Boletim do NPC

21 de dezembro de 2016

Notícias do NPC

Venha, 2017!

No próximo ano, sigamos juntos, de mãos dadas e olho no olho para os desafios que virão! Juntos contra o lucro a qualquer custo, a concorrência, a competição e, principalmente, o individualismo e o egocentrismo. Com uma ideia no peito e um livro na mão, vamos todos e todas enfrentar os enormes desafios que se apresentam no ano de 2017, centenário da Revolução Russa. Vamos de mãos dadas, de braços dados construir um novo tempo para as trabalhadoras e os trabalhadores do mundo inteiro. Para que nenhuma criança precise pedir esmola, para que nenhuma criança precise dormir na rua. Feliz Ano Novo! - Claudia Giannotti e Vito Giannotti (In memorian) - Equipe NPC [Anecy Palheta, Arthur Willam, Cristina Braga, Eric Fenelon, Gustavo Barreto, Ivina Caetano, Katia Marko, Guilherme Soninho, Josué Medeiros, Laudenice Oliveira, Lidiane Mosry, Luisa Santiago, Marcelo Souza, Matheus Santiago, Marina Schneider, Mario Camargo, Najla Passos, Reginaldo Moraes, Rosângela Gil, Sheila Jacob, Telma Gil e Xico Lara]

Notícias do NPC

Sindipolo completa 35 anos e homenageia Vito Giannotti

Em Porto Alegre, o sindicato que reúne funcionários do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul inaugurou, no dia 9 de dezembro, o espaço Vito Giannotti, em homenagem ao comunicador que marcou a história da entidade. O espaço é composto por uma biblioteca e uma cinemateca voltada aos interesses dos trabalhadores. Também foi lançado um livro sobre momentos marcantes do Sindipolo, no marco dos 35 anos da entidade, e das lutas da categoria. Na ocasião, Luisa Santiago, pesquisadora do NPC e enteada de Vito, disse que produzir materiais que contem a história do sindicato é fundamental para que os trabalhadores se identifiquem e se empenhem cada vez mais nas lutas diárias. O resgate e o registro da memória dos sindicatos em defesa dos interesses dos trabalhadores têm sido os principais objetivos do NPC nos seus vinte anos de história. A TVT fez uma cobertura do evento. Confira aqui.

Notícias do NPC

Claudia Santiago Giannotti participa de encontros da CSP-Conlutas e da CUT-SP

Em dezembro, Claudia Santiago Giannotti, coordenadora e criadora do NPC, participou de encontros de comunicação de duas centrais sindicais. No dia 10, ela esteve no 2º Encontro Nacional de Comunicação da CSP-Conlutas, e participou da mesa com o tema geral "Avançar na comunicação dos trabalhadores", juntamente com Ana Claudia Mielke e Rita Freire. E no dia 12, ela participou do 2º Encontro Estadual de Comunicação da CUT-SP, no qual falou durante mais de 3 horas sobre a importância da Comunicação Sindical. A linguagem dos veículos sindicais foi um dos temas centrais de sua fala. Leia mais.

Artigos

A classe trabalhadora norte-americana: o gigante adormecido está se mexendo?  

[Por Reginaldo Moraes/ NPC] A evolução recente da classe trabalhadora norte-americana tem sido alvo de atenção de numerosos livros, artigos, conferências. Um de seus segmentos, a chamada “classe trabalhadora branca”, foi amplamente anunciado, com algum acerto mas muito exagero, como uma base fundamental do eleitorado de Donald Trump. O populista de direita teria explorado a angústia e a insegurança desse grupo diante dos efeitos perversos da globalização. A decepção da White Working Class (classe trabalhadora branca) com o Partido Democrata teria esvaziado Hilary Clinton e, até, levado votos a Trump. Comentarei outros livros em outros artigos. Aqui resumimos argumentos do estudo de Tamara Draut - Sleeping Giant: How the New Working Class Will Transform America (ed. Doubleday, 2016). A autora é vice-presidente de Demos, um think tank progressista sediado em New York. Ela tenta responder ao mistério do suposto “desaparecimento” da classe trabalhadora e procura mostrar os sinais que mostrariam seu novo despertar, suas lutas, suas novas formas de organização. | Continue lendo.

