Boletim do NPC

Claudia Giannotti e Gustavo Barreto participam do Encontro de Comunicação da Fasubra

O evento acontece entre os dias 20 e 22 de outubro. Saiba mais!

19 de outubro de 2016

Notícias do NPC

Condsef recomenda participação de suas entidades no 22º Curso Anual do NPC

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) divulgou uma carta orientando a participação de todas as suas entidades filiadas no 22º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Agradecemos a Condsef pela confiança! Reforçamos a importância de estarmos juntos neste momento para enfrentarmos os ataques aos nossos direitos. Nós, do NPC, entendemos que a comunicação dos trabalhadores é fundamental nessa luta, por isso este tem sido o tema central de nosso evento. O curso anual do NPC será realizado de 16 a 20 de novembro, no Centro do Rio. Saiba mais!

Notícias do NPC

#Perfil – O português Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, é um dos palestrantes confirmados do 22º Curso Anual do NPC

Francisco Louçã nasceu em Lisboa em 1956. Economista, foi deputado entre 1999 e 2012 e é professor da Universidade de Lisboa. Sua trajetória política começou cedo. Louçã participou das lutas contra a ditadura em Portugal e nos movimentos estudantis da década de setenta. Foi preso em 30 de dezembro de 1972, aos 16 anos, na Capela do Rato, em Lisboa, onde decorria uma vigília contra a guerra colonial, na véspera do Dia Mundial da Paz. Em 1999, foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda e membro da sua direção desde essa data. No mesmo ano, foi eleito deputado em Lisboa. Foi reeleito em 2002, 2005, 2009 e 2011. No Parlamento, participou das comissões da área de economia e finanças e, em uma das legislaturas, fez parte da comissão de liberdades, direitos e garantias. Em 2015, integrou a lista que o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda (BE) e o Partido Comunista Português apresentaram para a votação no Parlamento que tinha como objetivo de escolher os nomes que integrariam o Conselho de Estado. Hoje é uma das referências em análise de conjuntura europeia e também de outras partes do mundo. Seus mais recentes livros publicados foram "A Dividadura" e "Isto é um Assalto" (Bertrand, 2012 e 2013), ambos com Mariana Mortágua, "Os Burgueses" (Bertrand, 2014), com J. Teixeira Lopes e J. Costa) e “A Solução Novo Escudo” (Lua de Papel, 2014), com João Ferreira do Amaral).

Notícias do NPC

Livro-agenda Mulheres de luta é destaque no Portal Catarinas

Ficamos muito felizes com a publicação sobre nosso livro-agenda pelo Portal Catarinas, uma página muito interessante que se propõe a fazer jornalismo a partir do debate de gênero. Nosso material foi divulgado como importante fonte de conhecimento e informação sobre as tantas lutadoras brasileiras e estrangeiras, do passado e do presente, que nos incentivam com suas várias formas de mobilização. Vale muito a pena conhecer o portal Catarinas, onde são publicadas regularmente notícias sobre aborto, cultura, direitos das mulheres, educação, feminismo, violência de gênero, saúde, políticas públicas etc. Agradecemos ao site por existir e por nos dar esse espaço de visibilidade! Acesse aqui!

Notícias do NPC

Claudia Giannotti estará em Seminário de Formação Política e Comunicação em Juiz de Fora (MG)  

A coordenadora do NPC, Claudia Giannotti, participa do Seminário de Formação Política e Comunicação #OcupeAmídia, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de Outubro, na UFJF. Nessa mesa participam a historiadora, filósofa, líder comunitária e militante pela democratização da comunicação, Adenilde Petrina, e o jornalista e professor da UFJF, Paulo Roberto. Juntos, debaterão o oligopólio da mídia e a comunicação popular como resistência.

Artigos

Organizações Globo: o buraco é mais embaixo  

[Por Henrique Acker] Li o artigo de Wanderley Guilherme dos Santos intitulado O QUE FAZER COM A REDE GLOBO DE COMUNICAÇÕES? É uma abordagem ampla do tema mas, francamente, não acrescenta muito ao que já se sabe sobre os tentáculos e o poder alcançado pelas Organizações Globo no Brasil. Não se pode tratar do tema a partir de conclusões exclusivamente político-ideológicas, embora seja válido fazê-lo. Ocorre que o fenômeno da comunicação de massas no Brasil tem a ver com alguns fatores, que acabaram se somando para a construção dessa verdadeira anomalia mega midiática em que se transformou a Globo. Vejamos esses fatores. | Continue lendo.

