Boletim do NPC

ATENÇÃO! Vagas limitadas para o 22º Curso Anual do NPC

Como o curso será todo realizado em um hotel, abrimos inscrição para apenas 180 vagas. Portanto, pedimos aos interessados e interessadas em participar que façam suas inscrições o mais rápido possível! Saiba mais.

4 de outubro de 2016

Notícias do NPC

Já está à venda o nosso livro-agenda 2017 sobre MULHERES DE LUTA!

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) foi criado há mais de vinte anos com o intuito de colaborar para a formação dos trabalhadores. Para cumprir esse objetivo, todos os anos a entidade produz um livro-agenda especial, recheado de informações e notícias de lutas variadas que ocorreram no Brasil e no mundo. Para 2017, o NPC preparou uma edição sobre Mulheres de luta. A cada página, são apresentadas lutadoras que sonharam com a construção de uma sociedade justa e solidária e batalharam por isso nos mais variados espaços: no campo, nas fábricas, nas manifestações de rua, na guerrilha, nos sindicatos, nas salas de aula, na ciência, na produção intelectual e muitas outras formas mobilização. O material custa R$ 25,00. Está à venda na Livraria Antonio Gramsci. Pode ser comprada na Cinelândia ou então pela internet. Saiba mais sobre a agenda!

Artigos

TJ-SP anula condenação de policiais acusados do Massacre do Carandiru

[Por Daniel Mello/ Ag. Brasil] O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os quatro julgamentos que condenaram 73 policiais militares pelo Massacre do Carandiru. Os três desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal do Júri entenderam que não há elementos para mostrar quais foram os crimes cometidos por cada um dos agentes. Com isso, deverão ser realizados novos julgamentos. O presidente da 4ª Câmara, desembargador Ivan Sartori, chegou a pedir a absolvição dos réus em vez da realização de um novo julgamento. Porém, a posição não foi aceita pelos demais quatro membros do colegiado presentes na sessão. Leia o artigo completo!

Entrevistas

Elite brasileira tem medo da democracia

[Por Rosângela Ribeiro Gil – São Paulo] Para esta edição do BoletimNPC, entrevistamos a jornalista Ana Helena Ribeiro Tavares, autora do recém-lançado livro “O problema é ter medo do medo – o que o medo da ditadura tem a dizer à democracia”. Nesta entrevista, ela fala um pouco sobre a situação atual do país e como foi escrever a obra que reuniu 26 entrevistas de pessoas que de alguma forma tiveram suas vidas mudadas pela ditadura de 1964. A jornalista fala ainda sobre política e comunicação em um Brasil traumatizado que viu, recentemente, uma presidente da República eleita democraticamente por mais de 54 milhões de brasileiros ser afastada pelo Congresso Nacional. Ela destaca a importância do exemplo de Dom Pedro Casaldáliga, de quem está inclusive fazendo uma biografia. “Para mim, ele resume todas as lutas mais importantes da esquerda e dos direitos humanos”, afirma. Confira a entrevista.

A Comunicação que queremos

Completa mil acessos blog editado por alunos da UFF voltado aos direitos humanos  

A última atualização do blog “Afasta este cale-se”, projeto de extensão da UFF ligado a direitos humanos, completou mil acessos. A edição divulga um vídeo sobre a solidariedade dos moradores da ilha de Lesbos aos refugiados que chegam à Grécia. O projeto é coordenado pelo professor João Batista de Abreu e o trabalho de edição do conteúdo é de Rebeca Letieri, do oitavo período de Jornalismo. O endereço do blog é https://afastaestecalese.com.