Artigos

Mais um avião caiu: somos todos Chape, Rafael Braga não é ninguém

[Por Mauro Luis Iasi] Lamentamos informar que neste terrível ano que parece não acabar nunca, tivemos a notícia de mais um terrível acidente envolvendo uma aeronave. As informações ainda são muito desencontradas uma vez que grandes redes de televisão insistem em dizer que o acidente não ocorreu, destorcem e ocultam os fatos, prejudicando muito a compreensão do ocorrido. Ainda não sabemos ao certo o número de vítimas e sobreviventes. O avião caiu em um lugar de difícil acesso. As equipes de salvamento tiveram que pegar vários ônibus, fazer baldeação para pegar o trem e se demoram a chegar ao local que ainda sofre, nesta época do ano, com inundações frequentes. Sabe-se, entretanto, que a maioria das vitimas é jovem e negra. As causas da morte são estranhamente bizarras: muitos morreram porque foram atingidos por balas perdidas, outros tem marcas de tiro pelas costas ou na nuca, numa evidência que pode ter havido execuções. Uma mulher parece ter sido arrastada ao ser presa no compartimento de bagagem quando ainda estava viva. Muitos corpos estão desaparecidos e outros aparecem com claros sinais de tortura. | Continue lendo.

Artigos

Três grandes desafios sindicais para 2017

[Por Clemente Ganz Lúcio/Dieese] O planejamento do Dieese para 2017 procura responder ao cenário de desafios do movimento sindical, indicando três grandes prioridades para a atuação das Centrais Sindicais. - Centralidade do emprego na luta sindical, seja porque é condição para a vida econômica, seja porque o salário é mobilizador da demanda pelo consumo, animador da atividade produtiva das empresas e da capacidade fiscal pela arrecadação tributária. / - Enfrentamento das profundas transformações – e regressões – que as medidas de ajuste fiscal e reformas previdenciárias farão no sistema de seguridade social brasileiro. A disputa será garantir a sustentabilidade de uma seguridade social de caráter universal para a Previdência, assistência e saúde, cujos princípios sejam a igualdade e a equidade. / - Proteção da legislação trabalhista. A regulamentação de questões como a terceirização, a proteção à saúde e segurança no trabalho, as novas formas de ocupação que se multiplicam no setor de serviços e que também invadem a indústria, o comércio e o trabalho no campo, deve considerar a qualidade do emprego e das relações de trabalho.

Entrevistas

Pedrinho Guareschi: Nós vivemos uma ditadura da mídia

[Por Kátia Marko com edição de Claudia Giannotti– NPC] Pedrinho Guareschi esteve no 22º Curso Anual do NPC, participando da mesa sobre “Ideologia, representação e análise crítica da mídia”. Nessa entrevista, concedida à jornalista Katia Marko, ele fala sobre como os meios de comunicação tradicionais determinam nossas formas de estar e agir no mundo. Ele chama a atenção ainda para o fato de, apesar de haver novas e plurais mídias sociais, entre 70 e 80% da população se orienta e se informa pela TV aberta. “E, no caso brasileiro, isso é um escândalo, pois a TV aqui possui pouquíssimos donos, coisa que em outros países não é bem assim”, afirmou. É por isso que ele diz considerar que não vivemos em uma democracia, mas sim em uma ditadura da mídia. Confira a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Série ‘Contagem Regressiva’ foi premiada no Rio WebFest2016

O Rio WebFest 2016 premiou a série Contagem Regressiva como melhor documentário e melhor trilha sonora. A minissérie foi dirigida por Luis Carlos de Alencar e produzida pela produtora Couro de Rato, em parceria com a Justiça Global. A série relata as violações de direitos humanos que marcaram todo o processo de preparação da cidade para os Jogos Olímpicos. São quatro episódios no total, que tratam das remoções, do controle urbano, mudanças na Zona Portuária o tema da mobilidade. Para conferir, basta acessar.