Entrevistas

‘Estar na internet não basta, temos que conciliar os meios digitais ao impresso’

[Por Sheila Jacob/NPC] Na tarde de terça-feira, 18 de outubro, recebemos, na Livraria Antonio Gramsci, a visita de um cliente especial. Carlos Alberto Gomes da Silva é webmaster – trabalha com a criação de sites – e é um dos principais divulgadores do esperanto no Brasil. Ele chegou até nós através do último livro lançado por Vito Giannotti, Comunicação dos trabalhadores e hegemonia. “No início do ano, quando o golpe se anunciava, comecei a me preocupar com a situação política e quis atuar mais. Todos que eram contra o impeachment chamavam para irmos às redes sociais, então eu fiz isso. Fiz uma conta no Twitter, uma no Facebook, mas vi que não adiantou nada. Passei a buscar explicações e procurar soluções. Fui para a página da Fundação Perseu Abramo e encontrei tudo isso no livro do Vito”, contou. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

IV Seminário Unificado de Imprensa Sindical acontece em Curitiba

De 13 a 15 de outubro, jornalistas e dirigentes sindicais se encontraram em Curitiba para conversar sobre a comunicação. A maioria dos participantes era da região sul do país, mas outros estados também participaram, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Na abertura, o professor Nildo Ouriques e representantes de centrais sindicais falaram sobre o Brasil e suas questões atuais. Depois, a comunicação predominou. Gustavo Gindre, como sempre, arrasou falando sobre a necessidade de leis que regulamentem os serviços de comunicação no Brasil. Disse que esta é uma reivindicação liberal que já é praticada com naturalidade em outros países. No Seminário houve a apresentação de experiências em comunicação, debate sobre comunicação sindical, internet e fotografia. Veja a cobertura completa.

A Comunicação que queremos

FNDC: em defesa da democracia nas comunicações e no Brasil

Em 2016, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) completa 25 anos de atuação em defesa do direito à comunicação e na luta por diversidade e pluralidade na mídia brasileira. Para marcar esse momento, foi realizado um Ato Político em Defesa da Democracia nas Comunicações e no Brasil, ontem, dia 18. Participaram parlamentares, dirigentes políticos, representantes de movimentos populares, artistas, intelectuais e ativistas. Na ocasião, foi lançada a campanha Calar Jamais, iniciativa que tem o objetivo de denunciar uma série de violações à liberdade de expressão que tem se intensificado no país, especialmente ao longo do último período. Da repressão a protestos de rua à censura privada ou judicial a conteúdo nas redes sociais, passando pela violência contra comunicadores, pelo desmonte da comunicação pública e o cerceamento a vozes dissonantes dentro e fora das redações, a campanha contará com uma plataforma virtual para receber e apurar as mais diversas denúncias desse tipo. O resultado será amplamente divulgado e enviado para as autoridades competentes - dentro e fora do Brasil.

De Olho Na Mídia

Nova novela da Globo diz que regulação da mídia significa censura

O Intervozes chamou a atenção para um episódio da novela “A Lei do Amor”, que estreou recentemente na Globo. Em uma cena, o jornalista Élio é ameaçado caso publique alguma linha sobre a família de Magnólia. Ele, então, questiona se a “regulação da mídia” havia sido aprovada, insinuando que tal medida representa censura. Como o próprio Intervozes divulgou em suas redes, na verdade, a regulação da mídia garante a liberdade de expressão. O monopólio das comunicações é que representa censura. Assista à cena.

Proposta de Pauta

Por que estamos presos?

José Valdir Misnerovicz e Luiz Batista Borges, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Goiás, foram presos há alguns meses com base na lei de organizações criminosas. Na véspera do julgamento do pedido de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal, Misnerovicz escreve uma carta para toda a militância e para o resto da sociedade na qual pergunta e responde: “Por que estamos presos?”. Confira na íntegra.