De Olho Na Mídia

Comunicação e religião serão temas de eleição no Rio

[Por Fernando Molica] O pastor Silas Malafaia disparou hoje, 3 de outubro, uma série de mensagens no Twitter condenando o voto em Marcelo Freixo. Mas, em 2014, ele fez pesadas críticas a Crivella num debate na OAB organizado pela 'Veja'. A briga tinha como motivo a compra, pela Igreja Universal do Reino de Deus, de horários antes ocupados pela igreja de Malafaia na CNT. Tratei do assunto, outro dia, no blog (leia!) Veja aqui o vídeo em que Malafaia ataca Crivella. Um chegou a chamar o outro de mentiroso.

Proposta de Pauta

Jornalistas do Voz da Comunidade são presos e agredidos pela Polícia Militar

[Por Daiene Mendes e Cecilia Olliveira (The Intercept)] - Dois jornalistas do veículo independente Voz da Comunidade foram detidos na manhã do sábado (01/10) quando cobriam a violenta remoção da Favelinha da Skol, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Rene Silva e Renato Moura, claramente identificados como repórteres, não cumpriram a ordem dos policiais militares de desligar os equipamentos e foram enquadrados por desacato e desobediência e levados para 45ª Delegacia. Leia mais!

De olho no mundo

Acordo entre governo e FARC é derrotado em plebiscito

[Por Luisa Santiago] No último domingo, dia 2/10, os colombianos foram às urnas para opinar no plebiscito para consulta nacional sobre o processo de paz em negociação na Colômbia. O processo buscava ratificar o acordo de paz assinado entre o governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas a votação não teve o resultado esperado. O Não ganhou com uma pequena vantagem. A Marcha Patriótica, movimento social e político da Colômbia, ressaltou a importância de seguir no caminho da paz. A ONG de direitos humanos Anistia Internacional também lamentou o resultado do referendo, considerando-o como uma “oportunidade perdida” para a paz na Colômbia. Daqui do Brasil, o jornalista Igor Fuser declarou: “A derrota do "sim" (à paz) na Colômbia é a maior tragédia latino-americana em décadas”. Já o cientista político Reginaldo Moraes alerta para a possibilidade de uma onda de violência se seguir à recusa do acordo. Ele lembra que não seria a primeira vez que isso aconteceria na Colômbia. Ao assinar o acordo de paz, as FARC se expuseram e até revelaram suas identidades. Agora, com a negativa, há o risco de se tornarem alvo de outros grupos armados.

De olho no mundo

Petróleo e Guerra: Vamos ouvir os presidenciáveis dos EUA:

[Por João Braga Areas] Donald Trump declarou que o erro dos EUA foi não ter se apossado do petróleo do Iraque para pagar os custos da invasão. Quando se discutia a ação na Líbia, afirmou: “a menos que tomemos o petróleo, a Líbia não me interessa”. Hillary Clinton apresenta falas mais diplomáticas, mas em um e-mail vazado, ela escreve: “A Líbia deveria nos compensar? Temos um déficit gigante. Eles têm um monte de petróleo. (...) Se quisermos continuar a intervir no mundo, gestos como fazer países ricos em petróleo nos reembolsarem parcialmente não me parece loucura”. [Fonte: Carta Capital, 21.09. 2016, p.48-49.]

De Olho Na Vida

Réquiem deste dia triste após o resultado da eleição em São Paulo

Confira!

Democratização da Comunicação

Edison Lanza: “Liberdade de expressão está ameaçada no Brasil”

[Por Felipe Bianchi/ Barão de Itararé] O Relator para a Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Edison Lanza, esteve em São Paulo na segunda-feira (26) em debate promovido pela Artigo 19 em parceria com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Crítico à falta de diversidade de opiniões e ideias na mídia brasileira, Lanza demonstrou preocupação com os retrocessos sinalizados pelo governo Temer, como o desmonte da comunicação pública e a repressão em protestos e manifestações. “A falta de políticas para a pluralidade midiática no Brasil é um problema grave para a democracia e para o próprio sistema de comunicação”, alertou Edison Lanza. "É urgente retomar a bandeira da liberdade de expressão para defender a democracia. Não existe democracia consolidada sem liberdade de expressão", afirmou. Confira o texto completo.