De Olho Na Mídia

A defesa do governo Paes pelo jornal O Globo  

[Por Marianna Araujo, pelo Facebook] “Ontem eu não tinha com o que desperdiçar dinheiro, então comprei o jornal O Globo para ler no café da manhã. Li, assustada, uma "matéria" sobre o balanço do governo Paes. O globo lista os compromissos assumidos em campanha e avalia se foram cumpridos ou não. Até aí nada de novo. Acontece que o jornal inova e considera obras de ficção como a UPP Social como uma meta cumprida!!!! (o amigo Norton Tavares alerta que acontece o mesmo com as ciclovias. o jornal considera o mapa da prefeitura, que inclui trechos que só existem nesse mapa). E não para por aí: metas que envolvem obras ainda não entregues, como o ensino integral para 35% dos alunos, são consideradas cumpridas. Com a observação: "a Prefeitura vai inaugurar semana que vem". De não está inaugurado não foi cumprido ainda. Ou não? Em julho, a Prefeitura plantou uma placa no meio da Avenida Brasil avisando que a obra da transbrasil seria retomada em setembro. A placa já deu flores e frutos e a obra não anda. com base em que método jornalístico é possível considerar uma meta que inclui uma obra não concluída como cumprida? New journalism global”.

Proposta de Pauta

Trabalhadores imigrantes falam sobre a exploração do trabalho em condição parecida com a escravidão

Um programa de cinco minutos do Repórter Brasil entrevista vários trabalhadores imigrantes latino-americanos considerados escravos. Eles questionam serem chamados de escravos, pois consideram que é um termo que acaba culpando a vítima da situação. “Antes de tudo, somos trabalhadores”. Ainda assim, denunciam como grandes marcas continuam vendendo roupas mesmo depois de serem flagradas desrespeitando os direitos de seus trabalhadores. Para ver o que pensam os imigrantes, assista.

De olho no mundo

Aleppo: boatos, mentiras e verdades se espelham pela Internet. Pense antes de compartilhar

[Por Marina Terra/ Opera Mundi] O fenômeno da proliferação das notícias falsas alcançou um novo pico nesta semana, com a retomada da metade leste de Aleppo pelo exército sírio, quatro anos após ser ocupada por grupos opositores. Dias antes, mas, sobretudo, após o anúncio do controle total da cidade pelo governo, uma avalanche de notícias dramáticas ganhou com força as redes. A maioria dava conta de que os soldados leais ao líder sírio, Bashar Al-Assad, estariam assassinando civis a esmo e exercendo tamanho pavor entre as mulheres que algumas escolheram se matar em vez de serem capturadas. O que seria um cenário de extremo terror foi rapidamente desenhado pelos principais centros de informação hegemônicos e disseminado nas redes sociais. Títulos horripilantes, fotos de crianças apavoradas e depoimentos “finais” dos que supostamente estavam em Aleppo ocuparam, em poucas horas, as contas pessoais de milhões de pessoas ao redor do mundo. Frente ao que parecia ser uma tragédia, noticiada exaustivamente pelos principais veículos de comunicação, era preciso se manifestar. Com isso, um número impressionante de notícias não verificadas e tendenciosas se espalhou e uma narrativa binária e superficial ganhou destaque. Com fontes bastante questionáveis. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

A luta das mães

[Por Eric Fenelon/NPC] Na última sexta-feira, dia 16 de dezembro, mães de jovens assassinados pela violência do Estado montaram, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, uma árvore de Natal com fotos dos seus filhos. Entre elas está a moradora do morro do Borel, DALVA CORREIA, mãe de Thiago Correia da Silva que foi assassinado na favela em uma chacina ocorrida em 2003. Neste vídeo, ela fala um pouco sobre sua história para o NPC. Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindipetro-NF conta, em livro, sua história de ousadia, conquista e resistência