De olho no mundo

Ação do Estado foi fundamental para que furacão não deixasse nenhum morto em Cuba

[Por Tereza Cruvinel/ Brasil 247] Num momento em que o Brasil volta a cultuar o Estado mínimo, alguma coisa podemos aprender com a passagem do furacão Mathew. O Haiti foi devastado, mais de mil pessoas morreram, sem contar as vítimas fatais e os desabrigados em toda a América Central e nos Estados Unidos. Sabem quantas pessoas morreram em Cuba? Nenhuma. A diferença: a ação do Estado. Isso não saiu na mídia e muito menos nas agências americanas de notícias. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Jornalista da Maré, Gizele Martins quer que nova agenda urbana da ONU garanta direito à vida de populações faveladas

Favelas já existem há mais de cem anos no Rio de Janeiro, mas seus habitantes ainda não têm direito pleno à moradia e a maioria não tem registro de suas residências. Nas comunidades, estão vulneráveis à violência do Estado e às consequências de iniciativas de desenvolvimento que não incluem os moradores nos processos de decisão. O alerta é da jornalista carioca e moradora do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, Gizele Martins, que representou a sociedade civil brasileira na Terceira Conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III. O evento foi realizado de domingo (16) a quinta-feira (20). Ao final, os países-membros da ONU adotam um compromisso por políticas urbanas mais inclusivas e sustentáveis. Uma das pautas discutidas por Gizele em painel sobre projetos de urbanização em megacidades são as remoções de populações faveladas na capital fluminense e a militarização da vida em comunidade em anos recentes. Ela ressaltou que, de 2009 a junho de 2106, 77 mil pessoas foram removidas de comunidades da cidade, conforme os dados da campanha “Rio 2016, os Jogos da Exclusão”. “Favelas foram retiradas de espaços mais ricos como a Barra da Tijuca para dar lugar a vias expressas e instalações esportivas”, denuncia Gizele, que trabalha com comunicação comunitária e capacitação de jovens sobre cultura e história das comunidades. Voa, Gizele!

De Olho Na Vida

Brasil tem mais de 600 escolas ocupadas contra medidas do governo Temer

O Brasil tem hoje mais de 600 escolas ocupadas contra as medidas do governo Temer na área da educação que estão em andamento. São elas a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos e vai afetar diretamente o orçamento destinado à educação; as propostas de Projeto de Lei chamadas de “Escola sem Partido” - ou “lei da mordaça” -; e a Medida Provisória da reformulação da grade curricular do Ensino Médio. O movimento, que teve início em 22 de setembro e ganhou força após a aprovação na Câmara dos Deputados da PEC 241, está sendo chamado pelos estudantes de “Primavera Secundarista”.

Radiografia da Comunicação Sindical

Aplicativo colabora na defesa dos direitos dos trabalhadores da Embraer

O aplicativo "Rádio Peão" foi desenvolvido para ampliar a comunicação e organização de base dos trabalhadores da Embraer. A ferramenta, que antes tinha o nome de "Tamo Junto", foi remodelada e agora tem novas atualizações. O objetivo é manter os trabalhadores informados sobre suas principais reivindicações e anseios. Quem desenvolveu foi Herbert Claros, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que estará em nosso Curso Anual. Ele se disse inspirado em Vito Giannotti, que dizia que todos os meios devem ser usados, e a comunicação operária é fundamental para organizar os trabalhadores. Saiba mais sobre a iniciativa!

Democratização da Comunicação

Publicação recém-lançada aborda os contratos entre a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura do Rio

Grupos de pesquisa da UNIRIO e da UFRJ acabaram de lançar a importante publicação “Quem são os donos da educação e da cultura no Rio de Janeiro?: os contratos entre a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura”. Na publicação, são avaliados contratos públicos que remetem a programas educacionais para o ensino público e à concepção e realização de aparelhos culturais como Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã. Os acordos foram firmados entre 2009 e 2015 sem exigência de licitação. Pelo material, percebemos como a Prefeitura garante o monopólio da Fundação Roberto Marinho nos projetos culturais e educacionais e, dessa forma, obtém o apoio da Rede Globo de Comunicação. É um material importantíssimo para se desvendar as relações entre o poder público do Rio e a maior empresa de comunicação do país. Confira aqui o material completo!

