As primeiras páginas do Il Gionarle não buscavam a solução do crime, mas uma cortina de fumaça para favorecer os candidatos da direita fascista nas eleições que se aproximavam. Precisavam de um "monstro". Ele ("o monstro") também estará presente, nesta quinta, nas capas dos principais jornais brasileiros.

De olho no mundo

#MulheresDeLuta: Guerrilheira curda Asia Ramazan é morta em combate no norte da Síria

[Por André Miguez, em Passa Palavra] Morreu, na última quarta-feira, 7 de setembro de 2016, a combatente curda Asia Ramazan Anta. A guerrilheira estava no front de batalha desde 2014 lutando em defesa das mulheres (unidade do PKK), na frente militar de libertação do Curdistão contra o Estado Islâmico na Síria. Seu falecimento foi amplamente noticiado pela mídia internacional. A jovem de 22 anos tombou em uma batalha contra o Exército jihadista no Norte da Síria. Asia contribuiu para a libertação e instauração de um regime auto-gestionado em áreas que anteriormente estavam nas mãos do Estado Islâmico ou então da Turquia.

De Olho Na Vida

Advogado critica reforma trabalhista em entrevista para a Globo News

O programa Conta Corrente, da Globo News, convidou o advogado trabalhista Sérgio Batalha para comentar as propostas de alteração nas leis trabalhistas feitas pelo atual governo. Fugindo da pauta preparada pelas jornalistas, o entrevistado, ao invés de defender, faz críticas à reforma. Ele diz que a atual proposta é fruto do interesse de parte do empresariado, as mudanças não estão muito claras e não resultarão, necessariamente, na criação de empregos. "Se for para ter reforma, que seja fruto de um pacto social, e não uma imposição". Para assistir à entrevista, basta clicar aqui.

Proposta de Pauta

Compra da Monsanto pela Bayer é chamada de ‘casamento dos infernos’

[Por Correio do Brasil] A companhia de produtos químicos e de saúde Bayer adquiriu, nesta quarta-feira (14), a companhia norte-americana de sementes Monsanto com uma oferta de 66 bilhões de dólares. O acordo, batizado de ‘casamento dos infernos’ por ecologistas alemães, criará uma empresa que dominará mais de um quarto do mercado mundial de sementes e pesticidas em uma rápida consolidação da indústria de insumos agrícolas. Na Alemanha, país onde a sociedade se opõe em grande número aos transgênicos, a compra da Monsanto, por uma das empresas históricas da indústria nacional, foi quase uma ofensa às organizações e políticos ecologistas. Eles também frequentemente criticam os pesticidas da Bayer. Alguns agricultores temem ficar de mãos amarradas no momento de negociar com apenas um fornecedor de sementes, fertilizantes e pesticidas. “A aquisição da Monsanto significa mais transgênicos no campo, algo que os consumidores rejeitam”, advertiu a ONG Campact.

NPC Informa

Mostra exibe filmes produzidos em diversas favelas do Rio

No Cine Manguinhos, será realizada, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, a Mostra de Filmes Imagens e Complexos. A mostra é gratuita e privilegia as produções audiovisuais de favelas do Rio de Janeiro. Os temas abordados são diversos e refletem o cotidiano da periferia para além da questão da violência. Também são sobre as relações do favelado com a cidade como um todo. Além das exibições, que acontecerão durante quatro dias consecutivos, a Mostra também promoverá debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e o público presente. O Cine Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara N° 1180, Benfica/RJ (próximo a UPA de Manguinhos). Saiba mais!

NPC Informa

Cinebiografia de Neruda com Gael é a escolha do Chile para o Oscar

"Neruda", do diretor chileno Pablo Larraín, é a aposta chilena para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Protagonizado por Luis Gnecco como o poeta e senador chileno, vencedor do prêmio Nobel de 1971, o filme conta ainda com Gael García Bernal. O longa de Larraín retrata a vida de Neruda durante o ano de 1948, quando o então presidente chileno, Gabriel Gonzalez Videla, começou uma perseguição aos comunistas. O escritor precisou se esconder antes de fugir para a Argentina e para a França. Na trama, García Bernal vive o inspetor Óscar Peluchonneau, que persegue Neruda.

Memória

Documentário apresenta depoimentos de filhos de vítimas da ditadura brasileira

Está no youtube um vídeo de cerca de 18 minutos chamado “15 filhos”. O documentário apresenta depoimentos de filhos de vítimas da ditadura militar. Os entrevistados, alguns deles muito emocionados, contam como foi sua infância, a relação com os pais e as dores insuperáveis. O filme foi dirigido por Maria Oliveira e Marta Nehring. Elas são filhas de guerrilheiros e também dão seus depoimentos. O vídeo está disponível aqui.

Dicas

Livro recém-lançado sobre a imprensa feminina e feminista no Brasil desde o séc. 19

A pesquisadora de história e literatura feminina Constância Lima Duarte, da UFMG, lançou o dicionário ilustrado Imprensa feminina e feminista no Brasil no século XIX. É um mapeamento de 143 publicações dirigidas ao público feminino de norte a sul do país. Essa é uma verdadeira revisão da história de nossa imprensa, com destaque para as mulheres que protagonizaram esse movimento e que muitas vezes são esquecidas. Os títulos e as temáticas são variados. Muitos deles, por exemplo, defendem o direito das mulheres de frequentarem escolas e espaços públicos. Vale a pena conhecer essa história!

Dicas

Emicida grava clipe em homenagem às mães de vítimas da violência policial

O rapper Emicida apresentou, neste mês, uma nova gravação para sua música “Chapa”. No vídeo, são homenageadas as Mães de Maio, mulheres de São Paulo que transformaram sua dor em luta após o assassinato de seus filhos pela polícia. Além delas, outras mães de vítimas de violência policial de outros estados também aparecem. A música trata de saudade, ausência e esperança de reencontrar quem a gente gosta. Diz o refrão: “Mal posso esperar o dia de ver/ Você voltando pra gente/ Sua voz avisar, o portão bater/ Acende um riso contente/ Vai ser tão bom”. A letra já é emocionante. O clipe, então, mais ainda! Para conferir, basta acessar aqui.

Dicas

Luis Felipe Miguel, palestrante do 22º Curso Anual do NPC, fala sobre seu novo livro

Luis Felipe Miguel, organizador do livro "Desigualdades e democracia", explica o que motivou a organização da coletânea de artigos reunidos na obra editada pela Unesp e lançada no dia 14/09 em Brasília. Confira!

Pérolas

Por Maria do Rosário

Respeitemos quando uma mulher tem a oportunidade de presidir os trabalhos. Eu sou uma mulher, e peço aos senhores e senhoras que não tomem atitudes intimidatórias, porque eu não me intimido, e nenhuma mulher aqui dentro. [Maria do Rosário (PT-RS) presidiu, na quarta (14.9), uma sessão na Câmara dos Deputados sobre violência contra as mulheres. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pediu a palavra diversas vezes, sem respeitar o tempo das inscrições, e chegou a ensaiar algumas ameaças, mas a deputada não se intimidou.]

Pérolas

Por Márcia Tiburi

Para os que não gostam de ver nada sem maquiagem, para quem não entende que questões sociais, éticas, políticas e econômicas podem e devem estar em cena, e mesmo para os que acham que questões corporais e sexuais devem ser ocultadas, “Aquarius” parecerá insuportável. Para quem não gosta de pensar demais, o filme pode causar algum tipo de mal estar. [Texto sobre o filme “Aquarius”, dirigido por Kleber Mendonça Filho]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 317

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link