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense lança no início de 2017 um livro contando a história de seus primeiros 20 anos, desde a separação do Sindipetro-RJ, em 1996; até os dias de hoje. Os anos duros do massacre neoliberal promovido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso estão relatados no trabalho com riqueza de detalhes. O livro trata do fenômeno que ficou conhecido como Novo Sindicalismo no Brasil, e traz em destaque a histórica greve da categoria em 1995. O trabalho está sendo feito pelas pesquisadoras Beatriz Passarelli Gomes e Juliane Furno, sob a supervisão do Núcleo Piratininga de Comunicação e do Departamento de Comunicação da entidade. O NPC é também responsável pela edição e produção do trabalho.

Democratização da Comunicação

Saiu novo vídeo da campanha Calar Jamais!

A líder estudantil Carina Vitral, presidenta da UNE; o ator Caio Martinez Pacheco, da companhia Trupe Olho da Rua; o jornalista Caio Santos, do coletivo Jornalistas Livres; e o líder do MST, João Pedro Stédile, são os personagens do segundo vídeo da campanha Calar Jamais! Lançada esta semana, a produção reforça as denúncias de repressão à liberdade de expressão cada vez mais corriqueiras no país. O elenco simboliza a coletividade formada por estudantes, artistas, trabalhadores e movimentos sociais brasileiros, duramente reprimidos pela polícia e até pelo Exército por denunciar e resistir ao golpe parlamentar que depôs a presidenta Dilma Rousseff e à retirada de direitos promovida pelo governo Temer. Confira!

NPC Informa

Reforma trabalhista: Temer faz o que FHC não teve tempo

[Por Rosângela Ribeiro Gil/NPC] A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o negociado vale sobre o legislado em julgamento, em 9 de dezembro último. A decisão precisa acender a “luz de alerta” do movimento sindical, afirma o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho. “Isso pode significar a extensão desse entendimento para todos os trabalhadores. Podemos ver daqui a pouco o Supremo propondo súmula para que tal situação se aplique em todos os casos”, alerta. Leia o artigo completo.

Memória

Morreu Max Altman, meu pai

[Por Breno Altman] Nessa segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 21h15, faleceu um militante internacionalista de toda a vida. Um homem que dedicou sua existência à luta pelo socialismo, à revolução proletária e à solidariedade anti-imperialista. Aos onze anos, filho de um revolucionário polonês de origem judaica, integrou-se ao Partido Comunista, com o qual romperia em 1984, para se juntar ao Partido dos Trabalhadores. Advogado, editor e jornalista, forjou sua biografia com destemor. De rara cultura e hábitos simples, teve um só lado desde muito jovem: o do movimento de libertação dos trabalhadores. Era um filho da revolução de outubro. Da resistência contra a ditadura à defesa dos governos petistas, sempre esteve nas primeiras fileiras de combate. Não hesitou jamais na oposição aberta ao sionismo, na solidariedade incondicional com a revolução cubana e no apoio incansável aos governos progressistas da América Latina, particularmente à revolução venezuelana. Foi um grande pai, meu e de meus irmãos, Fabio Altman e Rogerio Altman. Um avô terno e atencioso para nossos filhos, seus netos. Um companheiro dedicado às duas mulheres que amou, minha mãe Raquel e sua esposa atual, Liria Pereira. Um camarada de seus camaradas. Nunca esqueceremos os valores que sempre nos ensinou e a todos que nos cercavam: a valentia, a lealdade, a coerência, a honestidade, a abnegação, o compromisso com o conhecimento e o trabalho, a dedicação ilimitada à luta dos povos. Há um mês foi diagnosticado com tumor cerebral, do tipo mais agressivo, dez anos depois de ter se curado de uma leucemia. Morreu aos 79 anos, ao som de Les Amants de Paris, cantada por Edith Piaf, assistido por minha companheira, Flávia Toscano, que testemunhou o último suspiro desse homem inesquecível.