NPC Informa

Tragédia anunciada: registros fotográficos do crime em Mariana

A mostra "Tragédia anunciada: Registros fotográficos do crime em Mariana" acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, das 10h às 19h, na sede do Cursinho Popular Vito Giannotti (Rua Gravi, 60/Praça da Árvore - São Paulo). A entrada é gratuita. No marco de um ano do crime cometido pela mineradora Samarco (Vale/BHP Billiton) na região de Mariana-MG, a exposição retrata a luta e a organização das famílias atingidas pela lama da barragem. São 41 fotos, registradas por fotógrafos que estiveram no local, mostrando como a lama tóxica destruiu a vida de todos que encontrou pelo caminho. Além das fotografias, também estão disponíveis no local cartilhas explicativas sobre o crime de Mariana e materiais que mostram a luta das famílias atingidas e do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB.

NPC Informa

Artistas gravam vídeo contra PEC 241. Assista!

Diversos artistas gravaram um vídeo se manifestando contra a PEC 241, que vai estabelecer um teto para os investimentos em saúde, educação e para o salário mínimo pelos próximos 20 anos. Na publicação aparecem o ator Wagner Moura, a cantora Beth Carvalho, entre outros. O vídeo alerta para o possível retrocesso se a proposta for aprovada. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC no primeiro turno. Para entrar em vigor, ela ainda precisa passar por mais um turno na Câmara e dois no Senado. Assista!

Memória

Cilene, presente!

Nesta semana, recebemos a triste notícia do falecimento da grande comunicadora popular Cilene Regina Vieira, do Portal Comunitário da Cidade de Deus e do jornal “A Notícia por quem Vive”. Em uma aula de nosso curso, fizemos uma visita à favela e fomos prontamente recebidos por ela, sempre disposta a colaborar e a batalhar pela comunicação dos trabalhadores. A equipe do NPC lamenta muito essa perda. Cilene fará muita falta!

Dicas

Documentário “Resistir é preciso” conta história da imprensa alternativa durante a ditadura

Estão disponíveis, na internet, os dez episódios do documentário “Resistir é preciso”, sobre a imprensa alternativa do tempo da ditadura militar. Narrada e apresentada pelo ator Othon Bastos, a série aborda alguns dos principais periódicos daquele tempo, como “Pasquim”, “PifPaf”, “Movimento” e “Opinião”. Além destes, também são apresentados outros títulos menos conhecidos, como jornais estudantis, comunitários, sindicais e regionais. Algumas grandes figuras da época dão seus depoimentos, como Raimundo Pereira, Juca Kfouri, Laerte, Bernardo Kucinski, Antonio Candido e outros. A série é imperdível para quem gosta do jornalismo e acredita no papel da imprensa alternativa no combate às opressões e ao autoritarismo. A série está disponível aqui.

Dicas

Livro “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva  

Em seu mais recente livro, Marcelo Rubens Paiva passeia por suas lembranças e nos conta as histórias fascinantes de sua mãe, Eunice Paiva, que, no presente da narrativa, sofre de Alzheimer. Além de falar sobre sua relação com essa mulher encantadora, ele trata do desaparecimento do pai, o deputado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura. “Meu pai, um dos homens mais simpáticos e carinhosos que [Antonio] Callado conheceu, morria por decreto, graças à Lei dos Desaparecidos, vinte e cinco anos depois de ter morrido por tortura”, narra. O livro é um retrato da vida da família de Rubens Paiva, mas não apenas. Também é um documento da história recente de nosso país, marcada pelos desaparecimentos de opositores ao regime de exceção daquele tempo e pela continuidade, nos dias de hoje, da prática de violações de direitos.

Pérolas

Por Luiz Antonio Simas

“O que a PEC 241 faz não é apenas desmontar o estado social brasileiro (ele mal foi montado, afinal). O que ela faz é consolidar o projeto que identifiquei no primeiro parágrafo deste texto [a exclusão social como projeto de estado] e inviabilizar o Brasil como uma possibilidade de país que não seja o fundamentado na lógica acumulativa mais tacanha, na manutenção de privilégios, na domesticação dos corpos para o trabalho subalternizado e no descarte genocida destes corpos tão logo eles não sejam mais viáveis para a engrenagem do imenso engenho colonial do qual nunca saímos de fato.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 320

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link