NPC Informa

CNTE vai ao supremo contra a reforma do ensino médio

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) ingressou, no último dia 30 de setembro, com ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória 746/2016, que altera o ensino médio. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, o professor Roberto Franklin de Leão, durante conferência realizada na capital paulista pelo Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

NPC Informa

Está no ar a Biblioteca Virtual do MST sobre a questão agrária brasileira

A Biblioteca virtual do MST está no ar. Com mais de 1600 arquivos já disponíveis, o objetivo do projeto é reunir, organizar e disponibilizar num único site o acúmulo teórico do Movimento sobre a questão agrária a todos interessados. Temas como a luta pela terra, Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar fazem parte do acervo. A Biblioteca foi lançada oficialmente durante o encontro nacional de pesquisadores da Reforma Agrária, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, entre os dias 8 a 10 de maio. Para acessar a Biblioteca, é só entrar aqui.

NPC Informa

Histórias Vivas: “O histórico de resistência das favelas do Rio de Janeiro”

Serão abertas no dia 05 de outubro as inscrições para o curso “O histórico de resistência das favelas do Rio de Janeiro” que será realizado no mês de novembro, das 9 às 16h. Nas aulas, serão discutidos o surgimento das favelas; como ela vem se organizando nestes mais de 100 anos; de onde vieram e ainda vem a população; os mutirões; o saneamento básico; as associações de moradores; a época da ditadura militar; a chegada do poder público. Temas como saúde, educação, moradia, segurança pública, trabalho, mídia comunitária e cultura popular, também serão temas das aulas. Todas elas serão dadas por professores da UERJ, Puc-Rio e por moradores de favelas do Rio. Para a realização do curso, será cobrado um valor de 50 reais de inscrição. O valor será destinado para a produção da apostila e para pagamento das passagens dos convidados e convidadas que vão produzir as aulas. Saiba mais!

Memória

Há oitenta anos…

[Por Marcílio Godoi] Há oitenta anos, Graciliano Ramos era preso, sob a vaga alegação de que seria “comunista”. Em carta a sua mulher, Heloísa Leite de Medeiros, da prisão, declara:“Estou resolvido a não me defender. Defender-me de quê? Tudo é comédia e, de qualquer maneira, eu seria um péssimo ator.” Foto: arquivo do DOPS (1936), acervo do IEB, USP

Dicas

 “Mulher, raça e classe”, livro de Angela Davis

A obra "Mulheres, raça e classe", de Angela Davis, acabou de ser relançada no Brasil pela Ed. Boitempo. Lançada inicialmente em 1981, ela relaciona as lutas anticapitalista, feminista, antirracista e antiescravagista. O livro é considerado um clássico sobre a reflexão conjunta acerca de gênero, raça e classe. A autora atribui centralidade ao papel das mulheres negras na luta contra as explorações que se perpetuam no presente. As reflexões de Davis nos auxiliam a compreender a realidade de nosso próprio país e temas como desigualdade, discriminação e pobreza. Angela Davis é filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis. Foi do grupo Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos. Foi presa na década de 1970, o que gerou a campanha internacional “Libertem Angela Davis”. A autora inclusive deu uma entrevista recente à “Folha de São Paulo”, que pode ser conferida aqui.

Pérolas

Por Umberto Eco

“Não são as notícias que fazem o jornal, e sim o jornal que faz as notícias." [No seu livro "número Zero".]

Pérolas

Por Caetano Veloso

"E quando ouvir o silêncio sorridente / de São Paulo diante da chacina / 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos / Ou quase pretos, ou quase brancos / quase pretos de tão pobres / E pobres são como podres / e todos sabem como se tratam os pretos” / (Caetano Veloso e Gilberto Gil) - No último dia 2 de outubro de 2016, completaram-se 24 anos do Massacre do Carandiru.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 319

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link