Memória

Símbolo da luta contra a ditadura e por justiça social, Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos

[Com informações da Carta Capital] Na semana passada, perdemos o arcebispo emérito Dom Paulo Evaristo Arns. De formação e hábitos franciscanos, ele foi um missionário que dedicou sua vida à defesa dos pobres e à justiça social. Foi um dos representantes da Teologia da Libertação no Brasil, tendo denunciado as torturas e a perseguição política durante a ditadura. Ele nunca se omitiu frente às barbaridades que tomou conhecimento. A partir de 1973, o arcebispo passou a celebrar missas com forte conteúdo político, como a do líder estudantil Alexandre Vannucchi Leme, da ALN, e um ato inter-religioso em homenagem ao jornalista Vlamidir Herzog, torturado e assassinado pelos militares.Além da resistência aos militares, Dom Paulo foi fundamental para a consolidação das Comunidades Eclesiais de Base, que buscavam substituir a supremacia das paróquias na organização da vida religiosa pela valorização de comunidades menores, com a presença tanto de integrantes da Igreja quanto de leigos. Sua dedicação na defesa dos direitos dos mais pobres e sua contribuição para a organização dos trabalhadores nos bairros devem servir de exemplo para os desafios que virão.

Dicas

Filme Snowden, de Oliver Stone   

O filme Snowden de Oliver Stone, que está em cartaz nos cinemas, é indicado para todos aqueles que têm interesse em saber sobre a vigilância e os ataques à privacidade em tempos de internet. O filme acompanha a trajetória de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança dos Estados Unidos. Ele foi julgado por divulgar a jornalistas de grandes veículos, como o “The Guardian”, uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano a cidadãos comuns e lideranças internacionais. Em um momento do filme, afirma-se: “Não é uma questão de segurança e de combate ao terrorismo. O que interessa é combater aqueles que ameaçam a soberania dos Estados Unidos”. Filme imperdível!

Dicas

Filme Neruda, de Pablo Larraín

Do chileno Pablo Larraín, do também belíssimo No, estreou nos cinemas brasileiros em dezembro. A película é uma viagem à vida política, intelectual e pessoal do poeta Pablo Neruda nos anos 1940. A cena inicial é um primor, não sabemos se estamos num recinto público ou privado (literalmente). Na projeção, acompanhamos a perseguição anticomunista ao então senador Pablo Neruda, 30 anos antes do golpe comandado por Augusto Pinochet, que aparece no filme ainda jovem e no comando de uma espécie de prisão de operários e operárias. É interessante o “duelo” narrativo entre perseguido e perseguidor, sem que se encontrem uma vez sequer. A poesia de Neruda nos acompanhará nessa história que põe a nu a repressão política e policial. "Poetas pensam que o mundo é algo que imaginaram", diz a certa altura o policial.

Dicas

Livro ‘O filho de mil homens’, de Valter Hugo Mãe

Esse livro, do escritor português Valter Hugo Mãe, apresenta histórias de vários personagens considerados “à margem” e excluídos pela sociedade. Uma anã, um homossexual, uma mulher que perdeu a virgindade e foi abandonada pelo noivo, um pescador que sonha em ser pai, um órfão… Essas histórias aos poucos vão se encontrando e nos envolvendo por meio de uma linguagem poética e bastante acessível. É uma boa dica a quem deseja respirar um pouco em tempos tão difíceis e redescobrir, por meio da literatura, a força da empatia e da identificação com o outro.

Pérolas

Por Ferreira Gullar

"A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz".

Pérolas

Por Silvio Tendler

“Faça do cinema uma arma de luta, uma arma de reflexão, uma arma de pensamento”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 323

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia MArko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link